Vereadores participam do 6º Simpósio sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e pelo Comdefi

Foto: Anselmo Cabral/ ACS CMI

O presidente da Câmara Pepo Lepinsk e o vereador Hélio Ribeiro participaram na manhã de hoje (24) do VI Simpósio sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Representantes de inúmeras entidades que atuam na área também marcaram presença.
Realizado no auditório da Unimax e promovido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Comdefi), o encontro debateu o tema “A Pessoa com Deficiência na Vida Adulta”.
O secretário de Assistência Social, Décio Rocha, abriu o simpósio. Em sua fala, afirmou que “Indaiatuba é uma cidade que apoia de todas as formas a causa das pessoas com deficiência de modo a que tenham uma vida plena, com direitos assegurados e sem sofrer qualquer tipo de discriminação”.
O presidente da Câmara destacou o conjunto de leis em vigor no município a favor dos PCDs e os repasses de recursos da prefeitura às entidades parceiras. “Toda pessoa com algum tipo de deficiência, seja ela motora, física ou sensorial precisa de um olhar especial do poder público e da sociedade. E da mesma forma as entidades sem fins lucrativos do Terceiro Setor que atuam pelo bem de todos os grupos sociais, incluídos os das pessoas com deficiência, merecem toda a ajuda que pudermos oferecer, pois produzem mais e melhor com o mesmo volume de recursos”.
Mais à frente, Pepo Lepinsk convidou os presentes a participarem da reinauguração do plenário da Câmara, que acontecerá no dia 1º de julho. “O nosso prédio foi construído 40 anos atrás, quando não havia qualquer preocupação com a acessibilidade das pessoas com deficiência: para se ter uma ideia de como era, um cadeirante para conversar com o presidente da Câmara tinha de ser carregado no colo, porque logo na entrada do prédio a única maneira de chegar ao andar superior era por uma longa escada. E talvez vocês não saibam, mas nos andares da Câmara também não havia banheiros adaptados aos PCDs. Por isso, na reforma, tivemos como foco seguir as orientações dos membros do Comdefi”.
Em resposta, a representante do Comdefi no encontro, Edvânia Ferreira Lopes, reforçou: “Muito bom saber que o prédio da Câmara foi reformado. Lutamos muito por isso”.
Para subsidiar os presentes de informações, foram apresentadas duas palestras. A primeira, “Empoderamento, Potência e Maternidade de uma Mulher com Deficiência”, foi dada pela campeã brasileira de remo e para-ciclismo Rebeca Barreto. Cadeirante há 8 anos, após sofrer um acidente de moto quando tinha 21 anos, Rebeca ressaltou: “Nestes oito anos fiz tudo o que quis, inclusive casar e ser mãe, e vivi muito mais intensamente do que nos meus 21 anos anteriores. Porque o que nos move são os sonhos”.
A segunda palestra, apresentada pela fisioterapeuta especializada em psicomotricidade clínica e educação inclusiva Viviane Nicézio, tratou do tema “A inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
O simpósio começou às 8h30 e terminou às 13h.