Vereadores avaliam propostas com a secretária de saúde e diretores do HAOC
Os vereadores se reuniram nesta segunda-feira com a Secretária de Saúde e com diretores do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) para avaliar propostas visando à melhoria do atendimento à população.
Na reunião foram debatidos temas como regionalização do CROSS (Central de Regulação do Governo do Estado), adoção do cartão cidadão para atendimentos de menor complexidade, regulamentação da lei que permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos, implantação de salas conforto e contratação de mais técnicos de enfermagem e pessoal de limpeza.
Ao abrir a reunião, o médico e presidente da Câmara Túlio Tomass do Couto discorreu sobre a precariedade que encontrou quando começou a clinicar em Indaiatuba 35 anos atrás. “No HAOC não tinha fio para fechar pele, era um desespero. Nas últimas décadas houve um avanço tremendo, e atualmente a saúde pública em Indaiatuba é referência em todo o Estado, com alguns programas sendo reproduzidos pelo Ministério da Saúde”, disse.
“Mas nós, vereadores, estamos aqui hoje para debater propostas e passar algumas reclamações que nos têm chegado da população. Nosso objetivo é a melhoria do atendimento ao cidadão”, destacou.
Participaram do encontro, além do presidente Túlio Tomass do Couto e da secretária Heloísa Carla Salatino, os vereadores Othniel Harfuch (médico pediatra), Clélia Santos, Du Tonin, Alexandre Peres, Adalto Missias, Leandro Pinto, Sérgio Teixeira, Wilson Índio da Doze, Hélio Ribeiro e o articulador da reunião, vereador Luiz Alberto Cebolinha.
Pelo HAOC, estiveram presentes os diretores Edmir Deberaldini, José Carlos Motta e Ronaldo José Garcia. Embora privado, o HAOC oferece atendimento pelo SUS.
CROSS
Assunto sempre em pauta nos municípios, a regionalização do CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde do Estado) não é a solução ideal para reduzir a fila de espera para procedimentos de maior complexidade. Na opinião da secretária de saúde, a fila é causada pelo déficit do número de hospitais credenciados pelo Governo do Estado. “O problema não está na regulação, está na falta de vagas”, afirmou Heloísa Salatino. Em outra frente, a lista de espera por procedimentos executados pelo município já vem sendo reduzida graças à ampliação do Hospital Dia.
LIMPEZA
Episódios de alas do hospital com asseio comprometido foram reportados na reunião. Os diretores do HAOC reconheceram a ocorrência de falhas na limpeza. “Acreditamos que conseguimos sanar o problema, contratando mais funcionários. Embora seja de conhecimento de todos que cada vez menos pessoas aceitam trabalhar na limpeza de hospitais, onde a quantidade de trabalho é enorme”, afirmou o diretor-financeiro Ronaldo José Garcia.
SALA CONFORTO
Sala de espera acolhedora para pacientes e familiares, projetados para reduzir a ansiedade e tornar a espera mais agradável, com iluminação adequada e assentos confortáveis, vai ser implantada no HAOC. “A sala conforto vai ser uma realidade”, garantiu a secretária.
CARTÃO CIDADÃO
Documento com dados pessoais, o “cartão cidadão” identifica os residentes no município e facilita o acesso a serviços públicos. Já vem sendo adotado por algumas cidades para garantir o acesso de seus munícipes aos atendimentos de menor complexidade. A secretária de saúde respondeu que irá analisar a possibilidade de adoção do documento.