Propostas para a melhoria dos setores de educação e saúde são o destaque da 31ª sessão ordinária
A 31ª sessão ordinária do ano contou com a apresentação de 61 indicações e 17 moções de congratulações ou de pesar. Majoritariamente, as propostas focaram os setores de educação e saúde.
A vereadora Silene Carvalini, por exemplo, instou o prefeito a pleitear do Governo do Estado a instalação no município de uma unidade do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O Centro oferece cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e japonês em mais de 100 cidades.
Na área da saúde, o vereador Hélio Ribeiro defende que o município disponibilize gratuitamente aos usuários do SUS os medicamentos Dulcolax, Picoprep e Simeticona gotas, necessários para o preparo do exame de colonoscopia.
Confira aqui a relação completa de matérias apresentadas.
ACESSO
Alexandre Peres indica ao prefeito a abertura de acesso para a rua das Orquídeas, na altura da junção das ruas Hércules Mazzoni e Almeida Júnior. O vereador explica que os condutores de veículos que estão na rua Hércules Mazzoni e pretendem ter acesso aos empreendimentos localizados no início da rua Orquídeas são obrigados a se deslocar por quase 2 km. “Considere-se que há dois empreendimentos que, juntos, somarão cerca de 500 apartamentos: os edifícios Le Jardin e o Villa Felicitá”, argumenta.
CRECHE
Pepo Lepinsk propõe a construção de uma creche para atender as famílias dos bairros Jardim dos Tucanos, Beija-flor, Campo Bonito e Veneza. “A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família, desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes e de sua socialização”, afirma o presidente da Câmara. Pepo ressalta ainda que a creche possibilita que mães ingressem no mercado de trabalho e incrementem a renda familiar.
LIXO
Luiz Carlos Chiaparine sugere a instalação de placas informativas “Não deixe lixo na grama”, em toda a extensão do Parque Ecológico, sobretudo nas áreas utilizadas para piquenique e churrascos. “É uma forma de conscientizarem os frequentadores do parque sobre a necessidade de o local ser mantido limpo”, destaca.
BANHEIROS
Othniel Harfuch defende a instalação de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiências nos eventos com estrutura temporária. De acordo com o parlamentar, a falta de banheiros adaptados causa enorme transtorno e desconforto às pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. Harfuch sugere que ao menos 10% dos banheiros sejam adaptados.
MEDICAMENTOS
Hélio Ribeiro solicita a inclusão dos medicamentos Dulcolax, Picoprep e Simetina em gotas – de uso indispensável no preparo para o exame de colonoscopia -- no rol dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo município aos usuários do SUS. Hélio argumenta que a fila de espera para o exame é grande e que é comum acontecer de a pessoa, após esperar meses para realizar o procedimento, deixar de realiza-lo por não contar com recursos para a aquisição da medicação preparatória.
ALIMENTAÇÃO
Ana Maria dos Santos indica que seja assegurado alimentação especial às pessoas com deficiência concomitante a restrições alimentares. A vereadora diz que há inúmeros casos de deficientes que desenvolvem alergias severas em decorrência dos alimentos que lhes são fornecidos.
RAMPA
Sérgio Teixeira sugere alterações físicas na rampa de acesso à EMEB Profa. Maria Albertina Bannwart Berdu, no núcleo residencial Carlos Aldrovandi. O parlamentar explica que a rampa é íngreme e, tanto na entrada quanto na saída dos alunos, causa insegurança aos cadeirantes. “Por isso, os pais entram com os veículos na escola, para os filhos não se acidentarem”, ressalta.
PROGRAMA
Ricardo França propõe a criação de campanha de medicina preventiva aos moldes do programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, para a realização de exames relativos à saúde do homem. França destaca que os índices de exames preventivos para o sexo masculino são inferiores comparados às estatísticas do sexo feminino e, por consequência, a expectativa de vida do homem é sete anos menor que a da mulher.
GRELHAS
Wilson Índio da Doze solicita a reposição das grelhas dos ralos na creche Profa. Maria Aparecida Misurini no Jardim Paulistano. Sugere que as grelhas sejam soldadas para impedir novos furtos. “A falta de grelhas na entrada do estacionamento dos professores está causando danos aos veículos”, frisa.
PLAYGROUND
Leandro Pinto defende que os playgrounds localizados nas praças e parques ao ar livre sejam cercados. O parlamentar argumenta que animais fazem suas necessidades na areia colocando em risco a saúde das crianças. Observa também que a cerca garante maior segurança aos menores e tranquilidade aos pais, uma vez que impede que elas corram em direção à rua.
IDIOMAS
Arthur Spíndola propõe que os sites do poder público municipal sejam disponibilizados também nos idiomas inglês e espanhol. Na opinião do vereador, Indaiatuba é uma cidade à frente em muitos setores -- o Centro de Operações e Inteligência (COI) é um exemplo – e por isso deve “ensinar outras localidades como planejar e aplicar as bem-sucedidas políticas públicas aqui adotadas”. Além disso é um “bom passo rumo a melhores dias em termos de comércio, qualidade de vida e enriquecimento cultural”, reforça.
LÍNGUAS
Silene Carvalini sugere que o prefeito pleiteie do Governo do Estado a instalação de um Centro de Estudos de Línguas (CEL) em Indaiatuba. O Centro proporciona aos estudantes da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, ampliando as possibilidades de inserção do jovem ao mercado de trabalho formal – explica a parlamentar. “O CEL oferece cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e japonês, conforme a demanda regional. Atualmente existem 180 unidades do CEL espalhados por todas as regiões do estado”, informa.