Notícias

Câmara aprova criação da Semana da Consciência Negra

Projeto de Lei 257/2017 é de autoria do vereador Jorge Luis Lepinsk o Pepo
Câmara aprova criação da Semana da Consciência Negra

Foto: Rose Parra

A Câmara de Indaiatuba aprovou, na 1ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (19), o Projeto de Lei 257/2017, do vereador Jorge Luis Lepink, o Pepo (PMDB), que institui a Semana da Consciência Negra, no município de Indaiatuba. O texto seguirá agora para o Executivo para ser sancionado e promulgado.

De acordo com a proposta do vereador Pepo, a semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada a ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra, e no combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

“Meu projeto tem a proposta de levar a cultura brasileira nas escolas municipais e fazer um trabalho de conscientização e reflexão sobre o racismo e garantir a igualdade de todas as raças. Se soubermos trabalhar bem isso em nosso município, poderemos criar algo de interesse até mesmo turístico, atraindo visitantes para conhecer nossas atividades culturais”, explica.

“Será mais um instrumento de luta contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afro-brasileira. É preciso discutir essa realidade que parte da sociedade prefere ignorar", destaca Pepo.

Atualmente, o 20 de novembro já é considerado o Dia Nacional da Consciência Negra (Lei 10.639/03), em referência à data em que Zumbi dos Palmares, principal símbolo da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695.

Mais uma Lei do vereador Alexandre Peres beneficia o funcionalismo público

Aprovada Semana de Segurança e Saúde Ocupacional do Servidor Público Municipal

Foi aprovado, na Câmara Municipal de Indaiatuba, o Projeto de Lei 244/2017 de autoria do vereador Alexandre Carlos Peres que institui a  Semana de Prevenção de Acidentes e Promoção da Saúde do Trabalhador Público Municipal no Calendário Oficial do Município. De acordo com a Lei, o evento, a ser realizado anualmente na semana do dia 28 de outubro (no qual comemora-se o Dia do Servidor Público), tem como objetivo discutir ações de promoção e vigilância nos diversos ambientes de trabalho, priorizando a prevenção de riscos (físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de acidentes) à saúde do servidor, a avaliação ambiental e a melhoria das condições de trabalho.

 

Alexandre Peres defende que, embora o Setor Público não esteja sujeito às mesmas fiscalizações do Setor Privado, as administrações públicas também precisam tomar iniciativas de adequação do trabalho, que exigem maior qualificação e a implementação de medidas gerenciais de valorização do papel das pessoas na obtenção dos resultados, neste sentido, deve-se fortalecer também as ações voltadas aos sistemas de segurança e saúde do trabalho.

O vereador ainda destaca que os eventos da ‘Semana’ podem ser executados pelos profissionais da SEPREV, que periodicamente já fazem ações de promoção da saúde, mas especificamente focados em assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para o funcionário público abordando ações teóricas e práticas para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

“ Sabemos que a política de saúde e segurança do trabalhador no serviço público ainda apresenta-se muito carente. Apesar de haver o amparo da Constituição Federal de 1988 aos trabalhadores estatutários, que garante a saúde como um bem coletivo, o sistema ainda não possui leis específicas que determine medidas de higiene ocupacional e segurança do trabalho, voltadas para este setor. Por outro lado é preciso reconhecer que diversos entes federados, vêm nos últimos anos, realizando ações, projetos e medidas, mesmo que ainda de forma tímida, voltadas para a melhoria da qualidade de saúde e de segurança dos seus servidores diante da relação laboral e Indaiatuba precisa se destacar demonstrando a valorização de seu maior bem no serviço público, encerra Alexandre Peres, informando ainda que “como funcionário público de carreira, continuarei a propor ações de melhoria para a classe. É uma promessa de campanha que não vou esquecer”.

 

Vereadores preparam 2ª Semana do Empreendedorismo e Inovação

Baseada em Lei dos vereadores Edvaldo Bertipaglia e Hélio Ribeiro, ciclo de palestras e workshops acontece em agosto

A Câmara de Indaiatuba vai sediar a 2ª Semana do Empreendedorismo e Inovação, baseada em projeto de lei dos vereadores Edvaldo Bertipaglia e Hélio Ribeiro.  A semana vai acontecer no mês de agosto, mas as equipes dos gabinetes já estiveram reunidas com os parceiros das ações que estarão sendo colocadas em prática durante a semana.

“A ideia da Semana, que agora faz parte do calendário oficial do Município, é mostrar a importância da livre iniciativa e das profissões autônomas, assim como incentivar o nascimento de microempresas e dar suporte para que as pessoas consigam planejar e executar o próprio negócio”, diz Edvaldo.

Ano passado, durante a 1ª edição do evento, palestras e workshops, voltadas para pequenos, médios e grandes empresários, movimentaram a Semana. “A 1ª Semana do Empreendedorismo e Inovação destacou o espaço dos jovens na função de empreender, de gerar empregos, renda e desenvolvimento ao Município e a posição das mulheres no caminho do empreendedorismo; esse ano vamos continuar destacando a palavra incentivo, seja para quem é um jovem empresário que acabou de abrir um negócio, seja para quem já está no mercado”, afirma o presidente da Câmara Hélio Ribeiro.

Para os autores do projeto, empreender vai além de construir um império e ter o nome de sua empresa conhecido mundialmente. Empreender, segundo Edvaldo Bertipaglia e Hélio Ribeiro, também é o que faz o pipoqueiro, os lojistas do seu bairro, uma dona de casa que começa vendendo algo de porta em porta para conseguir uma renda extra e chega à independência financeira. “E é sobre isso que vamos falar nessa 2ª edição do evento”, ressalta Bertipaglia.

A agenda do evento ainda está sendo fechada. “Desde já, deixamos nosso convite a todos que desejam participar da Semana de Inovação e Empreendedorismo, seja comparecendo às palestras e workshops, seja fornecendo ideias e sugestões para os temas que possam ser apresentados e debatidos durante a semana”, convida Hélio Ribeiro.

“Empreender com inovação é, principalmente, estar aberto a trocas de experiências e ideias; abrir caminhos para que isso aconteça é a grande razão dessa Semana”, afirma Edvaldo Bertipaglia.

A agenda de eventos da 2ª Semana de Empreendedorismo e Inovação será amplamente divulgada. O evento acontece em agosto e todas as ações têm entrada gratuita.

  

Foto: Divulgação

Primeira reunião para preparar evento baseado em Lei dos vereadores Hélio Ribeiro e Edvaldo Bertipaglia

  

Câmara aprova projeto que reduz carga horária de servidor que tem parentes com deficiência

Medida diminui de 40 para 30h horas trabalhadas e vale para cônjuges, companheiros, filhos ou dependentes

A Câmara de Indaiatuba aprovou segunda-feira (5) projeto de lei do Executivo Municipal que diminui de 40 para 30 horas semanais a carga horária dos servidores públicos efetivos que possuem na família cônjuge, companheiro, filho ou dependentes legais com deficiência. O projeto foi aprovado em 2ª votação. A diminuição da carga horária não vem acompanhada da diminuição salarial, que deve permanecer inalterada.

O benefício só poderá ser efetivado após avaliação médica e estudo social realizados pela própria Administração Municipal, para a constatação da real necessidade de afastamento do servidor e acompanhamento do dependente em tratamento específico durante horário incompatível com o seu horário ou jornada normal de trabalho.

Segundo o projeto, “compreende-se como pessoa com deficiência aquela que sofre debilidade ou incapacidade física, mental ou sensorial e em situação que exija o atendimento direto pelo servidor; para fins de aplicação desta Lei, considera-se dependente a pessoa sobre a qual o servidor exerce o poder familiar ou que está sob sua tutela, curatela, guarda ou responsabilidade por ordem judicial, seja menor de 18 anos ou totalmente inválido de qualquer idade e incapaz de prover seu próprio sustento”.

O projeto de lei está fundamentado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e acompanha ainda a Lei federal 13.370 de 2016, que inclui o benefício no Estatuto dos Servidores Públicos Federais.

 

3ª Sessão do Ano

A noite de segunda-feira em que se realizou a 3ª sessão ordinária do ano, contou com uma manifestação no Plenário por parte de motoristas e cobradores de ônibus da empresa Citi e o sindicato da categoria, mas os vereadores deram continuidade às votações, uma vez que os manifestantes se recusaram a montar uma comissão e dialogar com os membros do Legislativo. A sessão aprovou ainda os seguintes projetos:

- PDL Nº 1/2018 - LUIZ CARLOS CHIAPARINE - Dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano a Sra. EDNA MARIA ANDREAZZA JAGUARIBE. VOTAÇÃO ÚNICA (2/3)

- PL Nº 284/2017 - ADEILSON PEREIRA DA SILVA - Institui no município de Indaiatuba a 'Semana de Incentivo à Castração, Implante de Microchip e Proteção aos Cães e Gatos'. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- PL Nº 3/2018 - HÉLIO ALVES RIBEIRO - Declara de utilidade pública a Organização Não Governamental MAIS VIDA CENTRO DE APOIO AO PORTADOR DE CÂNCER. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- PL Nº 17/2018 - SILENE SILVANA CARVALINI - Institui no Calendário Oficial do Município de Indaiatuba o 'Dezembro Verde', mês da reflexão sobre o abandono de animais na cidade de Indaiatuba e dá outras providências. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- PL Nº 24/2018 - ALEXANDRE CARLOS PERES - Denomina RUA ADELLE MILANI PUCCINELLI o logradouro público do Jardim Residencial Nova Veneza, que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- PL Nº 25/2018 - ALEXANDRE CARLOS PERES - Denomina RUA JEAN CARLOS DE ABREU o logradouro público do Jardim Residencial Nova Veneza, que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- PL Nº 20/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Dispõe sobre a redução da jornada de trabalho do servidor público do qual seja dependente pessoa com deficiência, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA)

- PL Nº 295/2017 - LUIZ ALBERTO PEREIRA - Modifica e acrescenta dispositivos ao artigo 1º da Lei 5.628, de 09 de setembro de 2009 que 'Obriga a instalação de banheiros químicos, adaptados às necessidades de pessoas portadoras de deficiência, nos eventos de qualquer natureza realizados no Município e dá outras providências. 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- PL Nº 22/2018 - ARTHUR MACHADO SPINDOLA - Dispõe sobre o trabalho de profissionais voluntários nas atividades relacionadas a Secretaria Municipal de Esportes. 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- PL Nº 23/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, e dá outras providências 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- PL Nº 27/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Acresce dispositivos à Lei nº 2.472, de 24 de janeiro de 1989, que institui o Imposto Sobre a Transmissão 'Inter Vivos' de Bens Imóveis 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

A próxima sessão de Câmara acontece segunda-feira, dia 12 de março, no Plenário Joab José Puccinelli (entrada pela Rua Adhemar de Barros), no Centro. As sessões são abertas ao público, sempre com início às 18h.

 

Vereador Cebolinha tenta reunião com diretoria dos Correios

Por meio de Ofícios, o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha Pereira’, busca uma solução em relação ao atraso nas entregas da EBCT

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) tem desafiado paciência do brasileiro com atrasos, reajustes, prejuízo e greve e vêm recebendo reclamações do todo o Brasil por causa disso. Em busca de uma solução para Indaiatuba, o vereador Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira, tem se mobilizado para se reunir com diretores da empresa. Cebolinha já encaminhou um Ofício para o Presidente dos Correios, Guilherme Campos, onde entre outras solicitações revela a instauração de uma Comissão de Representação com o objetivo de apurar eventuais irregularidades por parte da EBCT, e ressalta que também enviou um Ofício ao Diretor Regional dos Correios (Interior), Wilson Abadio de Oliveira, onde informa a situação do município em relação ao serviço prestado pela Empresa. Em seu Ofícios, Cebolinha enfatiza a necessidade urgente de uma reunião com os diretores.

“Estou em contato com a diretoria da empresa e protocolei Ofícios para requerer um encontro pessoal com o presidente dos Correios, Guilherme Campos e com o Diretor Regional, Wilson Abadio de Oliveira. Vou continuar insistindo para que eles ouçam Indaiatuba”, enfatiza Cebolinha.

O vereador lembra que, os Correios já foram considerados a instituição mais confiável do Brasil, mas seu acúmulo recente de problemas arrisca transformar a estatal em uma das mais odiadas do país. “Me recordo que em 2015 a presidência da Câmara de Indaiatuba junto com os vereadores já se manifestava em relação ao serviço prestado pelos Correios, diante de inúmeras reclamações da população. E a situação começou a piorar em 2017 e no início de 2018 se tornou caótica”, esclarece.

 

Confira o que foi votado na 4º Sessão Ordinária

Todos os Projetos da Ordem do Dia foram aprovados e apresentados dois requerimentos, 44 Indicações e oito Moções

Na noite desta segunda-feira (12), ocorreu a 4º Sessão Ordinária do ano no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba.  Todos os Projetos da Ordem do Dia foram aprovados, também foram apresentados dois requerimentos, 44 Indicações e oito Moções (Confira abaixo a Ordem do Dia).

A Sessão Plenária reúne, na Câmara Municipal, os vereadores da cidade. É a instância municipal de discussão e deliberação do Poder Legislativo sobre a elaboração de leis, a fiscalização dos atos da Prefeitura e ainda sobre as manifestações das diversas opiniões e posições partidárias e da sociedade.

A próxima sessão de Câmara acontece segunda-feira, dia 19 de março, no Plenário Joab José Puccinelli (entrada pela Rua Adhemar de Barros), no Centro. As sessões são abertas ao público, sempre com início às 18h.

Ordem do Dia

- ADEILSON PEREIRA DA SILVA - Insere no Calendário de Eventos do Município a 'Páscoa Encantada' VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

- EXECUTIVO MUNICIPAL - Dá nova redação ao artigo 1º da Lei nº 2.584, de 21 de março de 1990, que dispõe sobre denominação de via pública VOTAÇÃO ÚNICA (2/3)

- LUIZ ALBERTO PEREIRA - Modifica e acrescenta dispositivos ao artigo 1º da Lei 5.628, de 09 de setembro de 2009 que 'Obriga a instalação de banheiros químicos, adaptados às necessidades de pessoas portadoras de deficiência, nos eventos de qualquer natureza realizados no Município e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, e dá outras providências 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

Vunesp divulga locais de provas do Concurso Público da Câmara

Os 22.316 inscritos fazem a prova dia 25 de março, em Campinas e em Indaiatuba

A Vunesp divulgou essa semana os locais das provas dos inscritos para o Concurso Público da Câmara, que acontece no próximo dia 25. O concurso conta com 22.316 inscritos e disponibiliza 31 vagas. As provas acontecem às 14h, menos para quem se inscreveu à vaga de Procurador Jurídico. Para esses, as provas acontecem em dois períodos distintos, às 8h e às 14h. A Vunesp incluiu entre os locais de provas os Municípios de Campinas e Indaiatuba, tendo em vista a grande quantidade de inscritos na região. Os candidatos inscritos no concurso devem conferir onde realizarão a prova através do site da Vunesp (www.vunesp.com.br ), na área restrita aos candidatos (www.vunesp.com.br/cind1701).

“Os exames serão aplicados em diversas escolas e a Vunesp disponibilizou escolas de Indaiatuba para candidatos que moram aqui e em Salto, e redistribuiu os demais candidatos em unidades escolares de Campinas”, explica o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

As vagas disponibilizadas pelo concurso público da Câmara são para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com o cargo e jornada de trabalho, e estão entre R$ 1.564,32 e R$ 8.395,08.

As inscrições tiveram início dia 18 de dezembro de 2017 e se encerraram dia 31 de janeiro de 2018. Entre os cargos e vagas disponíveis estão:  

- Nível fundamental completo - Copeira (2).

- Nível médio - Auxiliar Administrativo (3), Oficial de Manutenção (2), Operador de Som e Imagem (1), Recepcionista (2), Técnico em Contabilidade (4) e Técnico em Informática (2).

- Nível superior - Agente Administrativo (6), Analista de Sistemas (2), Controlador Interno (1), Jornalista (2) e Procurador Jurídico (4).

A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, segundo a legislação e a critério da Câmara Municipal de Indaiatuba/SP.

 

Dicas

Os candidatos convocados para as provas do dia 25 de março devem estar rigorosamente atentos às seguintes instruções:

a) às 8h (fechamento dos portões) da prova prático-profissional (somente para o cargo de Procurador Jurídico); e

b) às 14h (fechamento dos portões) das provas objetivas (para todos os cargos em concurso, inclusive Procurador Jurídico).

As provas (objetiva e prático-profissional) serão realizadas nas seguintes cidades:

a) Indaiatuba/SP: candidatos que declararam, na ficha de inscrição, residência nos municípios de Indaiatuba e Salto; e

b) Campinas/SP: candidatos que declararam, na ficha de inscrição, residência em cidades diferentes de Indaiatuba e de Salto.

Os prédios de aplicação, com seus endereços completos, constam do Anexo I do Edital publicado pela Vunesp e os candidatos inscritos constam do Anexo II do mesmo Edital. O Edital também foi publicado na Imprensa Oficial do Município de Indaiatuba (http://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes ).

 

Sem Atrasos

O candidato deverá comparecer ao local da respectiva prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário estabelecido para o seu início, não sendo admitidos retardatários, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.

Para a realização das provas (objetiva e prático-profissional), os candidatos deverão observar e cumprir, ATENTAMENTE, os dispositivos constantes do citado Edital de Abertura de Inscrições.

Somente será admitido no local da prova o candidato que estiver:

a) munido de um dos seguintes documentos de identificação em original, com foto que permita a sua identificação, uma vez que nenhum documento ficará retido: Cédula de Identidade (RG) ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Certificado de Alistamento Militar ou Carteira Nacional de Habilitação (expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/1997) ou Passaporte ou Carteira de Identidade expedida pelas Forças Armadas, ou pelas Polícias Militares ou pelos Corpos de Bombeiros Militares;

b) portando caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta;

c) de posse de comprovante de inscrição (somente no caso de o nome não constar deste Edital).

O candidato que não apresentar um dos documentos, conforme determina a Vunesp, não realizará a respectiva prova (objetiva e/ou prático-profissional), sendo considerado ausente e, consequentemente, eliminado deste Concurso.

Não serão aceitos, para efeito de identificação e por serem documentos destinados a outros fins: Boletim de Ocorrência, Protocolos de requisição de documentos, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (emitida anteriormente à Lei nº 9.503/1997), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada.

A prova objetiva tem a duração de 3 horas (180 minutos) para os cargos de Copeira, de Auxiliar Administrativo, de Oficial de Manutenção, de Operador de Som e Imagem, de Recepcionista, de Técnico em Contabilidade e de Técnico em Informática; e de 3h30 (210 minutos) para os cargos de Agente Administrativo, de Analista de Sistemas, de Controlador Interno, de Jornalista e de Procurador Jurídico. Já a prova prático-profissional será de 2h (somente para o cargo de Procurador Jurídico).

Em Campinas, as provas serão realizadas nos seguintes locais:

EE Prof. Anibal De Freitas, EE Adalberto Nascimento, EE Profª Maria Julieta De Godoi Cartezani, Etecap - Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado, Unip - Campus Swift - Bloco D - Térreo Baixo, Faculdade Anhanguera ee Campinas-Unid 4- Bloco B - (Fac 4 - Rua Emilia Stefanelli Ceregatti, 100 - Jardim Morumbi- Campinas – Sp), Faculdade Anhanguera De Campinas - Unid 4 - Bloco C (Fac 4), Faculdade Anhanguera De Campinas-Unid 4- Bloco E/ F - (Fac 4), EE Prof. Carlos Lencastre(Rua Antonio Grigoleto, 88 - Jardim Garcia - Campinas, EE Barao Ataliba Nogueira (Rua Cassio Ciampolini, 76 - Jardim Magnólia – Campinas), Etec Bento Quirino (Av. Orozimbo Maia, 2600 - Vila Estanislau/Cambuí), Faculdade Anhanguera -Campinas-Unid 3- Bloco A/ B (Fac 3 - Rua Luis Otavio ,1313 - Parque Taquaral – Campinas), Faculdade Anhanguera -Campinas -Unid 3 - Bloco D (Fac 3 - Rua Luis Otavio, 1313 - Parque Taquaral, Faculdade Anhanguera -Campinas-Unid 3- Bloco E (Fac 3), Faculdade Anhanguera -Campinas-Unid 3 -Bloco I (Fac 3).

Em Indaiatuba as provas acontecem nas seguintes unidades escolares: EE Dom José de Camargo Barros, Fatec - Indaiatuba Dr. Archimedes Lammoglia, EE Jardim Morada do Sol (R.Zephiro Puccinelli,1281 - Entrada R Carlos Alberto Garcia - Jardim Morada do Sol),  EE Prof. Hélio Cerqueira Leite, EE Prof José De Campos (Rua Joao Batista Nunes Beccari, 166 - Jardim Morada Do Sol), EE Profa Maria Apparecida Pinto da Cunha (Rua Reverendo Ataides Costa, S/N -  Parque das Nacões), EE Aurora Scodro Groff (Rua Tapuia, 180 - Vila Maria Helena), Faculdade Anhanguera de Indaiatuba - Bloco A (Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II Indaiatuba – SP), Faculdade Anhanguera De Indaiatuba - Bloco B, EE Prof Dr Camilo Marques Paula - Rua Walter Pimentel, S/Nº- Jardim California, EE Jardim Paulista (Rua Santo Amaro, 130 - Jardim Paulista I), Inst de Ensino Superior De Indaiatuba - Fac Max Planck - P Branco (Av. Nove De Dezembro, 460 - Jardim Leonor), Inst de Ensino Superior de Indaiatuba - Fac Max Planck - P Verde (Av. Nove De Dezembro, 460 - Jardim Leonor), Inst de Ensino Superior de Indaiatuba - Fac Max Planck - P Verm, Inst de Ensino Superior de Indaiatuba - Fac Max Planck- P Amarelo.

No link disponibilizado pela Vunesp, o candidato deve, além de localizar na lista e em ordem alfabética, seu nome e o código do prédio, observar também a sala de realização de sua respectiva prova.

 

Aprovada Lei que Institui a Semana de Conscientização contra a Violência Obstétrica

O projeto proposto pelo vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores

Foi sancionada pelo Prefeito Nilson Gaspar, a Lei 6868/2018, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Violência Obstétrica em Indaiatuba. O projeto proposto pelo vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Com isso, fica instituída no calendário oficial da cidade a realização das atividades, que devem ocorrer na terceira semana de novembro.

As atividades serão anuais e terão como objetivo informar os munícipes sobre o tema, além de promover palestras, campanhas e eventos com profissionais ligados à área da saúde para discutir casos de violência obstétrica. A Semana Municipal ainda pretende combater a violência obstétrica por meio da difusão do conhecimento, fazendo com que as gestantes e seus familiares tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres.

A Lei Municipal nº 6868/2018 determina que a realização dos eventos da Semana Municipal de Conscientização sobre Violência Obstétrica poderá ser promovida com ações conjuntas entre os poderes Executivo e Legislativo, empresas privadas, entidades, conselhos municipais, associações de bairros, órgãos interessados e pessoas físicas. Além disso, as atividades podem ser realizadas em espaços públicos ou privados.

“Minha preocupação em propor essa Lei é que muitas gestantes e seus familiares não tem conhecimento de quais manobras se encaixam em violência obstétrica e não tem como garantir seus direitos, devido à falta de informação. Em outros casos, algumas mulheres, até sabem que sofreram violência obstétrica, mas não sabem como proceder nesses casos, evitando assim que maus profissionais sejam identificados. A partir de agora vamos trabalhar para informar e conscientizar nossa população”, justifica Pepo.

Vereador Alexandre Peres consegue verba para a Saúde de Indaiatuba

Valor de R$ 100.000,00 virá do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde de Indaiatuba

O vereador Alexandre Peres (SD) conseguiu uma verba para a Saúde de Indaiatuba, através de uma Emenda Parlamentar apresentada pelo Deputado Federal Paulo Pereira da Silva.

O valor de R$ 100.000,00 virá do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde de Indaiatuba e deverá ser investido na Rede de Serviços de Atenção Básica da Saúde.

 A Prefeitura Municipal de Indaiatuba informou que  a proposta foi disponibilizada no site do Fundo Nacional de Saúde na manhã desta terça-feira (13/03) e que desde então iniciou o processo para implantar propostas,  incluindo as demandas de cada unidade, para que sejam contempladas por este recurso. O prazo dado para a finalização deste cadastro é sexta-feira (16/03).

 O vereador Alexandre Peres declarou que essa conquista mostra acima de tudo, que o vereador atuante pode conseguir melhorias para a cidade, mesmo sendo da Oposição. “Minha atuação é em oposição ao governo, mas acima de tudo a favor da população”, esclareceu o vereador. E ainda completou: “tenho outros projetos de melhoria que estão na alçada do vereador, e farei insistentemente tudo o que puder para executá-los. Solicitei para a Prefeitura que encaminhe, preferencialmente, esse valor para o Programa da Saúde da Família, um projeto que defendo muito, uma vez que é um dos caminhos para diminuir os grandes índices de mortalidade infantil que infelizmente nossa cidade vêm apresentando historicamente”.

Concurso Público: Vunesp retifica endereço da Faculdade Anhanguera em Campinas

ENDEREÇO CORRETO DO PRÉDIO 0114 É RUA EMÍLIA STEFANELLI, Nº 100 – JD. MORUMBI, CAMPINAS

A Vunesp acaba de fazer uma retificação importante para quem vai prestar o concurso público da Câmara Municipal. A publicação é referente ao endereço correto do prédio da Faculdade Anhanguera de Campinas (Prédio 0114), espaço que será utilizado por alguns inscritos no concurso.  Pela retificação, que será publicada no Diário Oficial do Município de Indaiatuba, e amplamente divulgada pela Vunesp, o endereço correto da unidade escolar é: Rua Emília Stefanelli Ceregatti, nº 100 – Jardim Morumbi – Campinas (SP). Se você conhece alguém que vai fazer as provas do concurso público da Câmara, dia 25/03, compartilhe essa informação.

Acordão derruba Liminar e fogos de artifícios voltam a ser proibidos em Indaiatuba

Autor da Lei, vereador Arthur Spindola, recorreu a Liminar da ASSOBRAPI e reverteu a situação

A lei municipal proposta pelo vereador Arthur Spíndola (PV) e sancionada pelo prefeito Nilson Gaspar (PMDB), que proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis, volta a vigorar a partir de um Acordão (Registro 2018.0000180842) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que julgou improcedente, revogada a Liminar da  Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi) que suspende a eficácia da Lei nº 6.692, de 6 de abril de 2017.

O vereador explica que a medida visa proteger e garantir o bem-estar de animais, idosos, doentes, crianças e bebês. E na época a Lei nº 6.692 foi aprovada por unanimidade, não só pelos protetores animais, mas também por pessoas idosas, enfermas e pelas que possuem filhos ainda bebês ou com problemas de saúde.

"O legislativo aprovou, e o executivo sancionou e a lei foi um pedido dos moradores de Indaiatuba, baseada em uma mãe que tem um filho autista, e ele ficou extremamente assustado quando soltaram um rojão na rua de sua casa. Na época, fizemos enquete e a maioria pediu por esta lei", enfatiza.

Spíndola salientou que a Lei ela não veta a soltura de todos os fogos de artifícios; apenas dos que causam barulho acima de 65 decibéis. Os luminosos, por exemplo, estão liberados, já que produzem ruído de apenas 60 decibéis. O vereador também reforçou que o município tem liberdade para criar leis de interesse local, já que não está subordinado ao Estado ou ao governo Federal. "Uma lei nacional só vale em uma cidade onde não haja legislação vigente específica", conclui

Câmara sedia homenagem aos moradores mais antigos do Jd Morada do Sol

Evento acontece dia 23, no Plenário da Câmara, às 19h e é aberto ao público

A Câmara de Indaiatuba sedia sexta-feira (23), evento que tem como objetivo resgatar e preservar a memória dos primeiros moradores do bairro. O evento é organizado pelo vereador e presidente da Câmara, Hélio Alves Ribeiro (PSB), autor da Lei nº 5.644/2009, que inclui as comemorações de aniversário do bairro no calendário oficial de eventos do Município, em parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Esse ano, a festa vai homenagear 10 moradores.

Os moradores que mudaram a história do bairro receberão homenagens confeccionadas pela MaxPlanck, parceira nas comemorações desse ano, em que o bairro comemora 38 anos. Para realizar as homenagens, Hélio Ribeiro faz um resgate oral de todas as histórias, que são colhidas por ele uma a uma, gravadas e depois disponibilizadas para a Fundação Pró-Memória, na íntegra. Uma compilação de todas as entrevistas feitas pelo atual presidente da Câmara, será transformada num pequeno vídeo e exibida durante a cerimônia.

Além dos homenageados, participam do evento, familiares e amigos, mas o encontro é aberto a toda a população e ocorre no Plenário da Câmara, a partir das 19h.

Recebem as homenagens os seguintes moradores: Oliveiro Borges da Silva, João da Silva (João de Deus), Manoel Eduardo, Wilson Moraes Romão, Alcides Afonso dos Santos Sobrinho, Edilson Alves da Silva, Elza Maria Luiz Munhoz, Josué Antônio, João Donizeti Correia (Alemão da Mercearia) e Severino João da Silva.

 

Sessão de Câmara aprova nove projetos

Quatro projetos foram aprovados em Regime de Urgência Especial

Nove projetos foram aprovados durante Sessão de Câmara ocorrida na última segunda-feira (26).  Dos nove projetos aprovados, quatro foram em regime de urgência especial, o que significa que os projetos não voltam a ser debatidos em plenário, sendo aprovados em votação única.

Foram aprovados em regime de urgência os seguintes projetos: Projeto de resolução da Mesa da Câmara que institui o Parlamento Jovem; Projeto de lei do Executivo Municipal que dispõe sobre o reajuste de vencimento aos servidores públicos da administração direta, das autarquias e fundações do Município de Indaiatuba; Projeto de lei da Mesa da Câmara que dispõe sobre o reajuste de vencimentos aos Servidores Públicos do Poder Legislativo do Município de Indaiatuba; e Projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza a transposição e transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente e dá outras providências.

A sessão ainda aprovou os seguintes projetos: projeto de decreto legislativo do vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, que dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano a Nelson Laturraghe; PL do vereador Luiz Carlos Chiaparine e Silene Silvana Carvalini, que institui a campanha 'Coração de Mulher'; PL  do Executivo Municipal que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área institucional pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor da 'Organização Não Governamental Anjos de Patas Indaiatuba'; PL da vereadora Silene, que dispõe sobre os procedimentos para higienização dos carrinhos de compras utilizados pelos clientes de supermercados e similares no âmbito do município de Indaiatuba; PL do vereador Edvaldo Bertipaglia, que dispõe sobre a divulgação do canal de atendimento da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Indaiatuba (Fone: 0800-770-7702), nos veículos de transporte coletivo e repartições públicas municipais.

