Vereadores participam de apresentação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Na quinta-feira, dia 30, o Plano será apresentado em audiência pública na Câmara Municipal

27/03/2023

O presidente da Câmara Pepo Lepinsk e os vereadores Alexandre Peres e Silene Carvalini participaram nesta segunda-feira (27) da apresentação a autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo do projeto de lei que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A apresentação foi feita no gabinete do prefeito Nilson Gaspar pelos técnicos da Novaes Engenharia Sustentável, a consultoria especializada contratada pela prefeitura para auxiliar na elaboração do Plano que se propõe a estabelecer o regramento para o setor pelos próximos 20 anos.
Na quinta-feira, dia 30, os técnicos da Novaes vêm à Câmara explicar o Plano em audiência pública. “Tanto eu quanto o Alexandre Peres e a Silene Carvalini fizemos questão de conhecer o Plano em profundidade para podermos debater com os técnicos durante a audiência pública que será realizada na nossa Casa de Leis”, destacou Pepo Lepinsk. “Há questões muito importantes para o futuro do município que são tratados pelo Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, como o tamanho do desequilíbrio financeiro do sistema – que compreende o quanto é arrecadado para cobrir os elevados custos de coleta, transporte e destinação dos resíduos, a vida útil dos aterros, a situação dos caçambeiros e as isenções oferecidas pela legislação municipal a um grande número de proprietários de imóveis”, pontuou.
A legislação exige que, antes de o projeto ir à votação em plenário pelos vereadores, seja assegurada a participação da população na elaboração do Plano. “Ficamos satisfeitos de saber que as metas estabelecidas pelo Plano são arrojadas, mas plenamente exequíveis. E tenho certeza de que, na audiência, os presentes apresentarão uma série de sugestões que vão enriquecer o Plano ainda mais”, completou.

registrado em: fixa