Vereador defende assistência digital aos idosos e a cidadãos com dificuldades com informática

Indicação propõe implantação de setor nos CRAS voltado também a quem não tem computadores, celulares ou acesso à internet
30/05/2023
O vereador Leandro Pinto propôs na sessão ordinária desta segunda-feira (29) a implantação de setores na Prefeitura destinados a dar assistência digital aos idosos, analfabetos e pessoas sem condições financeiras de custear o acesso à internet ou desprovidos de computadores, celulares ou mesmo conhecimento básico em informática.
O parlamentar argumenta que há no município muitos munícipes que se encontram nas condições descritas. “Vivemos na época do conhecimento digital, tão bem dominado pelos jovens e pelas pessoas de maior renda. Porém, se você não tiver ao menos um smartphone, ou não souber minimamente operá-lo, é quase certo que você passará por grandes dificuldades”.
E prossegue: “É muito comum encontrarmos pessoas, sobretudo idosos, que ficam estressadas à procura de ajuda para imprimir um documento importante, boletos de pagamento ou, até mesmo, buscando informações de como acessar o whatsapp ou de como abrir um email próprio para que o Poder Público, parentes ou empresas entrem em contato com ele”.
Na proposta, Leandro sugere que os setores de suporte digital sejam instalados nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) no município. “Indaiatuba conta com seis CRAS, cujos servidores já conhecem as pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, tanto financeira quanto de instrução e, assim, quem realmente irá precisar de ajuda nas operações remotas e virtuais”.
Saúde pública
A 14ª sessão ordinária do ano teve como tema em destaque propostas voltadas à saúde pública, sobretudo destinadas ao benefício de grupos específicos como deficientes físicos, autistas e hiperativos. Medidas de prevenção, como a de combate ao Aedes aegypti e a disponibilização de equipamentos de retenção para crianças no transporte público, também foram defendidas.
TRILHA

Sérgio Teixeira indicou ao chefe do Executivo a inserção de uma trilha dos sentidos para as pessoas com deficiência (PCDs) no excelente programa ambiental “Na trilha das Águas”, implementado pelo SAAE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o governo do Estado, e localizado na área do Museu da Água. “A trilha dos sentidos visa oferecer aos PCDs um encontro com a natureza, por meio da sensibilização ambiental, na qual são aguçados os sentidos do olfato, do tato e da audição”, afirmou.

TDAH
Pepo Lepinsk propôs a implantação de projeto que assegure apoio aos alunos do ensino fundamental e médio com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) na rede pública de ensino. O presidente da Câmara observa que o TDAH é o transtorno comportamental mais incidente na infância. “Estudos demonstram que testes específicos para cada faixa etária são de extrema importância, e que professores e médicos experientes saberão identificar se o tempo de atenção, manutenção de foco e concentração estão em nível adequado. Diagnóstico e intervenção precoces do TDAH levam a benefícios e melhoras significativas tanto no desempenho escolar quanto na vida social e familiar”, reforça.

AUTISMO
Ana Maria dos Santos, com o apoio dos vereadores Du Tonin, Pepo Lepinsk, Luiz Carlos Chiaparine e Wilson Índio da Doze, defendeu a construção de uma nova unidade de saúde para atendimento das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outros transtornos de neurodesenvolvimento, tanto para o tratamento clínico ambulatorial quanto para o desenvolvimento educacional. “Atualmente – afirma a parlamentar --, temos uma fila de espera de mais de 260 pessoas aguardando por atendimento nas unidades existentes no município, as quais não comportam a demanda para oferecer o tratamento adequado”.

CADEIRINHA
Silene Carvalini sugeriu que as empresas que operam o serviço regular intermunicipal de transporte coletivo de passageiros passem a disponibilizar equipamentos de retenção (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação) para o transporte de crianças com idade de até sete anos de idade. “Ao tornar obrigatório o uso de dispositivos de retenção infantil, estaremos agindo em consonância com os princípios de proteção à infância e promovendo a redução de riscos no transporte rodoviário”, ressaltou.

MOSQUITO
Hélio Ribeiro solicitou a intensificação das medidas de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. De acordo com o vereador, a despeito das medidas de combate adotadas no município, neste ano o número de registros de casos de dengue já ultrapassa 200. “Temos que advertir e orientar as pessoas sobre a importância da adoção de ações domésticas que evitem a proliferação do mosquito”, enfatizou.

REVITALIZAÇÃO
Luiz Carlos Chiaparine indicou a revitalização da área verde localizada no entorno da rua Pérsio Sampaio, no Jardim Bela Vista. A área necessita com urgência de poda das árvores, cuidado com as plantas, calçamento para caminhada, parquinho para crianças, academia ao ar livre, lixeiras e preservação da nascente de água.

VERDE
Othniel Harfuch propôs ações que incentivem a adoção de telhados verdes no município. A função de um telhado verde – informa o parlamentar – é aumentar as áreas vegetadas em cidades onde o concreto e o asfalto são predominantes. “Suas principais vantagens são a redução das ilhas de calor, o auxílio na drenagem de águas pluviais, a absorção dos gases de efeito estufa, o isolamento térmico e o aumento da biodiversidade”, enfatizou.

MEMORIAL
Alexandre Peres recomendou a criação de um Memorial da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), autarquia municipal que, em outubro de 2025, completará 40 anos de existência. “Nessas 4 décadas, a FIEC cresceu, modernizou-se e ampliou muito a oferta de cursos, acompanhando as tendências do mercado, motivo pelo qual sua história deve ser preservada na forma de um memorial comemorativo”, ressaltou.

VAZAMENTOS
Du Tonin defendeu a contratação de sistema de satélite para detecção de pontos de vazamento de água na rede de distribuição do SAAE. Os vazamentos – explica o vereador, que é engenheiro civil -- ocorrem sobretudo devido ao desgaste das tubulações e às elevadas pressões, e existem dois tipos de vazamentos, os visíveis e os invisíveis. Estes não afloram na superfície e sua localização depende da realização de ações de varredura nas redes e ramais, com utilização de equipamentos por métodos acústicos. “Por meio de emissão de ondas que atingem até 3 metros de profundidade fazendo um scaneamento do solo, o satélite consegue identificar os locais onde há presença de cloro, substância usada no tratamento da água distribuída à população”, expõe.

INOVAÇÃO
Arthur Spíndola sugeriu à Secretaria Municipal de Educação a promoção de gincanas ou concursos interescolares sobre o tema inovação sustentável. A juventude – na opinião do líder do governo -- tem muito a contribuir e deve fazer parte do desenvolvimento social e da conscientização sobre a importância da sustentabilidade. “Atividades lúdicas ou até um concurso (seguindo as normativas pedagógicas de inclusão) podem ser boas alternativas para desenvolver o potencial criativo e ambiental da juventude indaiatubana”, reforçou.

PAINEL
Wilson Índio da Doze propôs a instalação de painel digital de senhas no setor de oncologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Morada do Sol. O vereador diz que vem recebendo reclamações de que, pela falta do painel de senhas, os funcionários da unidade precisam ficar procurando os pacientes ou os chamando em outras alas. “Nos demais setores, o nome dos pacientes aparece nas telas dos televisores”, informa.

registrado em: fixa