Câmara prestigia posse de conselheiros tutelares

Mandato das eleitas é de quatro anos; Indaiatuba tem duas unidades do conselho

10/01/2024

As dez conselheiras tutelares eleitas no ano passado foram empossadas nesta quarta-feira (10) na Prefeitura. O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, e os vereadores Hélio Ribeiro, Sérgio Teixeira, engenheira Luci dos Santos, Wilson Índio da Doze e Ana Maria dos Santos prestigiaram a posse, conduzida pelo prefeito em exercício, Túlio José Tomass do Couto, pelo secretário de Assistência Social, Décio Rocha, e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sérgio Baptista.
Indaiatuba tem duas unidades do Conselho Tutelar. Na unidade 1, atuarão as conselheiras Juliana da Silva Ferreira Sampaio Alexandre, Misleide dos Santos Silva, Roberta de Souza Moraes, Sônia Aparecida da Silva e Thaís Aparecida de Oliveira Duarte. Já para a unidade 2 foram designadas as conselheiras Adriana da Silva Vieira Antonio, Alcione dos Santos Palhares, Ana Roberta Feitoza Ribeiro, Natalia Gregorio Cardoso da Silva e Roselene Aparecida de Castro.
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por resguardar os direitos dos jovens e o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atuando junto a entidades, à Prefeitura, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. A eleição para conselheiros foi realizada em outubro do ano passado por meio do voto popular facultativo – e a apuração foi realizada no plenário da Câmara.
“Fiz questão de parabenizar todas as conselheiras eleitas e de colocar o Legislativo à disposição no que for necessário”, afirma Pepo. “Nossa juventude precisa de proteção e estas conselheiras terão a missão de resguardá-los de todas as situações de vulnerabilidade”, comentou.
A posse contou ainda com as presenças dos vereadores licenciados Luiz Alberto Cebolinha (secretário de Governo) e Adalto Missias de Oliveira (diretor da Secretaria de Assistência Social), do secretário-adjunto de Governo e ex-vereador Arthur Spíndola e de outras autoridades municipais.

registrado em: fixa