Silene Carvalini é a primeira mulher a presidir uma sessão da Câmara

Vereadora exerce seu segundo mandato na Casa de Leis, onde desde 2021 ocupa a primeira-secretaria

13/06/2023

A vereadora Silene Carvalini presidiu nesta segunda-feira (12) a sessão da Câmara. Esta foi a primeira vez que, na centenária história do Legislativo local, uma mulher presidiu uma sessão plenária – instância máxima de discussão e deliberação do Poder Legislativo Municipal das leis que normatizarão a vida dos munícipes.

Primeira-secretária da Casa de Leis, Silene assumiu a presidência da sessão após o presidente Pepo Lepinsk anunciar que se encontrava indisposto e o vice Luiz Carlos Chiaparine, ausente.

Emocionada, Silene comentou o fato: “Este é dia histórico para as mulheres de Indaiatuba que, assim como eu, um dia desejaram pensar no bem da cidade como agente pública. Esse feito se deve também à sensibilidade do Pepo para as nossas demandas e expectativas, e, consciente da necessidade de acontecimentos que marquem a igualdade de direitos e oportunidades para ambos os sexos, Pepo entendeu que hoje a sessão poderia ser marcada por um momento carregado de grande simbolismo para a luta feminina”.

Após a sessão, Pepo Lepinsk disse que há tempos aguardava uma oportunidade para poder homenagear as mulheres de uma forma mais solene. “Presidir uma sessão ordinária do Legislativo de uma cidade tão maravilhosa como Indaiatuba, momento no qual os vereadores deliberam sobre o futuro da cidade e de seu povo, é uma distinção que não pode ser exclusiva do sexo masculino”, afirmou.

História

Em seus 164 anos de existência, a Câmara de Indaiatuba viu passarem pela presidência mais de 100 vereadores homens e, até ontem, nenhuma mulher. Quem confirma o fato é a historiadora e assessora parlamentar Eliana Belo Silva, que há décadas escreve sobre os momentos marcantes da cidade. “O dia 12 de junho de 2023 certamente ficará gravado na história de nosso município e, sobretudo, na história das lutas das mulheres por igualdade”, sublinhou. “E fico ainda mais contente por esta quebra do exclusivismo masculino ter acontecido com a Silene, que é uma pessoa digna, enfermeira dedicada e representante popular com inúmeros projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das mulheres”.

Propostas

Os vereadores aprovaram na sessão de ontem 6 projetos de lei e 4 moções. Apresentaram ainda 79 indicações de obras, serviços e programas para avaliação da administração municipal.

PONTILHÃO
Alexandre Peres indicou ao prefeito a revitalização do Pontilhão da rua 9 de julho. Segundo o parlamentar, o Pontilhão tem relevância histórica, uma vez que é o trecho que restou da estrada de ferro Sorocabana, que ligava Indaiatuba a Itu e a Campinas, além de ser utilizado pelos moradores como um atalho para o centro da cidade. “Sugiro que seja feita a reconstrução do trecho da linha férrea, com a aplicação dos dormentes e do trilho, a melhoria da iluminação e a identificação do trecho, em ações que representam um verdadeiro resgate histórico”, afirma.

FEIRA
Hélio Ribeiro propôs a promoção mensal de uma feira para o comércio de brechó, ou seja, direcionado à compra e à venda de artigos usados, principalmente relacionados ao vestuário masculino, feminino e infantil e a calçados e acessórios por preços atrativos, além de contribuir para a sustentabilidade, já que adquirir peças usadas é uma das maneiras de praticar o consumo sustentável. A sugestão é a de que o evento seja realizado uma vez por mês em local público.

GUARDA CORPO
Sérgio Teixeira solicitou a construção de um guarda corpo na rua José Zerbini, que beira o Parque Ecológico no Jardim Regente. “Muitas pessoas com mobilidade reduzida, idosos e cadeirantes, sentem insegurança quando passam pelo local, visto que a rua Zosé Zerbini fica em um ponto mais elevado em relação ao parque”, argumentou.

AQUAPONIA
Othniel Harfuch defende a implantação de sistema de aquaponia comunitária como ferramenta pedagógica nos mesmos moldes da horta solidária. Aquaponia – explica o legislador – é a produção integrada de peixes e vegetais tendo como base a recirculação de água e nutrientes em ambiente fechado. “É um sistema completo e de fácil manejo, que permite a semeadura e produção de mudas vegetais, possibilitando assim a condução de todo o ciclo de produção no mesmo local e pode ser empregado como ferramenta pedagógica no desenvolvimento de competências e habilidades em todos os níveis do ensino formal”.

DUPLICAÇÃO
Du Tonin indicou a duplicação da ponte sobre a alameda Irmãos Banwart no trecho popularmente conhecido como “desvio do pedágio”, no bairro Helvétia. A ponte possui uma passagem estreita para a passagem de veículos e permite o trânsito de somente um automóvel por vez, com percepção de insegurança para a maioria dos condutores.

ÓCULOS
Pepo Lepinsk sugere que o município adquira os chamados óculos inteligentes (ou “Orcam MyEye”) para os alunos com deficiência visual da rede pública de ensino. Esses óculos especiais, com tecnologia israelense – explica o presidente da Câmara -- possuem câmeras que escaneiam os textos e os transformam em áudios, sem necessidade de conexão à internet. Possibilitam também a identificação de cédulas de dinheiro e a leitura de rostos, armazenando a identificação de até 150 pessoas.

SABONETE
Wilson Índio da Doze solicitou a instalação de dispenser de sabonete líquido e de secador automático para mãos nos banheiros das unidades de saúde e na UPA do Jardim Morada do Sol, no setor de oncologia.

PONTOS
Ana Maria dos Santos propôs a criação de pontos de paradas e a inclusão de motoristas de aplicativos nas grades de eventos públicos do município. “Recebi reclamações que motoristas de aplicativos estão sofrendo penalidades no instante de parada para o embarque e o desembarque de passageiros na frente dos shoppings, padarias, supermercados, restaurantes e eventos, ação permitida no Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou a vereadora.

MUSEU
Leandro Pinto sugeriu a criação de um espaço gastronômico e de lazer no museu ferroviário localizado na praça Newton Prado no Jardim Pompeia. “A criação de um espaço gastronômico no Museu Ferroviário vai dar mais vida ao local, transformando-o em polo cultural e turístico”, defende. No espaço poderá ser criado também bicicletário, estacionamento, área de convívio, espaço kids, exposição para promover os trabalhos dos artistas locais, entre outros.

LOMBADA
Silene Carvalini solicitou a implantação de uma lombada elevada nas proximidades da escola Prof. Osório Germano e Silva Filho na rua Silvestre Berti, próximo ao nº 290. “Uma lombada elevada no local forçará a redução da velocidade dos veículos, o que aumentará a segurança e a redução de riscos de acidentes”, afirma.

registrado em: fixa