Sessão solene para entrega de homenagens será no dia 8

Neste ano, 18 homenageados receberão títulos de cidadania, de benemerência e de destaque esportivo e empresarial

A Câmara definiu o dia 8 de dezembro, véspera do aniversário de 191 anos de Indaiatuba, como a data da realização da sessão solene de outorga de honrarias aos munícipes que se destacaram com ações voltadas ao progresso social, econômico, cultural e desportivo do município. A cerimônia, que é realizada anualmente, entregará títulos honoríficos a 18 cidadãos dos mais diversos ramos de atividade. O evento começa às 18h30 e será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube.

Na opinião do presidente Pepo Lepinsk, a sessão solene é uma das datas mais significativas do calendário da Câmara. “Como ocorre em dezembro, é a oportunidade de os vereadores e munícipes comemorarem o aniversário do município com a devida importância que a data requer. Também é o coroamento de um ano de trabalho intenso e produtivo, com mais de 3 mil matérias apresentadas. E, por fim, para fazer jus às pessoas que não poupam esforços para fazer de Indaiatuba a cidade maravilhosa que ela é. É o momento em que a cidade demonstra toda a sua gratidão a essas pessoas”.

 Quatro honrarias

 A Câmara concede anualmente quatro honrarias: Título de Cidadão Indaiatubano, aos que não nasceram no município; Título de Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”, aos nascidos em Indaiatuba; Título Empresário do Ano “Raffaello Fantelli” e Título Esportista do Ano.

O processo de escolha ocorre da seguinte maneira: cada vereador apresenta os nomes de seus indicados ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura. Em caso de concordância do Departamento, os nomes vão a plenário para passar pelo escrutínio dos demais vereadores.  “É uma escolha muito rigorosa -- afirma Pepo Lepinsk – e só quem realmente contribui para o desenvolvimento de nosso município tem a possibilidade de receber uma das comendas”.

Conheça a relação dos 18 homenageados de 2021: 

Cidadão Indaiatubano

Pastor André Luís Garó – Autor: Luiz Carlos Chiaparine

Padre Paulo Roberto Emiliano – Autor: Pepo Lepinsk

Luiz Roberto Steiner Fruet – Autor: Alexandre Peres

Padre Renato de Moura Petrocco – Autor: Wilson Índio da Doze

Jane Márcia Bonet – Autor: Arthur Spíndola

Maria Cristina Peixoto Bem Costa – Autora: Silene Carvalini

Pastor Elizeu Ribeiro de Almeida – Autor: Décio Rocha

Fábio Felippo Bacco – Autor: Othniel Harfuch

Carlos Leonardo Busse – Autor: Sérgio Teixeira

Cleber Gomes de Castro – Autor: Leandro Pinto

Edvaldo Bertipaglia – Autor: Ricardo França

Carleans Madruga de Brito – Autora: Ana Maria dos Santos

Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’

Maurício Baroni Bernardinetti – Autor: Alexandre Peres

Patrícia Carla Zanetti Lima – Autor: Othniel Harfuch

Luiz Antônio Ruz Trabachini – Autor: Leandro Pinto

Rosana Maria Petrilli – Autor: Arthur Spíndola

Empresário do Ano ‘Raffaello Fantelli’

Rodrigo Di Lascio Tomaselli – Autor: Pepo Lepinsk

Esportista do Ano

Gustavo César Rodrigues – Autor: Othniel Harfuch

 

Confira a biografia dos homenageados, por ordem de aprovação dos decretos:

Pastor André Luís Garó (Autor: Luiz Carlos Chiaparine)

André Luiz Garó é natural de São Paulo e veio para Indaiatuba em 1998. Trabalhador autônomo, é pastor formado pela Escola Avançada de Teologia das Assembleias de Deus de Campinas. Em 2002, fundou e desde de então preside a Igreja Ministério Plenitude de Indaiatuba. Ativo participante da vida do município, está sempre à frente de projetos de cunho social. O homenageado se diz apaixonado por Indaiatuba e orgulhoso de ter construído, junto com a esposa Alexandra Garó, seu lar e criado sua família.

