PMs que salvaram bebê engasgado recebem moção de louvor da Câmara

Os policiais estavam atendendo uma ocorrência de tráfico de drogas quando foram abordados pela mãe em desespero

Os policiais militares capitão Soto, comandante do 47º Batalhão da Força Tática do Estado, 2º Sargento Pelozato, Cabo Gonçalves e Cabo Wons compareceram à Câmara na tarde desta segunda (25). Eles vieram receber a moção de louvor aprovada pela Casa na sessão de segunda-feira passada, dia 18.
O vereador Décio Rocha, autor da moção, entregou a honraria ao lado do presidente Pepo Lepinsk e da primeira-secretária Silene Carvalini.
De acordo com o relato de Décio Rocha, no dia 7 de outubro, em meio a uma ocorrência de tráfico de drogas -- que resultou na apreensão de 3 kg de cocaína e prisão em flagrante de um indivíduo --, os policiais foram abordados por uma mãe que, em desespero, segurava o filho recém-nascido, inconsciente. Imediatamente, o sargento Pezolato tomou a criança em seus braços e, utilizando seu conhecimento em primeiros socorros, iniciou o procedimento de desengasgo, técnica conhecida como Manobra de Heimlinch. Após alguns segundos, o bebê começou a chorar, sinalizando que voltara a respirar. A criança foi então encaminhada ao pronto-socorro para exames e cuidados e passa bem.
“A honraria é justa – frisou o vereador – por essas duas importantíssimas ações. Em primeiro lugar, obviamente, pelo salvamento da criança, que exigiu calma e comandos assertivos. Em segundo porque foi apreendida grande quantidade de drogas e a detenção em flagrante de um suspeito”.
Na sequência, Décio Rocha destacou que “o cidadão de bem sabe que a Polícia Militar é parceira da sociedade e que está presente nos piores momentos para cumprir com o seu papel de proteger a população, a exemplo do que ocorreu em nossa cidade”.

Agradecimento

Acompanhando os policiais, o capitão Soto veio de Campinas, sede do batalhão, para agradecer à Câmara pela homenagem a seus subordinados. “Uma moção como esta nos enche de honra e orgulho e demonstra que estamos no caminho certo, sempre orientando e treinando os policiais sobre técnicas de primeiros socorros para atendimento à gestante, afogamentos e engasgamento de crianças”.
O capitão completou: “Indaiatuba é uma cidade admirável, com índices baixos de criminalidade (excetuando-se exatamente a questão do tráfico de drogas), e tudo faremos para que os indaiatubanos tenham a certeza de que a Polícia Militar do Estado existe para protegê-la sempre”.
No final do encontro, Pepo Lepinsk e Silene Carvalini ressaltaram que a Polícia Militar pode contar com a Câmara de Indaiatuba para o que for preciso. “Esta Casa estará sempre à disposição da PM, porque sabemos o quanto é difícil e perigoso o trabalho dos policiais, trabalho realizado muitas vezes desprovido do básico para o enfrentamento com os criminosos”, afirmou Pepo.