Vereadores focam educação e mobilidade na última sessão

Legisladores apresentam 112 matérias e aprovam 13 projetos
Vereadores focam educação e mobilidade na última sessão

Foto: Simone Santos/ ACS CMI

Os vereadores apresentaram na sessão desta segunda-feira (13) -- a última sessão ordinária do ano –112 novas matérias -- sendo mais de uma dezena com foco em mobilidade urbana e em educação pública. Na Ordem do Dia, 13 projetos foram aprovados em plenário. 
O vereador Alexandre Peres indicou ao prefeito a duplicação das vias que compõem o chamado “desvio do pedágio”. “O trecho conta com grande tráfego de veículos, e a tendência é que esse movimento aumente gradativamente acompanhando o crescimento da cidade”, justificou o parlamentar. As vias que carecem de melhorias – segundo Peres – são as Alamedas Antonio Ambiel e Irmãos Banwart, avenida Winson Park e Estrada Municipal do Sapezal. Para maior segurança dos pedestres e ciclistas, o vereador recomenda também a construção de ciclovia e ciclofaixa na região.
Atento à questão educacional, o vereador Décio Rocha sugere a criação de um Programa Municipal de Capacitação do Idoso. Na sua opinião, os idosos necessitam e desejam exercer alguma atividade, “situação que é contrária ao que é esperado pela sociedade, cuja expectativa é a de que os idosos devem se aposentar e se afastar definitivamente do mundo laboral”. O parlamentar propõe a abertura de cursos que tenham como foco transmitir novos conhecimentos que facilitem a reinserção desse segmento ao mercado de trabalho, já que muitos precisam complementar a renda familiar. “A criação do Programa de Capacitação do Idoso trará a eles benefícios como motivação pessoal, aumento da autoestima e ganho financeiro”, finaliza.
A instituição do “Programa Municipal Universidade para Todos -- ProUni Municipal” é a proposta do presidente da Câmara Pepo Lepinsk. A ideia é garantir o acesso dos estudantes de baixa renda às universidades e faculdades privadas instaladas em Indaiatuba e, concomitantemente, conter a imensa evasão universitária registrada no ensino superior do Estado no primeiro semestre de 2020. Pepo observa que 10,1% dos universitários desistiram dos cursos ou trancaram matrícula, e a inadimplência alcançou 11%, um aumento de 30% em relação ao mesmo período dos anos anteriores. De acordo com o presidente do Legislativo, algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas – Jaguariúna e Holambra, por exemplo -- já implementaram programas com o mesmo foco e podem servir de base para a instituição de programa afim em Indaiatuba. “Como sugestão de pagamento das mensalidades, fracionam-se em três partes, sendo 1/3 oferecido de desconto pela faculdade, 1/3 pago pela prefeitura e 1/3 pago pelo estudante”, propõe Pepo.
“É notável – prossegue o presidente – que, a despeito de programas de acesso ao ensino superior criados na última década no País, ainda existam muitas dificuldades ao ingresso de jovens de baixa renda em universidades, sendo necessário cada vez mais que as políticas públicas municipais fortaleçam o acesso ao ensino superior, para garantir melhores postos de trabalho, ao mesmo tempo que reduz a desigualdade social e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do município e do País”, argumentou.

CLIMATIZAÇÃO
A vereadora Ana Maria dos Santos solicita a instalação de sistemas de climatização nas unidades hospitalares do município. Segundo ela, as altas temperaturas normalmente registradas em Indaiatuba causam desconforto aos pacientes e profissionais das unidades de saúde que não possuem refrigeração adequada. “Com vistas à melhoria do atendimento aos usuários e conforto aos colaboradores que necessitam de um ambiente adequado para que desenvolvam suas funções, solicitamos a climatização dos ambientes, em conformidade com as Normas Brasileiras quanto ao uso de ar-condicionado nos locais de trabalho”, defendeu.

ANIMAIS
O vereador Luiz Carlos Chiaparine propôs a implantação, junto à Unimax, de um ambulatório de atendimento gratuito para animais. De acordo com Chiaparine, há muitos animais que necessitam de atendimento cujos donos não possuem condições financeiras para arcar com os custos de atendimentos veterinários. “Sugiro que o Poder Público e a Faculdade de Veterinária Unimax instalem ambulatório para efetuar esses atendimentos por meio de seus estagiários, monitorados por professores e pelo Centro de Zoonoses do município”, justifica.

ELEVADOR
O vereador Ricardo França sugere a instalação de elevador de transferência nas piscinas do Centro Esportivo do Trabalhador para permitir a prática de exercícios na água às pessoas com limitações de mobilidade. O parlamentar exemplifica que a prefeitura de São Paulo instalou o dispositivo em diversos centros esportivos. “O elevador de transferência possui uma cadeira própria que realiza o deslocamento da pessoa da área externa à área interna da piscina”, explicou.

TERMÔMETROS
O vereador Sérgio Teixeira solicitou a instalação de novos relógios e de termômetros digitais em espaços públicos e a manutenção do relógio e do termômetro digital instalados ao lado da ciclovia do Parque Ecológico. Segundo Teixeira, ambos os aparelhos não estão funcionando a contento.

FUNDO
O vereador Othniel Harfuch indica a criação de um Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A proposta visa financiar as atividades do Conselho Municipal e assim oferecer amparo maior às mulheres vítimas de agressão.

REPINTURA
A vereadora Silene Carvalini solicita a repintura da sinalização de solo em toda a extensão da rua Orlando Barnabé no Jardim Morada do Sol. A parlamentar argumenta que a sinalização está desgastada pelo tempo.

ASFALTO
O vereador Arthur Spíndola recomenda a implementação de asfalto do tipo permeável na rede viária do município. Sabe-se que uma das consequências do asfaltamento é a impermeabilidade do solo. Para resolver o problema, pesquisadores da USP desenvolveram há alguns anos um tipo de asfalto que permite a absorção de água. Spíndola comenta que o valor é um pouco superior ao do asfalto comum, cerca de 20%, mas é muito útil para pontos estratégicos da cidade. “Além de reduzir consideravelmente o risco de enchentes em determinadas localizações, a permeabilidade do solo também permite o abastecimento dos lençóis freáticos e, consequentemente, a alimentação das nascentes”, afirma. 

CAMPO
O vereador Wilson Índio da Doze indicou a revitalização do campo de futebol e da pista de atletismo com piso sintético do Centro Esportivo do Trabalhador. O campo de futebol está com o gramado ruim e a pista de atletismo, com buracos e em péssimas condições, de acordo com o parlamentar.

RETORNO
O vereador Leandro Pinto sugere a supressão do retorno localizado na avenida Francisco de Paula Leite em frente ao número 2.223, no Jardim Kioto. “Ele permite o retorno apenas em um sentido e, em diversos momentos do dia, bloqueia o trânsito em horários de pico, causando congestionamentos e riscos de acidente”, explica. O vereador lembra que há, a poucos metros, um semáforo que permite que o retorno seja feito com segurança.