Padre Paulo Roberto Emiliano (Autor: Pepo Lepinsk)

Nascido em São José do Rio Pardo em 1972, Padre Paulo mudou-se para Indaiatuba em 2017 para assumir a Paróquia São Francisco de Assis, na Cecap. Antes de vir para cá, atuou por seis anos nos Distritos de Souzas e Joaquim Egídio, em Campinas. Sua carreira eclesiástica começou ao cursar Filosofia e Teologia na PUC de Campinas, em 2000, e receber a ordenação diaconal no ano seguinte, em Campinas, pelas mãos do bispo auxiliar Dom Luiz Antonio Guedes. Nestes quatro anos em Indaiatuba, padre Paulo ficou conhecido pelo incansável trabalho pela população e pela força e sabedoria com que prega as palavras do Senhor. Em 2019, foi nomeado vigário forâneo da Forania São José de Anchieta, Indaiatuba e Elias Fausto, com a atribuição de animar e coordenar as atividades pastorais comuns, acompanhar os clérigos na sua vida e no exercício de suas funções, velar pela correção das expressões litúrgicas e pela boa administração dos bens eclesiásticos.

Luiz Roberto Steiner Fruet (Autor: Alexandre Peres)

Luiz Roberto nasceu em 1956 na cidade de Itu, mas tão logo nasceu veio morar em Indaiatuba, onde seu pai Argemiro trabalhava como mecânico na oficina do Munhoz e sua mãe, Martha Steiner Fruet, era professora. Engenheiro civil, em 1986 fundou a Solo Firme Engenharia de Fundações, empresa na qual trabalha até hoje. Foi pela Solo Firme que executou as fundações das primeiras indústrias do recém-implantado Distrito Industrial Domingos Giomi. São dele também as obras de fundação do Hospital Dia, Fatec, Prefeitura Municipal, Fiec, ampliação do Hospital HAOC, ampliação da Max Planck, Edifício London Place e muitas outras. Desportista desde criança, praticou as mais variadas modalidades esportivas. Como líder de classe, presidiu a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba por 19 anos. Há 16 anos participa da Sociedade São Vicente de Paulo, atualmente como vice-presidente, e do Dispensário Antônio Frederico Ozanan, sociedade que faz trabalho relevante ajudando pobres e necessitados e administra quatro creches em conjunto com a Prefeitura. O homenageado é casado com Irene Scaravelli Fruet.

 Padre Renato de Moura Petrocco (Autor: Wilson Índio da Doze)

O homenageado nasceu em Campinas em 1986 e desde adolescente esteve presente nas comunidades eclesiásticas católicas como catequista e coordenador de grupo de jovens. Veio para Indaiatuba em 2014 para atuar como vigário da Paróquia Santo Antônio. Em 2015, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Morada do Sol, e lá se encontra desde então prestando serviços relevantes para a comunidade do bairro. Atuante em várias áreas, criou o Projeto de Alfabetização de Idosos, coordena as excursões para Aparecida e Atibaia e realiza atendimento aos doentes com missas e unção aos enfermos. Arquitetou e iniciou a construção da comunidade Sagrada Família. Iniciou em 2015 o primeiro Teatro da Paixão de Cristo com a pastoral da juventude, que hoje é tradição anual no bairro. Ajuda constantemente a Associação São Vicente de Paula com a arrecadação de alimentos e itens para as cestas de Páscoa e Natal.

Jane Márcia Bonet (Autor: Arthur Spíndola)

Jane Márcia Bonet nasceu em Campinas, mas desde sempre reside em Indaiatuba. Professora de Educação Artística, Jane trabalha na valorização das antiguidades, por meio de seu olhar artístico e ainda por meio de sua percepção em descobrir peças raras, sobretudo de brinquedos que marcaram a vida de muitas pessoas – e que tiveram a possibilidade de ensinar, de passar cultura, diversão e boas horas de brincadeiras. Em razão dessas habilidades, Jane Bonet participou de reportagens apresentando seu acervo de brinquedos antigos em várias emissoras de TV, incluindo a TV Record e a Rede Globo, e visitou museus de brinquedos no exterior, como os da Escócia, Portugal e Inglaterra. Também realizou exposições itinerantes em feiras de carros antigos, clubes da cidade, escolas, etc. É mãe de quatro filhos: Daniel, Fernando, Felipe e Anna Léa.

