Vereadores prestigiam lançamento do Censo da Comunidade Surda

Iniciativa foi tema de indicação da vereadora Silene Carvalini
18/10/2023
Os vereadores Alexandre Peres, Silene Carvalini e Wilson Índio da Doze participaram na manhã desta quarta-feira (18) do lançamento do Censo da Comunidade Surda, realizado no Museu da Água. A iniciativa foi sugerida pela vereadora Silene em indicação apresentada ao plenário em julho.

O projeto será capitaneado pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (RIC). De acordo com a secretária Graziela Milani, o objetivo do recenseamento é obter informações mais detalhadas sobre a comunidade surda, a fim de estabelecer políticas públicas ainda mais efetivas. O vereador licenciado Luiz Alberto Cebolinha, atual secretário de Governo, também compareceu ao evento.

O Censo consiste em um formulário confidencial com 20 perguntas, todas com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia é encerrar o levantamento em até três meses.

“Indaiatuba já conta com iniciativas inovadoras, como a Central de Libras e os canais de comunicação acessíveis disponibilizados à população. Agora, com esse diagnóstico em mãos, a prefeitura terá condições de apresentar outras soluções ainda mais específicas”, afirma a vereadora.

As pessoas surdas ou com restrições na audição interessadas em participar devem acessar o link.
registrado em: fixa