Vereadores da RMC protocolam Moção de Apoio à CPI da CPFL

Documento proposto pelo presidente Pepo Lepinsk foi apresentado em Santo Antônio de Posse, durante 5ª reunião do Parlamento
02/06/2023
Vereadores das câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aprovaram hoje (2), durante a 5ª reunião do Parlamento da RMC, Moção de Apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CPFL instaurada na Câmara Municipal de Indaiatuba para apurar as causas das oscilações e quedas de energia e que têm gerado constantes reclamações dos munícipes. A moção foi proposta pelo presidente do Parlamento, Pepo Lepinsk (Câmara de Indaiatuba), e assinada por representantes das Câmaras dos 20 Municípios que fazem parte da RMC, durante assembleia geral do Parlamento, ocorrida em Santo Antônio de Posse.
Conforme justificativa apresentada pelos parlamentares, o poio à CPI em curso em Indaiatuba se justifica em razão de os municípios da RMC, em sua grande maioria, também estarem incluídos na área de concessão da CPFL e enfrentarem os mesmos problemas, como falta constante de energia, descuido com os fios soltos e expostos e desatenção no atendimento ao consumidor.
“Passamos do limite do aceitável, com reclamações diárias dos munícipes em relação aos serviços prestados pela CPFL e o apoio do Parlamento é em nome de todos os cidadãos da RMC que vem sofrendo com este descaso”, lembra Pepo.
A Moção será encaminhada ao governo do Estado de São Paulo, à Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) e às agências reguladoras que fiscalizam as outorgas e concessões na distribuição de energia elétrica.
De Indaiatuba, esteve presente ao encontro a vereadora Silene Carvalini. A reunião também retomou pautas debatidas em encontros anteriores, como o ofício assinado pelo presidente da Câmara de Monte Mor, Altran José Farias Lima, solicitando um encontro com a superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Mara Regina Samensatto. “No ofício, solicitamos o encontro para tratar do problema das enchentes, ocorridas em Monte Mor e em outros Municípios, e fomos recebidos no final de maio pela superintendente, mostrando a força do nosso Parlamento”, lembrou Altran.
Na reunião de hoje, o Parlamento protocolou, além da Moção de Apoio à CPI, Moção de Apelo assinado pelo vereador Adriel de Oliveira Nascimento, solicitando ao governador Tarcísio de Freitas, através da Secretaria Estadual de Educação, melhorias urgentes e investimentos na infraestrutura, corpo docente e discente e de funcionários públicos da Educação, entre outras.
“Precisamos de melhorias em geral, o que inclui infraestrutura, valorização dos professores e equipes com psicólogos e assistentes sociais, funcionários especializados, professores mediadores, políticas de conflitos, fortalecimentos dos Conselhos de Escola, incentivo a participação da comunidade, entre outros, em Monte Mor e, praticamente, em todas os nossos Municípios”, solicita Adriel.
Também estavam presentes à 5ª reunião do Parlamento da RMC, além do presidente Pepo, o vice-presidente do Parlamento, Luiz Rossini (Campinas); o 2º secretário do Parlamento Altran José Farias Lima (Monte Mor), o diretor regional da União dos Vereadores do Estado de SP (Uvesp), Paulo Pereira Filho; o prefeito de Santo Antônio de Posse, João Leandro Lolli; e o deputado Alex Madureira; entre outras autoridades.
Feminicídio
O encontro desta sexta-feira, contou ainda com uma palestra debatendo o tema “Combate ao Feminicídio”, proferida pela pesquisadora Thamiris Gomes Smania, doutoranda da Unicamp. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutoranda em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia de Mortes Violentas pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Unicamp), Thamiris desenvolve desse 2019, pesquisa sobre morte violenta de mulheres, no Laboratório de Análises Espaciais de Dados Epidemiológicos (epiGeo).
Na pesquisa, ela visita familiares e amigos das mulheres vítimas de homicídios e de feminicídios, buscando identificar o foco deste tipo de violência ocorridos no Município de Campinas.
“Esses dados apresentados pela pesquisadora hoje, com certeza nos ajudarão a buscar saídas para enfrentarmos este problema, que atinge todos os nossos 20 Municípios”, afirma o presidente Rossini.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem registrado índices crescentes de morte violenta de mulheres dos últimos anos. “Os números não param de crescer, apesar de todos os esforços; daí a importância de estarmos reunidos hoje aqui, buscando entender o fenômeno para atuarmos em nossos Municípios de maneira mais assertiva”, diz João Marcos Bazani, o anfitrião desta manhã.
Para a vereadora de Indaiatuba, presente à reunião desta sexta-feira, presidente da Comissão de Saúde e membro da Comissão da Mulher do Parlamento da RMC, enfermeira Silene Carvalini, o debate é sempre necessário. “Os números deste tipo de violência são crescentes e precisamos continuar buscando ações conjuntas para afastarmos as agressões, mortes e poupar as vidas dentro da RMC”, afirma.
O Parlamento também acusou recebimento do ofício do presidente Paulo Pereira Filho, o Paulão (Hortolândia), que trata sobre a necessidade da contratação de assessores. “Não se trata de cabide de emprego, nem de abusos, mas não é possível que o vereador não consiga contar com o trabalho do assessor por conta do Ministério Público”, lembrou. O presidente Pepo lembrou que não há uma uniformidade é que cada cidade, tem uma legislação e que é preciso enfrentamento, diretrizes e que isso não pode ficar nas mãos de cada promotor.
A próxima reunião acontecerá em agosto, no município de Vinhedo, seguida de Americana, em setembro.
registrado em: fixa