Presidente discute situação hídrica e melhorias das rodovias na região

Pepo Lepisnk e vereadores da RMC se encontram com secretário de desenvolvimento regional e representantes da Artesp

O presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, se reuniu na manhã desta segunda-feira (7) com vereadores do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), representantes do governo do Estado e deputados federais.
Na pauta, dois importantes assuntos: a situação das rodovias que cortam a RMC e os reservatórios hídricos do Estado de São Paulo que servem o Município.
Os vereadores conversaram com o secretário-executivo do Fundo de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Fernando Fernandes Filho, o diretor de engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cleiton Luiz de Souza, o representante da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Gesiel Silva e os deputados federais Carlão Sampaio e Vanderlei Macris - além de presidentes das Câmaras que formam a RMC.
Fernandes expôs os planos do governo paulista para evitar o colapso hídrico, e pediu apoio das Câmaras nesta seara. Os participantes debateram ainda o Programa BG-PCJ, que dispõe sobre as barragens Pedreira e Duas Pontes, além do Sistema Adutor Regional-SARPCJ.
“Corremos o risco de viver a pior estiagem em mais de 100 anos, desde que começaram as medições oficiais. Embora Indaiatuba seja um modelo na gestão hídrica, todos temos que nos conscientizar para evitar o desperdício e garantir a disponibilidade de água não apenas em nossas torneiras, mas para a manutenção do equilíbrio ambiental”, expôs o presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk.

Rodovias

Já com o DER e a Artesp, foi debatida a situação das rodovias na região e obras de melhoria envolvendo alguns municípios da RMC. Pepo discorreu sobre o trevo de acesso à rodoviária de Indaiatuba, solicitando agilidade na solução de problemas locais, como constantes acidentes, trânsito intenso e dificuldade de acesso dos ônibus intermunicipais ao local.
Os participantes também abordaram a urgente necessidade de melhorias na Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), no trecho que envolve a SP-75 e que dá acesso ao Aeroporto de Viracopos. Os representantes do governo se comprometeram a viabilizar estudos para melhorar as condições das vias.
A reunião foi realizada em ambiente virtual e contou com as presenças de vereadores da região e do presidente emérito do Parlamento RMC, vereador licenciado Hélio Ribeiro, atual secretário de Assistência Social de Indaiatuba.