Práticas de proteção de dados da Câmara serão apresentadas em Congresso

Presidente Pepo Lepinsk participa de painel do 6º Conexidades
Práticas de proteção de dados da Câmara serão apresentadas em Congresso

📸 Cidadã realiza o cadastro antes de entrar na Câmara: processo rápido e seguro

13/06/2023

A Câmara de Indaiatuba vai apresentar as boas práticas de proteção de dados de cidadãos na 6ª edição do Conexidades – principal evento municipalista do país, que acontece entre os dias 13 e 17 de junho em Jundiaí. O presidente Pepo Lepinsk vai detalhar o case de Indaiatuba no painel “Indicadores de Governança para os Municípios e LGPD”, marcado para a próxima sexta-feira (16).

Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Câmara criou um novo sistema de coleta e tratamento de informações de todos os cidadãos que chegam ao Palácio Votura.

Por razões de segurança, os dados são coletados na primeira vez em que o interessado adentra à sede do Poder Legislativo. O cadastro é arquivado e só é compartilhado com o gabinete ao qual a pessoa vai se dirigir após a assinatura do termo de consentimento. A qualquer tempo, a exclusão desses dados pode ser solicitada ao servidor encarregado.

O procedimento é rápido e 100% digital – ou seja, a Câmara economiza tempo e papel e diminui as chances de erros e vazamento de informações pessoais. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria-Geral e pelo Departamento de Tecnologia da Informação, com apoio das recepções e do Grupo de Trabalho de Implantação da LGPD.

“Recebi o convite de participar do Conexidades com muita alegria e muito orgulho. A Câmara se tornou um modelo na aplicação da LGPD e o nosso sistema já vem sendo replicado em outros órgãos públicos”, conta o presidente Pepo Lepinsk. Além dele, a primeira-secretária Silene Carvalini e o vereador Hélio Ribeiro também participarão do congresso.

Também estarão no painel o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o presidente do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil, João Felipe Cunha Pereira, o diretor de Novos Negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público, Henrique Farinon, o gestor municipal da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssael e o advogado especialista em Direito Constitucional, José Américo.

Promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), o Conexidades reúne autoridades de todo o país e representantes de órgãos de controle e da sociedade civil – e nesta edição terá as participações do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, do ex-presidente Michel Temer, entre outras autoridades.

A programação completa pode ser consultada aqui.

registrado em: fixa