Presidente prestigia instalação da Vara da Família no Fórum

Processos passam a ser apreciados em Vara especializada
18/12/2023
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo instalou na manhã desta segunda-feira (18) a Vara da Família e Sucessões na Comarca. O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, acompanhou a cerimônia realizada no Fórum.

Até hoje, todos os processos relacionados ao Direito de Família e Sucessões eram apreciados pelas varas cíveis. Com o incremento autorizado pelo TJ, as ações que versam sobre o tema passam a ser julgadas por uma vara própria.

A cerimônia foi presidida pela desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, que representou o presidente do TJ, Ricardo Mair Anafe. “Fico satisfeita com a instalação da Vara da Família, porque as matérias são completamente diferentes das da Vara Cível. Na Vara da Família, a melhor decisão possível nem sempre é judicial”, manifestou a desembargadora.

A Vara da Família terá como titular a juíza Patrícia Bueno Scivittaro. “A instalação já é um grande progresso, porque as causas de família são muito mais emocionais que judiciais”, observou a magistrada. O prefeito Nilson Gaspar, por sua vez, reforçou as iniciativas empreendidas pela administração e que vão ao encontro da preservação de direitos, como o Caminho das Rosas, que ampara mulheres em situação de violência.

A cerimônia contou com as presenças do juiz diretor do Fórum, Fábio Castaldello, dos deputados estaduais Rogério Nogueira e Clarice Ganem, do deputado federal Bruno Ganem, da presidente da OAB, Viviane Matavelli, entre outras autoridades policiais e do Poder Judiciário.
registrado em: fixa