Maria Cristina Peixoto Bem Costa (Autora: Silene Carvalini)

A homenageada nasceu em Recife (PE) e é casada com Charles Noel Dionísio Costa. Mãe de Pedro Higino e Antônio Gabriel, mudou-se para Indaiatuba em 2006, tendo já nas mãos o diploma de médica formada pela Unicamp e a aprovação em concurso público para trabalhar na rede de saúde da Prefeitura Municipal. Primeiramente trabalhou no Pronto Atendimento Dr. Mauro Paulo (Mini Hospital) e, em 2006, assumiu a gestão da clínica médica do Pronto Atendimento e a diretoria técnica da unidade. Em 2013, passou a realizar a coordenação da rede de urgência do município e a integrar a equipe de gestão compartilhada do Pronto Socorro do HAOC, onde está desde então. Desde 2018, atua como docente do curso de Medicina da Unimax – Indaiatuba. Nestes dois últimos anos participou do comitê de combate à pandemia do coronavírus no município.

 

Pastor Elizeu Ribeiro de Almeida (Autor: Décio Rocha)

O homenageado nasceu em Moreira Sales, município paranaense, há 55 anos, onde se formou técnico de contabilidade. Aos 24 anos veio residir em Indaiatuba. Entre 1990 e 1993, trabalhou como inspetor de qualidade na empresa Cobreq e posteriormente, exercendo a mesma função, nas empresas Sama Ferramentaria e Filtros Man, período em que se formou bacharel em Teologia pelo Centro Evangélico de Educação e Cultura. Em 1995, começou a trabalhar como voluntário na Igreja Presbiteriana Renovada de Indaiatuba, onde foi consagrado pastor e, a seguir, nomeado pastor presidente. Desde 2018, exerce a Presidência do Conselho de Pastores de Indaiatuba, COPAIN. Solidário, atua na Creche do Idoso e na Comunidade Terapêutica Farol, levando ajuda espiritual aos internos. É casado com Sílvia Aparecida Almeida, com quem tem três filhos: Samuel, Suelen e Daniel.

Fábio Felippo Bacco (Autor: Othniel Harfuch)

Nascido em 4 de abril de 1959 em Campinas, o homenageado é médico pediatra formado pela PUCCAMP, onde também lecionou no curso de Medicina. Reside em Indaiatuba há 36 anos, é casado com Silvia e pai de um casal. Aqui fundou a Clínica Centro Médico Indaiatuba, prestando um belíssimo e respeitoso serviço em diversas especialidades, o que levou a sua clínica a tornar-se referência em excelência de atendimento em toda a região. Dr. Fábio também é médico pediatra concursado da Prefeitura, atendendo na linha de frente em diversas unidades de saúde, com relevante participação na evolução e na qualidade do atendimento primário infantil do município. É também membro da Associação Paulista de Medicina (APM).

 

Carlos Leonardo Busse (Autor: Sérgio José Teixeira)

Natural de Bebedouro (SP), Carlos Busse é engenheiro metalúrgico formado pela Universidade de São Paulo. Em Indaiatuba desde 1972, notabilizou-se pelas empresas que ajudou a fundar e dos projetos que dirigiu em prol do fortalecimento industrial do município. Participa de várias frentes sociais, como o Lions Clube, onde é secretário e onde pôde participar de inúmeras campanhas beneméritas, com destaque para a do diagnóstico de 150 pessoas com câncer de pele. Faz parte de centros e associações corporativas como o DEPAR -- Departamento de Ação Regional da Fiesp em Indaiatuba; CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIFA (Associação Brasileira de Fundições) e da AIMI (Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba).

Cleber Gomes de Castro (Autor: Leandro Pinto)

Cleber de Castro nasceu em São Paulo em 1971 e mudou-se para Indaiatuba em 1990. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Itu em 1995 e pós graduou-se nas matérias Processual Civil, Contratual, Tributário, Administrativo e em Gestão Pública e Governo. Ingressou, por meio de concurso, no cargo de procurador público do município em 2006. Na Prefeitura foi ainda procurador-geral e advogado-geral e integrou diversos conselhos municipais, como os de Saúde, Antidrogas e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Fez parte também do Lions e Maçonaria. Participa de ações sociais e esportivas. É casado com a Dra. Ana Flávia Ifanger Ambiel de Castro e tem dois filhos, Ana Laura e João Francisco. 

