Vereadores lamentam morte de professor Luiz Carlos

Colegas lembraram dedicação do legislador com os assuntos da cidade e força na batalha contra o câncer

Em uma comovente despedida, vereadores de Indaiatuba lembraram nesta terça-feira (20) da convivência com o colega Luiz Carlos da Silva, que morreu na noite de segunda-feira aos 56 anos, vítima de câncer.
Familiares e amigos se despediram do professor Luiz Carlos, como era conhecido, em velório realizado no plenário Joab José Pucinelli – que abrigou o trabalho do vereador em duas oportunidades: como suplente, entre agosto de 2018 e outubro de 2019, e como titular, nos primeiros quatro meses de 2021.
“Foi um dia especialmente triste para todos nós, em que viemos à Câmara não para cuidar do interesse público, como Luiz Carlos gostava, mas para nos despedirmos dele. Ficará a lembrança de um grande homem público”, lamentou o presidente Pepo Lepinsk, que tinha o coleguismo do professor na Mesa Diretora, como segundo-secretário.
Todos os vereadores falaram sobre o espírito público do professor Luiz Carlos, que assumiu protagonismo na cidade antes mesmo de entrar para a vida pública. Após chegar a Indaiatuba, no início da década de 1990, foi professor e diretor na rede estadual de ensino. Anos mais tarde, assumiu a direção das duas unidades do Colégio Meta.
Como líder do bairro onde morava, o Jardim Oliveira Camargo, ajudou a intermediar ações de governo para a comunidade.
Já como vereador, na primeira semana do ano, fez questão de cumprir agenda no bairro – mapeando demandas que mais tarde se tornariam indicações e ofícios ao Poder Executivo.
O avanço repentino do câncer foi deixando clara a disposição do vereador em encarar as dificuldades. Com muita força de vontade, compartilhava com centenas de seguidores as etapas de seu tratamento. A coragem com que enfrentou a doença também foi lembrada por seus colegas.
“Um amigo guerreiro, que lutou bravamente contra uma doença agressiva. Fica a lembrança da sua alegria e da vontade de fazer o melhor pelo seu povo”, mencionou Alexandre Peres. “Faltam palavras para descrever a sua perseverança. Com uma história de vida marcada por muitas superações, nos ensinou que desafios são feitos para serem enfrentados e que obstáculos são apenas uma parte do processo de conquista”, indicou o líder do governo, Arthur Spíndola.
“Nos últimos meses, durante os trabalhos na Câmara, vi sua determinação enfrentando uma doença agressiva de cabeça erguida, sem perder sua essência, seu carisma e sua vontade de ajudar na construção de tempos melhores”, apontou Ricardo França.
“Convivi com o professor Luiz Carlos dentro e fora da Câmara, e testemunhei um cidadão apaixonado pela cidade”, observou Luiz Carlos Chiaparine. Para Silene Carvalini, primeira-secretária da Casa, Luiz Carlos “foi um grande profissional, que lutou por seus ideais na política”. Na mesma linha foi o vereador Décio Rocha: “Luiz Carlos foi exemplo de perseverança e trabalho, sempre comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade”.
“Hoje, com tamanha tristeza, fiquei sabendo da notícia que o meu colega de Câmara, o vereador Luiz Carlos Silva, perdeu a luta para o câncer”, pontuou Ana Bannwart. "Descanse em paz meu amigo, você lutou até o último minuto, que Deus possa o receber de braços abertos”, disse Leandro Pinto.
Após o velório, realizado com as restrições impostas pela pandemia, o corpo seguiu em cortejo para cremação em Itatiba. Todos os vereadores assinaram moção de pesar, que deve ser lida na próxima sessão. O prefeito Nilson Gaspar decretou luto oficial de três dias.
Professor Luiz Carlos deixa a esposa, Maria de Lourdes (Piussa), os filhos Ana Caroline, Helena e Rodolfo e os netos João Victor e Pietro.

registrado em: fixa