Câmara lança “Parlamento Jovem” dia 4

Projeto educacional voltado para a cidadania e conscientização de jovens indaiatubanos, vai envolver estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Com objetivo de despertar a atenção de jovens e adolescentes para conhecer os trabalhos dos vereadores e a função do Poder Legislativo, a Câmara de Indaiatuba lança no próximo dia 4, o projeto “Parlamento Jovem”. Trata-se, portanto, de um projeto voltado para a cidadania e conscientização dos jovens indaiatubanos.

“Queremos chamar a atenção de todos para a necessidade de participar das ações do Poder Legislativo e envolver, não só os estudantes, mas toda a unidade escolar, as famílias e a comunidade”, explica o presidente da Câmara, o vereador Hélio Alves Ribeiro.

O projeto será lançado no Plenário da Câmara e pretende despertar os estudantes, lançando uma questão: o que você faria se fosse vereador por um dia?

Essa questão será levada aos alunos do ensino Fundamental e Médio de Indaiatuba que, através do Grêmio Estudantil, receberão informações de como funciona a Câmara e lançarão seus candidatos à vereador.

A partir disso, cada escola elege 12 vereadores, que precisam fazer propostas reais para a melhoria da comunidade. No final, o estudante participa de uma sessão na Câmara, depois de passar pela experiência de ter vivenciado as atividades e o cotidiano de um vereador, ocupando as cadeiras reais de um membro do Legislativo, debatendo projetos e simulando uma sessão.

 

Confira abaixo, como funciona o projeto

Quem pode participar:

Estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Indaiatuba, que tenham entre 12 e 18 anos e que estejam cursando o ano letivo.

 

Como participar?

Os estudantes interessados deverão inscrever-se por meio do Grêmio Estudantil de seu colégio. Após votação, os alunos eleitos, nomeados vereadores, deverão elaborar um projeto de melhoria considerando os reais problemas de sua comunidade. O projeto será apresentado na Sessão ordinária Simuladas, no Plenário da Câmara Municipal, local onde ocorrem as sessões reais.

 

Projeto Piloto

A primeira escola a participar do projeto é a Escola Profº Hélio Cerqueira Leite, no Plenário da Câmara, dia 24 de abril. Todo aluno interessado deve procurar o Grêmio Estudantil ou a secretária acadêmica de seu colégio. O slogan da campanha é “Seja você o jovem que Indaiatuba precisa”. 

 

 

Parlamento Jovem” convida estudantes a serem vereadores-mirins

Projeto educacional voltado para a cidadania e conscientização de jovens do Ensino Fundamental e Médio é lançado na Câmara

A Câmara de Indaiatuba lançou hoje (4) o projeto “Parlamento Jovem”. Pelo projeto, voltado para escolas municipais, estaduais e particulares, o estudante poderá se organizar em suas instituições de ensino, lançar seu nome à “vereador-mirim”, ser eleito, fazer uma propositura (moção, indicação, projeto de Lei ou outras) e, por fim, participar de uma sessão simulada da Câmara.

O lançamento do projeto contou com as presenças do presidente da Câmara Hélio Ribeiro, dos vereadores Alexandre Peres, Arthur Spíndola, Edvaldo Bertipaglia, João de Souza Neto (Januba), Jorge Luis Lepinsk (Pepo), Ricardo França e Silene Carvalini.

A mesa de honra -- composta pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro, o prefeito Nilson Gaspar, a vereadora Silene e a dirigente Regional de Ensino, Deise Regina de Godoy Bresciani – contou ainda com uma presença ilustre, a da estudante de 14 anos, Ana Paula Marciano Aquino.

Aluna do Sesi Indaiatuba, Ana Paula foi até o prefeito Nilson Gaspar solicitar um espaço em que os jovens estudantes de Indaiatuba pudessem dar sugestões voltadas para o Município. “Falei para ela procurar o Hélio, na Câmara, porque aqui já havia um projeto que contemplava essa solicitação: o Parlamento Jovem”, lembrou o prefeito Nilson Gaspar, no evento realizado hoje (4), no Plenário da Câmara.

“É uma honra para essa Casa dar voz aos estudantes de 12 a 18 anos, do Ensino Médio e Fundamental, de escolas públicas, Municipais e particulares como a Ana Paula; esperamos que todos se envolvam nesse projeto: pais, professores, educadores, alunos e comunidade; o projeto é voltado para a cidadania, para o futuro e para aquilo que esperamos desse futuro”, lembrou o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

O evento, ocorrido na manhã desta quarta-feira contou ainda com as presenças de diretores de 21 escolas estaduais, além de representantes da Faculdade Maxplanck, Fatec, Sesi e da Delegacia de Ensino de Capivari.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Parlamento Jovem o estudante deve procurar a diretoria escolar ou o Grêmio Estudantil de sua escola. Estudantes e professores também podem obter informações no site da Câmara, no endereço eletrônico www.indaiatuba.leg.br , no campo inserido à direita do site, chamado “Parlamento Jovem Indaiatuba”.

“Nessa área do site estão todas as informações sobre o projeto, incluindo objetivos, como participar, ficha de inscrição, autorização dos pais e até modelos que os vereadores-mirins irão necessitar para participar do projeto, como indicação, moção, projeto de lei e ata da sessão”, lembra Hélio Ribeiro.

A primeira escola a participar é a E.E. Profº Hélio Cerqueira Leite. A fase final do projeto, uma simulação da sessão de Câmara, com os vereadores-mirins defendendo seus projetos e colocando-os em debate e votação, também já tem data para acontecer: dia 24 de abril, no Plenário da Câmara.

O projeto conta ainda com uma cartilha que pode ser baixada pelo site da Câmara, e que explica como participar do Parlamento Jovem. A cartilha, que será distribuída nas unidades escolares, especifica, entre outras coisas, os objetivos do projeto: que cada vez mais as pessoas façam uso do voto consciente; que essas pessoas acompanhem e fiscalizem os trabalhos dos vereadores e as sessões de Câmara; e que o projeto sirva para o aprimoramento das composições futuras da Câmara de Indaiatuba, com a eleição de vereadores cada vez mais qualificados para exercer suas funções.

Câmara aprova 11 projetos durante 7ª Sessão Ordinária

Dois projetos foram aprovados em Regime de Urgência; próxima sessão acontece segunda (9)

A 7ª sessão de Câmara aprovou segunda-feira (2), 11 projetos que foram debatidos e votados pelos vereadores. Dois deles foram aprovados em Regime de Urgência Especial. Os vereadores ainda debateram 51 indicações, 13 Moções e um requerimento.

O primeiro projeto aprovado em Regime de Urgência, dispõe sobre os meios de cobrança de tarifas do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus no Município de Indaiatuba. O projeto foi aprovado com três votos contrários, dos vereadores Alexandre Peres, Arthur Spíndola e Ricardo França.

O segundo projeto aprovado em Regime de Urgência é de autoria do vereador Alexandre Peres, subscrito por todos os vereadores. O projeto dispõe sobre o fornecimento de alimentação diferenciada para crianças e adolescentes portadores de doença celíaca e com intolerância à lactose nas escolas públicas do Município. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Também por unanimidade, os vereadores aprovaram os seguintes projetos:

- Projeto da Mesa da Câmara que dispõe sobre autorização para o Prefeito Municipal de Indaiatuba licenciar-se do cargo, sem remuneração.

- Projeto do vereador Pepo, que denomina Rua Amabile Bizuli, o logradouro público do Loteamento Jardim das Andorinhas.

- Projeto do vereador Alexandre Peres que denomina Rua Ewerton Luiz de Godoy logradouro público do Jardim Residencial Veneza.

- Projeto da vereadora Silene Carvalini que dispõe sobre os procedimentos para higienização dos carrinhos de compras utilizados pelos clientes de supermercados e similares no âmbito do município de Indaiatuba (2ª votação).

- Projeto do vereador Edvaldo Bertipaglia que dispõe sobre a divulgação do canal de atendimento da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Indaiatuba - 0800-770-7702 - nos veículos de transporte coletivo e repartições públicas municipais (2ª votação).

- Projeto do vereador Ricardo França que regulamenta a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso veiculando mensagens publicitárias em ruas, praças, logradouros e demais locais públicos em Indaiatuba.

- Projeto do vereador Alexandre Peres que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de internet gratuita por meio de conexão móvel sem fio nos ônibus do transporte coletivo.

- Projeto do vereador Arthur Spíndola que dispõe sobre o trabalho de profissionais voluntários nas atividades relacionadas à Secretaria Municipal de Cultura.

- Projeto do vereador Januba, que dispõe sobre incluir o aniversário do bairro Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima (CECAP) no Calendário Municipal.

Merenda Especial para alunos é aprovada na Câmara

Lei elaborada por Alexandre Peres que garante merenda especial para alunos diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose é aprovada por unanimidade

Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira p.p., dia  02 de abril, foi aprovada a lei elaborada pelo vereador Alexandre Peres, subscrita por todos os vereadores e aprovada por unanimidade que garante aos alunos portadores de diabetes, intolerância à lactose e intolerância à glúten uma merenda especial, com a finalidade de atender à dietas específicas para cada um dos casos.

O vereador explica que para elaborar o projeto, consultou as organizações e associações médicas que definem as diretrizes para essas doenças no Brasil, a fim de garantir que a medida atendesse às demandas da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, a ACELBRA - Associação dos Celíacos do Brasil e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição defendem que a medida é um excelente processo de prevenção e cuidado, uma vez que a reeducação alimentar e disciplina na dieta são as principais medida para prevenir que essas síndromes se agravem, provocando sintomas e complicações que causam altos custos pessoais, sociais e financeiros, principalmente para o Sistema Único de Saúde.

Em reunião com a Secretaria da Educação Municipal, feita com o vereador e com a então secretária Profa. Maria Elaine Faccio Valezin logo após a apresentação do Projeto de Lei em 2017, ficou acordado que um censo seria feito para levantar o número de crianças portadoras e que a medida seria implementada aos poucos em todas as escolas municipais, até atingir a todos os beneficiados.

‘Mesmo com a intenção declarada da então secretária, temos que garantir que a medida seja implementada e continuada, através de Lei Municipal’ - defende o vereador - ‘as escolas, onde ficam nossas crianças e jovens por muitas horas de seus dias e muitos dias de sua vida, devem garantir aos seus alunos com diabetes, com intolerância à lactose e com doença celíaca, as devidas dietas que precisam estar submetidos’.

com informações: Assessoria do vereador

Edvaldo Bertipaglia é presidente em exercício da Câmara por 30 dias

Hélio Ribeiro sai de licença; Francisco Mandelo assume vaga deixada pela coligação PSB/PSDB

A sessão de Câmara da última segunda-feira (16) foi marcada por mudanças no Legislativo. O presidente Hélio Ribeiro saiu de licença não remunerada por 30 dias. Por conta disso, o vice-presidente, Edvaldo Bertipaglia, passa a ser o presidente em exercício e o vereador Francisco Mandelo – da coligação PSB/PSDB – assume a vaga também por 30 dias.

Francisco Mandelo tem 64 anos, é casado, tem dois filhos e foi eleito suplente com 1019 votos. Durante a sessão, Mandelo fez seu juramento e prometeu exercer suas funções no Legislativo com muita responsabilidade.

“É uma honra assumir o cargo, mesmo que seja por pouco tempo; pelo respeito que tenho para com Indaiatuba; pela posição de destaque que nosso Município ocupa nos índices de desenvolvimento e de qualidade de vida na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no Estado e em todo o Brasil”, disse em seu discurso no Plenário.

 

SESSÃO

Durante a sessão -- que ainda contou com uma manifestação a favor do ex-presidente Lula -- os vereadores debateram 52 indicações, oito Moções e votaram 12 projetos constantes da Ordem do Dia. A primeira votação, foi para o Requerimento nº 08/18 do Vereador Hélio Alves Ribeiro, justamente requerendo licença para tratar de assunto particular pelo prazo determinado de 30 (trinta) dias, sem remuneração, contados a partir de 13 de abril de 2018, inclusive.

A segunda votação da noite de segunda-feira, foi para o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2018 da Mesa da Câmara, que dispõe sobre autorização para o Vice-Prefeito Municipal de Indaiatuba, licenciar-se do cargo. As duas proposituras foram aprovadas por unanimidade.

 

ORDEM DO DIA

Da Ordem do Dia os vereadores aprovaram todos os projetos. São eles:

- PDL Nº 3/2018, do vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), que dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano a José Pires da Cunha (votação única).

- PL Nº 79/2018, do vereador Massao Kanesaki, que insere no calendário Oficial de eventos do município de Indaiatuba 'O Dia Municipal do Jovem Adventista' (votação única).

- PL Nº 80/2018, do vereador Alexandre Peres, que denomina Rua Adhemar João Möller, rua do Jardim Residencial Veneza (votação única).

- PL Nº 191/2017, também do vereador Alexandre Peres, que institui o Sistema Zona Azul Digital, por meio de aplicativo de celular, que ordena os estacionamentos rotativos em Indaiatuba (2ª votação).

- PL Nº 222/2017, do vereador Alexandre Peres, que dispõe sobre a proibição de retenção de macas das ambulâncias e de outras unidades móveis de urgência e emergência em hospitais, clínicas e unidades de pronto atendimento pertinentes ao município de Indaiatuba ou geridos pela Administração Municipal (2ª votação).

- PL Nº 255/2017, do vereador Ricardo França, que obriga as concessionárias do transporte público de passageiros a fornecer ônibus com equipamentos de ar condicionado (2ª votação).

- PL Nº 64/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação e acresce dispositivo ao artigo 3º da Lei nº 6.683, de 06 de abril de 2017, que institui a Imprensa Oficial Eletrônica do Município (2ª votação).

- PL Nº 65/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação a dispositivo da Lei nº 6.851, de 14 de dezembro de 2017, que autoriza a transferência de recursos financeiros estaduais vinculados a Secretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social, em favor do Cirva (2ª votação).

- PL Nº 75/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação a dispositivo da Lei nº 6.649, de 7 de dezembro de 2016, que autoriza repasse de recursos financeiros vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, em favor do Educandário Deus e a Natureza. (2ª votação).

- PL Nº 70/2018, feita em conjunto por todos os vereadores, instituindo o Programa “Câmara Cidadã” (1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- PL Nº 71/2018, também de autoria de todos os vereadores da Câmara, instituindo o Programa “Vizinhança Solidária (1ª votação).

- PL Nº 78/2018, do vereador Massao Kanesaki, que cria o Diploma 'Aluno Destaque Esportista' para estudantes das redes de ensino municipal de Indaiatuba (1ª votação).

Alunos da EE Hélio participam terça-feira da 1ª Sessão Solene do Parlamento Jovem

Estudantes serão “vereadores por um dia” e apresentarão indicações de melhorias para o município

A Câmara Municipal de Indaiatuba realiza terça-feira (24), com a participação de doze estudantes da EE Prof. Hélio Cerqueira Leite, a 1ª Sessão Solene do Parlamento Jovem. O evento acontece às 19h, no Plenário da Câmara, e é o piloto de um projeto aberto a todas as escolas do Município. Na oportunidade, os alunos serão vereadores por um dia, num projeto voltado para a cidadania e instituído através da Resolução n.° 71/2018.

A ideia é que os alunos vivenciem o processo democrático, mediante participação em uma sessão parlamentar na Câmara Municipal de Indaiatuba, em que possam apresentar projetos de Lei/Resolução/Decreto, Requerimentos, Moções, Indicações ou Emendas, baseados em questões reais da comunidade em que vivem, ampliando a compreensão e o conhecimento que eles têm sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade.

“Esse projeto nasceu das mãos do presidente licenciado, Hélio Ribeiro, mas é de extrema importância para todos nós, vereadores, na medida em que envolve adolescentes de 12 a 18 anos, num momento em que o País necessita de aprimoramentos, inclusive na política; estamos buscando a participação dos cidadãos nas ações do Legislativo e o aprimoramento das futuras Câmaras, levando em conta os interesses de Indaiatuba e sempre o princípio da democracia”, lembra o presidente da Câmara em exercício, Edvaldo Bertipaglia.

 

Processo

Para chegar aos 12 vereadores e seus suplentes, a Escola Hélio Cerqueira Leite passou pela eleição do Grêmio Estudantil, votação em sala de aula e treinamento dos vereadores-mirins. Cada uma das 12 salas de aula escolheu seu vereador, através das propostas de melhoria para o Município que cada estudante apresentou. “Todo o processo está sendo muito envolvente e uma das participantes já me disse: ‘Quero ser vereadora’ “, conta o diretor da escola, Renato Paulo Schmidt.

“Todos os estudantes eleitos no Hélio já são vereadores por um dia”, lembra Edvaldo. Se a sua escola deseja participar do projeto, basta entrar em contato com o Parlamento Jovem, ícone encontrado no site oficial do Poder Legislativo de Indaiatuba, no endereço eletrônico www.indaiatuba.sp.leg.br .

 

Alunos participantes da EE Prof. Hélio Cerqueira Leite:

6ºA - Lucca Felício

6ºB - Juliana Aparecida Francisco

7ºA - Luiza da Silva Brando

8ºA - Isabella Simonelli Gomes

9ºA - Ana Clara Valim Araújo

9ºB - Matheus Bagno Bruck Dias

9ºC - Lucas do Nascimento Ferino

1ºA - Bruno Eduardo P. de Melo

2ºA - Thiago Lopes Tortorelli

2ºB - Yasmim Macedo Bomfim Bau Abbas

2ºC - Julia Sureira

3ºA - Rafaela Baldini

 

MESA DIRETORA:

Presidente: Thiago Lopes Tortorelli

Vice-Presidente: Bruno Eduardo P. de Melo

1ª Secretária: Júlia Sureira

2º Secretário: Matheus Bagno Bruck Dias

 

SUPLENTES:

1º Suplente: Gabriel Vinícius da Silva (2ºC)

2º Suplente:  Isabella Dalbem Laura (2ºA)

3º Suplente: Emily Sousa da Silva (9ºC)

4º Suplente: Luiggi Alexandre Marqui Simões (6ºB)

 

Responsável na escola: Renato Paulo Schmidt - Diretor da Escola

Parlamento Jovem aprova todos os projetos durante 1ª sessão simulada

Doze vereadores jovens participaram do evento, sendo conduzidos ao Plenário pelos vereadores da Casa

A Câmara de Indaiatuba realizou na noite de terça-feira (24) a primeira cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Hélio Cerqueira Leite, escolhidos por votação direta realizada na instituição, participaram do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduziu um vereador-jovem a sua cadeira no Plenário, e a Sessão simulada prosseguiu apenas com os estudantes, que debateram seis indicações, quatro Moções e oito projetos na Ordem do Dia.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara em exercício, Edvaldo Bertipaglia, que falou sobre o idealizador do projeto, o vereador licenciado Hélio Ribeiro, e sobre democracia. Ao lado do 1º secretário, Luiz Carlos Chiaparine, ele recepcionou o Presidente Jovem, Thiago Lopes Tortorelli e o 2º Secretário, Matheus Bagno Bruck Dias, uma vez que a 1ª Secretária teve um problema de saúde, e não pode comparecer à cerimônia. Com isso, o 1º suplente, Gabriel Vinícius da Silva, tomou posse de sua vaga.

Além dos vereadores Edvaldo e Chiaparine, estiveram presentes na Sessão Solene do Parlamento Jovem, os vereadores Arthur Spíndola, Adeílson Pereira da Silva (Figura), João de Souza Neto (Januba), Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), Ricardo França e a vereadora Silene Silvana Carvalini. Representando os vereadores Alexandre Carlos Peres, Massao Kanesaki, Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Francisco Mandelo, estiveram presentes os assessores/chefes de gabinete, Eliana Belo, Edvaldo Nunes, Marquinhos e Júnior. A mesa de honro foi composta ainda pelo diretor da Escola Hélio Cerqueira Leite, Renato Paulo Schmidt.

A sessão simulada foi comandada pelos seguintes vereadores-jovens: Lucca Felício, Juliana Aparecido Francisco, Luiza da Silva Brando, Isabella Simonelli Gomes, Ana Clara Valim Araújo, Matheus Bagno Bruck Dias (2º Secretário-Jovem), Lucas do Nascimento Ferino, Bruno Eduardo P. de Mello (Vice-Presidente-Jovem), Thiago Lopes Tortorelli (Presidente-Jovem), Yasmim Macedo Bomfim Bau Abbas, Julia Sureira (1ª Secretária) e Rafaela Baldini. Foram eleitos suplentes, os vereadores-jovens: Gabriel Vinícuis da Silva (1º Suplente-Jovem), Isabela Dalbem Laura (2ª Suplente-Jovem), Emily Sousa da Silva (3ª Suplente-Jovem) e Luiggi Alexandre Marqui Simões (4º Suplente-Jovem).

Durante a sessão simulada, os estudantes debateram seis indicações, quatro Moções e votaram oito projetos de lei, constantes da ordem do Dia. Ao final, os vereadores-jovens aprovaram todas as moções e projetos. “Mais do que uma experiência, vocês passam hoje por um exercício de Democracia que, com certeza, levarão para toda a vida”, lembrou o presidente em exercício da Câmara, o vereador Edvaldo Bertipaglia.

 

Confira abaixo, a pauta da 1ª Sessão do Parlamento Jovem

01- Indicação nº 01/2018 do Vereador Jovem Bruno Eduardo P. de Melo – disponibilizar um impostômetro no site da Prefeitura para o acompanhamento da arrecadação e destinação dos impostos.

02- Indicação nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – implantar mais bueiros em todas as ruas que alagam.

03- Indicação nº 03/2018 da Vereadora Jovem Rafaela Baldini – providenciar monitoramento nas praças de Indaiatuba.

04- Indicação nº 04/2018 da Vereadora Jovem Julia Sureira – providenciar melhorias na iluminação das praças da cidade.

05- Indicação nº 05/2018 da Vereadora Jovem Ana Clara Valim Araújo – reforçar o patrulhamento no entorno das escolas.

06- Indicação nº 06/2018 do Vereador Jovem Lucas dos Nascimento Ferino – conceder reajuste de vencimentos aos professores.

07- Moção nº 01/2018 do Vereador Jovem Bruno Eduardo P. de Melo – congratulações aos professores da Escola Estadual Hélio Cerqueira Leite que adotaram o programa de ensino de período integral e o fizeram ser possível.

08- Moção nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – congratulações à organização “Anjo de Patas”, pelo apoio aos animais.

09- Moção nº 03/2018 da Vereadora Jovem Ana Clara Valim Araújo – congratulações à Câmara Municipal de Indaiatuba por instituir o projeto Parlamento Jovem.

10- Moção nº 04/2018 da Vereadora Jovem Isabella Simonelli Gomes – congratulações ao Diretor e ao Vice-Diretor da Escola Estadual “Professor Hélio Cerqueira Leite” pela participação no Projeto “Parlamento Jovem Indaiatuba”.

 

ORDEM DO DIA

01- Projeto de Lei nº 01/2018 da Vereadora Jovem Yasmim Macedo – Institui o Projeto de Orientação Vocacional nas Escolas Públicas. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

02- Projeto de Lei nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – Institui a Semana da Conscientização Sobre os Animais. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

03- Projeto de Lei nº 03/2018 do Vereador Jovem Lucca Felício – Institui a “Manutenção da Cidade”. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

04- Projeto de Lei nº 04/2018 da Vereadora Jovem Luiza da Silva Brando – Institui a Campanha Ajudar o Próximo. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

05- Projeto de Lei nº 05/2018 da Vereadora Jovem Isabella Simonelli Gomes – Institui a Semana Municipal de Apoio Contínuo ao Estudante da Rede Pública de Ensino. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

06- Projeto de Lei nº 06/2018 do Vereador Jovem Thiago Lopes Tortorelli – Institui a implementação de enfermarias nas escolas públicas. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

07- Projeto de Lei nº 07/2018 da Vereadora Jovem Ana Clara Valim Araújo – Institui o Dia de Combate ao Desperdício de Água. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

08- Projeto de Lei nº 08/2018 do Vereador Jovem Lucas do Nascimento Ferino – Institui o Dia do Cuidador. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Confira todas as fotos relacionadas no Facebook da Câmara Municipal:

https://www.facebook.com/pg/camaraindaiatuba/photos/?tab=album&album_id=1767094656685895

 

Câmara aprova, por unanimidade, dez projetos da Ordem do Dia

Vereadores aprovaram dois projetos subscritos por todos, criando o “Câmara para Todos” e o “Vizinhança Solidária”

Com 47 indicações, sete moções e 10 projetos na Ordem do Dia, a Câmara realizou na noite de segunda-feira, a 10ª Sessão Ordinária. Entre os projetos da noite, dois são subscritos por todos os vereadores: o que cria o projeto “Câmara Cidadã” e o que institui oficialmente o programa “Vizinhança Solidária”, ambos aprovados por unanimidade.

Em regime de urgência especial, os vereadores aprovaram outros dois projetos: o que autoriza repasse de recursos financeiro em favor da Associação de Proteção aos Animais de Indaiatuba (APRAI); e o que autoriza repasses financeiros em favor das seguintes entidades ou Projetos: Projetos Guri, ABID, Apae, CMDCA, Casa da Criança Jesus de Nazaré, Casa da Providência, Campi, Educandário Deus e a Natureza, Casa da Fraternidade, Manaem, Bolha de Sabão, Ciaspe, Cirva, Sociedade São Vicente de Paula e SISNI.

Esses dois projetos são de autoria do Executivo Municipal e, por força do pedido de urgência, passam a ter votação única. Também do Executivo Municipal, os vereadores aprovaram projeto que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (AESCI), em votação absoluta.

Também foi aprovado durante a sessão da última segunda-feira (23), Veto Total ao Projeto de Lei nº 60/18 de autoria do Vereador Alexandre Carlos Peres que 'Denomina Rua Ewerton Luiz Godoy, o logradouro público do Jardim Residencial Veneza.

Já do vereador Alexandre Peres, a Câmara aprovou projeto de Lei que denomina Rua Álvaro Estevam de Araújo, logradouro público do Jardim Residencial Veneza.

Do presidente em Exercício, Edvaldo Bertipaglia, os vereadores aprovaram por unanimidade e em votação única, projeto que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município o 'Dia de conscientização contra acidentes na Rodovia SP-75'.

O vereador Massao Kanesaki, teve aprovado em 2ª votação, projeto que cria o Diploma 'Aluno Destaque Esportista', voltado para estudantes das redes de ensino municipal de Indaiatuba. Já a vereadora Silene Silvana Carvalini teve aprovado, em primeira votação e com uma emenda, projeto que dispõe sobre a obrigação das empresas de transporte público, fixarem no interior dos ônibus, aviso informando que “abuso sexual e violência contra mulheres é crime”.

Câmara aprova projeto que cria “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência”

Lei é de autoria dos vereadores Massao Kanesaki, Edvaldo Bertipaglia e Hélio Ribeiro
Câmara aprova projeto que cria “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência”

Rose Parra - ACS/CMI

Vereadores da Câmara de Indaiatuba aprovaram durante sessão realizada segunda-feira (7), projeto que cria a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Segundo os autores Edvaldo Bertipaglia, Massao Kanesaki e Hélio Ribeiro, o objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência no Município será realizada através de ações que se efetivarão anualmente na semana do dia 26 de setembro, data em que se comemora o "Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência".

"Serão ações educativas que devem incluir palestras, seminários, conferências e atividades culturais e de lazer, com a participação instituições e autoridades religiosas, educacionais e políticas”, afirma o presidente da Câmara em Exercício, Edvaldo Bertipaglia.

 Urgência Especial

Durante a Sessão de Câmara dessa segunda-feira (7), os vereadores votaram dois projetos em Regime de Urgência Especial: o projeto de Resolução Nº 10/2018, de autoria da Mesa da Câmara, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno da Casa; e o projeto de Lei Nº 104/2018, do vereador Francisco Mandelo, que institui no Calendário Oficial do Município, o Dia do Nascituro. Nascituro é aquele que há de nascer, gerado, mas ainda não nascido. Ambos foram aprovados.

Da ordem do Dia, o vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, pediu vistas até a próxima sessão do projeto, de autoria do vereador Cebolinha, que dispõe sobre a concessão do Título “Empresário do Ano Raffaello Fantelli”.

Os vereadores também rejeitaram o Projeto de Resolução Nº 7/2018, da Comissão de Justiça e Redação, que acolhe o recurso interposto pelo vereador Arthur Machado Spindola.

Já o vereador Arthur Spíndola pediu vistas por 10 dias do Projeto de Lei PL Nº 51/2018, de autoria do vereador Alexandre Peres, que dispõe sobre a identificação dos dispositivos de transportes de cargas nos veículos dos moto-entregadores.

Aprovados

Dos projetos aprovados durante a 11ª sessão, os vereadores aprovaram ainda dois projetos da vereadora Silene  -- Projeto de Lei Nº 41/2018, que dispõe sobre a obrigação das empresas de transporte público, fixarem no interior dos ônibus, aviso informando que “abuso sexual e violência contra mulheres é crime” e Projeto de Lei Nº 85/2018, que dispõe sobre a obrigação dos shoppings, hipermercados e supermercados, da Cidade de Indaiatuba, instalarem placas de aviso tipo porte, informando da proibição e suas punições, ao estacionar na vaga reservada ao idoso e deficiente – e projeto do Executivo, que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor da 'AESCI - Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba'.

Também foi aprovado, projeto de Lei Nº 84/2018, do vereador João de Souza Neto, o Januba, que dispõe sobre a criação de Pipódromos no Município de Indaiatuba e cria a Semana Educativa do Uso Responsável de Pipas.

A próxima sessão de Câmara acontece dia 14, no Plenário Joab José Puccinelli, às 18h, e será marcada pelo retorno do vereador Hélio Ribeiro à presidente da Casa. Com isso, o vereador Francisco Mandelo deixa a Câmara e o vereador Edvaldo Bertipaglia volta a assumir a vice-presidência.

 

 

Pessoas Deficientes classificadas no Concurso Público são convocadas para perícia médica

Exame deve ser feito na clínica Audmed em data e horário estipulado nesta lista

A Comissão de Concurso constituída especialmente para cuidar do Concurso Público para vários cargos na Câmara, convoca os candidatos classificados e que se inscreveram como Pessoa Portadora de Deficiência Física, para a realização, na Clínica Audmed Ltda (Rua Ademar de Barros, 491, Centro, Indaiatuba/SP), de perícia médica. Os exames têm início segunda-feira, dia 14, e a lista estipula para cada candidato, datas e horários diferenciados. Por conta disso, o candidato deve ficar atento à listagem abaixo.