Edvaldo Bertipaglia (Autor: Ricardo França)

Nascido em Tupi Paulista em 1967, Edvaldo Bertipaglia reside em Indaiatuba desde 1975, quando a cidade não contava ainda com 40 mil habitantes. Começou a trabalhar com 8 anos de idade, montando caixas de madeira para tomate. Trabalhou em inúmeros estabelecimentos e empresas, como no bar de Albino Farinelli, na Auto Escola Simão, na Singer do Brasil e na Unilever. Em 2003, Bertipaglia criou a empresa Hot Flowers de produtos sensuais, estocando os produtos em um espaço de 30 m². Atualmente a empresa possui oito galpões no distrito industrial, emprega mais de 200 pessoas e conta com uma distribuidora na Colômbia e no Panamá, além de parceria com uma fábrica de cosméticos nos Estados Unidos. De 2017 a 2020, exerceu o mandato de vereador na Câmara de Indaiatuba, destacando-se com propostas voltadas ao desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município. É casado com Eliana Aparecida Garcia, com quem tem dois filhos, Lucas e Ana Carolina.

Carleans Madruga de Brito (Autora: Ana Maria dos Santos)

Carleans Madruga de Brito nasceu em Pelotas (RS) em 1964. É graduado em Estudos Sociais e em Geografia, matéria que chegou a ministrar como professor. Tem pós-graduação em Marketing, atuando há anos como representante comercial. Colabora com a Associação Beneficente Irmã Dulce de Indaiatuba, com o Hemocentro da Unicamp e foi diretor-voluntário do Hog Campinas, exercendo atividades para melhoria e segurança no trânsito moto ciclístico. Por essas atividades, foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito pelo Ministério da Marinha. Trabalha no ramo de embalagens para alimentos e escolheu Indaiatuba há mais de 20 anos para sediar seus investimentos.    

 

Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’

Maurício Baroni Bernardinetti (Autor: Alexandre Peres)

Nascido em Indaiatuba em 1969, Maurício Baroni é filho do empresário João Antonio Bernardinetti e da professora e diretora de escola Mariza Baroni Bernardinetti. Em 1993, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Itu. Convidado pelo então prefeito Reinaldo Nogueira, concorreu em 2000 e foi eleito vereador. Reeleito em 2004, assumiu a Presidência da Câmara Municipal no biênio 2005 a 2006. Conquistou ainda mais dois mandatos consecutivos como vereador de Indaiatuba. Em 2016, Baroni concorreu a prefeito da cidade vizinha de Elias Fausto e foi eleito. Quatro anos depois, com 54% dos votos válidos, obteve a reeleição. Atualmente, além do comando da Prefeitura de Elias Fausto, Maurício Baroni exerce a presidência do Consórcio Consimares (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). 

Patrícia Carla Zanetti Lima (Autor: Othniel Harfuch)

Patrícia Carla Zanetti Lima nasceu em Indaiatuba em 1976. É casada e mãe de três filhos. Ao longo de sua vida profissional, teve ampla atuação na gestão hospitalar e na participação em conselhos e entidades de classe ligadas à definição de políticas públicas na área da saúde. De 2013 a 2016, foi secretária executiva no Conselho Municipal de Saúde (CMS), período durante o qual participou de conferências e congressos referentes à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também atuou como gestora municipal do Cartão SUS junto ao Ministério da Saúde, participando de palestras referentes ao tema em igrejas e associações de bairro. Atualmente, a homenageada trabalha na Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Luiz Antônio Ruz Trabachini (Autor: Leandro Pinto)

