Técnicos da Secretaria da Saúde dão palestra sobre a dengue aos funcionários da Câmara

Médico diz que o infectado precisa tomar muita água, "pois o que mata na dengue é a desidratação que ela causa"

08/02/2024

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde ministraram palestra nesta quarta-feira (7) sobre a dengue a cerca de 50 funcionários da Câmara. Dentre as mais importantes orientações transmitidas aos servidores, o médico infectologista Antonio Camargo Martins explicou que a dengue é uma doença que causa desidratação severa -- "e é a desidratação que mata".

"Por isso o único tratamento médico indicado é o consumo de litros e litros de água -- e, para as dores, paracetamol e dipirona, jamais anticoagulantes como o ácido acetilsalicílico", ressaltou.

Os profissionais da Secretaria de Saúde estão visitando os órgãos públicos para falar sobre a dengue como uma das inúmeras ações adotadas pelo órgão para o combate da dengue no município. "Por ora a situação em Indaiatuba está controlada, com apenas 29 casos registrados", afirmou o coordenador do Centro de Operações contra a Dengue, Ulisses Bernardinetti.

"Mas é absolutamente certo -- sublinhou o técnico -- que a situação em nosso município vai piorar muito depois do Carnaval, com as viagens que munícipes farão ao litoral, a Campinas, a Jundiaí, a Itu e a Sorocaba, cidades nas quais o número de contaminados está muito acima da média dos últimos anos. Infelizmente, é mais do que previsível que muitos indaiatubanos voltarão infectados de suas viagens".

CIDADE MODELO

Preocupados com o quadro epidêmico em que se encontra o País -- com projeções do Ministério da Saúde que apontam para uma incidência de casos de dengue superior a 4 milhões no decorrer do ano--, o presidente da Câmara Pepo Lepinsk e os vereadores Silene Carvalini, Alexandre Peres e Wilson Índio da Doze também assistiram à palestra.

"Indaiatuba é uma das cidades-modelo no controle da proliferação do mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti, e por isso há anos o registro de casos aqui é sempre bem inferior à média nacional", disse Pepo Lepinsk. "A secretária da Saúde Graziela Garcia e a secretária-adjunta Heloísa Salatino estão de parabéns por comandar profissionais tão competentes e que tanto prezam pelo bem-estar de todos".

Também presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, Pepo Lepinsk disse que acabara de convidar a equipe da Secretaria de Saúde para falar aos vereadores da RMC na reunião da entidade que será realizada no próximo dia 16 em Nova Odessa. "As ações de controle adotadas em Indaiatuba podem e devem ser replicadas nas outras cidades, em benefício de suas populações", afirmou.

registrado em: fixa