Primeira sessão ordinária do ano teve mais de 200 matérias apreciadas

Vereadores aprovaram instituição do Calendário do Turismo Pedagógico e a Semana de Prevenção ao Câncer de Pele

Na mesma sessão em que aprovaram a versão municipal do auxílio gás municipal (leia mais aqui), os vereadores apreciaram ontem (21) ao todo 210 matérias entre projetos de lei, indicações e moções.
“Começamos bem o ano legislativo”, afirmou o presidente Pepo Lepinsk. “Ano passado batemos as marcas das legislaturas anteriores e, a julgar por esta primeira sessão, este ano não será diferente: todos os 12 vereadores estão muito empenhados em realizar um grande trabalho em favor da população do município”, destacou o presidente.
Entre os projetos aprovados, destacam-se a instituição do Calendário do Turismo Pedagógico (de autoria do vereador Sérgio Teixeira) e a alteração para o mês de dezembro da celebração da Semana de Prevenção ao Câncer de Pele, iniciativa da vereadora Ana Maria dos Santos.
De acordo com Sérgio Teixeira, seu projeto tem a finalidade de possibilitar aos alunos, pais e profissionais da rede municipal de ensino o acesso ao acervo cultural, artístico, técnico e turístico do município. “Estou convicto de que, com este trabalho, mais alunos terão consciência em relação às próprias raízes e à própria identidade cultural, sendo disseminadores dessa ideia para toda a comunidade escolar”, ressaltou.
A vereadora Ana Maria explica que a mudança de maio para dezembro da Semana de Combate, Conscientização e Prevenção ao Câncer de Pele visa compatibilizar a celebração em Indaiatuba com o que é realizado no restante do País. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo, desenvolve desde 2014 o movimento #Dezembro Laranja, com uma série de ações voltadas ao tema, lembrando que todos os anos surgem cerca de 176 mil novos casos no Brasil, sendo o tipo mais frequente da doença”.

INDICAÇÕES
Os vereadores apresentaram ontem 172 indicações de obras, serviços e programas ao prefeito, com destaque para sugestões relacionadas à melhoria da infraestrutura do município. Veja algumas:

CÂMERAS DE SEGURANÇA
Silene Carvalini solicitou a implantação de câmeras de segurança nos espaços PET. Segundo a vereadora, a proposição visa atender aos usuários dos locais e a evitar maus tratos e abandono de animais.

APLICATIVO
Décio Rocha sugere a criação de um aplicativo para smartphones e IOS para quem busca emprego no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Tal ferramenta – argumenta o legislador – auxiliará o cidadão de forma rápida na obtenção de informações sobre vagas disponíveis, detalhes do cargo e até mesmo no agendamento de entrevistas, disponibilizando ainda recursos digitais para que o cidadão cadastre seu currículo.

CATA BAGULHO
Wilson Índio da Doze propõe a extensão da equipe Cata Bagulho na região do Jardim Morada do Sol, com um local fixo de atendimento (antiga sub-prefeitura regional), a fim de estabelecer melhoria na comunicação e na tratativa com os moradores. “Criando um novo espaço para a equipe, ficarão facilitadas as operac1ões e, com isso, os bairros ficarão mais limpos, e os munícipes, mais satisfeitos”, justificou o vereador.

VACINAÇÃO ANIMAL
Arthur Spíndola indica a realização da campanha municipal de vacinação contra a raiva para cães e gatos. “Vemos a necessidade de uma campanha municipal de vacinação, uma vez que esta não foi realizada pelo governo do Estado, responsável direto pelas campanhas, por conta da crise sanitária dos últimos anos”. O parlamentar destaca que a raiva é uma doença que acomete animais e humanos.

PASSARELAS
Alexandre Peres solicita reparos no gradil de proteção lateral das passarelas sobre o Córrego Barnabé, no Parque Ecológico. Segundo o vereador, as grades de proteção são muito espaçadas, o que deixa o local perigoso, especialmente para as crianças, mesmo que acompanhadas dos pais.

GRUPO MADA
Othniel Harfuch defende a disponibilização de espaço físico para a realização das reuniões periódicas do grupo MADA (Mulheres que Amam Demais). O grupo é uma irmandade baseada no livro de Robin Norwood “Mulheres que amam demais” e adaptada do programa de recuperação 12 passos e 12 tradições de Alcoólicos. “O único requisito para ser membro da MADA é o desejo de evitar relacionamentos destrutivos. A MADA faz um trabalho de grande importância, porém não tem um espaço físico para suas reuniões”, explica o vereador.

PLACA INFORMATIVA
Leandro Pinto indica a instalação, em caráter de urgência, de placa informativa no Parque PET sobre a obrigatoriedade dos proprietários de animais acerca da segurança e das regras referentes à posse e condução responsável de cães, em conformidade com as legislações estadual e federal. E com isso garantir a segurança da população e dos animais, reforçou o legislador.

EXAME NEONATAL
Ricardo França propõe a realização de estudos para incluir o “teste do pezinho ampliado” nos exames de triagem remota neonatal executados pela rede municipal de saúde. O vereador argumenta que o teste simples é capaz de detectar até seis tipos de doenças, enquanto as versões ampliadas do teste do pezinho chegam a detectar de 10 a 50 tipos, “sendo amplamente encontradas em instituições particulares, mas ofertadas pela rede pública em alguns municípios”.

CRECHE
Pepo Lepinsk solicita a construção de uma creche para atender a demanda na região dos bairros Jardim dos Tucanos, Beija-flor, Campo Bonito e Veneza. O presidente da Câmara ressalta que “a creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família, desenvolvendo um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação dos seus horizontes”. Além da imensa importância para as crianças, Pepo observa também que as creches cumprem uma função social pois permite que os seus responsáveis possam trabalhar e aumentar a renda doméstica.

COMUNICAÇÃO
Ana Maria dos Santos sugere a divulgação ou a atualização dos canais de comunicação nas repartições públicas. A parlamentar afirma que munícipes relatam que os canais cuja atribuição é receber manifestações da população como sugestões, reclamações e denúncias não estão funcionando adequadamente, apresentando diversas dificuldades para a desejável interação com os cidadãos.

MOTOR-HOME
Luiz Carlos Chiaparine indica a instalação de uma área de um estacionamento para motor-home no Parque do Mirim. Tal solicitação se faz – ressalta o vereador – devido ao grande número de pessoas que está aderindo ao motor-home. “E como o Parque do Mirim é um local de lazer e possui uma área de natureza belíssima e turística, é o local adequado para que possamos ter um estacionamento para esses apaixonados pela natureza”.

ATIVIDADES FÍSICAS
Sérgio Teixeira defende a implantação de um programa de atividades físicas para pessoas em tratamento oncológico e outras doenças crônicas. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer – informa o parlamentar --, o excesso de peso provoca alterações hormonais e mantem o corpo em um estado inflamatório crônico, que estimula a proliferação celular e inibe a morte programada das células. Por esse motivo a gordura contribui para o surgimento de diversos tipos de câncer”.

A próxima sessão ordinária da Câmara será no dia 3 de março, quinta-feira, a partir das 17h30. Os encontros têm transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube.