Vereadores apresentam 84 novas matérias na 30ª sessão

Destaque para indicações sobre saúde, segurança, mobilidade urbana e distribuição de absorventes
Vereadores apresentam 84 novas matérias na 30ª sessão

Foto: Anselmo Cabral/ ACS CMI

Na 30ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (25), os vereadores apresentaram 84 novas propostas entre projetos de lei, indicações e moções. A destacar as propostas encaminhadas ao prefeito sobre saúde, segurança, mobilidade e distribuição de absorventes, além das moções apresentadas por Leandro Pinto em comemoração ao Dia do cirurgião-dentista aos profissionais Ana Cristina Bernardinetti Baroni Streckert Bittencourt, Custódio Tavares Dias Neto, Charlton Heston Teixeira Bressane, Marcelo Parpinel e Helton Antonio Ribeiro.

DIABETES
Alexandre Peres sugeriu a criação de um programa para crianças diabéticas tipo 1, dadas as especificidades do tratamento e gravidade da doença. O vereador ressalta que a doença é crônica e demanda vigilância constante. “Um programa municipal capacitaria profissionais da Saúde e também da educação acerca dos cuidados com a alimentação da criança diabética. E seria também uma forma de oferecer as devidas orientações aos pacientes e aos pais sobre como lidar com essa nova condição de vida determinada pelo diagnóstico da diabetes”, justifica.

VARAL
Ana Maria dos Santos indicou ao prefeito a promoção de uma campanha denominada “Varal Solidário do Estudante” nas escolas da rede pública do município. “A campanha irá organizar as unidades educacionais para arrecadação de roupas, inclusive uniformes escolares que já não servem mais, e, assim, reduzir a precariedade do vestuário dos alunos”, escreveu.

PATRULHAMENTO
Luiz Carlos Chiaparine solicitou a intensificação do patrulhamento da Guarda Civil no Jardim Pau Preto. “Tal solicitação se faz a pedido dos moradores do bairro para inibir os furtos que estão ocorrendo na região”.

ABSORVENTES
Pepo Lepinsk defende que o município distribua gratuitamente absorventes femininos para meninas, estudantes e mulheres de baixa renda ou em estado de vulnerabilidade. De acordo com o presidente da Câmara, há no município inúmeras munícipes que se encontram em situação tão precária que as impossibilita de adquirir absorventes íntimos para uso em seus períodos menstruais. “Assim –reforça Pepo – muitas delas deixam de ir à escola e outras faltam ao trabalho”.

NEONATAL
Ricardo França sugere a realização de campanhas de conscientização sobre a importância dos exames neonatais, bem como de ações de orientação para a prevenção e tratamento da displasia congênita de quadril em recém-nascidos pela rede municipal de saúde. “A displasia congênita de quadril – informa o parlamentar – é uma deficiência anatômica que impede o encaixe adequado do fêmur na bacia e causa o deslocamento do osso da coxa. Apesar de ser um problema ortopédico infantil conhecido, a maioria dos casos são diagnosticados tardiamente e, por esse motivo, ocasionam agravos na situação do paciente e geram a dependência de tratamentos mais complexos com gessos e cirurgias”.

CENTRO ESPORTIVO
Wilson Índio da Doze solicita implantação de um centro esportivo e espaço de lazer completo, com quadras, academia ao ar livre e parquinho, na área institucional entre o Jardim Monte Carlo e o Jardim Moryama. “Os moradores estão carentes desse espaço para poder reunir as crianças e pais num clima de harmonia e bem estar”, justifica.

PLAYGROUND
Othniel Harfuch indica a instalação de grades de proteção ao redor do playground da Praça Juvenal Limeira, na Vila Brizola. “A instalação das grades visa à segurança das crianças, uma vez que o fluxo de veículos é grande, além de evitar contato de animais na areia do parque”.

CALÇAMENTO
Silene Carvalini solicita reparos no calçamento do Boulevard da Cecap. “Comerciantes e populares nos solicitaram os reparos, tendo em vista que blocos do calçamento estão em desnível causando tropeções e quedas”.

BUEIROS
Sérgio Teixeira sugeriu a implantação de bueiros inteligentes no município. Para o vereador, esses bueiros têm inúmeras vantagens sobre os comuns, como a redução da área de inundação causada pelo entupimento das galerias, do número de roedores e insetos provenientes do lixo orgânico e dos gastos com a manutenção dos bueiros.

ACESSO
Décio Rocha recomenda a instalação de cobertura contra sol e chuva no acesso ao pronto-socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). A intervenção traria mais conforto para pacientes e familiares que frequentam a unidade hospitalar.

FISCALIZAÇÃO
Arthur Spíndola indicou ao prefeito a intensificação das atividades de fiscalização nas obras da Comgás. Segundo o vereador, moradores denunciam práticas consideradas abusivas por parte da empresa, tal como a quebra de calçadas sem aviso prévio ou consentimento do proprietário, importunação na tentativa de venda da estrutura de encanamento e obras de má qualidade no restauro do asfalto e das calçadas.

NÚCLEO ESPORTIVO
Leandro Pinto solicitou a reforma, em caráter de urgência, do Núcleo Esportivo do Parque Corolla. O parlamentar indica que o estacionamento seja concretado, as vagas demarcadas e cercado com alambrado. Reivindica também a construção de uma sala para os professores se acomodarem melhor. O parque Corolla conta com infraestrutura ampla e proporciona à população várias atividades, como hidroginástica, musculação, ginástica, alongamento, jiu-jitsu, vôlei, atendendo mais de 1700 alunos.