Câmaras exaltam integração regional em encontro da RMC

Presidentes e ex-presidentes de Câmara se encontram em Indaiatuba

06/02/2023

Presidentes e ex-presidentes de Câmara de 12 cidades se reuniram em Indaiatuba na primeira sessão ordinária do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em 2023. O encontro foi marcado pela união do grupo em prol da integração regional, cujos resultados práticos nas áreas de saúde, mobilidade urbana e transparência foram apresentados.

A sessão foi presidida pelo vereador Afonso Lopes da Silva (Jaguariúna) e teve como anfitrião o presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, atual segundo-secretário do Parlamento. A mesa foi composta ainda pelo primeiro-secretário Fábio Valadão (Paulínia), pelo presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, pelo ex-presidente do Parlamento da RMC, Zé Carlos (Campinas), pelo presidente emérito Hélio Ribeiro e pela vereadora Silene Carvalini.

Representantes da empresa Colmeia Projetos apresentaram o caminho para que as Câmaras implementem a Procuradoria da Mulher - órgão vinculado às procuradorias jurídicas e que acolhe e aprecia os projetos de lei e demais iniciativas voltadas às mulheres. Em Indaiatuba a procuradoria já está instituída na Câmara, carecendo agora de regulamentação para iniciar as atividades.

Na Ordem do Dia, os vereadores expuseram as principais conquistas do Parlamento da RMC até aqui, como o aumento do peso político nas discussões de interesse do Legislativo. Em 2022, por exemplo, o colegiado reuniu mais de 300 presidentes em Paulínia para ouvir exposição do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dimas Ramalho.

Ao final, foi definida a data da próxima reunião, que será no dia 3 de março, na Câmara de Campinas.

"A reunião foi essencial para mostrarmos a união desse grupo, que obteve muitas conquistas junto aos governos estadual e federal. Hoje, qualquer assunto que interessa a uma Câmara interessa às outras 19, e isso deve continuar nos motivando daqui pra frente", afirmou Pepo, cujo trabalho foi reconhecido pelos demais colegas.

As fotos do evento podem ser baixadas na página da Câmara no Facebook.

Autoridades presentes no encontro:

. Americana

Thiago Martins, ex-presidente

. Artur Nogueira

José Pedro de Jesus Paes, presidente

Adalberto Di Labio, ex-presidente

. Campinas

Luiz Rossini, presidente

Zé Carlos, ex-presidente

. Engenheiro Coelho

Adézio Dias, vice-prefeito

. Holambra