Vereadores e servidores aderem ao Outubro Rosa

Campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre os cânceres de mama e de colo de útero

Por iniciativa do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, vereadores e servidores reuniram-se hoje (27) pela manhã, vestidos com alguma peça de roupa na cor rosa, como forma de demonstrar adesão à campanha mundial Outubro Rosa que defende a conscientização sobre os cânceres de mama e de colo de útero, duas das principais causas de morte entre as mulheres.
Compareceram à atividade o presidente da Casa e os vereadores Décio Rocha, Othniel Harfuch, Silene Carvalini, Wilson Índio da Doze, Alexandre Peres, Ana Maria dos Santos e Arthur Spíndola.
No encontro, Pepo ressaltou que a Câmara não poderia ficar de fora “dessa campanha maravilhosa, que busca proteger milhares de mulheres em todo o mundo”. E lembrou que, de acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado morreram 18 mil mulheres no Brasil vitimadas pelo câncer de mama e quase 7 mil pelo câncer de colo de útero.

Lei municipal de 2017

O Outubro Rosa foi instituído em Indaiaituba em 2017 por meio da lei 6.669, de autoria da vereadora Silene Carvalini. “Sinto muito orgulho dessa lei, que tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção”, afirmou a vereadora, que é enfermeira profissional. “Vi muitas mulheres sofrendo e muitas famílias chorando, por causa desses cânceres”, explicou aos servidores.
O vereador Othniel Harfuch, que é médico, afirmou que a única maneira de reduzir a letalidade dos cânceres é por meio do diagnóstico precoce. Ele aproveitou para elogiar o trabalho da Casa no apoio à atividade parlamentar.
Os vereadores Ana Maria dos Santos e Alexandre Peres mencionaram os esforços que estão sendo despendidos para que a rede municipal de saúde seja credenciada para realizar os tratamentos oncológicos integrais, como o radioterápico e o quimioterápico. “Estive em Brasília na semana passada, juntamente com o prefeito, em reunião no Ministério da Saúde e tudo indica que brevemente obteremos o credenciamento”, destacou Peres. Ana Maria também alertou os servidores homens a respeito do câncer de mama. “Soube há pouco tempo que o câncer de mama também atinge o sexo masculino, em menor proporção às mulheres, mas atinge sim”.
Wilson Índio da Doze cumprimentou o presidente Pepo pela iniciativa de evidenciar a adesão da Câmara e dos seus servidores a “uma campanha tão importante, que preserva vidas”.
Ao final do encontro, o vereador Décio Rocha disse que se sente satisfeito por fazer parte de um grupo de pessoas desejosas de servir e fazer o bem. “Observo que nesta Câmara não existe ego ou vaidade e que todos estão empenhados em fazer com que Indaiatuba seja cada dia melhor”. Pastor evangélico, Décio Rocha pediu que vereadores e servidores o acompanhassem na oração do Pai Nosso.