Os convocados devem comparecer na Audmed com, pelo menos, 30 (trinta) minutos de antecedência do horário de sua respectiva perícia, munidos de original de um documento de identificação com foto e exame(s) médico(s) que possuírem, inclusive laudo médico apresentado na inscrição.

A lista abaixo está em ordem alfabética e contém nome do candidato (NOME); número de inscrição (INSCR); número do documento de identificação (DOCTO); código e nome do cargo de inscrição (OPÇÃO); datas de realização da perícia médica (DATAS) e horários de realização da perícia médica (HORÁRIOS).

Alunos do Dom José participam da 2ª edição do Parlamento Jovem

Vereadores-Jovens participaram quinta-feira (17) da sessão simulada, realizada no Plenário

A Câmara de Indaiatuba realizou na noite de quinta-feira (17) a 2ª cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene Simulada, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Dom José de Camargo Barros participaram do evento, realizado no Plenário da Câmara, e que contou com as presenças de pais, professores e demais alunos da escola. Cada Vereador-Jovem foi conduzido ao local pelos vereadores da Casa. A sessão contou com uma pauta de discussão, que incluiu quatro projetos na Ordem do Dia.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, que falou sobre cidadania e democracia. “Que vocês nunca esqueçam essa experiência e que essa data fique marcada, não apenas na história desta Câmara, mas que, no futuro, essa noite marque a história de cada um de vocês e do nosso Município”.

Participaram da Sessão Simulada do Parlamento Jovem, os vereadores Luiz Carlos Chiaparine, Edvaldo Bertipaglia, Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), Adeílson Pereira (Figura), Jorge Luis Lepinsk (Pepo), Silene Carvalini, Ricardo França, Alexandre Peres, João de Souza Neto (Januba) e os representantes do vereador Arthur Spíndola e Massao Kanesaki.

A sessão simulada foi comandada pelos seguintes vereadores-jovens Renan Wender B. Carlos (Presidente-Jovem), Isabely Vitória da Silva (Vice-Presidente-Jovem), Marcela Michel Cândido da Silva (1ª Secretária-Jovem), Juan Nícolas Martins Telles da Silva (2º Secretário-Jovem) e pelos vereadores-jovens Emilly Cristine Lima, Giovana Lima Spigariol, Thalys Brandolim Calixto, Jackson de Oliveira, Alessandra Alves, Letícia Andrade de Oliveira Rocco, Ananda Santos, Stephany Marques Moretto e os suplentes Geovana Araújo, Yasmin Oliveira, Henrique Eulâmpio Rocha, Leandro Ventura de Oliveira e Sabrina Michelli Santos Cézar.

Durante a sessão simulada, os estudantes debateram oito indicações e uma Moção. Eles também votaram e aprovaram por unanimidade, quatro projetos de lei, constantes da ordem do Dia. Tosos os vereadores-jovens foram diplomados. A próxima Sessão Solene Simulada do Parlamento Jovem acontece dia 29 de maio, no Plenário da Câmara, com alunos da EE Prof. Camilo Marques Paula.

 

Confira abaixo, a pauta da 2ª Sessão do Parlamento Jovem

Indicação nº 01/2018 do Vereador Jovem Leonardo Ventura de Oliveira – implantar bueiros inteligentes nas vias públicas de Indaiatuba, principalmente nos bairros que sofrem com enchente.

Indicação nº 02/2018 da Vereadora Jovem Marcela Michel Cândido da Silva – disponibilizar mais computadores para as escolas.

Indicação nº 03/2018 da Vereadora Jovem Marcela Michel Cândido da Silva – providenciar a revitalização e manutenção das praças da cidade.

Indicação nº 04/2018 da Vereadora Jovem Giovana Lima Spigariol – providenciar melhorias nos hospitais, como contratação de mais funcionários, compra de novos equipamentos e reforma do prédio, beneficiando a qualidade do atendimento prestado à população.

Indicação nº 05/2018 do Vereador Jackson de Oliveira – realizar o plantio de árvores nas calçadas das escolas públicas e privadas da cidade.

Indicação nº 06/2018 da Vereadora Jovem Isabely Vitória da Silva – aumentar a fiscalização dos estabelecimentos em relação à acessibilidade.

Indicação nº 07/2018 da Vereadora Jovem Emilly Cristine Andrade Lima – aumentar o número de escolas de período integral na cidade.

Indicação nº 08/2018 da Vereadora Jovem Stephany Marques Moretto – disponibilizar comedouros e bebedouros para animais de rua em vários pontos da cidade.

Moção nº 01/2018 do Vereador Jovem Jackson de Oliveira – congratulações à empresa Toyota, a FIEC e ao Instituto Mendes Gomes pela realização de projetos de reflorestamento.

 

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 01/2018 do Vereador Jovem Renan Wender B. Carlos – Cria a Escola Bílingue, por meio da utilização de salas inativas de escolas, para aprendizagem de LIBRAS, e dá outras providências. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Projeto de Lei nº 02/2018 do Vereador Jovem Jackson de Oliveira – Institui a Semana de Incentivo ao Plantio Urbano. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Projeto de Lei nº 03/2018 da Vereadora Jovem Letícia Andrade de Oliveira Rocco – Institui a gratuidade de estacionamento para pessoas com deficiência. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Projeto de Lei nº 04/2018 do Vereador Jovem Juan Nicolas Martins Telles da Silva – Institui o Dia do Voluntário na Escola. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

 

Confira todas as fotos relacionadas: https://www.facebook.com/pg/camaraindaiatuba/photos/?tab=album&album_id=1789555847773109

 

Sete projetos foram aprovados durante Sessão de Câmara

Dois projetos tiveram pedido de vistas aprovados pelos vereadores

A Câmara aprovou segunda-feira (14) sete projetos durante a sessão, ocorrida no Plenário da Casa. Dois projetos foram votados e aprovados em Regime de Urgência Especial, portanto, em votação única. São eles: Projeto de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal e o projeto, também Executivo Municipal, que dá nova redação ao artigo 57 da Lei nº 6.856, pertinente à Assistência à Saúde dos servidores municipais de Indaiatuba.

Outros dois projetos tiveram pedido de vistas aprovados pelos vereadores. O primeiro, teve pedido de vistas do vereador Alexandre Peres, é de autoria da Mesa da Câmara, e dá nova redação ao Art. 3º da Resolução nº 67/2017, que dispõe sobre o estágio de estudantes pela Câmara.

Já o vereador Jorge Luis Lepinsk (Pepo) pediu vistas do projeto de autoria do vereador João de Souza Neto (Januba). O projeto dispõe sobre a criação de Pipódromos no Município e cria a Semana Educativa do Uso Responsável de Pipas.

A sessão serviu ainda para aprovar os seguintes projetos: projeto de resolução assinado por todos os vereadores da Casa, que institui o Projeto “Câmara na Praça”; projeto do vereador Alexandre Peres, que denomina Rua Ewerton Luiz de Godoy logradouro público do Jardim Residencial Veneza; projeto da vereadora Silene Carvalini que dispõe sobre a obrigação dos shoppings, hipermercados e supermercados da Cidade de Indaiatuba, instalarem placas informando sobre a proibição e as punições para quem estaciona em vagas reservadas a idosos e deficientes; projeto dos vereadores Arthur Spíndola e Luiz Carlos Chiaparine que dispõe sobre a criação do Projeto de Adestramento no Centro de Reabilitação Animal no município de Indaiatuba; e projeto do vereador Adeílson Pereira (Figura) que dispõe sobre a 'Campanha Municipal de Prevenção e Conscientização da Síndrome ou Transtorno do Pânico e da Depressão', a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro.

 

13ª Sessão de Câmara debate 15 projetos

Dois foram aprovados em regime de urgência especial; sessões de Câmara são abertas à população
13ª Sessão de Câmara debate 15 projetos

Rose Parra - ACS/CMI

A Câmara de Indaiatuba aprovou durante sessão ocorrida segunda-feira (21), 15 projetos constantes da Ordem do Dia. A 13ª sessão do ano serviu ainda para debater 50 indicações e seis moções.

Dois projetos foram aprovados em regime de urgência especial, ambos de autoria do Executivo Municipal. São eles: projeto que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Gestão do Fundeb no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, e projeto que dispõe sobre o uso do solo e de espaços públicos para implantação e passagem de equipamentos urbanos destinados à prestação de serviços de infraestrutura por entidades de direito público e privado.

Do Executivo Municipal, a sessão também aprovou projeto que dispõe sobre a doação de combustível em favor das seguintes entidades: Ciaspe, Educandário Deus e a Natureza, Manaem, Bolha de Sabão, Volacc e Centro Espírita Apóstolos do Bem.

Na sequência, os vereadores aprovaram projeto do vereador Alexandre Peres, que institui a ficha limpa municipal na nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo e do poder legislativo.

Da Comissão de Justiça e Redação foram votados três projetos de resolução, todos para rejeitar recurso interposto pelo vereador Ricardo França. Desses, dois foram rejeitados.

Dos vereadores Luiz Carlos Chiaparine e Ricardo França, foi aprovado projeto que institui o Cadastro Municipal de Autistas. Já do vereador Adeílson Pereira da Silva, o Figura, foram aprovados três projetos, inserindo no calendário de eventos do Município o “Dezembro Vermelho”, o “Abril Laranja” -- Mês de Prevenção da Crueldade Contra Animais – e o projeto que dispõe sobre a 'Campanha Municipal de Prevenção e Conscientização da Síndrome (Transtorno) do Pânico e da Depressão', a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro.

Já do vereador Alexandre Peres, foram votados e aprovados dois projetos que dão nomes às ruas do Parque Residencial Sabiás, que agora passam a se chamar Rua Natalino Gazola e Rua Manoel Ribeiro Martins.

Os vereadores Arthur Spíndola e Chiaparine, também tiveram aprovado propositura que dispõe sobre a criação do “Projeto Adestramento no Centro de Reabilitação Animal de Indaiatuba”.

Em segunda votação, foi aprovado ainda, projeto do vereador João de Souza Neto (Januba), que cria o Pipódromo e a “Semana Educativa do Uso Responsável de Pipas no Município”. A próxima sessão de câmara acontece dia 28, às 18h, no Plenário Joab José Puccinelli.

 

LDO acontece sexta-feira, às 13h45, na Câmara

Peça planeja todas as ações para 2019 e é uma das mais importantes da Administração Pública

A Câmara de Indaiatuba sedia quinta-feira (25) Audiência Pública realizada pela Secretaria da Fazenda, relativa à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019. A audiência acontece das 13h45 às 15h30, no Plenário Joab José Puccinelli, e tem como objetivo esclarecer à sociedade os pontos principais do projeto, obtendo assim, subsídios adicionais para aprimorá-lo.

“A peça é uma das mais importantes da Administração Pública e planeja todas as ações para o próximo ano, de todos os setores da Prefeitura, incluindo suas fundações e autarquias; daí a necessidade da participação de toda a sociedade”, lembra o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.   

A apresentação do projeto será realizada pela diretora de área e serviço, Paula Fernanda Sciamarelli, que abordará a estrutura orçamentária, incluindo secretarias, autarquias e fundações, a elaboração dos anexos de riscos fiscais e de metas fiscais, além dos programas e ações planejados por cada entidade.

 

O que é

A LDO dispõe basicamente sobre as prioridades e metas da administração pública municipal; a estrutura e organização dos orçamentos; as diretrizes para a elaboração e execução do orçamento municipal e suas alterações; os mecanismos do equilíbrio entre a receita e despesas; as despesas do Município com pessoal e encargos sociais; as alterações na legislação tributária do Município e disposições gerais.

Após a apresentação da formação da LDO com todas as ações de todas as secretarias, a audiência é aberta para sugestões de acordo com cada setor da Prefeitura. As sugestões apresentadas são analisadas e de acordo com o plano de governo e a viabilidade financeira são incluídas no projeto que será votado por todos os vereadores.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, o Projeto de Lei 105/2018 encaminhado à Câmara em 27 de abril, precisa ser votado e devolvido ao Executivo para sanção do prefeito Nilson Gaspar até 21 de agosto de 2017.

 

Aprovada Lei da Ficha Limpa pela Câmara Municipal

Lei de Alexandre Peres protege a probidade e moralidade administrativa

Na sessão da Câmara Municipal de Indaiatuba da última segunda-feira, dia 21 de maio, foi aprovado em regime de urgência, o Projeto de Lei de autoria do vereador Alexandre Peres - o PL da FICHA LIMPA MUNICIPAL - que proíbe nomeação de funcionários comissionados na prefeitura, FIEC, Fundação Pró-Memória, SAAE, SEPREV e Câmara Municipal de cidadãos que tenham condenações transitadas em julgado relacionadas à improbidade administrativa, lavagem de dinheiro, crime contra o patrimônio público, ocultação de bens, abuso de autoridade, crime eleitoral, tortura, terrorismo, crime hediondo, tráfico de entorpecentes, racismo, crime contra a vida e a dignidade sexual, participação em organização criminosa, quadrilha ou bando e outros itens previstos na Lei da Ficha Limpa Federal.

 

O vereador esclarece que toda pessoa indicada para ser nomeada para os cargos em comissão, deverá apresentar declaração de que não se encontra na situação de impedimento. “Isso vale para todos os que forem ocupar vagas de direção, chefia e assessoramento, na administração direta e indireta do Município de Indaiatuba”, diz Alexandre Peres, que garante que a Lei moraliza a prática, dando ao indaiatubano um alívio muito grande, na medida em que ninguém aguenta mais tantas notícias  relacionadas aos “fichas sujas”.

 

O Projeto de Lei segue para ser sancionado pelo poder executivo, e o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara Municipal, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, deverão promover – se aplicável - a exoneração dos atuais ocupantes de cargos em provimento em comissão enquadrados nas vedações previstas na Lei.

 

O vereador encerra afirmando que o seu projeto de lei “revela-se exemplo do exercício da cidadania, na medida em que demonstra a insatisfação do povo com a permanência de pessoas com condenações judiciais na gestão de cargos públicos”.

 

 

 Com informações:Assessoria Vereador Eng. Alexandre Peres

Projeto sugerido por estudante vai à Plenário e é aprovado por vereadores

Ideia da estudante da EE Hélio é adotada por vereador e aprovada na Câmara
Projeto sugerido por estudante vai à Plenário e é aprovado por vereadores

Rose Parra - ACS/CMI

A ideia da estudante Ana Clara Valim Araújo, da EE Hélio Cerqueira Leite, vai virar Lei. A aluna participou da 1ª edição do projeto Parlamento Jovem Indaiatuba, sendo eleita uma das 12 Vereadoras-Jovens da unidade escolar. Durante uma sessão simulada na Câmara, Ana Clara apresentou o projeto imaginado por ela, que institui o “Dia de Combate Contra o Desperdício de Água no Município”. O  vereador Jorge Luis lepinsk, o Pepo, achou a sugestão pertinente, fez um projeto real, apresentou a seus pares na Câmara, e teve o projeto aprovado por unanimidade durante a 14ª Sessão, realizada no último dia 28.

“Fico feliz por uma menina de 15 anos ter tido essa ideia e estar preocupada com o futuro do nosso Município; e mais feliz ainda em poder transformar o que era uma sugestão dada dentro do Parlamento Jovem, num projeto de Lei de verdade, aprovado por todos os vereadores da Casa”, afirma Pepo.

“Nada mais gratificante para todos nós do que esse momento, em que aprovamos a Lei do Pepo, baseada em uma ideia nascida de uma estudante e participante do Projeto Parlamento Jovem; isso indica que estamos no caminho certo e que esses jovens buscam oportunidades de participação efetiva no processo democrático; faltava apenas uma oportunidade”, afirma o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

 

O que é

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Indaiatuba, baseada em uma ideia do presidente Hélio Ribeiro. Trata-se de um projeto voltado para a cidadania e a educação, que visa apresentar aos jovens do município o que é o Poder Legislativo, mostrando o dia a dia dos vereadores, fazendo com que os jovens passem por um processo democrático nas escolas em que estudam, que inclui a simulação de uma eleição, a posse como Vereador-Jovem e a participação, no Plenário, de uma sessão de câmara simulada, em que eles são ‘vereadores por um dia’, debatendo ideias e aprovando projetos que eles mesmos elaboram.

O Parlamento Jovem foi lançado em 4 de abril desse ano no Plenário da Câmara, sendo aberto a todas as escolas do Município, abraçado pelos 12 vereadores de Indaiatuba e executado com a participação de funcionários da Câmara e toda a comunidade escolar.

Além da Escola Hélio -- a primeira a fazer parte do projeto -- já participaram do Parlamento Jovem Indaiatuba, alunos da EE Dom José de Camargo Barros. A próxima sessão simulada acontece dia 19, às 19h30, no Plenário da Câmara, com estudantes da EE Prof. Dr. Camilo Marques Paula.

 

Ordem do Dia

Além do projeto do vereador Pepo, a 14ª Sessão de Câmara, aprovou outros 12 projetos, entre eles, projeto do vereador Alexandre Peres, que dá nova redação ao artigo 10 da lei 5.669 de 17 de novembro de 2009, que dispõe sobre a política municipal ambiental, votado e aprovado em Regime de Urgência Especial.

Também foi aprovado, pedido de vistas do vereador Ricardo França, que autoriza o Poder Executivo a custear seguro de acidentes de trabalho aos servidores municipais.

Entre outros, a sessão ainda aprovou os seguintes projetos: projeto da Mesa da Câmara que dispõe sobre o estágio de estudantes pela Câmara Municipal, projeto do vereador Alexandre Peres que denomina José Paulo Ifanger logradouro público do Parque Residencial Sabiás, projeto do vereador Pepo que institui no âmbito do município de indaiatuba, o programa 'Doador do Futuro', projeto dos vereadores Pepo e Silene Silvana Carvalini que dispõe sobre a criação do programa 'Banheiro Legal', que versa sobre a construção e/ou disponibilização de banheiros de uso públicos em praças, locais onde sejam praticadas modalidades esportivas ou que sejam consideradas pontos turísticos da cidade de Indaiatuba; projeto do vereador cebolinha que dispõe sobre a confecção e disponibilização de carnês de tributos municipais em braile; e projeto do vereador João de Souza Neto (Januba), que dispõe sobre incluir a Feira dos Produtores Rurais no calendário municipal de Indaiatuba.

A Câmara de Indaiatuba não tem expediente nesse feriado de quinta-feira (31) e tem ponto facultativo na sexta-feira (1º). Segunda-feira (4), a sessão de Câmara acontece normalmente, às 18h, sendo aberta a toda a população.

 

Meio ambiente é assunto de destaque na Câmara

Projeto do vereador Januba ganha destaque e une vereadores durante 15ª sessão do ano
Meio ambiente é assunto de destaque na Câmara

Rose Parra - ACS/CMI

A 15ª sessão da Câmara de Indaiatuba, ocorrida na última segunda-feira (4), serviu para unir vereadores da situação e da oposição em torno de um tema-chave: o meio ambiente. Os debates foram abertos um dia antes do 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, gerados a partir de um projeto do vereador João de Souza Neto, o Januba da Banca.

O projeto pede a inclusão da “Feira dos Produtores Rurais de Indaiatuba” no calendário oficial do Município. “A proposta visa coroar os trabalhos dos produtores rurais do nosso Município, criando mecanismos para divulgar a feira em toda a região, incentivando agricultores e o consumo de produtos locais”, destaca o vereador.

O projeto ganhou apoio dos vereadores. O vereador Arthur Spíndola parabenizou o autor do projeto e lembrou que, além desse tipo de apoio, é necessário que se crie mecanismos para que os agricultores possam ampliar o cultivo de produtos orgânicos no Município. “O consumo desse tipo de produto vem ganhando cada vez mais adeptos, mas é preciso um olhar mais atento do Poder Público para que ele realmente aconteça no Município”, disse.

O vereador Luiz Carlos Chiaparine também defendeu o projeto do vereador Januba. Ele falou ainda sobre a necessidade de se criar um Mercado Municipal em Indaiatuba, e sugeriu como local o espaço da atual Rodoviária Maurílio Gonçalves Pinto.

Além disso, Chiaparine sugeriu a criação de um cinturão verde no Município, em defesa dos produtores rurais e da Zona Rural de Indaiatuba, e lembrou que o assunto poderia ser tema de debate na Região Metropolitana de Campinas.

O vereador, presidente da Câmara de Indaiatuba e do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, se comprometeu a levar esse assunto aos vereadores de toda a região, num dos próximos encontros do grupo, que engloba presidentes de Câmara e vereadores de 20 Municípios.

 

ORDEM DO DIA

DA Ordem do Dia, os vereadores aprovaram outros cinco projetos.  Dois são de autoria do vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha. Um deles, altera o Decreto Legislativo nº 03/1997; o outro dispõe sobre a confecção e disponibilização de carnês de tributos municipais em braile.

Também foram aprovados os seguintes projetos: dos vereadores Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Silene Silvana Carvalino, que dispõe sobre a criação do programa 'Banheiro Legal'; do vereador Pepo, que institui no âmbito do município de Indaiatuba, o programa 'Doador do Futuro'; e projeto do vereador Alexandre Peres, que dispõe sobre a identificação dos dispositivos de transportes de cargas nos veículos dos moto-entregadores.

Alexandre Peres, foi autor do único pedido de vistas da sessão, feito para projeto de autoria do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a custear seguro de acidentes de trabalho aos servidores municipais. O pedido de vistas foi aprovado pelos vereadores.

Câmara divulga classificação final do Concurso Público

Quem prestou para os cargos de Procurador e Operador de Som, deve aguardar listagem final da prova prática

A Câmara de Indaiatuba divulgou sexta-feira (8), classificação final dos aprovados no concurso público aplicado pela Vunesp. A lista completa está publicada no Diário Oficial do Município, edição 011/2018, do dia 08/06/2018. A classificação é válida para os cargos de Copeira, Auxiliar Administrativo, Oficial de manutenção, Recepcionista, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Analista de Sistemas, Controlador Interno e Jornalista. Devido à prova prática, ainda estão em análise os cargos de Operador de Som e Procurador, que ainda aguardam publicação final. Confira o link da publicação:

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/

 

Câmara divulga resultado final da prova prática para cargo de Operador de Som

Lista está por ordem de classificação e é válida apenas para o cargo

A Câmara divulgou no Edital nº 014/2018, a classificação final da prova prática para o cargo de “Operador de Som e Imagem”. A lista de classificados no Concurso Público  está em ordem de classificação final e contém o número da inscrição (INSCR), número do documento pessoal (DOCTO), nota da proja objetiva ( N  OBJ), nota da prova prática (N PRÁT), nota final (N FINAL) e classificação final (C AMPLA). Abaixo, o conteúdo da publicação.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

 

P A L Á C I O                V O T U R A

 

 

PUBLICAÇÃO Nº 014/2018 – REFERENTE CONCURSO PÚBLICO 01/2017

DIVULGA   A   CLASSIFICAÇÃO   FINAL

 

(cargo de Operador de Som e Imagem)

 

A   COMISSÃO   DE   CONCURSO     constituída  especialmente   para   cuidar    do

 

Concurso  Público  para  vários  cargos  de  que  trata  o  Edital  de  Abertura  de  Inscrições  e

Instruções   Especiais  nº   13/2017   (publicado  na   Imprensa   Oficial  de   Indaiatuba/SP   em

08.12.2017) e o Edital de Retirratificação (publicado na Imprensa Oficial de Indaiatuba/SP em

22.12.2017) – DIVULGA a classificação final.

 

A classificação final foi obtida nos termos do citado Edital de Abertura de Inscrições e Instruções Especiais.

 

A lista de classificação final geral figura em ordem de classificação, contendo: número da inscrição (INSCR); nome do candidato (NOME); número do documento (DOCTO); nota na prova objetiva (N OBJ); nota na prova prática (N PRÁT); nota final (N.FINAL) e classificação final (C AMPLA).

 

INSCR

NOME

DOCTO

N OBJ

N PRÁT

N FINAL

C AMPLA

20080220

RICARDO JOSE TARDELLI

18171906

86,000

100,000

186,000

1

18377246

LUCIANO LONGANO MESQUITA DE OLIVEIRA

449382679

84,000

100,000

184,000

2

 

 

 

 

 

 

 

17677688

JEAN LUCAS DELAFIORI

465480275

82,000

100,000

182,000

3

 

 

 

 

 

 

 

20973497

VITOR APARECIDO MARQUES BARBOSA

471682263

82,000

100,000

182,000

4

 

 

 

 

 

 

 

21028370

LUIZ ROGERIO MACEDO

11107485

74,000

95,000

169,000

5

 

 

 

 

 

 

 

17623219

ALEXANDRE MOURA FAHL

275790526

74,000

95,000

169,000

6

 

 

 

 

 

 

 

20842465

WELITON LOPES DE ARAUJO

432492902

80,000

85,000

165,000

7

 

 

 

 

 

 

 

18568823

HENRIQUE GALDI QUEL

485681092

86,000

70,000

156,000

8

 

 

 

 

 

 

 

20858906

RENATO GUSTAVO CLAUSS DA SILVA

50.260.6782

80,000

75,000

155,000

9

 

 

 

 

 

 

 

21072680

MARIANA TARDELLI ARCANJO DA SILVA

418103744

74,000

80,000

154,000

10

 

 

 

 

 

 

 

21238820

YURI SEREGATI

442947835

74,000

75,000

149,000

11

 

 

 

 

 

 

 

21221057

SILAS DA SILVA

524846728

78,000

70,000

148,000

12

 

 

 

 

 

 

 

 

E, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital.

 

Indaiatuba, 15 de junho de 2018.

 

 

 

NEIDE R.TASHIRO HASHIMOTO Presidente da Comissão de Concurso


 

 

HELIO ALVES RIBEIRO Presidente da Câmara Municipal


 

 

 

 

3ª edição do Parlamento Jovem acontece nessa terça-feira (19)

Alunos da EE Prof. Camilo Marques Paula farão parte da Sessão Solene Simulada que será realizada no Plenário da Câmara

Os alunos eleitos para o Parlamento Jovem de Indaiatuba da EE Prof. Camilo Marques Paula tomam posse nessa terça-feira (19), durante a Sessão Solene Simulada, que acontece às 19h30 no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba.

A 3ª edição do Parlamento Jovem conta com a participação de doze estudantes que foram eleitos pelos estudantes.  Cada uma das salas de aula escolheu seu vereador, através das propostas de melhoria para o Município que cada estudante apresentou. Também foram eleitos os vereadores suplentes.

Na oportunidade, os alunos serão vereadores por um dia, num projeto voltado para a cidadania e instituído através da Resolução n.° 71/2018.

A ideia é que os alunos vivenciem o processo democrático, mediante participação em uma sessão parlamentar na Câmara Municipal de Indaiatuba, em que possam apresentar projetos de Lei/Resolução/Decreto, Requerimentos, Moções, Indicações ou Emendas, baseados em questões reais da comunidade em que vivem, ampliando a compreensão e o conhecimento que eles têm sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade.

“É uma honra para essa Casa chegar na 3ª edição do Parlamento Jovem. Esperamos que todos se envolvam nesse projeto: pais, professores, educadores, alunos e comunidade; o projeto é voltado para a cidadania, para o futuro e para aquilo que esperamos desse futuro”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Hélio Ribeiro.

Parlamento Jovem

O projeto conta ainda com uma cartilha que pode ser baixada pelo site da Câmara, e que explica como participar do Parlamento Jovem. A cartilha, que será distribuída nas unidades escolares, especifica, entre outras coisas, os objetivos do projeto: que cada vez mais as pessoas façam uso do voto consciente; que essas pessoas acompanhem e fiscalizem os trabalhos dos vereadores e as sessões de Câmara; e que o projeto sirva para o aprimoramento das composições futuras da Câmara de Indaiatuba, com a eleição de vereadores cada vez mais qualificados para exercer suas funções.

 

Alunos participantes da EE Prof. Camilo Marques Paula:

Mesa Diretora

Vitória Gomes Ferreira Bento - Presidente

João Costa Neto  – Vice-Presidente

Sara Ferreira – 1ª Secretária

Juliano Morh Amaral – 2º Secretário

 

Vereadores e vereadoras

Júlia Martins Fina

Renato Dias Pereira Soares Filho

Geovana de Farias Gomes

Vinicius Alves Bessa

Maria Eduarda Alves Santana

Bruna Ribeiro de Souza

Michelly Cristina dos Santos Conti

Luis Filipe Lourenço Requena

 

Suplentes

Thalyse Caroline Aparecida Pereira

Raquel dos Santos Oliveira

Sessão de Câmara aprova oito projetos durante a 17ª Sessão do ano

Próxima sessão é a última sessão ordinária do semestre antes do Recesso Parlamentar

Vereadores da Câmara de Indaiatuba aprovaram segunda-feira (18) oito projetos da Ordem do Dia. Durante a 17ª sessão do ano, os 12 vereadores da Casa ainda debateram 42 indicações e sete Moções. Um projeto de autoria do vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha, também teve pedido de vistas aprovado por 10 dias. O projeto, que dispõe sobre a proibição da utilização da vegetação 'Coroa de Cristo' no paisagismo e decoração das áreas externas de edificações do Município, entrou na pauta da sessão para 2ª votação, mas teve pedido de vistas do vereador Massao Kanesaki aprovado por unanimidade.

A sessão aprovou também um projeto de lei (PL) em regime de urgência especial. Trata-se do PL de autoria do Poder Executivo, que visa custear seguro de acidentes de trabalho aos servidores municipais.

Também de autoria do Poder Executivo, foram aprovados outros quatro projetos. Projeto que autoriza a transposição de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, e dá outras providências; projeto que dispõe sobre cadastramento de novo loteamentos para fins de lançamento de IPTU; projeto que altera a Lei nº 6.937, de 18 de maio de 2018, para adequar a denominação do sistema de Zona Azul Eletrônica; e projeto que revoga dispositivo da Lei nº 6.917, de 03 de maio de 2018, que autoriza repasse de recursos financeiros, em favor das entidades que especifica.

Já da Mesa da Câmara, os vereadores aprovaram Projeto de Resolução que altera a redação do Art. 3º da Resolução nº 67/2017 e acrescenta-lhe um parágrafo único. Do vereador Alexandre Peres foi aprovado PL que denomina Rua Ewerton Luiz de Godoy, rua do Jardim Park Real. O oitavo projeto aprovado durante a sessão do dia 18 de junho, é de autoria do vereador Ricardo França e dispõe sobre a publicidade da escala de médicos nas Unidades de Saúde do município e dá outras providências.

Os debates voltam ao Plenário na próxima segunda-feira (25), quando acontece a última sessão ordinária do semestre antes do recesso parlamentar, período em que não ocorrem sessões ordinárias às segundas-feiras, mas quando os demais trabalhos dos parlamentares continuam normalmente na Casa.

Parlamento Jovem tem 1ª mulher na presidência

Vitória Gomes Ferreira presidiu a 3ª sessão simulada ao lado de outros 11 alunos da escola Camilo

A 3ª edição do Parlamento Jovem de Indaiatuba, realizada na última terça-feira (19) com alunos da EE Camilo Marques Paula, contou com um fato nunca ocorrido na Câmara: foi presidida por uma mulher. Vitória Gomes Ferreira Bento presidiu a sessão simulada realizada no Plenário da Câmara. O evento, aberto pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro, contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar e com a participação dos vereadores Alexandre Peres, Arthur Spíndola, João de Souza Neto (o Januba), Massao Kanesaki, Ricardo França e Silene Silvana Carvalini; além de representantes dos vereadores Adeílson Pereira (o Figura), Edvaldo Bertipaglia, Jorge Luis Lepinsk (Pepo), Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) e Luiz Carlos Chiaparine.

Todos os projetos apresentados pelos alunos foram aprovados durante a sessão simulada. Essa foi a 3ª edição do Parlamento Jovem, que já movimentou os grêmios estudantis das escolas Hélio Cerqueira Leite e Dom José de Camargo Barros. Da escola Camilo, além da presidente Vitória, participaram da Sessão simulada os seguintes alunos:  João Costa Neto (1º Secretário Jovem), Vítor Yuri Gomes Isidoro (Vice-Presidente Jovem), Juliano Morh Amaral (2º Secretário), Julia Martins Fina, Renato Dias Pereira Soares Filho, Geovana de Farias Gomes, Larissa Tainara Rodrigues, Maria Eduarda Alves Santana, Bruna Ribeiro de Souza, Michelly Cristina dos Santos Conti e Raquel dos Santos de Oliveira.

Além do prefeito, vereadores, pais e mestres, estiveram presentes à cerimônia a diretora da EE Camilo Marques Paula, Nalú Patrícia K. Azevedo e a coordenadora da unidade, Mariana Yuki Kamada.

Durante a sessão simulada, os estudantes debateram sete indicações, oito moções e votaram oito projetos de lei constantes da ordem do Dia. Ao final, os vereadores-jovens aprovaram todas as moções e projetos.

Nascido de uma ideia do presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, o Parlamento Jovem foi instituído na Câmara de Indaiatuba através da Resolução nº 71/2018. Trata-se de um projeto educacional direcionado aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, da rede municipal ou particular do Município, que tem como objetivo proporcionar a experiência de vivenciar atividades e o cotidiano dos vereadores.

Mais do que transformar os estudantes em vereadores por um dia, proporcionando que eles passem pelo processo de eleição na escola, pela posse, escolha de um projeto para defender durante a sessão simulada em que sentam nas cadeiras dos vereadores e vivenciam todas as experiências advindas disso, esse projeto proporciona viver o projeto democrático em sua totalidade.

“Os jovens ocupam o Plenário da Câmara, sentam numa cadeira, participam de uma sessão como protagonistas e todo esse processo é transformador; mostra a esse jovem que é ele quem conduzirá também a política do Município, do Estado e do País; daí ser uma honra para todos nós, da Câmara de Indaiatuba, colocar em prática o Parlamento Jovem”, afirma o presidente da Câmara. 

 

Câmara aprova 11 projetos antes do recesso parlamentar

Entre os projetos aprovados, estão o que autoriza o vice-prefeito a licenciar-se do cargo

A Câmara de Indaiatuba aprovou segunda-feira (25), 11 projetos debatidos no Plenário Joab José Puccinelli. Um dos projetos, de autoria do vereador Alexandre Peres, dá título de “Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio” a Carlos Alberto Ambiel. Outro projeto, dessa vez de autoria do vereador João de Souza Neto (Januba), concede o mesmo título a Mário Sérgio Zombine. De autoria da Mesa da Câmara, os vereadores também aprovaram Projeto de Decreto Legislativo, que autoriza o vice-prefeito, Túlio José Tomass do Couto, a licenciar-se do cargo.

Outros três projetos, aprovados na noite de segunda-feira, concedem nomes às ruas de Indaiatuba: dos vereadores Alexandre Peres e Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), foi aprovado o nome “Rua Professora Zoleima Antônia Rodrigues de Almeida”, logradouro do Parque Residencial Veneza; do vereador Massao Kanesaki, foi aprovado o nome Rua João Manoel Ruz Peres, logradouro do Bairro Saltinho; também do vereador Cebolinha, foi aprovado projeto que denomina Rua Damiana Maria de Jesus, logradouro do loteamento Jd. Residencial Veneza.

Já do vereador Ricardo França e da vereadora Silene Silvana Carvalini foi aprovado projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da Rede Básica de Saúde, em parceria com Programa Nascer Bem, prestar orientações na sala de espera e grupos relacionados, referente ao atendimento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos e crianças.

Do vereador Arthur Spíndola, os vereadores aprovaram projeto que dispõe sobre a utilização do brasão oficial do município na confecção e personalização de vestuários e materiais relacionados ao Esporte e Lazer em Indaiatuba.

Outros três projetos de autoria do Executivo Municipal foram aprovados na 18ª Sessão ordinária do ano, em regime de urgência especial: projeto que autoriza a transferência de recursos financeiros vinculados à Secretaria Municipal de Educação, em favor da Casa da Providência e Dispensário Antônio Frederico Ozanam; projeto que autoriza repasse financeiros vinculados à Secretaria de Saúde em favor do Sirva; e projeto que dá nova redação ao artigo 1º da Lei nº 6.608, de 15 de setembro de 2016, que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área institucional pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor de 'Federados Moto Clube.

Já o projeto que dispõe sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Fundo Municipal de Meio Ambiente teve pedido de vistas do vereador Ricardo França. O pedido foi aprovado por unanimidade.

A Câmara de Indaiatuba entra em recesso dia 1º de Julho. “Isso significa apenas que nossas sessões plenárias voltam dia 6 de agosto, mas todas as atividades dos vereadores continuam sendo mantidas durante esse período”, afirma o presidente da Câmara, o vereador Hélio Ribeiro.

Alexandre Peres propõe adoção da Agenda 2030 da ONU

Vereador protocolou Projeto de Lei nº 163/18 que propõe instituir um conjunto de diretrizes para aplicar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Agenda 2030 da ONU em Indaiatuba

O projeto tem como objetivo fazer cumprir, na esfera municipal, o acordo firmado entre 193 países-membros das Nações Unidas, que pactuaram um conjunto de metas que seria aplicável com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. O vereador argumenta que “os ODS só podem ser viabilizados se todos se empenharem: pessoas, nações, o planeta todo. Sendo o Brasil signatário do acordo, nossa cidade deve aplicar ações concretas para atingir essas metas na esfera municipal. E completa: esse indicador sim, daria muito orgulho aos indaiatubanos!

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas devem ser implementados por todos os países do mundo até o ano de 2030 para orientar políticas públicas para: segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades e erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

 Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental e foram elaborados por muitas vozes e valiosas contribuições de uma ampla gama de partes interessadas do mundo todo.

 O vereador defende que o “Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030” não gerará custos diretos para o Município pois será formado por uma Comissão paritária de natureza consultiva e deliberativa, com composição intersecretarial, ou seja, com funcionários que já são contratados pela Prefeitura auxiliados por voluntários da sociedade civil e da iniciativa privada, que podem já estar alocados em ONGs ou projetos diversos relacionados aos Objetivos e as Metas da Agenda.

 Agora, conto com a sensibilidade e vontade política dos poderes Legislativo e Executivo para analisar, aprovar e implementar o projeto, para o qual disponho meu mandato e meu gabinete para participar da Comissão, concluiu o vereador.

           

Confira classificações finais para o cargo de Procurador Jurídico

Publicação Nº 017/2018 – Referente Concurso Público 01/2017

PUBLICAÇÃO Nº 017/2018 – REFERENTE CONCURSO PÚBLICO 01/2017

DIVULGA  A(S)  CLASSIFICAÇÃO(ÇÕES)  FINAL(FINAIS) (cargo de Procurador Jurídico)

 

 A   COMISSÃO   DE   CONCURSO   constituída   especialmente   para   cuidar   do Concurso  Público  para  vários  cargos  de  que  trata  o  Edital  de  Abertura  de  Inscrições  e Instruções   Especiais   nº   13/2017   (publicado   na   Imprensa   Oficial   de   Indaiatuba/SP   em

08.12.2017) e o Edital de Retirratificação (publicado na Imprensa Oficial de Indaiatuba/SP em

22.12.2017) – DIVULGA  a(s)  classificação(ções) final(finais).

A(s) classificação(ções)  final(finais)  foram obtidas nos termos do citado Edital de

Abertura de Inscrições e Instruções Especiais.

A   lista      dos      candidatos      habilitados      neste   Concurso,   com   sua(s)

respectiva(s)     classificação(ções)  final(finais),     figura     em  ordem     de     classificação,

contendo:  número  da  inscrição  (INSCRIÇÃO);  nome  do  candidato  (NOME);   número   do documento  (DOCUMENTO);  nota   final   (N FINAL);   classificação   final   geral   (C AMPLA); classificação    final–negros    (C NEGROS)    e   classificação    final–pessoas  com    deficiência (C DEFIC).

 

INSCRIÇÃO  NOME                                                                                        DOCUMENTO    N FINAL   C AMPLA  C NEGROS C DEFIC

21243328      VITOR HUGO CHIUZULI                                                          463852989          145,000           1

 

17842638      GUILHERME GARCIA SILVA                                                   487084998          141,333           2

 

17765811      JULIA MORATO DE SOUZA BRAGANCA                               MG14262171      138,000           3

 

21079285      MARIANE CRISTINA MASKE DE FARIA CABRAL                  295455356          138,000           4

 

17749417      CARLOS MARTINS TAVELIN                                                   296352664          137,000           5

 

17637384      DIMITRI SOUZA CARDOSO                                                     15561987            136,667           6

 

21084483      BRUNA SIMOES PEIXOTO                                                      14148011            136,667           7

 

17864160      MARCELO KAAM SALVESTRO                                               440963874          135,333           8

 

17969441      RICARDO CARDOSO DE BARROS                                         342910747          135,333           9

 

17610257      THIAGO HENRIQUE RAMOS ALVARES                                 357778376          135,000          10

 

20868960      MARCO AURELIO CECCATO                                                  440538592          132,000          11

 

17885787      EDUARDO BRUSAMOLIN BARCELLOS                                 12956583            131,333          12

 

21289468      BRENO HERNANDES GONCALVES                                       2093576ES         130,333          13

 

21086214      DIOGO HENRIQUE VALARINI BELOZO                                  40016047X          129,333          14

 

20624557      LUCAS CHICOLI NUNES ROSA                                              471902810          128,000          15

 

18254560      ELISA ARAUJO ANTUNES                                                       MG15423067      127,667          16

 

21209260      MARINA DO NASCIMENTO FERREIRA                                  10773366            127,667          17

 

20067100      JOSE LUIZ DE CARVALHO                                                      MG10457836      127,333          18

 

17793394      GISELE DE MELLO COVIZZI                                                   326940996          126,667          19

 

21208581      LEANDRO ANTUNES DE MIRANDA ZANATA                        402455599          126,333          20

 

20798091      CAROLINA ALVES CARDOSO                                                353522399          125,667          21

 

21194050      GUILHERME LUCAS VALERIO                                                98109218            125,000          22

 

18742831      BIANCA LANGIU CARNEIRO                                                   264110729          124,667          23

 

20870825      GUILHERME FRANCISCO ALVES RIBEIRO DIAS                 343465589          124,667          24

 

21018723      OTAVIANO TOSHIAKI UWADA                                                367239899          123,000          25

 

21177325      ROGERIO DE MOURA MONTAGUINI                                     305955925          122,333          26

 

17670993      ARTHUR ALVIM DOS REIS SARAIVA                                     257476945          122,000          27                 1

21250499      JULIANA RODRIGUES DE CARVALHO                                  14457788MG      121,000          28

 

21264597      CLAUDIO JOSE PRATAVIERA FRANCISCO FILHO               435024012          120,667          29

 

21127700      TIAGO ALVES DE SOUSA                                                       48463382X          119,667          30

 

20788347      MAILA SCHWARZ POLZIN                                                       300642428          119,667          31

 

 

17791120      MICHEL HULMANN                                                                  434946151          118,000          32

 

20968043      GABRIEL TADEU BRIENZA VIEIRA                                         450140957          117,667          33

 

21226466      MARIA ANGELICA SABBAGH DE CASTRO                            322094653          117,333          34

 

18398383      ADRIANO DE SOUZA OST                                                      2003596              116,000          35

 

21274967      ADAUTO NOGUEIRA GOUVEA                                               478881344          115,000          36

 

18385141      EDER ALBERTO DE OLIVEIRA                                               10 623 217          114,667          37                 2

17856760      RENATO MENDES DA SILVA                                                  355005474          114,333          38

 

21011834      DIEGO PIMENTA BARBOSA                                                    446002550          114,000          39

 

19292074      FERNANDO LUCCHINI PONTES NOGUEIRA                        340562250          112,000          40

 

19855990      NATALIA DE AQUINO CESARIO                                             359171023          110,000          41

 

21102449      FABRICIO CAMPOS BORTOLETTO                                        28.053.1035        109,333          42

 

20954590      RONALD DOS SANTOS OLIVEIRA                                         1285648730        108,000          43                 3

17657210      FELIPE MOREIRA DE MORAIS SILVA                                    11570509            108,000          44

 

17607302      DELMAR DOS SANTOS CANDEIA                                          193459139          107,667          45                 4

18505066      GABRIEL GOUVEIA FELIX                                                       383463300          105,667          46

 

19232284      EDILSON FERREIRA GOMES                                                 191046085          105,000          47                 5

21004196      THIAGO SILVA SANTOS                                                          2004010253274       104,333          48                 6

19338074      CESAR MAXIMIANO DUARTE                                                 308096253          103,667          49

 

18030319      IVANNA DOS SANTOS GOMES ORTIZ VELAZQUEZ            503123158          100,000          50                 7

21312010      FABIO CUNHA RIZZA DE OLIVEIRA                                       325369458           90,333           51                 8

17598931      PAMELLA ASSIS                                                                       480573530           89,000           52                 9

19927479      CAMILA PEIXOTO OLIVETTI REGINA                                    29175269X           82,667           53                                     1

 

E,   para   que   chegue   ao   conhecimento   de   todos   e   ninguém   possa   alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital.

 

 

Indaiatuba, 26 de junho de 2018.

 

 

 

NEIDE R.TASHIRO HASHIMOTO                                          HELIO ALVES RIBEIRO Presidente da Comissão de Concurso                                Presidente da Câmara Municipal

EDITAL CONCURSO PÚBLICO

Sobre o Concurso Público da Câmara Municipal de Indaiatuba, homologado em 18/07/2018 e publicado na Imprensa Oficial do Município, edição Nº 1169, do dia 20/07/2018, informamos que os aprovados no presente Concurso poderão ser chamados a partir de 01/01/2019

“HOMOLOGA RESULTADO FINAL DO CONCURSO PÚBLICO REALIZADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA/ESTADO DE SÃO PAULO”.

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA/ESTADO DE SÃO PAULO, por seu Presidente HÉLIO ALVES RIBEIRO, no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO que realizou concurso público para o preenchimento de vagas existentes no quadro efetivo de pessoal do Serviço Público da Câmara Municipal;

CONSIDERANDO que realizadas as provas foi dado conhecimento do seu resultado final, conforme Publicação nº 011/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 08.06.2018), Publicação nº 014/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 18.06.2018) e Publicação nº 014/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 18.06.2018);

CONSIDERANDO o Relatório apresentado pela Comissão de Concurso Público constituída especialmente para cuidar do Concurso Público para vários cargos de que trata o Edital de Abertura de Inscrições e Instruções Especiais nº 13/2017 (publicado na Imprensa Oficial de Indaiatuba/SP em 08.12.2017) e o Edital de Re-ratificação (publicado na Imprensa Oficial de Indaiatuba/SP em 22.12.2017);

CONSIDERANDO a Classificação Final relativa aos cargos de Copeira (opção 001), de Auxiliar Administrativo (opção 002), de Oficial de Manutenção (opção 003), de Recepcionista (opção 005), de Técnico em Contabilidade (opção 006), de Técnico em Informática (opção 007), de Agente Administrativo (opção 008), de Analista de Sistemas (opção 009), de Controlador Interno (opção 010) e de Jornalista (opção 011) objeto da Publicação nº 011/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 08.06.2018).

 

CONSIDERANDO Classificação Final relativa ao cargo de Operador de Som e Imagem (opção 004) objeto da Publicação nº 014/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 18.06.2018).

CONSIDERANDO, finalmente, a Classificação Final relativa ao cargo de Procurador Jurídico (opção 012) objeto da Publicação nº 017/2018 (Imprensa Oficial de Indaiatuba de 27.06.2018).

HOMOLOGO, nos termos do disposto no item 11.4. do citado Edital de Abertura de Inscrições e Instruções Especiais, o resultado relativo a todos os cargos objeto do Concurso Público n° 01/2017.

A convocação se dará de acordo com as necessidades da Câmara por intermédio de Edital específico publicado na Imprensa Oficial do Município e ou por carta com aviso de recebimento através dos Correios.

 

Câmara Municipal de Indaiatuba, 18 de julho de 2018.

 

 

 

     HELIO ALVES RIBEIRO

Presidente da Câmara Municipal

 

Câmara realiza Sessão Extraordinária para votar três projetos

Encontro acontece terça-feira, às 7h30, no Plenário da Casa e é aberto a toda a população

A Câmara de Indaiatuba realiza terça-feira (24) sessão extraordinária, às 7h30. Os 12 vereadores da Casa foram convocados pelo presidente Hélio Ribeiro para votar três projetos de lei. Essa é a primeira sessão extraordinária do ano e todos os projetos são de autoria do Executivo Municipal.

Na pauta estão os projetos de lei 179/2018, 182/2018 e 184/2018. O projeto 179 autoriza a transposição e transferência de dotações orçamentárias em favor da Secretaria da Saúde. O projeto 182 dispõe sobre a concessão de subsídio financeiro para o serviço público de transporte coletivo de passageiros. Já o projeto 184 autoriza a transferência de dotações orçamentárias consignadas, também em favor da Secretaria da Saúde.

A Câmara está no período de recesso parlamentar e a primeira sessão ordinária do 2º semestre acontece dia 6 de agosto. As sessões acontecem no Plenário da Câmara e são abertas a toda a população.

Sessão extraordinária aprova três projetos de lei

Vereadores se reuniram na manhã dessa terça-feira (24), no Plenário da Câmara
Sessão extraordinária aprova três projetos de lei

Rose Parra - ACS/CMI

Três projetos de lei foram aprovados na manhã de hoje (24), no Plenário da Câmara, em Regime de Urgência Especial.  Dez vereadores da Casa compareceram à 1ª sessão extraordinária de 2018.

A sessão teve início com a aprovação unânime do Projeto de Lei nº 179, que autoriza a transposição e transferência de dotações orçamentárias em favor da Secretaria da Saúde. O projeto 182 -- dispõe sobre a concessão de subsídio financeiro para o serviço público de transporte coletivo de passageiros – foi votado na sequência, sendo aprovado com sete votos favoráveis.

Por fim, os vereadores aprovaram, também por unanimidade, o Projeto de Lei nº 184, autorizando a transferência de dotações orçamentárias consignadas, também em favor da Secretaria da Saúde.

A Câmara está no período de recesso parlamentar. As sessões ordinárias voltam a acontecer no Plenário da Câmara dia 6 de agosto. Todas as sessões são abertas à população.

Vereadores aprovam dois projetos na volta do recesso

Próxima sessão de Câmara, acontece dia 13, às 18h

Dois projetos foram aprovados em sessão realizada na última segunda-feira (6). O encontro, que contou com as presenças dos 12 vereadores, marcou a volta do recesso parlamentar e o início dos trabalhos desse segundo semestre.

Os vereadores aprovaram os seguintes projetos: PL Nº 105, de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2019, e PL Nº 140/2018 – também de autoria do Executivo – que revoga a Lei nº 3.539, de 17 de abril de 1998, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor da 'Escola de Samba Imperador de Santa Cruz'. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade.

Já o projeto 170/2018, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema), teve pedido de vistas do vereador Arthur Spíndola, aprovado por todos os vereadores. A próxima sessão de Câmara, acontece dia 13, às 18h, no Plenário da Câmara.

 

Câmara sedia abertura da 4ª Semana da Inclusão de Indaiatuba

Vereador Cebolinha participou da abertura do evento que vai até sexta-feira

A Câmara de Indaiatuba sedia na manhã de hoje (13), a 4ª Semana da Inclusao de Indaiatuba, uma semana inteira dedicada à apresentações, palestras, oficinas e até gastronomia, cujo tema é, claro, a inclusão, em todas as suas formas: social, no mercado de trabalho e na escola; entre outras.

Nesta segunda-feira, a palestra fica por conta do Profº Carlos Eduardo Ferrari ( Instituto Paulus), com o tema “O protagonismo social da pessoa com deficiência: famílias e sociedade, avanços e desafios”. No encontro de hoje, o vereador e líder de Governo na Câmara Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), representa o presidente da Casa, Hélio Ribeiro.

A abertura da 4ª Semana da Inclusão Social de Indaiatuba conta ainda com as presenças de diversas autoridades. A abertura, além de Cebolinha, está sendo realizada pelo prefeito Nilson Gaspar, a 1ª dama e secretária de Cultura Tânia Castanho, o secretário de Bem-Estar Social Luiz Henrique Furlan, palestrantes, profissionais do Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência Às Pessoas Com Necessidades Especiais)e demais autoridades.

O encontro, que vai até sexta-feira e termina com um jantar dançante no Clube 9 de Julho, às 20h -- em comemoração aos 15 anos do Ciaspe  – destaca nessa 4ª edição, a “Inclusão em Casa”, lembrando que as pessoas com deficiência têm o direito de ir à escola, ao clube, ao cinema, tem direito de trabalhar, namorar e casar.   

O evento de hoje vai até às 16h e acontece no Plenário da Câmara. De terça à quinta-feira, a Semana acontece sempre das 19h às 21h, no Anfiteatro da Prefeitura de Indaiatuba. E na sexta, a partir das 20h, no Clube 9 de Julho. Ainda dá tempo: vem pra Câmara! Vem pra 4ª Semana da Inclusão de Indaiatuba. “Fazer a diferença é dar possibilidades a pessoas diferentes”.

 

Estudantes da EE Suely Maria Cação participam da 4ª edição do PJ

O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução nº 71/18 da Câmara Municipal de Indaiatuba
Estudantes da EE Suely Maria Cação participam da 4ª edição do PJ

Rose Parra - ACS/CMI

Alunos da EE Suely Maria Cação Ambiel Batista participaram hoje (14), da 4ª edição do Parlamento Jovem Indaiatuba, evento realizado no Plenário da Câmara e que transforma estudantes de escolas públicas e particulares em “vereadores por um dia”.

Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro e pelos vereadores Massao Kanesaki, João de Souza Neto (Januba), Arthur Spíndola, Ricardo França, Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Luiz Alberto Pereira (Cebolinha).

Também participaram da posse dos estudantes, os assessores parlamentares dos vereadores Vitor Pansonato (Luiz Carlos Chiaparine), Marcos Lacerda (Adeílson Pereira da Silva, o Figura), Junior Pastorelli (Edvaldo Bertipaglia) e Cleide Santos (Silene Silvana Carvalini).

O evento, realizado na tarde desta segunda-feira, contou ainda com a vice-diretora da Escola, Luciana Sanchon e da coordenadora Thays Gabrielle Wenzel Ferreira Cavaglieri; além de demais autoridades, alunos e profissionais da unidade escolar.

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara de Indaiatuba, que busca a participação da juventude na política do Município e no dia a dia do Legislativo.

 

Vereadores-Jovens

Dessa 4ª edição do Parlamento Jovem, foram eleitos os seguintes estudantes:

Yuri Gabriel Alves Moreira – Presidente

Jully Megumi Pinhatelli Ohara – Vice-Presidente

Nilson Marcelino Moreira dos Reis – 1º Secretário

Ariele Oliveira de Jesus – 2ª Secretária

Edison Éliton de Oliveira Junior

Franciele Evangelista Apolinário

César Macedo de Oliveira

Júlia De Cássia Thomaz Da Silva

Igor Miguel Lipa Aristides

Isabela Orasmo Pereira

Gabriela Lopes Mazeto

Ana Paula de Resende Neves

 

Suplentes:

Lucas Dionízio Azevedo da Fonseca

Gabriel Batista

 

Acompanhe abaixo o Roteiro da Sessão Simulada

 

EXPEDIENTE

Indicação nº 01/2018 da Vereadora Jovem Julia de Cássia Tomaz da Silva – Mudar o cronograma da “Operação Cata Bagulho”, para que os objetos indesejáveis como camas, sofás, mesas, etc, sejam retirados das ruas mais rapidamente.

Indicação nº 02/2018 da Vereadora Jovem Gabriela Lopes Mazeto – construir o Centro Esportivo da Morada do Sol.

Indicação nº 03/2018 da Vereadora Jovem Franciele Evangelista Apolinário – intensificar a segurança pública do bairro Campo Bonito.

Indicação nº 04/2018 do Vereador Jovem Cesar Macedo de Oliveira – instalar semáforo na Rua dos Indaiás – Jardim Belo Horizonte, nas proximidades do Terminal Rodoviário.

Indicação nº 05/2018 da Vereadora Arieli Oliveira de Jesus – instalar radar ou lombada eletrônica de velocidade máxima em 40 km/h na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, Jardim Tancredo Neves, próximo as Ruas Edemilton Marconi e Esterlino Miniolli.

Indicação nº 06/2018 do Vereador Jovem Edison E. de Oliveira Júnior – providenciar o recuo e a elevação das faixas de pedestres, quando localizadas em esquinas de ruas.

Indicação nº 07/2018 da Vereadora Jovem Ana Paula de Resende Neves – implantar faixa de pedestre nas proximidades da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 2869.

Indicação nº 08/2018 do Vereador Jovem Igor Miguel Lipa Aristides – renovar o sistema de energia elétrica da Avenida Ário Barnabé.

Indicação nº 09/2018 do Vereador Jovem Nilson Marcelino Moreira dos Reis – criar nova via na rotatória da Avenida Josué Ferreira da Silva, Jardim dos Colibris.

Moção nº 01/2018 da Vereadora Jovem Gabriela Lopes Mazeto – congratulações ao Sr. José Carlos Bezerra Lopes, pelo trabalho social realizado em Indaiatuba.

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 01/2018 da Vereadora Jovem Isabela Orasmo Pereira – Institui a Campanha Sexualidade Feminina em Pauta, e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 02/2018 da Vereadora Jovem Jully Megumi Pinhatelli Ohara – Institui a Campanha de Valorização do Programa de Ensino Integral.

Projeto de Lei nº 03/2018 do Vereador Jovem Yuri Gabriel Alves Moreira – Institui o Anuário Cultural Municipal, voltado a comunidade jovem, e dá outras providências.

 

Requerimento aprovado durante sessão licencia, sem remuneração, vereador Pepo

Pedido é do próprio vereador e válido até dia 30 de novembro; Prof. Luiz Carlos assume vaga

O vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, pediu licença do cargo. O pedido foi feito através de requerimento, votado e aprovado pelos vereadores durante a 22ª sessão do ano, ocorrida na última segunda-feira (27). O suplente do partido (MDB), Luiz Carlos da Silva --o professor Luiz Carlos -- assume a vaga deixada por Pepo na próxima sessão de Câmara.

O vereador alegou “motivos particulares” e o requerimento, baseado nos termos do artigo 238 do Regimento Interno da Câmara, estabelece o período da licença, sem remuneração: de 28 de agosto à 30 de novembro.

Durante a 22ª sessão, os vereadores ainda debateram 55 indicações, sete moções e aprovaram quatro projetos constantes da Ordem do Dia. São eles: projeto do vereador Ricardo França que estabelece obrigatoriedade da coleta seletiva de resíduos sólidos; projeto da vereadora Silene Silvana Carvalini que dispõe sobre o combate ao desperdício e à Perda de Alimentos; e dois projetos do Executivo Municipal.

O 1º projeto do Executivo dá nova redação aos dispositivos da Lei nº 6728, que estabelece a política municipal de incentivo ao uso de veículos impulsionados a energia elétrica ou hidrogênio. O segundo projeto do Executivo, dá nova redação a dispositivo da Lei nº 5443, que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área pertencente ao Patrimônio Público Municipal.

 

Posse

O Prof. Luiz Carlos assume a vaga deixada pelo vereador Pepo durante juramento marcado para a próxima sessão de Câmara, dia 3, às 18h, no Plenário da Casa.

Luiz Carlos da Silva tem 54 anos e já disputou o cargo de vereador por quatro eleições. Na última, foi eleito 1º suplente do MDB, com 2.550 votos válidos. 

Prof. Luiz Carlos, como é conhecido, é casado, tem três filhos, um neto, é natural de Tapiratiba/SP e reside em Indaiatuba desde 12 de fevereiro é 1990. Ele é pedagogo, historiador, supervisor escolar e empresário do ramo educacional.

23ª Sessão é marcada pela posse do vereador Prof. Luiz Carlos

Todos os projetos da Ordem do Dia foram aprovados pelos vereadores
23ª Sessão é marcada pela posse do vereador Prof. Luiz Carlos

Rose Parra - ACS/CMI

A 23ª sessão de Câmara, realizada segunda-feira (3), foi marcada pela posse do vereador Prof. Luiz Carlos, que assumiu cadeira deixada pelo vereador Jorge Luis Lepinsk (Pepo), que pediu licença até 30 de novembro.

Durante a sessão, os vereadores votaram e aprovaram os seguintes projetos:

- PL Nº 191/2018 - LUIZ ALBERTO PEREIRA (Cebolinha)- Denomina 'SINÉZIO MARTINI' a passagem elevada em construção localizada no Jardim Hubert, que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES).

- PL Nº 190/2018 - ARTHUR MACHADO SPINDOLA - Institui o dia municipal contra a agressão infantil. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES) - [1 EMENDA].

