Primeira sessão do semestre tem número recorde de indicações

Indicação é a proposição na qual o vereador sugere medidas de interesse público ao Executivo; foram 219 no total

08/08/2023

Realizada nesta segunda-feira (7), a primeira sessão ordinária do segundo semestre do ano contou com a apresentação de número recorde de indicações: 219. (Indicação é a proposição legislativa na qual os vereadores sugerem medidas de interesse público ao chefe do Poder Executivo).

Somadas às demais proposições – 11 projetos de lei e 13 moções --, o número total de propostas apresentadas pelos vereadores na sessão alcançou 243. “É um volume impressionante de trabalho, de desejo de contribuir com o bem comum”, comentou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk. “Fico muito satisfeito de constatar que este meu período à frente do Legislativo está obtendo marcas sucessivas de produção de matérias de interesse popular”, salientou.

EDUCAÇÃO
Dentre as indicações mais destacadas da semana, cerca de 60% tratam de educação e saúde. Os demais setores abordados foram habitação, mobilidade urbana, segurança e saneamento básico.

VACINA
Wilson Índio da Doze propôs a inserção da vacina Qdenga, contra a dengue, no programa municipal de vacinação. O parlamentar explica que a Qdenga é produzida pela Takeda Pharma, foi aprovada pela Anvisa no mês de março e confere ampla proteção contra a doença. Informou que o preço da vacina ficará entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor, valor proibitivo para muitos munícipes.

DIÁRIO
Sérgio Teixeira sugeriu a implantação do sistema de Diário Eletrônico na rede municipal de ensino. “Professores da rede afirmam que muitas cidades da região já utilizam o sistema de diário eletrônico nas escolas, o que otimiza e agiliza o trabalho do professor”, observa.

LIBRAS
Silene Carvalini indicou a inclusão da disciplina de Libras na grade curricular do ensino fundamental do município para favorecer a comunicação interpessoal, a inclusão da pessoa com deficiência e a universalização do idioma Libras, considerada por muitos especialistas como a extensão gestual da língua portuguesa.

DESFIBRILADOR
Othniel Harfuch recomendou a implantação de aparelho de desfibrilador externo automático (DEA) nos polos esportivos municipais. “A morte súbita é uma das principais causas de morte, atingindo mais de 300 mil pessoas por ano, e a chance de sobrevivência diminui a cada minuto que passa quando a desfibrilação não é realizada”, ensina o vereador. Médico há mais de 30 anos, Othniel diz que pesquisas apontam que a sobrevivência de acometidos por parada cardíaca atinge 93% em centros equipados com o DEA.

REDUTOR
Leandro Pinto sugere a instalação de redutor de velocidade, tipo lombada, na avenida Nove de Dezembro, em frente ao hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). O parlamentar observa que a avenida tem fluxo intenso de veículos e, devido ao acesso ao hospital, muitas pessoas têm dificuldades para atravessar a via, principalmente idosos, cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

IDOSOS
Pepo Lepinsk propôs que o Centro de Convivência Amor Sem Limites (CECAL), a entidade que administra a Vila dos Idosos Luis Carvalini, disponha de prestador de serviços das 8h às 17h para atendimento das necessidades dos residentes. Com essa medida – argumenta o presidente da Câmara – deixará de haver a necessidade de encaminhar servidores da SEMOP ou da SEMURB à Vila sempre que acontecer algum imprevisto nas unidades.

NOTURNA
Hélio Ribeiro defendeu a implantação de “Creches Noturnas” no município, como forma de atender à solicitação de pais que trabalham ou estudam no horário noturno e não têm com quem deixar os filhos. As creches noturnas são realidade em vários municípios, como Passo Fundo, Itapevi, São José do Rio Preto, Carapicuíba e São Vicente.

SEGURANÇA
Du Tonin sugere a realização de audiência pública sobre Segurança nas Escolas, a partir de convocação feita pela Presidência da Câmara e pela Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social a todas as partes envolvidas na questão, como a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, Secretarias de Educação municipal e estadual, Apeoesp, Sinprovales, SSPMI, SIEEESP, SEMESP, associações de bairro e especialistas. O vereador argumenta que várias ações foram anunciadas para reforçar a segurança nas escolas. Afirma, no entanto, que está recebendo reclamações referentes à efetividade de algumas medidas tomadas e de que outras ações não foram implementadas em todas as unidades.

REDE
Alexandre Peres indicou a implantação de rede coletora de esgoto nas residências da rua Jácomo Navarro, no Jardim Morumbi. Com a recente implantação do emissário de esgoto no Parque Vila dos Pinheiros – afirma o parlamentar -- será possível beneficiar também os moradores da rua Jácomo Navarro, especificamente os dos lotes 11, 12, 13, 14, 15 e 16 da quadra N.

LOGÍSTICA
Ana Maria dos Santos defende a reestruturação da logística utilizada no transporte de pacientes em tratamentos oncológicos. Atualmente – informa -- há linhas compostas por vans e um ônibus em horários diversos que se revezam diariamente no transporte dos pacientes para os hospitais da Unicamp e Boldrini, em Campinas. “Ocorre que estou recebendo dezenas de reclamações de pacientes e familiares sobre a organização, qualidade e o tempo de espera para retornarem a suas residências”, afirmou.

PEDESTRE
Luiz Carlos Chiaparine sugeriu a instalação de passagem de pedestre na ponte localizada na rua Antonio Angelino Rossi, altura do nº 80, no Jardim Morada do Sol.

registrado em: fixa