Servidores da Câmara recebem capacitação sobre a Central de Libras

Por meio de videochamadas gratuitas, cidadãos surdos conseguem acessar serviços públicos e privados
Funcionários da Câmara que trabalham com atendimento ao público participaram nesta quarta-feira (17) de um curso de capacitação sobre a Central de Libras – iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba que possibilita que os cidadãos surdos se comuniquem em serviços públicos e privados. A atividade contou com a presença de recepcionistas, assessores dos vereadores e servidores do Tribunal de Justiça.

A capacitação foi promovida pela intérprete da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (RIC), Débora Stefania Cheracomo Ciriaco. Ela demonstrou como o sistema funciona e reforçou que o serviço está à disposição de todos gratuitamente, sete dias por semana, 24 horas por dia.

“A plataforma é muito intuitiva e ajuda a população surda a ter autonomia no dia a dia, não apenas nas repartições públicas, mas em lojas, atendimentos médicos e em onde mais precisar”, esclareceu.

Para acessar a Central de Libras, basta que o cidadão acesse o QR Code, o ícone no site da Prefeitura ou o aplicativo da ICom, empresa contratada para prestar os atendimentos. O tempo de espera é rápido e em poucos segundos um intérprete de Libras atende a videochamada para intermediar a conversa entre o surdo e o ouvinte.

A vereadora Silene Carvalini, autora da lei que viabilizou a Central de Libras, representou o presidente Luiz Carlos Chiaparine na atividade. Ela contou como o projeto foi concebido, a partir de demandas e dificuldades apontadas pela própria comunidade surda. “Hoje o projeto é uma realidade graças ao empenho do prefeito Nilson Gaspar, da secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, e de todos os atendentes de serviços públicos e privados que abraçaram esta causa”, afirmou.

Para acessar a Central de Libras, basta clicar aqui.
registrado em: fixa