- PL Nº 185/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Altera o artigo 1º da Lei nº 6236, de 12 de setembro de 2013, que amplia os critérios para obtenção dos incentivos fiscais instituídos pela Lei nº 4752, de 23 de agosto de 2005, e alterações posteriores, que dispõe sobre a consolidação das normas relativas aos incentivos fiscais, através da criação do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Indaiatuba - PROINDE, e dá outras providências. [A PEDIDO DO EXECUTIVO, FOI APROVADO PEDIDO DE RETIRADA DO PROJETO]

- PL Nº 187/2018 - JOÃO DE SOUZA NETO (Januba) - Dispõe sobre a desobrigação de mulheres em estado gestacional avançado, de utilizarem as catracas dos ônibus que operam no transporte público de passageiros no município de Indaiatuba. 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

- PLC Nº 3/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Revoga o §3º do artigo 56 da Lei nº 1284, de 20 de dezembro 1973, que institui o Código Tributário do Município de Indaiatuba. 1ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA).

A próxima sessão de Câmara acontece dia 10, a partir das 18h, no Plenário Joab José Puccinelli. O prédio da Câmara fecha hoje, às 16h, para dedetização e não terá expediente amanhã (7), feriado da Independência; reabrindo segunda-feira (10), às 8h. Nossos 12 vereadores, no entanto, estão à disposição da população em seus canais de comunicação (e-mail, Redes sociais, telefone, etc), ou pessoalmente, atuando em suas bases no Município.

 

Sancionada lei que regulamenta descarte de pilhas, lâmpadas e baterias em Indaiatuba

"Vamos aprender mais esta importante lição para preservar o meio ambiente e continuar a garantir um futuro melhor para todos”, afirma Alexandre Peres

O Poder Executivo sancionou nesta quarta-feira, dia 5, a Lei 6.987/2018 do vereador Alexandre Peres que regulamenta o descarte de pilhas, lâmpadas e baterias, disciplinando o papel dos comerciantes destes tipos de material crucial para a preservação adequada do meio ambiente, em consonância com a Lei federal 12.305/2010 e com a Instrução Normativa 8/2012 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que tratam da destinação deste tipo de resíduos.

“A discussão não é nova e também por isso a lei é necessária: para disciplinar o processo, atribuindo responsabilidades e forma de gerenciamento”, justifica o vereador. As pilhas, lâmpadas e baterias citadas na lei devem ser entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam, que terão até 180 dias após a publicação da Lei para se adequar, uma vez que passam a ser obrigados a receber tais produtos.

“Pilhas e baterias possuem chumbo, cádmio e mercúrio em suas composições, e estes compostos são extremamente nocivos ao meio ambiente, comprometendo solo e água por gerações”, comenta o vereador. Produtos eletroeletrônicos que também possuam tais compostos integrados em sua estrutura devem seguir a Lei, ou seja, devem ser encaminhados ao local onde foram adquiridos ou a uma assistência técnica autorizada para, em seguida, serem devolvidos aos fabricantes ou importadores, de acordo com cada caso a fim de terem a destinação final adequada.

Os responsáveis em receber tais produtos do consumidor devem estar identificados como “Ponto de Coleta”, caso contrário podem receber advertência, multa e até mesmo suspensão do alvará, o mesmo acontece se houver recusa em receber os materiais. “Vamos aprender mais esta importante lição para preservar o meio ambiente e continuar a garantir um futuro melhor para todos”, finaliza o Peres.

 

Com informações: Assessoria do vereador

Sessão de Câmara aprova nove projetos

Cinco projetos autorizam transposição ou transferência de dotação orçamentária

A Câmara de Indaiatuba aprovou nove projetos debatidos em Plenário durante a 24ª sessão. O primeiro projeto votado na noite de segunda-feira (11), é de autoria dos vereadores Arthur Spíndola e Silene Carvalini. O projeto institui o Dia do Futebol Amador no município e foi aprovado por unanimidade. 

Na sequência, os vereadores aprovaram projeto do vereador Massao Kanesaki, que insere no calendário oficial de eventos do município de Indaiatuba, o 'Dia Municipal do Beisebol'. 

Outros sete projetos aprovados durante a sessão são de autoria do Executivo Municipal. Cinco desses projetos autorizaram a transferência ou transposição de dotações orçamentárias.

Já o Projeto de Lei Complementar nº3/2018, revoga o §3º do artigo 56 da Lei nº 1284, de 20 de dezembro 1973, que institui o Código Tributário do Município de Indaiatuba; e o PL Nº 207/2018 dá nova redação a dispositivos da Lei nº 6.858, de 5 de março de 2018, que autoriza repasse de recursos financeiros em favor da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba, no corrente exercício e dá outras providências.

A próxima sessão de Câmara acontece dia 17, a partir das 18h, no Plenário da Casa, localizada à Rua Humaitá, 1.167. Toda sessão é aberta ao público em geral.

 

Câmara realiza sexta-feira 5ª edição do “Parlamento Jovem”

Sessão Simulada será realizada às 19h30, com estudantes do Colégio Polo Educacional

A Câmara de Indaiatuba realiza sexta-feira (14), às 19h30, a 5ª edição do projeto Parlamento Jovem. O evento acontece no Plenário da Casa, com a presença dos vereadores. Dessa vez, participam do evento alunos do Colégio Polo Educacional, de Indaiatuba. Trata-se da primeira vez que estudantes de uma unidade educacional particular participam do projeto.

Instituído pela Resolução nº 71/18, de autoria de todos os vereadores da Casa, o projeto reproduz no Plenário da Câmara uma sessão simulada, comandada pelos estudantes. Até o final do ano, o objetivo é atingir cerca de 6 mil cidadãos.

Os alunos são eleitos “vereadores” nas escolas através de uma eleição. Na Câmara, tomam posse do cargo e propõem leis, indicações e moções que são debatidas e votadas durante a Sessão Simulada. Como numa sessão real, eles aprovam ou não os projetos, que eles mesmos elaboraram.

Já participaram do projeto, quatros unidades escolares e outras oito escolas estarão participando nos próximos meses. Cerca de 120 convidados participam dessas sessões, mas a Câmara já presenciou Sessões Simuladas com 200 pessoas no Plenário da Casa.

ESCOLAS

A Escola Estadual Professor Hélio Cerqueira Leite inaugurou o projeto, dia 24 de abril, com a 1ª Sessão Solene do Parlamento. Em seguida, participaram as escolas estaduais Dom José de Camargo Barros (dia 17/05), Professor Doutor Camilo Marques Paula (dia 19/06) e Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista (dia 14/08). O projeto Parlamento Jovem já tem escolas inscritas até dezembro desse ano.

O objetivo do projeto é contar com a participação e conscientização de jovens e adolescentes de 12 a 18 anos, chamando a atenção dos estudantes para a importância de se compreender e conhecer o papel do Poder Legislativo e suas funções.

“O projeto tem como objetivo aproximar a população de seus representantes e conscientizar as novas gerações sobre a importância do setor político na vida de cada cidadão, fazendo com que os alunos entendam, na prática, como funciona uma Câmara Municipal; todos estão convidadas”, lembra o presidente da Casa, Hélio Ribeiro.

 

Quem Pode Participar

Podem participar adolescentes de 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental e de 1ª à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Em cada grupo, os estudantes que atuam no papel de vereadores são escolhidos – através de eleição simulada -- pelos seus colegas.

Os demais alunos participam investigando a realidade da comunidade e levando aos vereadores, os problemas locais. Eles também ajudam na elaboração das proposituras e assistem à sessão simulada.

A orientação pedagógica do projeto é de responsabilidade da Câmara Municipal, com a participação dos coordenadores, professores, funcionários e pais dos estudantes das escolas que aceitam o desafio de aderir ao projeto.

O responsável pedagógico da escola deve preencher o formulário constante no site oficial da Câmara, no endereço eletrônico, www.indaiatuba.sp.gov.br . Após o período de inscrições, a comissão da Câmara divulgará a lista com as escolas participantes e entrará em contato com os responsáveis para firmar o compromisso entre as partes.

 

Confira o que foi aprovado durante a 25ª sessão da Câmara

Doze projetos estavam na pauta do Dia; Sessão também aprovou três Moções

Confira abaixo os projetos votados e aprovados durante sessão de Câmara realizada dia 17.

PL Nº 210/2018 - ALEXANDRE CARLOS PERES, JORGE LUIS LEPINSK - Denomina Rua LUÍS CARLOS JUSTE o logradouro que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

PL Nº 211/2018 - ALEXANDRE CARLOS PERES - Denomina RUA JONAS FELIPE o logradouro público do Parque Residencial Sabiás, que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

PL Nº 218/2018 - ALEXANDRE CARLOS PERES - Denomina RUA CÔNEGO CARLOS AFONSO MENEGAZZI o logradouro público do Jardim Residencial Veneza, que especifica. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

PL Nº 204/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transposição de dotação orçamentária consignada no orçamento vigente, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 205/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 207/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Dá nova redação a dispositivos da Lei nº 6.858, de 05 de março de 2018, que autoriza repasse de recursos financeiros em favor da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba, no corrente exercício, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 208/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transposição de dotação orçamentária consignada no orçamento vigente, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 212/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transposição e transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 213/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transposição de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 199/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Isenta os candidatos que especifica do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargo efetivo em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta do Município. 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 221/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Dispõe sobre a concessão administrativa de uso de imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal em favor da 'Associação Amigos de Bairros XVI de Janeiro', e dá outras providências. 1ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

PL Nº 227/2018 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Autoriza a transposição e transferência de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente. VOTADO EM REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL – VOTAÇÃO ÚNICA.

 

Das moções apresentadas durante a fase de Expediente da sessão, destacamos:

LUIZ CARLOS DA SILVA - Congratulações ao Presidente Marcelo da Silva e sua equipe de Futebol Mastiga Samba, pela conquista do Bicampeonato Amador de Indaiatuba, realizado pela Liga Regional Desportiva Indaiatubana (LIDI), conquistado em 09 de setembro de 2018.

EDVALDO BERTIPAGLIA - Congratulações a Marco Bertolani, pela idealização do projeto SPIDER KIDS.

LUIZ CARLOS DA SILVA - Congratulações ao Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), pela realização da 7ª Edição do Curso Gratuito de Agentes Multiplicadores na Prevenção do Uso de Drogas

Profissionais de Educação Física recebem homenagem na Câmara

Evento é baseado em Lei de autoria do vereador João de Souza Neto, o Januba

O vereador João de Souza Neto, o Januba da Banca, realizou na noite de quinta-feira (13), uma homenagem aos  profissionais de Educação Física com Título Mérito e três pessoas envolvidas com o esporte com o Título Benemérito. A cerimônia, ocorrida na Câmara, contou com as presenças  do 1º Tesoureiro do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Humberto Aparecido Panzetti; do secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, do Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, e do conselheiro do CREF e Coordenador Regional do Sesi, Alexandre Demarchi Bellan, entre outras autoridades.  A homenagem é baseada em Lei de autoria do vereador Januba e está inserido no calendário oficial do Município, o “Dia do Profissional de Educação Física”. “Uma honra participar dessa noite e poder homenagear alguns dos nossos melhores profissionais; pessoas que cuidam da nossa saúde física e da nossa qualidade de vida”, lembrou o vereador, Januba.

confira fotos relacionadas no link: https://www.facebook.com/pg/camaraindaiatuba/photos/?tab=album&album_id=1961628247232534

 Homenageados:

Título Benemérito:

– Ademar dos Reis Braitt

- João Paulo Miyake

- Carlos Roberto Alveno

Título Mérito

– Diego Alexandre Rosa

– Eduardo Sene

– Luiz Henrique Camargo

– Ana Lúcia Ratti Brolo

- Maurício Gomes Florenço

- Fábio Pavani

- Marcos Eremita Robim

- Marcos Roberto Lipphaus Alves

– Francisco Alexandre da Silva

- Ana Carolina Zazeri

- Evandro de Souza Manoel

- Rubens José dos Santos

- Michele Talita Munhol Vilhena

- José Maria Ferraz Filho

- Bruno Ferreira Cabral

- Leandro Junior Peres

Colégio Pólo participa da 5ª Edição do Parlamento Jovem Indaiatuba

Após a 5ª Cerimônia de Posse teve início a Sessão Solene Simulada com os vereadores jovens eleitos

A Câmara de Indaiatuba realizou na sexta-feira (15), a 5ª edição do projeto Parlamento Jovem. Dessa vez, participam do evento alunos do Colégio Polo Educacional, de Indaiatuba. Trata-se da primeira vez que estudantes de uma unidade educacional particular participam do projeto.

O evento aconteceu no Plenário da Casa, com a presença dos vereadores, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, a vereadora Silene Carvalini, os vereadores, João de Souza Neto, o Januba, Arthur Spíndola, Luiz Carlos da Silva, o Prof. Luiz Carlos, Massao Kanesaki, Alexandre Peres e Ricardo França

O evento também contou com as presenças do orientador educacional do Colégio Pólo Educacional, Rodrigo Caneschi de Siqueira, coordenadora Educacional, Ângela Andriolo Dauch e o diretor Pedagógico, Luís Antônio Tófolo Junior.

Após a Sessão Solene de Posse teve início Sessão Simulada, conduzida pelo funcionário da Câmara Municipal, José Leandro, que juntamente com o presidente-jovem eleito Mateus Ribeiro Pacheco e a primeira secretária-jovem eleita, Bianca Senne Roma, iniciaram à “Quinta Sessão Solene Simulada” do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Confira abaixo o nome de todos os vereadores e suplentes jovens, eleitos do colégio Polo Educacional.

Instituído pela Resolução nº 71/18, de autoria de todos os vereadores da Casa, o projeto reproduz no Plenário da Câmara uma sessão simulada, comandada pelos estudantes. Até o final do ano, o objetivo é atingir cerca de 6 mil cidadãos.

Os alunos são eleitos “vereadores” nas escolas através de uma eleição. Na Câmara, tomam posse do cargo e propõem leis, indicações e moções que são debatidas e votadas durante a Sessão Simulada. Como numa sessão real, eles aprovam ou não os projetos, que eles mesmos elaboraram.

Já participaram do projeto, quatros unidades escolares e outras oito escolas estarão participando nos próximos meses. Cerca de 120 convidados participam dessas sessões, mas a Câmara já presenciou Sessões Simuladas com 200 pessoas no Plenário da Casa.

Para a posse dos vereadores Jovens, o presidente da câmara, Hélio Ribeiro, foi representado pela assessora, Valéria Ribeiro, o vereador Edvaldo Bertipaglia, representado pelo assessor, Júnior Pastorelli, vereador Adeilson Pereira da Silva, o Figura,  representado pelo chefe de gabinete, Marcos Lacerda, e a assessora parlamentar, Janaina Prado, representou o vereador Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira.

MESA DIRETORA:

Presidente: Mateus Ribeiro Pacheco

Vice-Presidente: Gustavo Altmuller Alvarez

1º Secretária: Bianca Senne Roma

2º Secretária: Lue Caroline Saiki Okubo

 

VEREADORES:

Bianca Ribeiro Piro

Breno Blanco Perrotti

Gabriel Felisberto Martins

Gabriela Picinato

Laila Maria Junqueira Pereira Lobo

Natália Lopes Delbelo

Rodrigo Eduardo Kramer Reuse

Thamyres Nogueira da Graça

 

SUPLENTES:

Henrique Goulart Rappaci

Lucas Castanheira Zanotto Hohmann

 

Câmara vota sessões do mês de outubro

Encontros acontecem dias 1º, 15, 22 e 29; dia 8 não haverá sessão

A Câmara de Indaiatuba informa a todos os cidadãos que a sessão marcada para 8/10/2018, será realizada dia 29/10/2018 às 18 h, conforme requerimento votado e aprovado durante sessão realizada no último dia 24. Outubro tem cinco segundas-feiras e, regimentalmente, o Plenário abriga quatro sessões mensais. As sessões do mês de outubro ficam, portanto, assim definidas: dias 1º, 15, 22 e 29/10.

Ainda durante sessão realizada no último dia 24, os vereadores utilizaram o laço verde distribuído pela ONG Gabriel, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Órgãos e aprovaram os seguintes projetos:

- Projeto dos vereadores Alexandre Peres e Hélio Ribeiro - Denomina Rua Ângela Bruno Rodrigues logradouro público que especifica. (Aprovado em Regime de Urgência Especial).

- Projeto do Executivo Municipal - Dá nova redação ao artigo 26 da Lei nº 6.856, de 14 de dezembro de 2017, que atualiza e consolida a legislação pertinente à Assistência à Saúde dos servidores municipais de Indaiatuba, e dá outras providências. (Projeto aprovado em Regime de Urgência Especial).

- Projeto do vereador Alexandre Peres - Institui a escolha e premiação do Funcionário Padrão da Câmara Municipal de Indaiatuba.

- Projeto da vereadora Silene Silvana Carvalini - Dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadã Indaiatubana a Sra. Corina Josefa de Araújo.

- Projeto do vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) - Dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadã Indaiatubana a Sra. Loide Valim Boldori Righetto Rosa.

- Projeto do vereador Alexandre Peres - Denomina 'Ponto Verde - Feira de Agricultura Familiar Agenor Tachinardi', o logradouro público que especifica.

- Projeto do Executivo Municipal - Dá nova redação a dispositivos das leis de denominação de logradouros públicos que menciona, e dá outras providências.

- Projeto do vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) - Denomina 'Durval Sombini', o logradouro público do loteamento Residencial Duas Marias, que especifica.

- Projeto do vereador Luiz Carlos Chiaparine - Denomina Rua Adão Epaminondas, o logradouro público do Loteamento Jardim Barcelona, que especifica.

- Projeto do vereador Alexandre Peres - Denomina Rua Pacífico Brizolla, o logradouro público do Loteamento Jardim Barcelona, que especifica.

- Projeto do vereador Alexandre Peres - Denomina Rua Maria Marta Zumstein Angarten o logradouro público do Residencial Duas Marias, que especifica.

- Projeto do Executivo Municipal - Isenta os candidatos que especifica do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargo efetivo em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta do Município.

- Projeto do Executivo Municipal - Dispõe sobre a concessão administrativa de uso de imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal em favor da 'Associação Amigos de Bairros XVI de Janeiro', e dá outras providências.

- Projeto do Executivo Municipal - Autoriza a alienação de imóvel pertencente ao patrimônio público municipal.

- Projeto do Executivo Municipal - Dispõe sobre a criação de cargos e dá nova redação aos anexos da Lei Complementar nº 11, de 14 de dezembro de 2010, que institui plano de cargos e salários da administração direta do município de Indaiatuba, e dá outras providências.

Câmara aprova projeto que institui Funcionário Padrão

De autoria do vereador Alexandre Peres, projeto de resolução premiará funcionários do Legislativo

A Câmara de Indaiatuba aprovou projeto de resolução do vereador Alexandre Peres, que institui o título “Funcionário Padrão”. A Resolução nº 76/18, promulgada em 25 de setembro de 2018 pelo presidente da Casa Hélio Ribeiro, autoriza a escolha e premiação do Funcionário Padrão já a partir de 2019.

O Projeto de Resolução do vereador Alexandre Peres foi analisado e aprovado por unanimidade por todos os vereadores da Casa, e é destinado a reconhecer anualmente e de forma pública, entre os servidores que exerçam cargos de provimento efetivo, os que se destaquem pelas suas competências funcionais e éticas.

Todos os funcionários (de provimento efetivo ou não) poderão votar para escolher o colega que receberá: (1) o título de Funcionário Padrão e (2) um prêmio no valor equivalente à 50% (cinquenta por cento) do menor salário pago pela Câmara Municipal, em solenidade realizada sempre no “Dia do Município” pela Câmara Municipal de Indaiatuba.

Com esses atos, os funcionários da Câmara Municipal passam a ter um incentivo motivador, como os demais funcionários públicos da prefeitura, autarquias e fundações municipais.

“Estou certo de que esse prêmio valoriza o esforço do funcionário em aplicar suas competências técnicas e atributos morais, tão esperados nos dias de forte crise políticas e institucional que estamos vivenciando em várias esferas do Poder Público e conto com a participação de todos”, afirma Hélio Ribeiro.

O prêmio só será ofertado em dezembro do ano que vem porquê o Legislativo não pode criar despesas para o ano corrente, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Dia Municipal do Historiador é aprovado na Câmara

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Silene Silvana Carvalini e agora segue para a aprovação do prefeito Nilson Alcides Gaspar

Foi aprovada na Sessão da Câmara Municipal de Indaiatuba de segunda-feira (22), o projeto de lei que institui no calendário oficial do município de Indaiatuba o "Dia Municipal do Historiador" a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto. O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Silene Silvana Carvalini e agora segue para a aprovação do prefeito Nilson Alcides Gaspar.

De acordo com a justificativa apresentada pela vereadora Silene, embora "a data esta já instituída no calendário nacional pelo Decreto Lei n°. 12.130, de 17 de dezembro de 2009, ainda não se encontra regulamentada no calendário do município de Indaiatuba". A vereadora defendeu no plenário que a profissão do Historiador tem um papel fundamental na sociedade sendo responsável por investigar, interpretar e preservar os acontecimentos históricos, econômicos, culturais, ideais do cotidiano da sociedade, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

A vereadora Silene destacou que "a cidade de Indaiatuba é rica em toda sua história e cultura e, certamente, só está conservada até os dias de hoje pela competência dos profissionais que se dedicam em estudar e preservar nossa história.


DIA NACIONAL
A Criação do Dia Nacional do Historiador foi aprovada em dezembro de 2009, em lei tem origem em projeto de lei do então senador Cristovam Buarque, elaborado em 2007 e identificado como PLS 570/2007. Aprovado no Senado em setembro de 2008, o projeto passou a tramitar na Câmara dos Deputados, transformando-se no PL 4102/2008. Conforme o projeto original, a data seria comemorada em 12 de setembro. Contudo, ao receber emenda do senador Augusto Botelho, a data foi alterada para 19 de agosto, dia de nascimento de Joaquim Nabuco.
Em seu parecer Augusto Botelho destacou: “A disciplina científica da História, ao explorar e tentar explicar acontecimentos pretéritos fornece, ao mesmo tempo, elementos fundamentais para a projeção do futuro. E ao se colocar a serviço dessa tarefa, o historiador assume um papel social tão relevante quanto anônimo. [...] a criação de um dia dedicado ao historiador vem resgatar, em parte, o papel social e político desse profissional. Entretanto, a data proposta não está vinculada a nenhum fato significativo no que diz respeito a algum ilustre historiador brasileiro. Por esse motivo, sugerimos que a data faça referência à data de nascimento de Joaquim Nabuco, historiador, diplomata e jurista brasileiro, o dia 19 de agosto de 1849. A escolha de seu nome, além de uma homenagem a todos os historiadores brasileiros, é também uma reverência à luta de Nabuco contra a escravidão. A data, coincidindo ainda com o período letivo, poderá ser uma oportunidade para os estudantes brasileiros refletirem sobre as profundas raízes da desigualdade na sociedade brasileira.”

A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA
A ciência, e particularmente as ciências humanas como a História, a Filosofia e a Sociologia não é um conjunto desconexo e desarticulado de informações eruditas - muito pelo contrário. As ciências humanas são ferramentas sob as quais se vê o mundo, tanto que a UNESCO reconheceu que a capacidade de produzir conhecimento é um dos aspectos para distinguir a riqueza e a pobreza de um determinado povo. No entanto, o que temos visto atualmente é o demérito da ciência enquanto meio de desenvolvimento crítico para o avanço de sua apropriação comercial e mercadológica através do uso de aspectos parciais (e muitas vezes até desonestos) do conhecimento em nome de um avanço tecnológico que substituiu o "conhecimento" pela "informação".

Por vários motivos cuja análise não cabe aqui, estamos vivendo um momento de demérito das ciências humanas, inclusive com defesa de que o ensino das mesmas deva ser reduzido nas escolas. Neste contexto avançam afirmações como "a Terra é plana", "nazismo é de esquerda", "aquecimento global é uma farsa" ou mesmo (salvaguardada as proporções) que "a Indaiatuba que temos hoje foi construída nos últimos 20 anos". Desta forma iniciativas como a da vereadora Silene, são louváveis na medida em que podem contribuir - mesmo que modestamente - para manter o reconhecimento de que o homem é um ser social e histórico, por quem e para quem se desenvolve a Ciência, com a finalidade de contribuir para a construção de uma nova ordem social.

2ª edição do Casamento de Rua acontece domingo (25)

Coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (20), contou com a participação do idealizador, Massao Kanesaki
2ª edição do Casamento de Rua acontece domingo (25)

Foto: Rose Parra

Uma coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira (20), no Hotel Travel Inn, divulgou a programação da 2ª edição do Casamento de Rua, que será realizada no domingo (25), às 18h. A cerimônia acontece na Marginal do Parque Ecológico, no bolsão do estacionamento ao lado do Viaduto do Jardim Hubert.

O evento é promovido pela delegada-adjunta de Políticas Públicas, Dra. Adriana Ferreira, baseado em indicação do vereador Massao Kanesaki. O casamento de Rua também tem o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e o lançamento contou com a presença do vereador Edvaldo Bertipaglia e do prefeito Nilson Gaspar; entre outras autoridades.

Segundo a organização, o Casamento de Rua pretende se tornar evento anual em Indaiatuba. Os noivos terão direito, gratuitamente, a massagem, maquiagem, cabeleireiros, jantar, noite de núpcias no Hotel; entre outros sonhos comuns a todos que se casam. O casamento, portanto, é uma celebração coletiva, mas que pretende tornar os participantes únicos, e por isso é a realização de um sonho, que inclui desde a escolha do vestido, até o “Dia da Noiva” e todas as pompas dos casamentos tradicionais.

 

Coletivo

Baseada numa indicação do vereador Massao Kanesaki, feita em agosto desse ano, que propõe a “Semana Municipal de Valorização da Família”, o Casamento de Rua tem como objetivo, desenvolver ações educativas através de um casamento social de casais que vivem juntos, sem regularidade oficial.

“Pensei em algo com o objetivo de otimizar as relações familiares, pois a família é a base e o alicerce do ser humano; a ideia é resgatar os reais e necessários valores da vida, amenizando o efeito devastador que a sociedade atual vive, com o esfacelamento das famílias”, diz o vereador Massao Kanesaki.

O ponto chave, portanto, é fazer refletir sobre o valor da família nos dias atuais, destacando a responsabilidade dentro desses lares e o resgate da autoestima e da dignidade das mulheres que se tornam a base do alicerce familiar.

“Minha indicação vem, desde o início, valorizar esse tipo de ação, lembrando que é dando suporte e estrutura às famílias que um Município é capaz de combater a violência e o desamparo, evitar a entrada no mundo do álcool e das drogas, e uma série de desajustes que nascem na família; já uma família unida no amor, é capaz de se tornar forte, protetora e vencer todos os desafios que a vida lhes impõe. Parabenizo os organizadores desse evento e todos os participantes, desejando-lhes amor e união”, completa Massao.

 

188 Anos: Sessão Solene acontece dia 7 no Plenário da Câmara

Cerimônia vai homenagear 14 pessoas com os títulos “Cidadão Benemérito” e “Cidadão Indaiatubano”

A Câmara de Indaiatuba realiza dia 7 de dezembro, às 19h, no Plenário Joab José Pucinelli Sessão Solene de entrega dos títulos “Cidadão Benemérito Dr Caio da Costa Sampaio” e “Cidadão Indaiatubano”. A Sessão Solene da Câmara é aberta a toda a população, terá a participação dos 12 vereadores da Casa e irá homenagear 14 pessoas. O evento anual da Câmara, celebra também os 188 anos de Indaiatuba.

O título honorífico “Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio” abre a sessão, homenageando Carlos Alberto Ambiel, título concedido pelo vereador Alexandre Peres; Mário Sérgio Zombine, título do vereador João de Souza Neto (Januba); Araldo Borsari, título concedido pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro; e Giane de Cássia Amstalden, título de Célio Massao Kanesaki.

 

Cidadão Indaiatubano

Na sequência, a Sessão Solene da Câmara homenageia com o título “Cidadão Indaiatubano”, as seguintes personalidades do Município:

Edna Maria Andreazza Jaguaribe (Dr. Luiz Carlos Chiaparine)

Nelson Laturraghe (Jorge Luis Lepinsk – Pepo)

José Pires da Cunha (Luiz Alberto Pereira/Cebolinha)

Terezinha de Jesus Bruneti (Alexandre Carlos Peres)

Corina Josefa de Araújo (Silene Silvana Carvalini)

Sinival Bertipaglia (Edvaldo Bertipaglia)

Eduardo Pereira dos Santos (Célio Massao Kanesaki)

José Eudes Thomazetto (Hélio Alves Ribeiro)

Alex Cassimiro de Barros Kissilevitc (Arthur Machado Spíndola)

José Leonardo Eugênio (Adeílson Pereira da Silva/Figura – Subscrito por Edvaldo Bertipaglia)

 

Todos os homenageados recebem os títulos por unanimidade, ou seja, o projeto foi votado na Câmara e aprovado com votos favoráveis de todos os vereadores da Casa.

 

Confira abaixo os currículos de alguns dos homenageados

 

Mário Sérgio Zombini

Natural de Indaiatuba, Mário Sérgio Zombini nasceu em 7 de dezembro de 1964. Filho de Dorival Zombini (in memoriam) e Nair Martinelli Zombine, faz parte de uma família tradicional da cidade de Indaiatuba. Casado com a Sr.ª Dejanira Aparecida Barbosa é pai de três filhos: Murilo Vinicius Barboza Zombine, Gustavo Brener Zombine e Leonardo Juan Zombine, todos nascidos e criados na cidade de Indaiatuba.

No ano de 1985 entrou na Prefeitura Municipal de Indaiatuba, na Secretaria de Segurança, posto em que se mantem até os dias de hoje, com grande profissionalismo. Ao longo desse tempo, teve como reconhecimento inúmeras promoções e sempre com grande interesse em aperfeiçoar sua profissão.

Alguns fatos importantes ocorridos na vida profissional do servidor que foram dignos de destaques:

- Em 8 de Dezembro de 1999, foi condecorado com a “Medalha de Mérito de Dedicação”

- Em maio de 2006 recebeu “Menção Honrosa”, por excelente serviço prestado em ocorrência policial.

- Em 11 de maio de 2015 foi condecorado com a “Medalha de Mérito da Vida”

- Em 21 de março de 2016 foi condecorado com a “Medalha do Mérito de Cidadania”

Mário Sérgio Zombine segue até os dias de hoje na Secretaria de Segurança Pública, prestando seu trabalho sempre com grande satisfação a nossa população.