O empresário Luiz Antônio Ruz Trabachini nasceu em Indaiatuba em 24 de abril de 1960, filho de Antônio Lourenço Ruz Peres e de Leonor Trabachini Ruz. Ele nasceu no bairro Caldeira, em propriedade negociada pela família para abrigar empresas da cidade. Essa negociação foi fundamental para a chegada de indústrias como a Toyota, em Indaiatuba há quase 25 anos. Tem ampla atuação no comércio local, tendo administrado armazém, açougue, confecção de roupas e manutenção industrial. Pelo destaque no comércio, já foi reconhecido com vários títulos concedidos pela categoria. O homenageado também tem participação ativa em campanhas filantrópicas e em campeonatos de futebol e de automobilismo. É sócio há 50 anos do Clube 9 de Julho, que teve seu pai como um dos fundadores. Luiz Antônio Ruz Trabachini é casado com Matilde Aparecida Fantoni Munhoz e tem dois filhos: Diogo de Lima Ruz Trabachini e Gabrielli Munhoz Ruz Trabachini.

Rosana Maria Petrilli (Autor: Arthur Spíndola)

A homenageada graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1988. Advogada militante, com domicílio profissional em escritório próprio no município, Rosana Maria Petrilli prestou serviços como contratada na Prefeitura Municipal de Indaiatuba para implantação do Serviço de Assistência Judiciária, entre os anos de 1988 a 1992. Atua como advogada do Sindicato Rural desde outubro de 1999. Em 2004 iniciou sua atuação como árbitra e mediadora até 2005, formada pelo Sistema Nacional de Mediação e Arbitragem – Sinama Brasil, em 2003.  Da sua atuação na 113ª Subseção da OAB Indaiatuba, destacam-se seus anos como presidente da Subseção, sendo a primeira mulher a presidir a entidade no município. A homenageada também foi a primeira mulher do interior a presidir uma Câmara Recursal da OAB. 

 Empresário do Ano ‘Raffaelo Fantelli’

Rodrigo Di Lascio Tomaselli (Autor: Pepo Lepinsk)

Rodrigo de Lascio Tomaselli nasceu em São Paulo em 20 de setembro de 1975. Filho de Aluisio Tomaselli e Carmen Silva de Lascio Capistros, perdeu o pai quando tinha um ano. Sua mãe casou-se com João Francisco Capistros, que Tomaselli também considera um pai. O homenageado tem quatro filhos: Igor, Marcelo, Enzo, e Luigi. Viveu em São Paulo até os 17 anos, quando se mudou para Botucatu para estudar agronomia. Chegou a Indaiatuba há 25 anos para trabalhar junto com o tio na RIP Serviços Industriais. A Lofts surgiu em São Paulo há 20 anos, quando a família construiu o primeiro prédio na casa que era de sua bisavó, na Vila Mariana. Hoje a empresa mantém escritórios na Bahia e em Indaiatuba. Em Indaiatuba, a Lofts assina cinco empreendimentos: Maison Blanche, Majestic, Diplomat – já entregues – e The Park View e Reserva Luiza Tomaselli, em fase de execução. Entre as unidades da Bahia e de São Paulo, a Lofts é responsável pela manutenção de 600 empregos diretos e indiretos.

 Esportista do Ano

Gustavo César Rodrigues (Autor: Othniel Harfuch)

Gustavo César nasceu em Diadema e tem 26 anos. Começou a sua trajetória nos esportes como jogador de Beisebol da Acenbi. Defendeu a equipe de handebol da Secretaria de Esportes de Indaiatuba nos Jogos Abertos e nos Regionais, conquistando a medalha de bronze. Como se destacou, despertou o interesse do Pinheiros e passou a jogar pelo clube com a melhor estrutura de base do Brasil, e pelo qual ganhou títulos e a convocação para a disputa do Pan-Americano Juvenil. O desejo de jogar na Europa se tornou realidade em 2015, com sua transferência para o Clube do Porto, em Portugal. Em 2017, transferiu-se para o Crételi, da França. Dois anos depois foi convocado para a disputa do seu primeiro mundial, realizado na Alemanha e na Dinamarca. Em 2019 passa a jogar pelo Clube Pontault-Combaut e, em 2021, é novamente convocado para disputar o Mundial de Seleções realizado no Egito. Em seguida, transfere-se para o Chambery, tradicional clube francês e, em julho, realiza o sonho de defender a Seleção Brasileira de Handebol nas Olimpíadas de Tóquio.