Saúde, educação e mobilidade urbana foram os temas tratados na 32ª sessão do ano

Vereadores aprovaram 12 projetos de lei e apresentaram 55 indicações e 11 moções

18/11/22

Propostas relacionadas à saúde, educação e mobilidade urbana foram apresentadas pelos vereadores na 32ª sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (16). Ao todo foram 55 indicações de obras, serviços ou ações a serem encaminhadas como sugestão ao prefeito e voltadas a esses setores. Além dessas propostas, os vereadores aprovaram 12 projetos de lei (leia mais aqui) e apresentaram dez moções de congratulações e uma de pesar.

MUSEU

Sérgio Teixeira propõe a implantação de um museu da bicicleta em Indaiatuba. Segundo o vereador, atualmente existem 180 mil bicicletas em uso na cidade, com aumento de 50 mil praticantes após a pandemia. “Observamos que o nosso município está recuperando o título que tinha no passado o de ‘Cidade das Bicicletas’”, argumentou Teixeira. “Acreditamos que criar o Museu irá agregar ainda mais valor à prática do ciclismo no município, bem como trará maior visibilidade e notoriedade ao município, com o consequente desenvolvimento do turismo de Indaiatuba”, finalizou.

MULHERES

Ricardo França defende que seja definido um percentual mínimo de participação de mulheres nos conselhos gestores municipais, em conformidade com o princípio de paridade de gênero. Os dados sobre a composição dos conselhos – argumenta o vereador – demonstram o baixíssimo grau de inclusão das mulheres nos espaços tradicionais de representação política.

CUIDADOR

Pepo Lepinsk sugere ao prefeito a criação do programa Bolsa Cuidador. Segundo o presidente da Câmara, a ideia é efetuar o repasse de um salário mínimo mensal a idosos acamados, com doença degenerativa ou dependentes, para ser empregado para o pagamento de cuidadores. “O programa poderá definir os requisitos exigidos para os interessados, como o de o beneficiário e seu cuidador terem domicílio no município há pelo menos dois anos, renda familiar de até três salários mínimos e o cuidador ter de comprovar formação na área”. O programa, explica Pepo, também visa manter os laços familiares dos idosos que necessitam de cuidados, sem que haja a necessidade de serem transferidos para instituições fora de casa.

UBS

Wilson Índio da Doze indica a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em terreno próximo ao bairro Jardim União, na rua 11, e de uma área de lazer na rua José Silvio Minioli. O parlamentar ressalta que a UBS mais próxima se encontra no Jardim Maritacas, distante do Jardim União. “Em reunião do programa de segurança Vizinhança Solidária com moradores do bairro, recebi a reinvindicação feita pelos próprios moradores a respeito da necessidade do posto de saúde e da área de lazer”, afirmou.

CALÇAMENTO

Luiz Carlos Chiaparine solicita o reparo do calçamento da creche Luciana Cândido Carneiro, localizada no Jardim Tropical.

PREMATUROS

Othniel Harfuch propõe que a Prefeitura estabeleça o fim de cobrança de tarifa para o uso de transporte público municipal às mães lactantes cujos filhos prematuros se encontrem internados em unidades de terapia intensiva neonatal. O legislador ressalta que, em virtude da separação e do pouco tempo que a família e o recém-nascido têm para se conhecerem após o parto, as visitas e a permanência na UTI tornam-se extremamente relevantes para os familiares que almejam ficar o maior tempo possível ao lado do neonato. “Além do sofrimento pela separação, fragilidade do prematuro e da família, os familiares precisam abdicar de parte do tempo de sua rotina a fim de conciliar a hospitalização com o contexto familiar e dispor de boa condição financeira para custear o transporte e a alimentação”, destacou.

RECICLÁVEIS

Alexandre Peres sugere a adoção de medidas visando à separação de materiais orgânicos e recicláveis e a coleta seletiva nos prédios públicos municipais. “A responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos é compartilhada, portanto, a responsabilidade é de todos – poder público, setor empresarial e demais segmentos da sociedade. Inclusive este é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destaca.

CANTEIROS

Silene Carvalini indica a revitalização dos canteiros centrais da avenida Itororó, com concretagem e instalação de vasos de alvenaria, nas quais devem ser cultivadas espécies vegetais e flores variadas. “O espaço é ocupado por canteiros de terra e grama, ladeado por meio-fio, onde estão plantadas árvores, o que prejudica a travessia, em segurança, dos pedestres”, afirma a parlamentar.

SEMÁFORO

Hélio Ribeiro solicita a implantação de semáforo com temporizador e botão acionador para pedestre na rua das Orquídeas, nº 667, em frente à Torre Medical. O vereador argumenta que a rua registra fluxo intenso de veículos, o que dificulta a travessia de pedestres que ficam expostos ao risco de acidentes. “Muitas vezes o pedestre nem concluiu a travessia da via e já surgem veículos em alta velocidade”, ressalta.

LOMBADAS

Leandro Pinto sugere que as lombadas instaladas na avenida Itororó, nos dois sentidos e próximas aos números 516 e 541, sejam transferidas para outros trechos da via. Na opinião do vereador, as lombadas localizadas nas proximidades da escola Prof. Helena de Campos Camargo, são baixas e instaladas muito próximas à esquina. “Assim não fazem com que os motoristas reduzam a velocidade dos veículos, dificultando a passagem dos pedestres e deixando o trânsito caótico”, observa.

FIOCRUZ

Arthur Spíndola indica a vinda do caminhão “Ciência Móvel” do Museu da Vida, da Fiocruz, para Indaiatuba. “A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição pública de excelência nacional e mundial de pesquisa e ciência, principalmente nas áreas da saúde, ciências biológicas e sociais. Seu programa Museu da Vida oferece o “Ciência Móvel”, que consiste em um caminhão que se transforma em moderna sala para oficinas, palestras e transmissão de vídeos, cujo propósito é difundir a cultura científica e o conhecimento”, explica.

TOMÓGRAFO

Ana Maria dos Santos solicita a instalação de aparelho de tomografia computadorizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para a vereadora, o exame de tomografia é o que há de mais moderno para avaliar as condições do paciente em tratamento da Covid–19, podendo ser utilizado também para acompanhamento e evolução de outras doenças, como pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar, embolia, câncer de pulmão e aneurisma da aorta. “Atualmente pacientes em atendimento na UPA necessitam enfrentar longa fila de espera para realizar o exame de tomografia no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC)”, ressalta.