 

 

Araldo Borsari

Araldo Borsari nasceu em 3/09/1942, em Indaiatuba. É aposentado (Agricultor), tem 76 anos e estudou até o 4º Ano do Ensino Fundamental (Primário). É casado com Maria Madalena Borsari e tem dois filhos: Lílian Cristina Borsari e Márcio Rogério Borsari.

Trabalha na agricultura desde criança, quando o avós vieram da Itália para o Brasil. O pai, Doardo Borsari (falecido em 1972 e que empresta seu nome à unidade escolar do bairro Videiras), nasceu na Fazenda Quilombo e, ainda jovem, comprou 24 alqueires onde hoje é o Sítio Borsari.

Desde pequeno cuidava da terra, plantando café, algodão, batata. Depois da morte do pai, dividiu o sítio com os irmãos, onde plantam café, milho e mandioca. Passaram também a criar gado e engordar porco. Nessa época, também produziam leite e queijo.

Aos 16 anos, o sítio passou a produzir uva; produção que durou até 2008. Essa foi a produção mais longa do sítio. Como agricultor, lembra de várias fases do Sítio Borsari. Conta de uma chuva de granizo, que caiu em Indaiatuba em 1985 e fez com que perdesse toda a produção.

Também na década de 80, durante a construção de um loteamento próximo às suas terras, viu o fogo destruir todos os alimentos plantados. Sem seguro, o jeito sempre foi recomeçar do zero, renegociar dívidas bancárias e voltar a arar a terra.

Lembra que não tinha concorrente. Todos mandavam suas produções para o Ceasa Campinas ou no Mercado Municipal de São Paulo, mas lembra também da inocência de todos. “Cheguei a vender minhas uvas para gente que vinha, carregava os caminhões, e deixava cheque sem fundos ou até roubados. Não recuperava esse dinheiro, perdia tudo e ainda tinha dificuldades para pagar os insumos e os empréstimos bancários que fazíamos para iniciar a produção”, conta.

Os dois filhos foram criados no sítio, mas hoje trabalham na General Motors do Brasil. Lembra que eles iam para a escola com dificuldade, não havia asfalto e quando chovia, os caminhões atolavam pelo caminho. “Menos dentro do Sítio, pq aqui a gente carregava pedregulho no caminhão que era alugado e jogava pelo caminho para que isso não acontecesse”, conta. O asfalto só chegou no Governo do então prefeito José Carlos Tonin.

Em 1999, o sítio se transformou num pesqueiro, que o sr. Araldo também resolveu fechar com a chegada da aposentadoria.

Atualmente o Sítio Borsari não produz mais. Parou por conta da dificuldade de encontrar mão-de-obra. Mas, ficaram as lembranças de pessoas que trabalharam ali, caso do Sr. Pedro José Simonetti, que ainda hoje toca colheita de uva, mas que trabalhou 30 anos no sítio. “Esse tem meu aplauso de pé porque já não temos mais famílias como as nossas, que se propõem a trabalhar e viver da Terra”.

Uma das honras é ver o nome do pai, Doardo Borsari, na escola do bairro. A outra é esta, proposta em 2018 pelo vereador Hélio Alves Ribeiro, que concede através de Projeto enviado à Câmara de Indaiatuba, o título de “Cidadão Benemérito Dr Caio da Costa Sampaio” ao sr. Araldo Borsari.

 

José Pires da Cunha

Nascido em Serra Negra - SP, passou a residir em Indaiatuba a partir de agosto de 1955. Cursou Direito pela faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre –MG, obtendo o bacharelado em 1970. Tornou-se advogado, profissão que exerce até os dias atuais com paixão e comprometimento.

Magistrado Federal aposentado é também Licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé –MG. Atualmente é casado, tem 3 filhos.

Exerceu várias atividades de grande relevância no município, sendo:

•          Presidente da 113ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Indaiatuba no período de 1985/1987.

•          Procurador Jurídico do Município de Indaiatuba, exercendo suas atividades no SAAE.

•          Professor e Vice-Diretor do Colégio Comercial Candelária.

Foi vereador da Câmara Municipal de Indaiatuba na legislatura de 1969 a 1973, eleito Presidente desta Casa no ano de 1970 e Secretário nos 2 anos seguintes, sempre contribuindo com o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade.

 

Corina Josefa de Araújo

Corina Josefa de Araújo, nascida em Rio Verde, Mato Grosso, em 8 de fevereiro de 1949, chegou em Indaiatuba em 1982, cursou o Ensino Médio e é mãe de 2 filhos: Sebastião Elmo da Silva e Raimundo César da Silva.

Exerceu suas atividades como costureira e comerciante, sendo proprietária da Padaria Universal, instalada na Rua 15 de Novembro, em Indaiatuba, nos anos 80.

Há 30 anos é dirigente geral do grupo de círculo de oração da Igreja Assembleia de Deus de Indaiatuba.

Participa todas às terças-feiras de um programa de rádio, sendo uma das locutoras a apresentar o programa Mulheres Intercessoras, que vai ao ar pela Rádio Aleluia Music – Rádio Vale do Tietê, de Salto (AM 1510 khz).

 

Sinival Bertipaglia

Sinival Bertipaglia nasceu na cidade de Moreira Sales, no estado do Paraná, em 27/05/1970. Casado com Marcia Cristina Rosa Bertipaglia, com quem tem duas filhas: Júlia Rosa Bertipaglia e Manoela Rosa Bertipaglia.

Mudou-se para Indaiatuba no ano de 1978, quando tinha 8 anos, permanecendo no munícipio até hoje. Iniciou sua trajetória profissional em nossa cidade, trabalhando no Banco Itaú, como guarda mirim do CAMPI, na época em que o banco era o responsável pela folha de pagamento da Prefeitura de Indaiatuba. Após esse período, trabalho como balconista nas drogarias Consolação e Rui Barbosa, até seus 21 anos, quando abriu a tradicional “Casa de carnes do Magrão”.

A Casa de carnes do Magrão, que já atua há 26 anos em Indaiatuba, é conhecida de toda população, além da quantidade de empregos diretos e indiretos que gerou ao longo de todos esses anos.

Sinival, além de comerciante, também atua na área social de nossa cidade, tendo ao longo de todos esses anos, trabalhado junto da APAE, Lar de velhos Emmanuel, Comunidade Maria Goreth, Comunidade Santa Luzia, dentre outras associações. Em muitos casos, a ajuda vem em forma de doações, seja de alimentos ou itens de necessidades, ou em forma de trabalho.

Há 5 anos, juntamente do ex-prefeito José Onério, Sinival organiza o almoço beneficente do Lar de velhos Emmanuel, que se destina a arrecadar recursos para manutenção do local.

O homenageado tem dedicado muito de sua vida, inclusive seu comércio, pelo bem da comunidade de Indaiatuba, o que o faz merecedor de tal honraria.

 

José Eudes Thomazetto (Ude Thomazetto)

Ude Thomazetto nasceu em Jundiaí/SP, em 19/08/1938, no bairro Traviu. Tem 80 anos e é Agricultor. Mora há 52 anos em Indaiatuba e estudou até o 4° ano do primário (Ensino Fundamental). É casado com Iole Angelina Carbonari Thomazetto, com quem tem dois filhos, Celso José Thomazetto e Sara Thomazetto; além de cinco netos e cinco bisnetos.

Sempre foi agricultor. Em Jundiaí (através do primo Domingos Tomasetto) soube que, em Indaiatuba, o período da colheita da uva adiantava de janeiro para os últimos meses do ano, o que era muito bom para as vendas, por conta do período de Natal. Foi assim que chegou com a família, na Fazenda Santa Cândida, em Itaici. No local, deu início à plantação de uva e uma vida inteira voltada para as atividades no bairro. Foi ali que ele movimentou a comunidade para a chegada de energia elétrica, asfalto, construção de uma escola (Doardo Borsari), construção da Igreja (atual Igreja São José), linhas telefônicas e até influenciando a vida política do Município.

“Quando chegamos não havia nada, tudo foi feito na base da enxada; depois movimentamos a comunidade e conseguimos o apoio de pessoas como Romeu Zerbini, Aristides Barnabé, Flávio de Castro (Sanã), Sinésio Martini, Anésio Marchetti, Clóvis Borsari e muitos outros”, relembra.

Ude relembra um dos feitos mais importantes do final dos anos 60: a criação da Sociedade Amigos do Bairro Videiras, que existe até hoje e que foi a responsável pela construção da escola e da igreja. “Fazíamos rifas de porco, galinha, carneiro para obter o dinheiro para a construção do prédio; meu tio Amadeu Tomasetto, foi quem doou o terreno – que deu origem também ao prédio da escola -- e assim ergueram a unidade escolar.” Hoje o campo de futebol existente no bairro leva o nome do tio Amadeu Tomasetto.

Ude adquiriu parte da fazenda do sr. Renato Andrada Coelho, atual Sitio 7 Irmãos. “Tivemos grandes dificuldades, além da infraestrutura. Por conta de geadas e chuvas, chegamos a perder tudo. Como comprei a minha parte para pagamento em 3 vezes, na segunda parcela o sr Renato chegou com o jornal O Estadão embaixo do braço, que falava de uma chuva de granizo que havia destruído toda a plantação. Ele disse: Vocês perderam tudo, né? Eu respondi que sim. E ele: Não precisa me pagar; você não me deve mais nada. Isso me emociona até hoje porque sou de um tempo em que a palavra valia mais que qualquer outra coisa. Lembro que vendi um sítio em Jundiaí e paguei minhas duas prestações, mas nunca me esqueci dessa atitude”, conta.

Ude foi quem deu nome ao bairro de “Videiras” e a comunidade era tão forte que elegia prefeitos e vereadores, que foram de grande importância para as benfeitorias do local. “Por muitas vezes, essas pessoas iam em casa e me convidavam para ser candidato a vereador e até vice-prefeito, mas eu nunca aceitei. Mas abríamos as portas da comunidade para conhecer as propostas dessas pessoas e apoiá-las sempre que as ideias eram significativas para todos do bairro”.

É assim que até hoje, o Sr Ude afirma ter grandes amigos na política e que a maioria dos prefeitos e vereadores passou pelo bairro, não só como políticos, mas como amigos. Esse é o caso de pessoas como Romeu Zerbini, Sinézio Martini, Reinaldo Nogueira, João Neto e Hélio Ribeiro.

Ele também cita pessoas que considera como “da família”, caso dos ‘Calonga’. Cita ainda grandes profissionais que foram importantes para Videiras, como o Dr Paulo Koide -- que atendia as emergências médicas da família e de toda a comunidade local, de graça e por vezes, ocorridas durante a madrugada – e famílias que ajudaram a transformar o local, caso das famílias Galvão, Persse, Secco, Stocco, Scocco, Soldeira, Burille, Marchetti e Thomasetto. 

Ude afirma ser grato a Indaiatuba por tudo o que conquistou na vida. Foi com a venda da uva que ele expandiu suas terras para outros Municípios: Araraquara, Buri, Guararema, Jundiaí... Ele teve uma grande ideia para expandir seus negócios: além de produtor, passou também a comercializar suas uvas do tipo “Niágara Rosada”. “Eu plantava e também vendia; na época da colheita eu viajava para São Paulo, Rio de Janeiro e até para a Bahia levando as uvas produzidas em Indaiatuba; chegava, carregava o caminhão e voltada para a estrada”.

Foi assim de 68 a 98. De 20 anos para cá, a produção caiu e sr Ude mudou da uva para a produção de acerola. Acredita que chegou a ser um dos maiores produtores de acerola do Estado e até hoje produz acerola em seu estabelecimento.

Hoje, aos 80 anos, diz: “Se temos alguma coisa, tudo é em função da acolhida que tivemos aqui”.

Católico, frequenta as missas da igreja que ajudou a erguer e também participa das atividades da Sociedade Amigos do Bairro Videiras, que também faz parte de sua história.

“Aqui construí minha vida, ganhei amigos e só posso ser grato a tudo que Indaiatuba me deu e continua me dando”, afirma.  

 

José Leonardo Eugênio

Conhecido como Zeca Zeca, José Leonardo Eugênio é nascido na cidade de Indaiatuba, tendo sido registrado na cidade de Campinas, como muitos outros cidadãos nascidos aqui na mesma época.

É casado com Ana Maria Januário Eugênio e pai de três filhos: Rafaela Cristina Eugênio, João Paulo Eugênio e Rafael Fernando Eugênio. Tem oito netos: Leonardo Eugênio, Ana Clara Alferres, Luiza Eugênio, Gerald Eugênio, Maria Laura Eugênio, Riquelme Eugênio, João Lucas Eugênio e Isabela Eugênio.

Zeca Zeca é mecânico de automóveis. Trabalhou por 15 anos na tradicional concessionária Ivesa, antes de abrir sua própria oficina, chamada Dois Irmãos, aberta 30 anos atrás e que funciona até os dias de hoje.

Uma das principais atividades que o homenageado participou, é da fundação da escola de samba Acadêmicos do Sereno, tão conhecida de tantos Indaiatubanos.

A fundação da escola de samba, deu-se a partir da criação do time de futebol, por Zeca e outros amigos. No meio da década de 70, juntamente com Carlos Pignatelli entre outros amigos, Zeca jogava futebol de salão por um time da famosa empresa na época, chamada Macol.

Por motivos de divergências com o proprietário da empresa, no ano seguinte, Pignatelli e Zeca Zeca montaram um time de futebol, para participar do campeonato que acontecia na cidade. Numa ocasião em que estavam na sede do Indaiatuba Clube para fazer a inscrição do campeonato que disputariam, Zeca foi perguntado sobre o nome da equipe, algo que ainda não havia sido pensado. Então, os responsáveis utilizaram o nome SERENO, em homenagem a um time de jogadores de grandes times paulistas que realizavam jogos beneficentes nas cidades do interior paulista.

Nessa época, a sede do time era localizada no bar João Coragem, onde os frequentadores começaram a ajudar o time financeiramente, já que os custos para se disputar o campeonato eram altos e os itens necessários também precisavam ser adquiridos, como uniformes, bolas, entre outros.

O time de futebol de salão do Sereno, tinha um bloco, que acompanhava o time nos jogos. Após algum tempo, o time se desfez e o bloco continuou formando assim, a tradicional escola Acadêmicos do Sereno, que todos conhecem e que atua até hoje em nossa cidade.

Zeca Zeca, esteve à frente da escola como presidente, durante 21 anos. Hoje ainda acompanha as atividades da escola, porém sem ocupar nenhum cargo de diretoria. Mas sua família e filhos, continuam se dedicando ao projeto do pai.

Um de seus filhos, tem um grupo de samba muito conhecido na cidade, além de ser mestre de bateria na mesma escola fundada pelo pai. Outro de seus filhos, mantém a escolinha de futebol oficial do Cruzeiro, por onde muitas crianças de Indaiatuba já passaram.

Milhares de moradores de Indaiatuba e de toda região, conhecem a escola de samba formada por Zeca Zeca e seu trabalho. A instituição é um patrimônio da cidade de Indaiatuba, fazendo parte da cultura de nossa cidade. Motivo esse, que justifica a justa homenagem a esse homem que tanto se dedicou a criação e ao desenvolvimento da Acadêmicos do Sereno.

 

 

Fiec recebe Moção de Congratulações na Câmara Municipal

Moção foi proposta pelo vereador Massao Kanesaki

Na segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Indaiatuba, o coordenador dos cursos de Mecânica, Mecatrônica e Eletroeletrônica, Sérgio Lopes, recebeu em nome da Fiec a Moção de Congratulações pela excelente organização da apresentação dos projetos dos trabalhos de conclusão de curso, indicada pelo vereador Celio Massao Kanesaki e apoiada por unanimidade pelos vereadores.

Também estiveram presentes na sessão solene da Câmara Municipal, a Gestora do Pronatec na Fiec, Regina Pigatto; a chefe de Gabinete, Luciene Artem; a coordenadora do curso de Edificações, Jaqueline Baboni; e o professor, Antonio Minioli.

Sobre o trabalho homenageado

Os trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, foram apresentados na semana passada para aproximadamente 700 pessoas entre familiares, alunos, professores e empresários de Indaiatuba. Os 32 projetos apresentados focam em soluções de problemas e envolvem todo o conteúdo dos 18 meses dos cursos.

Vale ressaltar que, 14 alunos saíram da apresentação já empregados em empresas parceiras como a Lenovo, John Deere, Croissant e Cia e Focus Ortopedia.  Para o superintendente João Neto, esta é prova que a Fiec além de formar mão de obra qualificada ainda atende as necessidades do mercado de trabalho. “A grade curricular é voltada para o cotidiano das empresas, e muitas das empresas parceiras ajudam a montar essa grade para preparar tecnicamente os alunos, parabenizo a todos os envolvidos e agradeço as empresas por confiarem no trabalho realizado pela Fiec”, finalizou.

 Para o coordenador dos cursos Sérgio Lopes, a missão é árdua, porém gratificante. “Foram 18 meses preparando e acompanhando esses alunos, ver o interesse de contratação das empresas em nossos alunos é sensação de dever cumprido. Receber essa homenagem da Câmara Municipal é um incentivo para continuar apostando no ensino de qualidade e desafiando nossos alunos”.

 Texto: Wanielly Amorim  

Pepo assume Habitação e Prof. Luiz Carlos fica na Câmara

Decisão foi publicada na edição de sexta-feira (30), da Imprensa Oficial

Jorge Luis lepinsk, o Pepo, deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Habitação. A decisão foi publicada na edição nº 1.259 da Imprensa Oficial da última sexta-feira (30). Em seu lugar, permanece o vereador Prof. Luiz Carlos, suplente que esteve ocupando a vaga de 28/08 à 30/11, durante afastamento de Pepo por motivos pessoais.

Pepo já ocupou a pasta no passado e a decisão é baseada em portaria assinada pelo prefeito Nilson Gaspar. Professor Luiz Carlos afirma que será um honra continuar seu trabalho na Câmara e promete não decepcionar seus eleitores, cumprindo seu compromisso com Indaiatuba.

Fim de Ano: prédio da Câmara fecha de 21 de dezembro a 2 de janeiro

Recesso acontece de 15 de dezembro de 2018 até dia 15 de fevereiro de 2019, mas nesse período gabinetes funcionam normalmente

A Câmara de Indaiatuba encerra mais um ano legislativo. A última sessão de 2018 aconteceu no último dia 10 e contou com a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2018/19. O prédio do Legislativo estará fechado de 21 de dezembro ao dia 2 de janeiro. Os vereadores também entram no período de recesso parlamentar, que vai de 15 de dezembro de 2018 até dia 15 de fevereiro de 2019. “Nesse período, apenas não haverá sessão de Câmara, mas todos os vereadores continuam atendendo à população normalmente”, informa o presidente reeleito, Hélio Ribeiro.

Durante o ano de 2018 foram realizadas 36 sessões ordinárias, uma sessão solene e duas sessões extraordinárias. “Foi um ano muito produtivo, em que todos os vereadores buscaram o melhor para o nosso Município; destaco a participação dos cidadãos nas sessões de Câmara, no pleno exercício da Democracia e a pesquisa que aponta nosso Legislativo como a “Melhor Câmara da RMC”, segundo avaliação do Indsat, baseada em pesquisa realizada com quem mais interessa: a população”, avalia o presidente, Hélio Alves Ribeiro.

Entre as ações aprovadas em Plenário pelos 12 vereadores da Casa, destaca-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual (PPA) e leis voltadas para o Segurança Pública, verbas para entidades assistenciais e projetos sociais. Pelo Plenário, também passaram ações importantes voltadas para o Meio Ambiente, educação e saúde; entre outras.

“Outro destaque do ano foram as sessões sendo transmitidas em tempo real, pela Internet, e projetos de sucesso como o Parlamento Jovem, que inseriu os estudantes nas ações da Câmara, fazendo com que vivessem na pele o que é ser vereador”, lembra Hélio Ribeiro, fazendo referência ao projeto que transforma estudantes em vereadores por um dia.

Balanço

O balanço parlamentar ainda será divulgado pelo Departamento de Expediente da Casa e a Câmara continua com suas atividades políticas e administrativas, mesmo no período de recesso. A primeira sessão de 2019 acontece dia 19 de fevereiro, com a nova Mesa Diretora assim constituída: Hélio Ribeiro (presidente), Massao Kanesaki (vice-presidente), Edvaldo Bertipaglia (1º secretário) e Luiz Carlos Chiaparine (2º secretário).

“Em qualquer período do ano, os vereadores continuam à disposição da população, seja na rua, em seus gabinetes ou através de vários canais de comunicação, como WhatsApp, celular ou redes sociais; nosso trabalho não para”, lembra o presidente da Câmara.

 

Câmara Municipal retorna trabalhos do Legislativo dia 18 de fevereiro

Reunião ordinária acontece às 18h e é aberta para à população

Após o recesso parlamentar, os vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba retomam no dia 18 de fevereiro, segunda-feira, os trabalhos legislativos, a partir das 18h.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Ribeiro, reeleito para a gestão 2019/2020, será um ano intenso e muito produtivo, buscando a harmonia entre os poderes e criando um clima de consenso político junto aos pares, num modelo de gestão participativa.

“Será um ano de muito trabalho sempre buscando e lutando pelos interesses da população” diz, o presidente.

Mesa Diretora

Para o biênio 2019-2020. Duas chapas se inscreveram e a Chapa 1, composta pelo vereador e atual presidente Hélio Ribeiro, foi a vencedora. A Chapa 1 foi composta da seguinte maneira: Hélio Ribeiro (presidente), Massao Kanesaki (vice-presidente), Edvaldo Bertipaglia (1º Secretário) e Luiz Carlos Chiaparine (2º Secretário). A Chapa 2 foi assim composta: Arthur Spíndola (presidente), Alexandre Peres (1º secretário) e Ricardo França (2º Secretário).

Essa será a segunda gestão do vereador Hélio Ribeiro à frente da presidência e a estreia do vereador Massao Kanesaki na Mesa Diretora da Casa. Já o vereador Chiaparine é o atual 1º Secretário e também já ocupou a presidência da Câmara; o vereador Bertipaglia também já ocupa lugar na atual Mesa, sendo o atual vice-presidente.

A Mesa Diretora eleita irá atuar em 2019 e 2020 e é responsável, não só por decisões tomadas em Plenário, durante às sessões de Câmara, como também por decisões administrativas.

 As reuniões ordinárias acontecem sempre às segundas-feiras, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba e são abertas a população.

Primeira sessão do ano aprova quatro projetos de lei

Vereadores debateram indicações e moções e destacaram homenagens ao ex-superintendente, João Neto

A primeira sessão de 2019, ocorrida segunda-feira (18), no Plenário da Câmara contou com quatro projetos de lei aprovados pelos vereadores, que também debateram indicações e moções e aprovaram requerimento que define a sessão de Câmara, pós-Carnaval, que acontecerá, excepcionalmente, dia 7 de março, às 18h.

Entre as homenagens, o destaque ficou para o ex-superintendente da Fiec, João Martini Neto, que prestigiou a sessão ao lado de sua equipe de trabalho, ao lado do atual superintendente, o professor Mário César Cobianchi. João Neto deixou a Fiec após um trabalho que elevou o nome da instituição a uma das melhores do País e foi homenageado pelo vereador e líder de Governo na Câmara, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha.

Em seu discurso de homenagem, Cebolinha lembrou da dedicação de João Neto à instituição e também de sua trajetória política. Filho do ex-presidente da Câmara, Sinézio Martini. João Neto também foi vereador e é o único vereador da história de Indaiatuba a ocupar o mesmo cargo que o pai, dentro do Legislativo. Ao final das homenagens, João Neto foi aplaudido de pé.

“João Neto deixa na Fiec muito mais que seu trabalho; deixa um trabalho marcado pela competência, deixa muitas realizações e, principalmente, uma lição de vitória aos jovens de Indaiatuba; eu fico muito orgulhoso de morar em uma cidade que tem uma Fiec; seu nome, João Neto, fará sempre parte da história não só da Fiec, mas de toda Indaiatuba”, disse Cebolinha.

 

Confira abaixo os projetos aprovados segunda-feira (18).

- PL Nº 171/2018 – Arthur Machado Spíndola, Ricardo Longatti França - Isenta de taxa de inscrição em concursos públicos seletivos doadores de sangue, medula e leite materno. 1 ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

- PL Nº 219/2018 – Alexandre Carlos Peres - Acrescenta dispositivos ao parágrafo único do Art. 3º, da Lei nº 6.035 de 25 de junho de 2012, que define critérios para denominação e a alteração da denominação de vias, logradouros e próprios municipais, e dá outras providências. 1 ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

- PL Nº 238/2018 – Silene Silvana CArvalini - Institui o Programa de Educação Digital. 1 ª VOTAÇÃO (SIMPLES).

- PL Nº 305/2018 – Executivo Municipal - Autoriza o Poder Executivo a delegar os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana no município de Indaiatuba e dá outras providências. 1 ª VOTAÇÃO (2/3).

 


Imagem no tamanho completo: 2.07 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 3.61 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Inaugurada UTI Pediátrica no HAOC

Lei nº 7.083/2018 de autoria do executivo e aprovada pela Câmara Municipal autoriza o repasse de recursos financeiros destinados exclusivamente a aquisição de equipamentos e mobiliários
Inaugurada UTI Pediátrica no HAOC

Fotos: Eliandro Figueira RIC/PMI

Os vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) junto com o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) entregaram para a população na manhã de sexta-feira (22) a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica ‘Adelina Giacomini Cavriani’. A inauguração do espaço faz parte do plano de governo e entrará em funcionamento no início de março. Dentre as 42 cidades que compõem a DRS VII (Departamento Regional de Saúde de Campinas) Indaiatuba é a 5º cidade com UTI Pediátrica.

Também esteve no evento a secretária de Saúde, Graziela Garcia, representando todos os secretários municipais; o superintendente do Haoc, Renato Sargo; o diretor administrativo do Haoc, Marco Antônio Barroca; o diretor Técnico do Haoc, José Carlos Ribeiro da Motta Filho; o diretor, Ronaldo José Garcia e o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, representando todos os vereadores municipais.

Durante o cerimonial de inauguração o prefeito destacou o trabalho para conquistar a UTI Pediátrica. “Admiro muito os administradores do Hospital que sempre estão em busca de melhorias e inovações.  Nas reuniões com prefeitos da RMC vejo o quanto Indaiatuba é referência e mostramos o nosso diferencial na gestão, pois muitas cidades estão com dificuldade de custear a saúde, aqui o nosso objetivo é uma gestão eficaz cada vez mais apurados, transparentes e voltada ao social. Estamos sempre caminhando para ir mais longe e com recursos do nosso município conquistamos essa UTI Pediátrica, que estava em meu plano de governo e hoje é uma realidade”, comenta Gaspar.

A secretária de Saúde enfatizou que essa inauguração é um momento histórico. “Estamos em um momento de muita alegria e histórico para nossa cidade e a classe de enfermagem também se sentiu homenageada. Quero deixar a mensagem da importância dessa UTI. Vamos abrir uma porta no dia 1º de março que nunca mais se fechará, pois a UTI funciona 24 horas por dia 365 dias do ano, com ou sem pacientes. Quero agradecer o prefeito por ter colocado no plano de governo essa UTI. Nossa cidade tem muito o que agradecer ao Haoc pelo trabalho administrado com os pacientes do SUS”, enfatiza Graziela.

A Lei nº 7.083 de 14 de dezembro de 2018 de autoria do executivo e aprovada pela Câmara Municipal autoriza o repasse de recursos financeiros para a Fundação Leonor de Barros Camargo de até R$441.633,11 destinados exclusivamente a aquisição de equipamentos e mobiliários para a UTI Pediátrica.

O presidente da Câmara Hélio Ribeiro disse. “Todos os vereadores aprovaram o recurso para essa UTI e agradeço o trabalho do prefeito Gaspar, pois tenho andado com ele e vejo a determinação não só para a saúde, mas como em todas áreas”, destaca Ribeiro.

A UTI Pediátrica leva o nome de Adelina Giacomini Cavriani, que foi homenageada pelos seus 43 anos de trabalho dentro da parte pediátrica do Haoc como atendente de enfermagem. O local tem capacidade para três leitos destinados às crianças. A UTI Pediátrica conta com todo equipamento para pleno funcionamento e mais um médico 24h; um enfermeiro 24h; três técnicos de enfermagem 24h e dois fisioterapeutas 24h. O Haoc também possui mais 10 leitos de UTI Neonatal e 23 leitos de UTI Adulto.

 

Com informações: Assessoria de Imprensa - RIC/PMI


Imagem no tamanho completo: 3.48 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Próxima sessão de Câmara acontece quinta-feira, pós-Carnaval

Segunda sessão do ano aprovou seis projetos e foi marcada pela presença do novo Procurador Jurídico da Casa

A Câmara de Indaiatuba realiza quinta-feira (dia 7), excepcionalmente, sua terceira sessão de Câmara. Pelo Regimento, as sessões devem acontecer toda segunda-feira, às 18h, mas um requerimento aprovado por todos os vereadores durante a primeira sessão do ano, alterou a próxima sessão para quinta-feira, em função dos feriados de Carnaval.

Na última segunda-feira (25), a Câmara de Indaiatuba realizou sua segunda sessão do ano. A novidade, foi a presença na Mesa de trabalhos disposta no Plenário, do Procurador Jurídico, Vitor Hugo Chiuzuli. O procurador assumiu a vaga, após ser aprovado em concurso público realizado pela Câmara de Indaiatuba, em março do ano passado.

 

Projetos Aprovados

Na sessão de segunda-feira (25), os vereadores aprovaram seis projetos de lei:

- Projeto dos vereadores Alexandre Carlos Peres e Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), que denomina Avenida Luiz Petrilli, logradouro público do Parque Residencial Sabiás.

- Projeto dos vereadores Arthur Spíndola e Ricardo França, que isenta de taxa de inscrição em concursos públicos seletivos doadores de sangue, medula e leite materno (2ª votação).

- Projeto do vereador Alexandre Peres que acrescenta dispositivos ao parágrafo único do Art. 3º, da Lei nº 6.035 de 25 de junho de 2012, que define critérios para denominação e a alteração da denominação de vias, logradouros e próprios municipais, e dá outras providências  (2ª votação).

- Projeto da vereadora Enfermeira Silene Carvalini, que institui o Programa de Educação Digital (2ª votação).

- Projeto do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a delegar os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana no município de Indaiatuba e dá outras providências (2ª votação – Aprovado com três emendas).

