Vereadores conhecem a área da futura barragem do Ribeirão Piraí

A represa, com capacidade para armazenar quase 10 bilhões de litros de água, trará segurança hídrica para a região
Vereadores conhecem a área da futura barragem do Ribeirão Piraí

Foto: Anselmo Cabral/ ACS CMI

A convite dos prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), vereadores da região estiveram hoje (8) de manhã na divisa com a cidade de Salto (na antiga Fazenda Pimenta), para conhecer o local no qual será construída a barragem do Ribeirão Piraí.
No local, o presidente da Câmara Pepo Lepinsk e os vereadores Arthur Spíndola, Alexandre Peres, Wilson Índio da Doze, Hélio Ribeiro e Othniel Harfuch ouviram dos prefeitos Nilson Gaspar (de Indaiatuba), Laerte Sonsin (Salto), Guilherme Gasola (Itu) e Antonio Carlos Margini (Cabreúva) explicações sobre a construção da obra que irá garantir o suprimento de água potável para os 600 mil habitantes dos quatro municípios. A barragem – de acordo com os prefeitos – terá capacidade de represamento de 9,7 bilhões de litros de água e ocupará uma área de 3,4 milhões de metros quadrados.
O prefeito Nilson Gaspar, que também ocupa a presidência do consórcio, informou que a previsão do início das obras é o mês de setembro, com conclusão em 2025, a um custo total de R$ 145 milhões.
“Sempre digo ao presidente Pepo – prosseguiu o prefeito de Indaiatuba – que os vereadores estão tendo um papel fundamental para a realização desta obra importantíssima, porque todos têm o entendimento de que sem água não há vida, não há desenvolvimento, não há empregos. Os vereadores estão conscientes de que as grandes empresas, para se instalarem em uma cidade, querem ter, antes de qualquer outra, a certeza de que a localidade não convive com o drama da insegurança hídrica”.
Pepo Lepinsk enalteceu a atuação do deputado Rogério Nogueira para o convencimento do governador Rodrigo Garcia acerca da necessidade de liberação de R$ 70 milhões do Estado para os fundos do consórcio. “Sem esse dinheiro seria simplesmente impossível que este verdadeiro sonho fosse realizado”.