Parlamento da RMC debate alta complexidade em saúde
29/08/2025
Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) discutiram na manhã desta sexta-feira em Pedreira a situação da assistência em saúde de alta complexidade, considerada uma das áreas mais críticas da saúde pública no país. O debate contou com a presença dos vereadores Hélio Ribeiro, Clélia Santos e Sérgio Teixeira, que representaram a Câmara de Indaiatuba.
A alta complexidade é definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como o conjunto de procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo, composto por exames, cirurgias, tratamentos e terapias mais complexos. Estão neste rol, por exemplo, as cirurgias cardiovasculares, a assistência aos pacientes oncológicos e os tratamentos dos pacientes renais crônicos.
Na região de Campinas, a solução passa pela construção de um hospital metropolitano – tema da palestra do coordenador da Diretoria Regional de Saúde (DRS VII), Dr. Jorge Carlos Machado Curi.
Próxima reunião
Por sugestão da vereadora Clélia Santos, a próxima reunião ordinária do Parlamento da RMC será na Câmara de Indaiatuba. Com o tema “Mobilidade Urbana”, a reunião vai abordar os principais problemas identificados na rodovia, que neste ano já registrou 30 óbitos e mais de 800 acidentes.