Câmara aprova doação de área para construção de escola estadual

Unidade será construída no loteamento Jardim das Gaivotas, na região do Jd. Campo Bonito

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (4) a doação de uma área municipal de 3,4 mil metros² à Secretaria da Educação do governo do Estado para a construção de escola no loteamento Jardim das Gaivotas, na região do bairro Campo Bonito. O projeto de doação, de autoria do Executivo, estabelece que o Estado deverá devolver a área ao município caso não construa o prédio e não o coloque em funcionamento.
O líder do governo, vereador Arthur Spíndola, destacou a importância do projeto e afirmou que a doação é “mais uma prova do muito que os vereadores fazem pela melhoria da educação no município”.
Spíndola também cumprimentou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, pelo que considera um grande avanço para a ampliação do número de vagas escolares naquela região. “Sabemos que o Pepo se empenhou muito para que o projeto de doação fosse apresentado a esta Casa, em atendimento aos inúmeros pedidos dos moradores do Campo Bonito”.
O presidente da Câmara ressalvou que o município ainda convive com falhas na regulação de vagas realizada pela Diretoria Regional de Ensino. “As mães de Indaiatuba são obrigadas a se dirigir a Capivari para tentar alterar as decisões da Diretoria e não conseguem. O vereador Sérgio Teixeira, que é professor, sabe muito bem do que estou falando. Isso é inadmissível”.

Combustível
Na sessão de ontem, os vereadores também aprovaram o aumento da doação de combustível à Comunidade Farol, entidade beneficente reconhecida por dar abrigo a pessoas sem moradia.
O vereador Hélio Ribeiro, que até março chefiou a pasta da Assistência Social, ressaltou que, atualmente, a Comunidade Farol acolhe 80 homens e 12 mulheres. “Este é um projeto importante que faz jus a uma entidade que presta um serviço tão importante ao nosso município”.
Pepo Lepinsk explicou que a Comunidade recebe da Prefeitura, desde 2010, 150 litros de combustível por mês e, a partir de agora, a cota será triplicada para 450 litros. “Nós temos de sempre destacar o trabalho desenvolvido pelo Terceiro Setor. Precisamos, aliás, estudar a possibilidade de reduzir o tempo de três para dois anos, exigido pela legislação, para que as entidades beneméritas possam começar a receber repasses e verbas do município”.

Indicações
Durante a sessão – a 7ª ordinária do ano – os vereadores apreciaram 78 matérias, entre indicações e moções, e aprovaram três projetos de lei. Conheça algumas das matérias encaminhadas, como sugestão de ação, obra ou serviço, ao prefeito Nilson Gaspar.

CIRCO
Sérgio Teixeira indicou ao prefeito a implantação de projetos de Circo nas escolas do município. Segundo o vereador, “fomentar e ofertar educação, cultura, esporte e lazer é algo que nossa cidade já faz com excelência e, acredito, este projeto irá fortalecer ainda mais tais ações”, justificou.


HORÁRIOS
Wilson Índio da Doze sugere a extensão dos horários de funcionamento dos polos esportivos, academias e piscinas municipais. Índio da Doze explica que a pandemia fez com que, com o sedentarismo decorrente, “todo mundo viesse a sofrer de algum problema de saúde, como a insuficiência cardiorrespiratória”. Assim, com o retorno das atividades, a procura pelos polos esportivos tem sido cada vez mais alta, o que vem produzindo filas de espera para a prática esportiva. “Indico, por isso, a ampliação dos horários para que todos possam praticar esportes e, dessa maneira, recuperar a saúde perdida”.


CAPACITAÇÃO
Ricardo França defende que seja estendida a capacitação fornecida pela rede municipal para todos os interessados em aprender os procedimentos de primeiros socorros em casos de engasgamento e aspiração de corpo estranho por recém-nascidos e crianças. A administração municipal – argumenta o parlamentar -- deve estender o aprendizado como forma de os familiares possam executar os protocolos de socorro até o acionamento da emergência para o transporte da criança ao hospital.


AR-CONDICIONADO
Pepo Lepinsk solicita a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os setores de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Verifiquei que tanto os funcionários quanto os pacientes sofrem desconforto com o calor insuportável no interior da UPA”, relata. O presidente da Câmara lista os benefícios advindos com a instalação dos aparelhos: o ar-condicionado purifica o ar (alguns modelos contam com ação antialérgica, reduzem o mofo presente no ambiente e a sensação de bem-estar é significativa), reduz a desidratação corporal e melhora a disposição das pessoas para os encargos do dia a dia.


REPINTURA
Luiz Carlos Chiaparine sugere a repintura da sinalização de solo de todas as vias do bairro Vila Teller. De acordo com o vereador, que esteve em visita ao bairro, a repintura das faixas se faz necessária, já que estão apagadas, o que pode ser a causa de acidentes. Chiaparine reforça que a localidade tem tráfego intenso.


SEGURANÇA
Alexandre Peres propõe que seja implantado o sistema drive-thru em frente à EMEB Professora Laura Fahl Corrêa para maior segurança dos estudantes e organização do trânsito nos horários de entrada e saída da escola. Além de ser uma das maiores unidades escolares de Indaiatuba – observa o legislador --, a EMEB dispõe de um recuo que permite a implantação do sistema sem grandes investimentos. “Outro benefício da adoção da medida é possibilitar maior fluidez nas vias próximas à escola”. Pepo Lepinsk assina a indicação com Alexandre Peres.


COLETA
Ana Maria dos Santos indica o aumento da frequência da coleta de lixo para 3 vezes por semana no bairro Jardim Brasil e bairros vizinhos. A frequência atual não atende a necessidade dos moradores daquela região, afirma a vereadora.


IDOSOS
Silene Carvalini sugere a implantação do programa Idade Ativa, destinado a estimular a reinserção dos idosos no mercado de trabalho. É importante, na opinião da parlamentar, viabilizar cursos de capacitação, reciclagem e requalificação profissional voltado aos idosos, por meio de parcerias da Prefeitura com empresas locais.


MOTOBOYS
Arthur Spíndola solicita a implementação de pontos de apoio para motoboys. O vereador explica que esses pontos devem ser implantados em praças ou locais públicos e dotados de bancos, mesas sombreadas e banheiros para uso dos motoboys em seus horários de almoço, jantar e descanso ou enquanto aguardam chamadas. “Sugerimos a praça Tenente José Tancler como primeiro ponto de parada”, especifica.


DIVULGAÇÃO
Hélio Ribeiro indicou a realização de campanha informativa para dar ampla divulgação aos projetos de incentivo ao esporte. “O nosso município, por meio da Secretaria de Esportes, possui ampla e vasta programação que abrange a população a partir dos seis anos de idade. Infelizmente, grande parte da população desconhece a existência desses serviços”, argumenta.


LINHAS
Othniel Harfuch indicou a fixação de cartazes informativos acerca das linhas e horários dos ônibus nos pontos dos bairros. O legislador justifica a sugestão dizendo que há muitos munícipes com dificuldade de acessar o aplicativo da empresa concessionária do transporte coletivo ou por desconhecimento ou por estarem sem dados móveis ou ainda com o celular descarregado. Por isso – frisa --, a opção escrita nos pontos de ônibus se faz necessária.


PARQUE
Leandro Pinto propõe a reforma da mina d’água existente no Parque Ecológico, ao lado do Barco. O vereador destaca a dificuldade para as pessoas acessarem a mina, devido ao barro ali acumulado e por ser íngreme. “Podemos citar outras minas existentes na cidade e que são mais bem estruturadas, como as do Jardim Paulista e da Morada do Sol como modelo a ser adotado”.