Vereadores participam de inauguração de Pronto Atendimento Pediátrico

Unidade tem capacidade para até 5.400 atendimentos por mês
04/08/2025
A Câmara participou na manhã deste sábado (2) da inauguração do Pronto Atendimento Pediátrico de Indaiatuba (Papi), aberto pela Prefeitura no Jardim Pedroso.

Localizado na Avenida Nove de Dezembro, o PAPI funcionará 24 horas por dia e foi desenvolvido dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser um hospital "Amigo da Criança", com estrutura e equipe especializadas para atendimento humanizado e de qualidade às crianças do município.

A unidade entra em operação no domingo (3) e atenderá em parceria com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Com capacidade para até 5.400 atendimentos por mês, o PAPI representa um aumento de 52,8% na estrutura municipal dedicada ao cuidado infantil, contribuindo para desafogar a demanda da UPA e do próprio HAOC, especialmente em períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como o mês de julho, que registrou 3.533 atendimentos infantis.

A nova unidade conta com três consultórios médicos, uma sala de urgência, um leito de isolamento, duas salas de acolhimento, uma sala de procedimentos e coleta, além de uma sala de observação com dez leitos – sendo um deles de estabilização – e um posto de enfermagem. O serviço também oferece farmácia interna e equipamentos de Raio X.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Dr. Túlio Tomass do Couto, e dos vereadores Alexandre Peres, Hélio Ribeiro, Adalto Missias de Oliveira, Leandro Pinto, Luiz Alberto Cebolinha, Dr. Othniel Harfuch, Sérgio Teixeira, Du Tonin e Wilson Índio da Doze.

O presidente da Casa reforçou a importância do novo equipamento público para o atendimento das crianças em Indaiatuba. “A inauguração do PAPI marca um novo capítulo na saúde pública de Indaiatuba, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção do bem-estar das crianças e de suas famílias”, afirmou Dr. Túlio.

O prefeito Dr. Custódio Tavares, o vice-prefeito, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, a secretária de Saúde, Heloísa Salatino, e outros secretários municipais e autoridades também participaram da cerimônia.
registrado em: fixa