Prof. Luiz Carlos apresentou 10 propostas na última sessão

Uma delas favorece munícipes com câncer, a doença que o vitimou

Mesmo com o quadro de saúde agravado, o professor Luiz Carlos da Silva encontrou tempo e disposição para protocolar nos últimos dias, na secretaria da Câmara Municipal, dez propostas para serem apreciadas pelos demais vereadores. A apreciação das proposituras ocorreu na sessão de sessão de ontem (19), poucas horas antes do seu falecimento, vitimado por câncer. A propósito, uma das ações, a indicação Nº 519, destacava a Lei Estadual 17.335, que concede atendimento prioritário às pessoas em tratamento oncológico.

Prof. Luiz Carlos defendeu seu pedido, lembrando que os pacientes em tratamento de câncer (como radioterapia e quimioterapia) sentem intenso cansaço e fadiga. “Tarefas simples, como comparecer a órgão público, a estabelecimento privado ou ir ao banco podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados”. E completou, lembrando que o atendimento prioritário visa minimizar o sofrimento destes pacientes.
Conheça outras propostas apresentadas na 9ª sessão do ano.
Ana Bannwart apresentou solicitação também voltada aos pacientes com câncer. A vereadora sugere a confecção de documento de identificação para os pacientes oncológicos a ser emitida pelo município, como forma de garantir o atendimento prioritário a eles, também em observância à lei 17.335.
O vereador Wilson José dos Santos (Índio da Doze) indica ao prefeito o recapeamento asfáltico na extensão da rua Antônio Angelino Rossi no Jardim Morada do Sol. “O asfalto atual se encontra deteriorado e irregular, o que coloca pedestre e condutores de veículos em risco”.
Ricardo França sugere ao Executivo a criação de um comitê municipal de auditoria para executar o acompanhamento, supervisão e verificação das informações prestadas pelos grupos familiares inscritos no CadÚnico, visando expandir o número de beneficiários do Programa Renda Mínima Indaiatuba.
Silene Carvalini defende a criação de um Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade. “A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, diabetes mellitus tipo 2, entre outras. “Esse Centro visa ajudar pacientes com excesso de peso por meio de tratamento clínico ou cirúrgico e constituído por equipe de profissionais especializados em tratamento do excesso de peso”.
Luiz Carlos Chiaparine solicita pavimentação asfáltica em trechos da rua Hércules Mazzoni. “Alguns trechos da via ainda contam com paralelepípedos, o que a torna muito perigosa e escorregadia em dias de chuva”.
O vereador Othniel Harfuch indica ao prefeito que interceda junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com vistas à implantação de um cartório eleitoral no Jardim Morada do Sol, “o mais populoso do município”.
Jorge Luís Lepinsk Pepo indica a possibilidade de o município fornecer lanche aos pacientes das UBSs que realizarem exame de sangue e ou de coleta ao término do procedimento. “Jejuar significa a não ingestão de comida ou de bebida pelo período especificado. Assim, comer logo depois do procedimento ajuda a evitar que a pessoa fique debilitada”.
Alexandre Peres solicita a limpeza do calçamento existente ao longo da rodovia Eng. Paulo de Tarso Souza Martins. “Os pedestres não têm condições de transitar pela calçada em virtude do mato alto”.
Leandro Pinto sugere que a Prefeitura promova mutirão de castração de cães e gatos. “A castração é o melhor método de controle populacional de animais domésticos e ainda ajuda a prevenir doenças infectocontagiosas”.
Décio Rocha pede ao prefeito que as pessoas com síndrome de down e autistas sejam vacinadas com prioridade. “É notória a dificuldade das pessoas com síndrome de down e com autismo para usarem máscaras de proteção contra a Covid – 19. Sendo assim, é preciso que esses dois grupos sejam incluídos no rol das prioridades de vacinação”.
Arthur Spindola sugere que sejam viabilizadas feiras de food truck em formato drive-thru no município. “Uma das alternativas aos comerciantes que atuam no ramo dos food trucks e restaurantes, já tão afetados pelos diversos fechamentos de comércio por conta dos planos estaduais de combate à Covid – 19, seria estabelecer sistema drive thru em feiras adaptadas para essas atividades. Assim, eles podem manter suas atividades e buscar novos públicos sem maiores riscos à população”.

registrado em: fixa