- Projeto da Mesa da Câmara, que dispõe sobre alterações de dispositivos da Lei Complementar n° 38, de 31 de agosto de 2017, e dá outras providências (2ª votação).

Retirada e Vistas

Já o projeto do vereador Arthur Machado Spíndola, que dispõe sobre a transparência dos Termos de Ajustes de Condutas (TAC´s) e que também estava na Ordem do Dia, foi retirado da pauta e sofrerá algumas modificações.

Também o projeto do vereador Professor Luiz Carlos, que dispõe sobre a criação, proteção e bem-estar de equinos, muares e assemelhados no Município, teve pedido de vistas do vereador Alexandre Peres aprovado até a próxima sessão.

Confira a composição das Comissões Permanentes formadas na Câmara

Vereadores escolhidos irão nas comissões no biênio 2019/2020

A Câmara de Indaiatuba definiu na última semana a composição das quatro comissões permanentes da Casa, que irão atuar no biênio 2019/20.  Confira abaixo os vereadores que compõem essas comissões, que são formadas por presidente, vice-presidente e relator.

 

Comissão de Justiça e Redação

Massao Kanesaki – Presidente

Edvaldo Bertipaglia – Vice-Presidente

Dr Luiz Carlos Chiaparine – Relator

 

Comissão de Finanças, Orçamento, Obras Públicas e Serviços

João de Souza Neto – Presidente

Alexandre Peres – Vice-Presidente

Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) – Relator

 

Comissão de Segurança e Trânsito

Luiz Alberto pereira (Cebolinha) – Presidente

Arthur Spíndola – Vice-Presidente

Edvaldo Bertipaglia – Relator

 

Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

Enfermeira Silene Silvana Carvalini – Presidente

Ricardo França – Vice-Presidente

Professor Luiz Carlos da Silva – Relator

 

Lei que obriga divulgação do Cadastro de Nascentes de autoria do Vereador Alexandre Peres é aprovada

Cada nascente será divulgada com um número, localização, coordenadas geográficas e outras observações técnicas

Indaiatuba terá o Cadastro de Nascentes divulgado no sítio eletrônico da Prefeitura em atendimento à Lei Municipal nº 7087, de autoria do vereador Alexandre Peres (SD), aprovada por unanimidade na Câmara e sancionada pelo prefeito no dia 27 de fevereiro de 2019.

Cada nascente será divulgada com um número, localização, coordenadas geográficas e outras observações técnicas que descreverão cada uma delas. O prazo para a publicação da lista é de 90 dias.

“Meu compromisso com uma cidade mais sustentável para todos continua, por isso me comprometi a assegurar a preservação deste precioso recurso, a água.”, explica Peres.

Alexandre Peres destaca ainda que “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos é o 6º Objetivo da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, argumentando ainda que nenhum bem natural é preservado se não for conhecido, divulgado e respeitado.

“Com essa transparência tenho certeza que nossa população terá possibilidade de mais ações de preservação. Ninguém cuida do que não conhece”, finalizou o vereador.

Com informações: Assessoria do vereador

 


Imagem no tamanho completo: 4.34 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 4.09 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Jardim Morada do Sol comemora 39 anos com festa

Programação inclui homenagens aos mais antigos moradores e festa para as crianças
Jardim Morada do Sol comemora 39 anos com festa

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O Jardim Morada do Sol completa 39 anos no dia 19 de março. Para comemorar, a população de Indaiatuba ganha uma extensa festa, que inclui shows, campeonato de futebol, noite do flashback, passeio de moto, Ação Saúde e até homenagem solene aos moradores mais antigos do bairro; entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas e a festa é baseada na Lei nº 5.644/2009, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

As comemorações acontecem até 31 de março (confira abaixo a programação), e conta com uma grande festa, realizada durante todo o dia 24, no Parque Corolla. “Mas, a programação foi dividida em vários dias e em diferentes pontos do bairro, fundado em 19 de março de 1980, por meio do decreto municipal 2.081”, lembra o autor do projeto, Hélio Ribeiro.

 

Resgate

Além das atividades esportivas, sociais e culturais programadas para comemorar os 39 anos do bairro, Hélio Ribeiro também faz um resgate da história oral dos moradores, entrevistando pessoas que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar numa cidade que a maioria desconhecia, num bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica, escola, posto de saúde ou creche.

Com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Hélio Ribeiro entrevista os moradores do bairro, que contam suas histórias. As entrevistas são captadas em vídeo e enviadas à Fundação na íntegra, fazendo parte do acervo da instituição. Editadas, elas também podem ser conferidas numa página do Facebook, criada especialmente para isso, intitulada “Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol”.

Esse ano, a homenagem vai para os moradores Antenor Pedro de Oliveira (o Didi), Gersino Francisco Chavis, Braulino José Rodrigues, José Tarcílio Imbriani, Roberto Carlos Bueno, Pedro da Silva, Elias Rodrigues da Silva e Pacífico Celeste; além do ex-prefeito Reinaldo Nogueira.

As filmagens foram encerradas essa semana e a entrega das homenagens acontece no Centro Cultural Hermenegildo Pinto do Jd Morada do Sol (Piano), dia 22, a partir das 19h, com a participação de diversas autoridades, entre elas os vereadores da Câmara de Indaiatuba e o prefeito Nilson Gaspar.

Programação

As comemorações dos 39 anos do bairro tiveram início no último domingo, dia 10, no Floresta Parque, com a abertura do Torneio de Futebol de Areia, e vão até o dia 31, com o Festival de Futebol de Campo/Amadores. Mas durante todo o mês serão diversas atrações, com o ponto alto para a grande festa para as crianças, dia 24, no Parque Corolla, das 13h às 18h, que inclui shows, zumba, trenzinho, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, participação do Koringa, tendas de massagem, corte de cabelo, distribuição de brindes e muita diversão.

Trata-se de uma festa para toda a família, que esse ano conta com algumas novidades, como a 1ª Noite de Flash Back com DJ Ramon e som dos anos 70/80/90, um Passeio de Motociclistas que reúne moto-clubes da cidade, shows e a participação de várias entidades assistenciais de Indaiatuba. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

 

39º Aniversário da Morada do Sol - Programação 2019

 

10/03 – (DOMINGO) - Torneio de Futebol de Areia

Local: Floresta Parque – 8h30 às 17h 

17/03 – (DOMINGO) - Torneio de Futebol de Areia

Local: Rua Dr. Mário Sergio de Almeida (Praça da Rua 29) – Das 9h às 11h30

22/03: (SEXTA-FEIRA) - Homenagens para 10 moradores mais antigos do Bairro

Local: Piano – Morada do Sol – Parque Ecológico – Das 19h às 22h

23/03 – (SÁBADO) – 1ª Noite do Flash-Back do Jd Morada do Sol – DJ Ramon

Local: Parque Corolla – 18h às 22h

24/03 – (DOMINGO) – Apresentações Culturais com Artistas Locais do Morada do Sol

Local: Parque Corolla – 10h às 13h.

24/03 – (DOMINGO) -  Torneio de Futebol de Areia - Final

Local: Parque Corolla:  10h às 11h e 14 às 15h

24/03 – (DOMINGO) - Festas das Crianças

Local: Parque Corolla -  13h às 18h - Abertura da Festa – 14h

Show Musical – 14h10 às 14h40

Atrações: Trenzinho, Brinquedos Infláveis, Pipoca, Algodão Doce e Koringa – 14h às 18h

Zumba – 15h às 15h45

Entrega de Brindes – 16h

 

30/03: (SÁBADO) – Festival de Futebol de Campo com Veteranos

Local: São Conrado – 13h às 17h

31/03: (DOMINGO) – Festival de Futebol de Campo com Amadores

Local: São Conrado 8h30 às 11h30 – 13h às 16h

 

 

PARTE ESPORTIVA

30/03: (SÁBADO) – Festival de Futebol de Campo com Veteranos

Local: São Conrado – Das 13h às 17h

 

31/03: (DOMINGO) – Festival de Futebol de Campo com Amadores

Local: São Conrado 8h30 às 11h30 – 13h às 16h

 

Confira a tabela do Veterano - Festival de Futebol de Campo

Sábado 30 de Março – Campo do São Conrado

13h -       São Francisco x Black Power

14h -       Manchester x Noroeste

15h-       Prefeitura x Santa Clara

 

Confira a tabela do Amador - Festival de Futebol de Campo

Domingo 31 de Março – Campo do São Conrado

8h30 -        Operário x Barcegole

9h30 -        Os Mineiros x União Paulista

10h30 -        Florence x Manchester

11h30 -        Unidos do Corolla x Santa Clara

13h00 -        Huaxipato x Estrela

14h00 -        Benfica x Estrela Dourada

15h00 -        Moscou x Moleques da Praça

16h00 -        Morada do Sol x Atlético Paulista

 

 

 

Vereadores aprovam todos os projetos da Ordem do Dia

4ª Sessão do ano teve um projeto votado e aprovado em Regime de Urgência Especial

Vereadores da Câmara de Indaiatuba aprovaram durante a 4ª sessão do ano, todos os projetos constantes da Ordem do Dia. Além dos nove projetos, a Câmara também aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Prof. Luiz Carlos – com quatro emendas --, que dispõe sobre a criação, proteção e bem-estar de equinos, muares e assemelhados.

Confira abaixo, os projetos aprovados durante a sessão do dia 11, que contou com a presença no Plenário, dos alunos do Colégio Episteme de Indaiatuba.

- Projetos do Executivo Municiapl: PL Nº 6/2019, que autoriza a premiação em dinheiro aos vencedores de concursos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, no corrente exercício. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES); PL Nº 4/2019, que autoriza a concessão administrativa de uso de área pertencente ao patrimônio público municipal em favor da 'Associação dos Técnicos e Tecnólogos de Indaiatuba e Região - ATIR', e dá outras providências. 1ª VOTAÇÃO (2/3); PL Nº 7/2019, que dispõe sobre a prorrogação do prazo de concessão de uso de imóvel outorgada em favor da 'Sociedade Amigos de Bairro do Núcleo Faria Lima'. 1ª VOTAÇÃO (2/3);  PL Nº 18/2019, que revoga a Lei n° 6.465, de 02 de julho de 2015, que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor do 'Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros de Indaiá'. 1ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA); e PL Nº 19/2019, que revoga a Lei n° 4.851, de 23 de dezembro de 2005, que dispõe sobre concessão administrativa de uso de área institucional pertencente ao Patrimônio Público Municipal em favor da Sociedade Ítalo Brasileira de Indaiatuba, e dá outras providências. 1ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA).

- PL Nº 16/2019, do vereador Edvaldo Bertipaglia, que regulamenta a utilização de caçambas para recolhimento de entulho e dá outras providências.

- PL Nº 279/2018, dos vereadores Arthur Spíndola, Hélio Ribeiro e Ricardo França, que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário M- CHAT nas Unidades Básicas de Saúde - UBS do Município de Indaiatuba e dá outras providências.

- PL Nº 12/2019, do vereador Ricardo França, que dá nova redação e acresce dispositivos ao Art. 1° da Lei 6.729, de 19 de junho de 2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação, na página oficial da Prefeitura de Indaiatuba na internet, da relação de medicamentos que compõem os estoques da Secretaria Municipal de Saúde, e dá outras providências.

- PL Nº 15/2019, dos vereadores Alexandre Peres e Massao Kanesaki, que dispõe sobre o licenciamento da atividade de microcervejarias e seus respectivos bares e restaurantes cervejeiros, no Município de Indaiatuba.

A próxima sessão de Câmara acontece segunda-feira (18), no Plenário Joab José Puccinelli, a partir das 18h. As sessões são abertas a toda a população e transmitidas também pela internet, através da rede social Facebook, na página oficial da Câmara.

 

 

Comemorações dos 39 anos do Jd. Morada do Sol prosseguem no fim de semana

Evento tem 1º Noite do Flash Back e grande festa para as crianças no Pq Corolla; além de torneios de futebol

As comemorações dos 39 anos do Jd Morada do Sol prosseguem nesse fim de semana. As homenagens incluem a 1ª Noite do Flashback, que acontece sábado (23), a partir das 18h e um grande evento para as crianças, no domingo (24), no Parque Corolla. Toda a comemoração é baseada na Lei nº 5.644/2009, de autoria do vereador Hélio Ribeiro.

Na última terça-feira, a festa incluiu uma noite de homenagens aos mais antigos moradores do bairro, evento ocorrido no Piano, com a participação do prefeito Nilson Gaspar, do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.

O evento teve a participação dos jovens Semir, Claudino e Leonardo, da Família Chavis, que executaram o Hino de Indaiatuba ao som do violino, e as presenças de Enides Nogueira Lopes Cruz (Funssol), dos professores Heleno Luiz e Hércules Domingues (Unimax/Centro Universitário Maxplanck), demais autoridades; além de amigos e familiares dos nove homenageados: Reinaldo Nogueira, Antenor Pedro de Oliveira (o Didi), Gersino Francisco Chavis, Braulino José Rodrigues, José Tarcílio Imbriani (Felipe), Roberto Carlos Bueno, Pedro da Silva, Elias Rodrigues da Silva e Pacífico Celeste.

Fim de Semana

Neste final de semana, a festa prossegue com a parte cultural e esportiva (confira a programação abaixo). As comemorações dos 39 anos do bairro – que tiveram início no último domingo, dia 10, no Floresta Parque, com a abertura do Torneio de Futebol de Areia -- vão até o dia 31, com o Festival de Futebol de Campo com Amadores.

Neste fim de semana acontece a 1ª Noite de Flash Back, com DJ Ramon e som dos anos 70/80/90, um Passeio de Motociclistas que reúne moto-clubes da cidade (com saída da Prefeitura em direção ao Parque Corolla), e uma grande festa para as crianças, com shows e várias atividades gratuitas como zumba, trenzinho, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, participação do Koringa, tendas de massagem, corte de cabelo, distribuição de brindes e muita diversão.

“Todas as atividades são gratuitas e abertas à população; na verdade, a festa é destinada a toda a família, em agradecimento a todas as outras famílias que fizeram o progresso do Jd. Morada do Sol”, afirma o idealizador do projeto, o vereador Hélio Ribeiro.

 

Confira a Programação Cultural e Esportiva

 

PARTE CULTURAL

23/03 – (SÁBADO) – 1ª Noite do Flash-Back do Jd Morada do Sol – DJ Ramon

Local: Parque Corolla – 18h às 22h

24/03 – (DOMINGO) – Apresentações Culturais com Artistas Locais do Morada do Sol

Local: Parque Corolla – 10h às 13h.

24/03 – (DOMINGO) -  Torneio de Futebol de Areia - Final

Local: Parque Corolla:  10h às 11h e 14 às 15h

24/03 – (DOMINGO) - Festas das Crianças

Local: Parque Corolla -  13h às 18h - Abertura da Festa – 14h

Show Musical – 14h10 às 14h40

Atrações: Trenzinho, Brinquedos Infláveis, Pipoca, Algodão Doce e Koringa – 14h às 18h

Zumba – 15h às 15h45

Entrega de Brindes – 16h

 

PARTE ESPORTIVA

30/03: (SÁBADO) – Festival de Futebol de Campo com Veteranos

Local: São Conrado – Das 13h às 17h

 

31/03: (DOMINGO) – Festival de Futebol de Campo com Amadores

Local: São Conrado 8h30 às 11h30 – 13h às 16h

 

Confira a tabela do Veterano - Festival de Futebol de Campo

Sábado 30 de Março – Campo do São Conrado

13h -       São Francisco x Black Power

14h -       Manchester x Noroeste

15h-       Prefeitura x Santa Clara

 

Confira a tabela do Amador - Festival de Futebol de Campo

Domingo 31 de Março – Campo do São Conrado

8h30 -        Operário x Barcegole

9h30 -        Os Mineiros x União Paulista

10h30 -        Florence x Manchester

11h30 -        Unidos do Corolla x Santa Clara

13h -        Huaxipato x Estrela

14h -        Benfica x Estrela Dourada

15h -        Moscou x Moleques da Praça

16h -        Morada do Sol x Atlético Paulista


Imagem no tamanho completo: 3.97 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 3.85 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 3.60 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Parlamento Jovem realiza 1ª sessão simulada do ano na sexta

Doze vereadores jovens participaram do evento, sendo conduzidos ao Plenário pelos vereadores da Casa
Parlamento Jovem realiza 1ª sessão simulada do ano na sexta

Foto: Rose Parra

A Câmara de Indaiatuba realiza sexta-feira (29), a primeira cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Professora Deolinda Maneira Severo, escolhidos por votação direta realizada na instituição, participam do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduzirá um vereador-jovem à sua cadeira no Plenário, e a Sessão simulada prossegue apenas com os estudantes, que irão debater indicações, moções e projetos de Lei formulados por eles, baseado na realidade da comunidade em que vivem.

A cerimônia será aberta pelo presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, autor da ideia que deu origem ao Parlamento Jovem de Indaiatuba, de autoria de todos os vereadores da Casa. Além dos vereadores, participam desta 1ª sessão, assessores, chefes de gabinete, professores e coordenadores da unidade escolar.

O objetivo do projeto é despertar a atenção de jovens e adolescentes para os trabalhos dos vereadores e a função do Poder Legislativo no Município. "Queremos chamar a atenção dos jovens para a necessidade de participar das ações do Poder Legislativo e envolver não só os estudantes, mas toda a unidade escolar, as famílias e a comunidade", explica o presidente da Câmara, o vereador Hélio Alves Ribeiro (PSB). "Sou oriundo de Grêmio Estudantil e desde que cheguei à Câmara, em 2010, alimentava esse desejo", conta.

O projeto “Parlamento Jovem” foi lançado em 04 de março do ano passado, propondo a seguinte questão: o que você faria se fosse vereador por um dia? Essa questão é levada a todos os alunos participantes do projeto, nas escolas públicas e privadas, contemplando estudantes do ensino Fundamental e Médio de Indaiatuba que, através do Grêmio Estudantil, recebem informações de como funciona a Câmara e lançam seus candidatos a vereador. “Depois disso, eles formulam suas propostas em forma de indicação, moção e projetos e aí sim, vivenciam no Plenário da Câmara, o que é ser vereador por um dia", explica o presidente do Legislativo.

A 1ª edição de 2019 tem a participação dos seguintes vereadores jovens da EE Professora Deolinda Maneira Severo:  Maria Eduarda de Oliveira Mendes (Presidente), Ingrid Victória Eid Melo (1ª Secretária), Ana Clara Rodrigues Pais de Paula (2ª Secretária), Bruna Sampaio de Oliveira (Vice-Presidente), Evelyn Cristina Mateus Lima (Suplente), Larissa Daniela Santos Marcílio, Isabela Cristina Bianchi da Cruz, Suelen Lima Fonte, Karllos Eduardo Rodrigues Pereira, Kleiton José da Conceição Silva, Yasmin Costa Prado, Clara Alexandra Brazahu Pereira Martins e Larissa Nathalya de Souza Oliveira. A sessão simulada também será acompanhada pela coordenadora da escola, Elaine Aparecida Larentis Batajelo.

“Mais do que uma experiência, o Parlamento Jovem é uma lição e um exercício de Democracia que, com certeza, esses estudantes levarão para toda a vida”, lembra Hélio Ribeiro. A sessão simulada é aberta à população e acontece sexta-feira (29), a partir das 8h. A sessão também pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, em tempo real.

Projeto Base desenvolvido em Indaiatuba é referência no Estado

“Menina dos olhos” do vereador Massao Kanesaki, deverá ser implantado em São Paulo

“Estou honrado em saber que o município de São Paulo tem interesse em implantar o nosso Projeto Base de Beisebol”, afirma Massao Kanesaki. A notícia veio quando o vereador e idealizador do projeto em Indaiatuba, foi a São Paulo, a convite do presidente Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Jorge Otsuka, e do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Thiago Lobo. “Isso me enche de orgulho, pois trata-se de um projeto da nossa cidade, sendo destaque e considerado o maior do Brasil nesse segmento”, comemora.

O embrião do Projeto BASE nasceu com a realização da 1ª Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, e com renomados instrutores da Major League Baseball (MLB) ministrando um treinamento para professores de Educação Física da rede municipal, além de atletas e técnicos de equipes de beisebol.

Após sua estreia, em fevereiro de 2015, o projeto Base, realizado em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, vem crescendo notoriamente.  Na época, realizado em parceria com a do Departamento de Beisebol e Softbol da Associação Cultural Esportivo Nipo Brasileiro Indaiatuba (Acenbi), o evento foi uma capacitação da modalidade esportiva dirigida a técnicos, atletas e professores. “Hoje, o projeto ganhou mais estrutura e atende os alunos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba", conta Massao.

Massao conta ainda que o Consulado Japonês é um parceiro do programa. "Temos como parceiros o Consulado Japonês, que através de um voluntário por dois anos estará ensinando o esporte; a Major League Beisebol (liga profissional de beisebol) também nos atende com técnicos e materiais, além de diversos empresários da cidade que apoiam o programa por seu conteúdo e seu sucesso", aponta.

Segundo Massao, o Beisebol, que sempre foi conhecido por ser um esporte para japoneses, começa a ganhar uma visão mais ampla: o objetivo é dar às crianças a oportunidade de manejar o taco, as luvas, o capacete e uma bola, e permitir que as crianças possam ir além do esporte que mais conhecem, o futebol.

“Está sendo ampliado também no sentido educacional, pois pais e professores, sentem a evolução no desenvolvimento e comportamento das crianças; por tudo isso o projeto Base se tornou um sucesso”, ressalta Massao.

Vereadora Silene homenageia nefrologista Marcelo Pinelli

Com uma Moção de Congratulações, o médico foi reconhecido pelas ações que marcaram o Dia Mundial do Rim

O médico nefrologista Marcelo Pinelli, foi agraciado pela vereadora Silene Carvalini, com uma Moção de Congratulações durante a 7ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, ocorrida dia 1º de abril.

Na justificativa, a vereadora parabeniza Pinelli pela realização do Matriciamento em Nefrologia para médicos e enfermeiros, evento ocorrido na Câmara Municipal, no dia 14 de março, Dia Mundial do Rim. A data faz parte do calendário oficial de Indaiatuba.

Pinelli é diretor técnico do Hospital Dia e Mini-Hospital de Indaiatuba. Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Secretária Municipal da Saúde (SESAU), participaram dos eventos, além do Dr. Marcelo Pinelli, Dr. Fabrício Milani, Dra. Maria Cristina Bem Costa Dra. Cinthia Carbonara (coordenadora de hemodiálise do Hospital Augusto de Oliveira Camargo -- HAOC), Dra. Cíntia Torres, Dra. Janaína Coimbra, Dra. Thais Gentil, Dr. Ricardo PRECISO DO NOME COMPLETO

O Dia Mundial do Rim é lembrado, em Indaiatuba, há dez anos. “Todos os anos, fazemos um trabalho junto à população para tentar conscientizar sobre a importância dos cuidados para evitar as doenças renais crônicas. É um trabalho de equipe, de todos os nefrologistas do município. Agradeço à vereadora Silene pelo reconhecimento do nosso empenho. Ela também fez a lei municipal que garante uma semana para esclarecimento da população sobre as doenças renais. Estendo meus agradecimentos ao prefeito Nilson Gaspar, a secretaria da Saúde, Graziela Garcia e todos os envolvidos nessa ação”, agradeceu Pinelli. “Vale ressaltar que a SESAU disponibiliza atendimento médico nefrológico em todos os estágios da doença renal crônica desde o nível 1 até o 5”, acrescenta.

Controle

Qualquer pessoa pode ter doença renal, mas quem tem diabete, obesidade ou hipertensão arterial tem mais riscos. Além disso, quem tem alguma doença que leva ao acometimento dos rins, como o lúpus, também tem mais riscos – essa doença, inclusive, atinge mais mulheres. O importante, portanto, é o diagnóstico precoce – que pode ser feito por meio de dois exames. A Urina tipo I é a mais importante, seguido pelo exame da creatinina que é a segunda mais importante.

O tratamento da doença renal crônica muda de acordo com a gravidade. A ideia, na maioria dos casos, é evitar ou retardar a diálise ou o transplante. “Inicialmente, são indicadas mudanças no estilo de vida, como a diminuição do peso, o fim do tabagismo e do etilismo, a realização de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação saudável, que inclui frutas, legumes e menos alimentos ultraprocessados. Quando a pessoa tem hipertensão arterial, ela é medicada para controle disso. Se é diabética, a ideia é que ela tenha o melhor controle possível da doença.

Já em fases mais avançadas, considerada a fase 5 da doença renal crônica, o paciente tem uma função renal muito comprometida, então tem de ser encaminhado para um serviço de terapia renal substitutiva, que consiste na diálise ou no transplante de rim. O acompanhamento deve ser regular, os exames devem ser feitos de tempos em tempos, dependendo do estágio.

“Quando apresentei o que hoje é a Lei Municipal 6.683, que institui no Município de Indaiatuba a ‘Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais’, foi pensando em disseminar informação e evitar o agravamento das doenças renais; e só posso ficar honrada com essa semana”, afirma a vereadora e enfermeira Silene Carvalini

Quais são os cinco estágios da doença renal?

A TFG, que significa taxa de filtração glomerular, estima a função renal. Se a TFG é de 26, isso significa que seus rins estão funcionando a aproximadamente 26 por cento da taxa normal.

LEVE

ESTÁGIO 1 (Em risco), TFG > 90

ESTÁGIO 2, TFG 89-60

Dano renal com leve perda da função renal

Poucos ou nenhum sintoma

Tratamento por meio de uma dieta saudável e controle da pressão arterial

MODERADO

ESTÁGIO 3A, TFG 59-45

ESTÁGIO 3B, TFG 44-30

Poderá apresentar fadiga, alteração na micção, problemas de sono e dor nos rins

Converse com o seu médico sobre uma dieta adequada para os rins, controle da pressão alta e prescrição de medicamentos que podem ajudar

GRAVE

ESTÁGIO 4, TFG 29-15

Pode desenvolver pressão alta, anemia, doença óssea ou doenças cardiovasculares

Os sintomas incluem fadiga, náuseas, alterações do paladar, problemas nervosos, dificuldade para dormir, falta de apetite e de energia

Consulte um nefrologista para tratar a sua doença e perguntar sobre o transplante de rim

Um nutricionista pode ajudar a controlar a sua dieta

DOENÇA RENAL TERMINAL (DRT)

ESTÁGIO 5, TFG < 15

Os sintomas incluem perda de apetite, náuseas, prurido, inchaço e pouca ou nenhuma micção

As opções de tratamento incluem a diálise ou o transplante renal

 

Fontes: http://www2.kidney.org/professionals/kdoqi/guidelines_ckd/p4_class_g1.htm https://www.kidney.org/atoz/content/gfr

COMUNICADO - Câmara Municipal de Indaiatuba

Edital para conhecimento dos Munícipes da realização de Audiência Pública: Projeto de Lei no. 54/2019, de autoria do Executivo Municipal que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020, e dá outras providências”.

Nos termos do disposto no parágrafo único do artigo 48 da Lei Complementar 101 de 04 de maio de 2000 (LRF), bem como nos termos do artigo 71, “alínea “d” das Instruções no. 2/2008 – Área Municipal, do Egrégio Tribunal de contas do Estado de São Paulo, a Câmara Municipal de Indaiatuba, através da Presidência e da Comissão de Finanças e Orçamento, promoverá no próximo dia 31 de maio de 2019, das 14h às 16h, audiência pública na sede da Câmara, sito à Rua Humaitá, no. 1167, centro, nesta cidade de Indaiatuba/SP, – “Plenário Joab José Pucinelli”.

 

         Indaiatuba, 24 de abril de 2019.

 

 

               Hélio Alves Ribeiro

           Presidente da Câmara Municipal

 

 

                   João de Souza Neto

    Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma

Audiência Pública

LDO/PL no.  54/19

31/05/2019 –

Câmara Municipal de Indaiatuba

Plenário “Joab José Pucinelli”

Rua Humaitá, no. 1167, centro.

14h – Inicio

14h – 14h15 – Registro de Presença e Identificação

Obs: Pessoas jurídicas, o representante legal deverá estar presente no ato do registro da presença.

14h15 – 15h – Composição da Mesa e Apresentação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

15h – 15h15 – Inscrições dos presentes para apresentarem suas contribuições ou esclarecimentos

15h15 – 15h30 – Manifestação oral dos inscritos, entregas das manifestações por escritos e respostas a pedidos de esclarecimentos

15h30 – Encerramento pelo Presidente da Audiência

 

        Indaiatuba, 24 de abril de 2019.

 

 

               Hélio Alves Ribeiro

           Presidente da Câmara Municipal

 

                   João de Souza Neto

    Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

Parlamento Jovem realiza 2ª sessão simulada na terça-feira

Doze vereadores jovens participaram do evento, sendo conduzidos ao Plenário pelos vereadores da Casa

A Câmara de Indaiatuba realiza nessa terça-feira (14), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal a segunda cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos do Colégio Conquista, escolhidos por votação direta realizada na instituição, participam do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduzirá um vereador-jovem à sua cadeira no Plenário, e a Sessão simulada prossegue apenas com os estudantes, que irão debater indicações, moções e projetos de Lei formulados por eles, baseado na realidade da comunidade em que vivem.

 

A cerimônia será aberta pelo presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, autor da ideia que deu origem ao Parlamento Jovem de Indaiatuba, de autoria de todos os vereadores da Casa. Além dos vereadores, participam desta sessão, assessores, chefes de gabinete, professores e coordenadores da unidade escolar.

 

O projeto “Parlamento Jovem” foi lançado em 04 de março do ano passado, propondo a seguinte questão: o que você faria se fosse vereador por um dia? Essa questão é levada a todos os alunos participantes do projeto, nas escolas públicas e privadas, contemplando estudantes do ensino Fundamental e Médio de Indaiatuba que, através do Grêmio Estudantil, recebem informações de como funciona a Câmara e lançam seus candidatos a vereador. Após a Sessão de Posse, os jovens vereadores formulam suas propostas em forma de indicação, moção e projetos e aí sim, vivenciam no Plenário da Câmara, o que é ser vereador por um dia.

A 2ª edição de 2019 tem a participação dos seguintes vereadores jovens do Colégio Conquista:

MESA DIRETORA:

Presidente: Daniel Bampi das Neves

Vice-Presidente: João Paulo Pistoni de Oliveira

1º Secretária: Raíssa Chavieiro Costa

2º Secretária: Izabela Guerreiro

VEREADORES:

Nathália Ramos Bhering Batista

Matheus Alves Schellerg

Gabriel da Silva Alves Candeia

Homero Leme do Prado Neto

Igor Baldini Laranjeira

Felipe Yanagui Geraldo

Brunna Carolina Ruggeri

Gustavo Bonilha da Silva

SUPLENTE:

Bruna Camille Silva Gomes

Letícia Lima Teller Gibim

 

Vereadores aprovam projetos que beneficiam 13 entidades assistenciais

Próxima sessão acontece dia 20, a partir das 18h, no Plenário da Casa

Os vereadores de Indaiatuba aprovaram segunda-feira (13), projeto de repasse de recursos financeiros em favor de 13 entidades do Município. Associação Beneficente ABID, Associação Amigos do Projeto Guri, Apae, Casa da Criança Jesus de Nazaré, Casa da Providência, Ciaspe, Campi, Dispensário Antônio Frederico Ozanam (Sociedade São Vicente de Paulo), Educandário Deus e a Natureza, Grupo de Estudos Espíritas Mensageiros da Paz (Casa da Fraternidade), Manaem, Bolha de Sabão e Sisni são as entidades beneficiadas. O projeto, aprovado por unanimidade, é de autoria do Executivo Municipal.

Os vereadores aprovaram ainda, com nove votos favoráveis, projeto da Mesa da Câmara, que dispõe sobre aprovação das contas do Poder Executivo relativas ao exercício de 2016, além de projetos de autoria do vereador Luiz Carlos da Silva, Prof. Luiz Carlos, que concede nome de rua ao logradouro do Parque Residencial dos Sabiás. A rua receberá o nome de Renan Oliveira dos Santos. 

As sessões da Câmara de Indaiatuba acontecem toda segunda-feira, a partir das 18h, no Palácio Votura, que fica na Rua Humaitá 1.167; sendo aberta a toda a população. As sessões também podem ser acompanhadas ao vivo pela rede social Facebook, na página oficial da Câmara de Indaiatuba.

 

TRIBUNAL DE CONTAS DESTACA EXCELÊNCIA DA CÂMARA NO GASTO PÚBLICO

Apontamento está no Mapa das Câmaras, plataforma recém-lançada pelo TC

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP), coloca a Câmara de Indaiatuba entre as 10 cidades com mais de 200 mil habitantes que menos gastam entre 644 Municípios do Estado. Os dados estão numa plataforma virtual, e mostram os custos de funcionamento de cada Câmara, quantidade de funcionários, número de vereadores e de habitantes por Município. O painel aponta a Câmara de Indaiatuba com um gasto per capita de R$ 47,59, o 7º menor de todo o Estado de São Paulo e o 3º da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A Plataforma considera os gastos efetuados em 2018 e possibilita que qualquer cidadão possa realizar a pesquisa por município, baixar arquivos com todas as informações das Câmaras e analisar os gastos das Casas Legislativas de todo o Estado de São Paulo.

Pelo painel, pode-se verificar a excelência da gestão da Câmara, bem como o cuidado com o dinheiro público.

Assim, na atual gestão do presidente Hélio Ribeiro, desde 2017 até a presente data, e graças aos esforços de toda a equipe, a transparência das ações administrativas possibilitaram que fosse alcançado esse resultado tão importante para a Câmara e toda Indaiatuba.

A Câmara de Indaiatuba tem sido reconhecida pela sua atuação, com destaque para diversos projetos e realizações que atendem a sua finalidade institucional, como se destaca o projeto Parlamento Jovem, e outras iniciativas fundamentais para o envolvimento da população com o Poder Legislativo. Tudo concretizado e compatível com a economia e o zelo do gasto público.

Fonte: www.tce.sp.gov.br/camarasmunicipais.

Câmara aprova verba para Haoc

Projeto foi aprovado em Regime de Urgência Especial durante 13ª sessão do ano
Câmara aprova verba para Haoc

Foto: Anselmo LDC/ACS-CMI

A Câmara de Indaiatuba aprovou segunda-feira (20), em regime de urgência especial, Projeto de Lei nº 76/2019, do Executivo Municipal, que autoriza repasse de recursos financeiros no valor de R$ 360 mil, em favor do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc).

Além desse projeto, os vereadores também aprovaram as seguintes proposituras:

- PL Nº 59/2019, do vereador Alexandre Peres, que denomina Rua Clarice Rocha de Souza, logradouro público do Jardim Laguna;

- PL Nº 61/2019, do Executivo, que dá nova redação a dispositivos da Lei n° 5.146, de 19 de junho de 2007, que proíbe a realização no Município, de eventos e festas de longa duração, que ultrapassem 10 (dez) horas de atividades dançantes ininterruptas, e

- PL Nº 66/2019, também do Executivo, que dá nova redação a dispositivos da Lei n° 2.007, de 04 de novembro de 1983, que dispõe sobre a criação do Fundo Social de Solidariedade (Funssol).

A próxima sessão de Câmara acontece segunda-feira, dia 27, às 18h, no Plenário da Casa, que tem acesso pela rampa existente na Rua Humaitá, ao lado do Fórum de Indaiatuba.

Lei do vereador Alexandre Peres permite consultar as nascentes cadastradas em Indaiatuba

Entre em contato com SAAE, pelo 0800 77 22 195 e faça sua parte, ajudando a preservar este recurso tão importante para a vida

Atualmente já é possível consultar as Nascentes de Água cadastradas no município de Indaiatuba, graças à Lei 7.087/2019  de autoria do vereador Alexandre Peres (SD). Além de cadastrar e divulgar, a Lei também preconiza a preservação destes importantes pontos. “A maioria sabe a dedicação e a afetividade que tenho pelo SAAE, onde trabalho há quase 25 anos. Sei e defendo a importância dessa riqueza que são nossas nascentes”, explica o vereador, que completa: “Ninguém cuida do que não conhece”.

Aprovada em fevereiro deste ano pela Câmara Municipal e sancionada no mês seguinte pelo Executivo, a lei está disponível em https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/pysc/download_norma_pysc?cod_norma=6112&texto_original=1, já o cadastro, com informações sobre as nascentes do município, pode ser consultado em https://www.indaiatuba.sp.gov.br/engenharia/cadastro-de-nascentes/. Lá estão informações sobre as nascentes já cadastradas, sendo elas relacionadas a córregos e rios que, de alguma forma, afetam Indaiatuba, sejam por cruzarem o município ou por serem importantes para o abastecimento de água da cidade.

Não importa a localização das nascentes, seja em propriedade pública ou privada, se você conhece alguma que não está no cadastro entre em contato com SAAE, pelo 0800 77 22 195 e faça sua parte, ajudando a preservar este recurso tão importante para a vida.


Imagem no tamanho completo: 280 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Seis projetos são aprovados durante 14ª sessão de Câmara

Quatro projetos foram aprovados em regime de urgência especial
Seis projetos são aprovados durante 14ª sessão de Câmara

Foto: Anselmo LDC/ACS-CMI

A Câmara de Indaiatuba aprovou segunda-feira (27) seis projetos de lei, quatro deles em regime de urgência especial. A propositura mais debatida foi o projeto de lei 87, do Executivo Municipal, que autoriza o repasse de recursos financeiros em favor da Fundação Leonor de Barros Camargo (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). O projeto foi aprovado em regime de urgência, com um voto contrário.

Outros três projetos do Executivo, também foram aprovados em regime de urgência especial: Projeto nº 63, que institui o 'Programa Reforma Fácil' e autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro visando melhoria das habitações populares; projeto de lei complementar nº 2, que altera as Leis Complementares n° 7, de 5 de janeiro de 2009, n° 24, de 10 de dezembro de 2014, n° 45, de 20 de dezembro de 2018, e n° 47, de 20 de dezembro de 2018; e projeto de lei complementar nº 3, que acresce o parágrafo único ao artigo 27 da Lei Complementar n° 52, de 20 de dezembro de 2018.

Outros dois projetos foram aprovados em segunda votação: PL Nº 61, do Executivo Municipal, que dá nova redação a dispositivos da Lei n° 5.146, de 19 de junho de 2007, que proíbe a realização no Município de eventos e festas de longa duração, que ultrapassem 10 (dez) horas de atividades dançantes ininterruptas; e PL nº 66 -- também do Executivo -- que  dá nova redação a dispositivos da Lei n° 2.007, de 04 de novembro de 1983, que dispõe sobre a criação do Fundo Social de Solidariedade.

Vereadores participam hoje (6) do sorteio de lotes para o Dimpe II

Representantes de Organizações da Sociedade Civil também acompanharão o sorteio, que acontece no Ciaei

 Vereadores participam hoje (6), do sorteio para a seleção dos inscritos e classificados na aquisição de lotes no Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe II), implantado no bairro Pimenta. O sorteio é aberto a todos e acontece às 18h no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Os vereadores de Indaiatuba estarão por lá, para acompanhar o sorteio, juntamente com representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi (Serviço Social da Indústria), Ampei (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Indaiatuba) e Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba). Ao todo 341 empresas estarão concorrendo aos 123 lotes do Dimpe II.

Todas as Leis referentes ao Dimpe passaram por votação na Câmara de Indaiatuba, desde que o programa foi instituído em dezembro de 2005.   Confira no link abaixo, a lei: https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/pysc/download_norma_pysc?cod_norma=3508&texto_original=1

 

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Lotes do Dimpe II são sorteados no Ciaei

Prioridades foram definidas pela Lei 6.763/17; vereadores estiveram presentes

O presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, e o vereador Luiz Carlos Chiaparine participaram quinta-feira (6), no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba  (Ciaei), do sorteio dos lotes do Dimpe II (Distrito de Micro e Pequenas Empresas). Concorreram aos lotes 341 empresas previamente classificadas.

Para o sorteio os inscritos foram divididos em quatro grupos identificados de acordo com as prioridades definidas na Lei Municipal nº 6.763/17. Na primeira urna foram colocadas as micro e empresas de pequeno porte que exercem atividades industriais ou de prestação de serviços pesados, legalmente instaladas no município, em locais atualmente vedados pelo Plano Diretor ou pela legislação de uso do solo e que pretendam transferir tais atividades para locais permitidos.

A urna dois foi ocupada pelas micro e empresas de pequeno porte que estejam exercendo, por período superior a três anos, atividades industriais ou de prestação de serviços pesados no município, em locais vedados pelo Plano Diretor ou pela legislação de uso do solo.

Para a terceira urna foram selecionadas as micro e empresas de pequeno porte que exercem, por período superior a 10 anos, atividades comerciais ou de prestação de serviços, legalmente instaladas no município, e que pretendam desenvolver atividades industriais ou de prestação de serviços pesados permitidas no Dimpe II.

Os demais participantes que não se enquadraram em nenhum dos três grupos, mas que preencheram outros requisitos da Lei e apresentaram os documentos exigidos, compuseram a urna quatro.

Conforme as empresas eram sorteadas, o representante legal fazia a escolha do lote no mapa apresentado pela Prefeitura e já seguia para as mesas de atendimento para formalizar a proposta de compra.

Após o preenchimento dos 123 lotes foi composta a lista de espera, também realizada por sorteio.

Para garantir transparência ao processo, além de ser realizado em sessão pública, o sorteio foi acompanhado por representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), do Sesi (Serviço Social da Indústria), da Ampei (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Indaiatuba) e da Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba).

Conforme a Lei Municipal nº 6.763, as empresas sorteadas terão que cumprir alguns prazos de construção para não perderem o direito ao lote. A apresentação do projeto de construção deverá ser feita até seis meses, contados a partir da assinatura do contrato ou lavratura da escritura de venda e compra. Em até 18 meses as obras deverão ser iniciadas, a partir da aprovação do projeto de construção. Para a conclusão da edificação e obtenção do habite-se, o contemplado terá até 30 meses, contados a partir da data do alvará de construção. Também terá prazo para a obtenção do alvará de funcionamento e início das atividades, que será de até 18 meses, a partir da data do Habite-se.

O novo Distrito está localizado na Alameda Capovilla, no Bairro Pimenta. São 123 lotes a partir de 300 metros quadrados cada, que juntos somam a área de 42.251,95 metros quadrados. O valor do metro quadrado do Dimpe II é 19,95 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

A lista completa das empresas contempladas e os lotes escolhidos está disponível no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/assuntos-industriais/dimpe-2/sorteio/ .

Confira a relação de projetos aprovados durante 16ª sessão

Vereadores aprovam quatro projetos da Ordem do Dia em sessão realizada segunda-feira (10)

Confira abaixo a relação dos projetos aprovados durante a sessão de Câmara, realizada segunda-feira (10), quando os vereadores aprovaram quatro projetos constantes na Ordem do Dia. Você também pode conferir o áudio da sessão, na página oficial da Câmara de Indaiatuba, no endereço eletrônico www.indaiatuba.sp.leg.br (https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/consultas/sessao_plenaria/sessao_plenaria_player_audio?cod_sessao_plen=97&url_audio=https://indaiatuba.sp.leg.br/institucional/multimidia/galeria-de-audios/20190610 ).

- PL Nº 263/2018 - RICARDO LONGATTI FRANÇA, ADEILSON PEREIRA DA SILVA, ALEXANDRE CARLOS PERES, ARTHUR MACHADO SPINDOLA, CÉLIO MASSAO KANESAKI, EDVALDO BERTIPAGLIA, HÉLIO ALVES RIBEIRO, JOÃO DE SOUZA NETO, LUIZ ALBERTO PEREIRA, LUIZ CARLOS CHIAPARINE, LUIZ CARLOS DA SILVA, SILENE SILVANA CARVALINI - Dispõe sobre a obrigatoriedade da construção ou adaptação de fraldários acessíveis aos frequentadores dos locais em que especifica, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA)

- PL Nº 60/2019 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Dá nova redação a dispositivos da Lei n° 5.035, de 27 de dezembro de 2006, que dispõe sobre as normas para a limpeza de terrenos localizados nas zonas urbana e de expansão urbana, estabelece multas e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA)

- PL Nº 64/2019 - ARTHUR MACHADO SPINDOLA - Proíbe a fabricação caseira, distribuição e comercialização com finalidades terapêuticas ou medicinais do Dióxido de Cloro conhecido como MMS. 2ª VOTAÇÃO (ABSOLUTA)

- PL Nº 67/2019 - EXECUTIVO MUNICIPAL - Dispõe sobre a reorganização do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, e dá outras providências. 2ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

Câmara tem Wi-fi livre para uso nas dependências da Casa

Projeto está em fase de implantação e testes; objetivo é dar acesso à informação por meio do uso da internet

A Câmara de Indaiatuba disponibiliza a partir de hoje (17), em fase de implantação e testes, uma rede wi-fi gratuita e sem complicações, para uso nas dependências da Casa.

Os maiores beneficiados serão a população -- que participa das sessões de Câmara realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 18h --, os jornalistas e o público em geral, que frequentam os eventos que ocorrem nos dois Plenários da Casa Legislativa.

Para utilizar o serviço, disponível a qualquer pessoa que estiver usando um aparelho com acesso à internet wi-fi, é só fazer login na rede “CMI-Visitantes”, fazer check-in e, mediante à assinatura de um termo de responsabilidade, conectar o aparelho à internet.

A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à informação, por meio do uso da internet, que é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade para esse fim.

Aprovada mudança no repasse de recursos à Prefeitura

Projeto da Mesa da Câmara é aprovado em Plenário, durante 17ª sessão

A Câmara aprovou ontem, 17 de junho, projeto de resolução que autoriza o repasse à Prefeitura das receitas de fontes extraorçamentárias a cada quatro meses. De acordo com a resolução o repasse deverá ser efetuado até 30 dias após o vencimento do quadrimestre.
As denominadas receitas extraorçamentárias são constituídas pelo Imposto Retido na Fonte (PJ), Prefeitura Juros, Receitas de Arrendamento e Imposto de Renda Retido na Fonte (PJ), e representam recursos de devolução obrigatória pela Câmara ao Município, fato que sempre ocorre anualmente ao final dos exercícios.
Na justificativa da Resolução, a Mesa argumenta que a Câmara Municipal “preocupada com as necessárias ações do município, notadamente nas áreas da saúde e da educação, não se vê obrigada a esperar o final de cada exercício para repassar tais receitas ao município”.
PELA PAZ
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram projeto do presidente da Câmara, Hélio Alves Ribeiro, que institui e inclui no Calendário Oficial de eventos do município o “Dia da Caminhada Pela Paz nas Escolas”.
Hélio Ribeiro disse que o objetivo da data é conscientizar os jovens da necessidade de conviverem em harmonia nas escolas, sem agressões ou bullings. O projeto estabelece que a Caminhada deverá ser realizada anualmente na primeira quinzena do mês de junho.
OUTROS PROJETOS
De autoria do vereador Célio Massao Kanesaki, três ruas do Jardim Moriyama ganharam denominação ontem. São elas: Rua Comendador Eikiti Ueda (antiga 14), Rua Armando Müller (antiga 7) e Rua Claudio Eduardo de Francheschi Vieira (antiga rua 8).
O vereador Alexandre Carlos Peres também obteve apoio dos demais vereadores para a aprovação do nome de Nathalina Romão Zanuni, no Jardim Mantova, para a até então denominada rua 3.
EM DINHEIRO
Por recomendação da Secretaria de Cultura, o prefeito Nilson Gaspar enviou projeto à Câmara solicitando que a premiação aos vencedores dos concursos promovidos pela Secretaria possa ser efetuada em dinheiro. O pedido do prefeito recebeu a aprovação dos vereadores.

Hélio Ribeiro se reúne com a dirigente regional de Ensino

Presidente da Câmara leva à diretoria regional preocupação com medidas de segurança nas escolas.
Hélio Ribeiro se reúne com a dirigente regional de Ensino

O presidente Hélio Ribeiro, entre o supervisor Vanderlei dos Santos Silva e a dirigente de Ensino, Juliana Ganassim Verdi

O presidente da Câmara, vereador Hélio Ribeiro, esteve sexta-feira (14) na Diretoria de Ensino – Região de Capivari, para tratar de problemas relacionados a questão da segurança nas escolas. As reclamações são referentes à segurança de alunos e professores das escolas que vem registrando ainda um histórico de falta de pessoal no setor administrativo, o que afeta o funcionamento das unidades escolares em nossa cidade.

“Os problemas que atingem as escolas da Rede Estadual nos chegaram através do meu gabinete, essas reclamações nos chamaram a atenção pois afetam nossos alunos e o corpo docente das escolas. Daí, a importância do meu encontro com a dirigente de Ensino de Capivari”, relata Hélio Ribeiro.

Segundo o presidente da Câmara, a dirigente Juliana Ganassim Verdi reconhece o problema de segurança e de falta de pessoal.

Ela observou que esse não é um problema exclusivo de Indaiatuba e que aguarda a convocação de candidatos aprovados num concurso, bem como a eventual liberação para a contratação de servidores em caráter emergencial, o que poderá melhorar as condições de funcionamento das unidades escolares.

Câmara é ponto de coleta da Campanha do Agasalho do Funssol

Caixas ficam disponíveis para receber doações na Câmara até dia 10 de julho

A Câmara de Vereadores está participando da Campanha do Agasalho 2019 do Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Para isso, ficou com duas caixas das 70 distribuídas em 36 pontos de coleta espalhados pelo Município, para receber a doação de roupas de frio, calçados masculinos, femininos, infantil e de bebê e cobertores, em boas condições de uso, até o dia 10 de julho.
Para o presidente Hélio Ribeiro, “a generosidade do cidadão indaiatubano é reconhecida e sempre muito presente no período do inverno, quando toda a cidade doa roupas de frio para quem precisa”.
O Fundo Social de Solidariedade informa que as famílias interessadas em cobertores devem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência ou o Plantão Social da Prefeitura.

Vereadores participam de assinatura de termo Indaiatuba-Itália

Hélio, Massao e Prof. Luiz Carlos participaram do evento, que marca acordo voltado para o desenvolvimento de negócios

O presidente da Câmara, Hélio Ribeiro e os vereadores Massao Kanesaki e Professor Luiz Carlos participaram quarta-feira, 19, da assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba e a Câmara Ítalo-Brasileira para o Desenvolvimento de Negócios. Por meio do acordo, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústrias e Agricultura manterá o “Portal de Negócios da Itália”, contendo informações com o objetivo de fomentar negócios entre as partes.
O prefeito Nilson Gaspar salientou que a parceria vai nortear os empresários para desenvolver atividades econômicas com o país europeu. “Muitas vezes faltam direcionamento e orientação para que os empresários ampliem seus negócios. Por essa razão acredito que a parceria possibilitará a abertura de muitos novos negócios envolvendo micros, pequenas, médias e grandes empresas de nossa cidade”.
O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Domenico Alberto Rossini, ressaltou que o foco da Câmara é fomentar as relações entre Brasil e Itália, sejam elas industriais, comerciais e financeiras. “Vamos prospectar o mercado visando facilitar e ampliar negociações entre Indaiatuba e a Itália, o que resulta em benefícios econômicos para ambos”, afirmou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro, a celebração da parceria é mais um passo para que Indaiatuba mantenha-se como uma das melhores cidades do país para a realização de negócios. “No ano passado, a Revista Exame, especializada em economia e finanças, apresentou os índices de nossos avanços em todos os setores, o que veio demonstrar com clareza o desenvolvimento da cidade e o atrativo que ela exerce nos investidores nacionais e estrangeiros”.
“Estamos no caminho certo”, concluiu o vereador.

Pesquisa aponta que Câmara de Indaiatuba é a mais bem avaliada pela população da RMC

Segundo o Instituto INDSAT, o Legislativo local recebeu a aprovação de 54% dos entrevistados

A Câmara de Indaiatuba foi a única a receber a avaliação Alto Grau de Satisfação dentre as câmaras municipais das 15 maiores cidades da região, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituo de Pesquisas INDSAT.

O instituto afirma ter entrevistado 400 eleitores em Indaiatuba no decorrer do mês de maio. Destes, 54% consideraram o desempenho da Câmara local com os conceitos ótimo e bom, contra 9% que se manifestaram de forma reprobatória com o emprego das classificações ruim e péssimo.  Os demais 37% avaliaram a Câmara de Indaiatuba como regular.

A INDSAT é uma empresa com base em Campinas que, a cada trimestre, realiza amplo levantamento sobre o nível de satisfação dos moradores da Região Metropolitana de Campinas em relação à qualidade dos serviços ofertados pelas Prefeituras e ao desempenho de suas Câmaras de Vereadores.

De acordo com o instituto, o resultado deste trimestre ficou muito próximo aos registrados em 2018, ano em que as pontuações alcançadas pelo Legislativo local se situaram entre 655 e 712 pontos, todas enquadradas como Alto Grau de Satisfação. A INDSAT observa que nos levantamentos trimestrais realizados em 2017, os moradores de Indaiatuba atribuíram notas mais baixas à Câmara, classificando-a com Grau Médio de Satisfação.

Na opinião do presidente Hélio Ribeiro, a população reconhece o empenho dos vereadores para dotar o município de arcabouço legal que assegure condições bem razoáveis de qualidade de vida a todos. “Paralelamente, há de se elogiar o trabalho do governo do prefeito Nilson Gaspar que dá suporte à atuação da Câmara no atendimento das demandas encaminhadas pela população aos vereadores”.

           

Para quem quiser conhecer a pesquisa na íntegra o link é: https://www.indsat.com.br/single-post/2019/05/23/Indaiatuba-%C3%A9-a-%C3%BAnica-da-RMC-com-Alto-Grau-de-Satisfa%C3%A7%C3%A3o-em-C%C3%A2mara-Municipal

Vereadores instituem o “Agosto Verde” contra o álcool, tabaco e drogas

Projeto visa promover debates, palestras, seminários e apresentações artísticas que abordem o tema

Foi aprovado segunda-feira, 24, projeto de autoria do vereador Professor Luiz Carlos que institui a campanha de conscientização “Agosto Verde” contra o uso de álcool, tabaco e outras drogas nas instituições públicas e privadas de ensino e redes de atendimento do poder público municipal.

De acordo com o vereador, todas as atividades do “Agosto Verde” visam à redução dos danos sociais, à saúde e à vida, causados pelo consumo de substâncias psicoativas. Para isso propõe, entre outros pontos, a promoção de discussões a respeito dos pressupostos e objetivos da Política Nacional sobre Drogas, bem como conscientizar a comunidade acerca dos prejuízos e custos sociais representados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.

Pelo projeto, durante o mês de agosto, os estabelecimentos de ensino, públicos e privados de Indaiatuba, devem promover debates, palestras, seminários e apresentações artísticas que abordam o tema.

NA MESMA SESSÃO
Na sessão de segunda-feira foram aprovados, em primeira discussão, dois projetos de amplo interesse: o primeiro, de iniciativa do Poder Executivo, faculta o parcelamento de débitos municipais em até 144 vezes para pessoas de renda inferior a dois salários. O segundo defende a proibição, no município, de procedimentos veterinários que produzam mutilação estética de animais. Este projeto é de autoria do vereador Arthur Spindola.
Para entrarem em vigor, ambas as propostas dependem ainda de uma segunda votação, programada para acontecer em agosto.
OUTRAS APROVAÇÕES
Também receberam votos favoráveis dos vereadores os seguintes projetos:
 Que dispõe sobre a destinação de bens móveis permanentes e de consumo não mais utilizáveis pela Câmara Municipal;
 Que altera dispositivo da Lei n° 7086, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil de Indaiatuba; e
 Que autoriza o Poder Executivo a receber, mediante doação com encargos, imóvel da Sociedade Amigos de Bairro das Videiras.

Câmara aprova em primeira votação projeto de LDO

A segunda votação tem de ser realizada até 21 de agosto

Os vereadores aprovaram ontem, em primeira votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) proposta pelo Executivo. A aprovação se deu por unanimidade e sem emendas. A segunda e definitiva votação tem de ser realizada até o dia 21 de agosto.

A LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes e, além de autorizar ou não o aumento das despesas com pessoal, regulamenta as transferências a entes públicos e privados e disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas.

O presidente Hélio Ribeiro ressaltou que a votação da LDO é uma das principais atribuições da Câmara Municipal. “É a LDO que vai definir como será estruturado o orçamento e quais as ações que receberão atenção prioritária do governo”, afirmou.

Para o ano que vem, a LDO projeta despesas públicas municipais na ordem de 1.205 bilhão, o que assegurará gastos de aproximadamente 300 milhões em educação e de 200 milhões em saúde, os dois setores com despesas percentuais obrigatórias estabelecidas pela Constituição.

CRESCIMENTO MODESTO

 Os técnicos da Secretaria da Fazenda do município, na elaboração das estimativas financeiras da LDO, acompanharam as previsões da maioria dos economistas de que o país e o Estado de São Paulo terão um crescimento modesto em 2019 e 2020. “Da mesma forma que a economia nacional e paulista, a economia municipal também é influenciada pelos fatores internos e externos que contribuíram para a formação do cenário econômico atual”, escreveram os técnicos em relatório apresentado em audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores em maio.

Na audiência, os técnicos da Secretaria da Fazenda afirmaram que os “tributos municipais têm mantido seu histórico de arrecadação, porém o grupo das Transferências Correntes tem apresentado uma evolução pífia e é neste grupo que estão nossas maiores receitas, como o Fundo de Participação dos Municípios, ICMS e SUS”.

A LDO proposta pelo Executivo é encontrada na íntegra no link: https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/pysc/download_materia_pysc?cod_materia=MjY0Nzc=&texto_original=1

Palestras do “Dia da Saúde do Homem” começam segunda, dia 15

Evento é baseado na Lei nº 5.707/10 e dá ênfase à necessidade de exames preventivos entre a população masculina

Instituído em 2010 com o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados que devem ter em relação às moléstias que acometem a próstata, glândula integrante do sistema genital masculino, o “Dia da Saúde do Homem” vem sendo marcado com a realização de palestras ministradas por enfermeiros e médicos especialistas, em diversos locais do município.

De acordo com o autor da Lei, o vereador e presidente da Câmara Hélio Ribeiro, a instituição do Dia da Saúde do Homem previu também a criação do Programa Municipal da Saúde do Homem com a atribuição de oferecer atendimento multidisciplinar com foco no amplo espectro de doenças da população masculina, “dando ênfase às campanhas educativas com o objetivo de esclarecer a esta população sobre os riscos, cuidados e medidas para prevenção e combate às doenças do sistema urinário e reprodutor”.

O Dia da Saúde do Homem, portanto, foi transformado, na verdade, numa “semana”. A data tem ainda como referência, o dia 15 de julho, Dia do Homem, comemorado em todo território nacional. 

 

CASOS DETECTADOS NAS PALESTRAS

O vereador Hélio Ribeiro ressalta a importância da informação transmitida de forma correta, lembrando os inúmeros casos de homens no município que, diante dos sintomas de câncer apresentados pelos especialistas durante as palestras, perceberam que tinham de procurar assistência médica imediata por já vivenciarem aqueles sintomas.

“Lamentavelmente, houve até o caso de um servidor público que, alertado numa palestra, foi procurar atendimento médico especializado, mas a doença já estava tão adiantada que, mesmo após passar por cirurgia, o servidor não resistiu”, completou o vereador. 

Somente em 2018, 68.220 novos casos de câncer de próstata foram notificados no Brasil, com 14.926 óbitos causados pela doença. “Quando detectados no início, esse tipo de câncer tem 90% de chance de cura; daí a importância dessa campanha”, finaliza Hélio Ribeiro.

 

Confira a programação de palestras deste ano:

  • Dia 15, às 10h30: na sede da Guarda Municipal (avenida Ário Barnabé, 924). Palestrante: enfermeiro Roberto Galdino;
  • Dia 15, às 19h30: na UBS do Parque Residencial Indaiás (rua Cristiano Seleguim, 139). Palestrante: nefrologista Dr. Fabrício Torres Milani;
  • Dia 16, às 10h: na sede do SAAE da Vila Avaí (rua Tanguará, 540). Palestrante: enfermeiro Roberto Galdino;
  • Dia 16, às 19h30: na sede do Espaço Bem Viver (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3969). Palestrante: nefrologista Fabrício Milani;
  • Dia 17, às 7h: na sede da Secretaria de Obras (rua Primo José Mattioni, 454, Vila Brizola). Palestrante: enfermeiro Roberto Galdino;
  • Dia 17, às 19h30: no plenário da Câmara Municipal (rua Humaitá, 1167). Palestrante: gastrocirurgião Dr. Felipe Chain;
  • Dia 18, às 7h: sede da Secretaria de Obras (rua Primo José Mattioni, 454, Vila Brizola). Palestrante: enfermeiro Roberto Galdino; e
  • Dia 18, às 19h30: na Emeb Profª. Maria Benedicta Guimarães, Jd. Morada do Sol (Rua José da Silva Maciel – S/Nº ). Palestrante: nefrologista Fabrício Milani.

Ações do documento