Organizadores da Fenui decidem cancelar o evento por causa da pandemia

Com isso, também fica cancelada a Semana das Etnias, instituída por lei de iniciativa do vereador Massao Kanesaki
Organizadores da Fenui decidem cancelar o evento por causa da pandemia

Foto: arquivo pessoal

Para evitar aglomerações e não prejudicar o controle sobre a propagação do coronavírus, os organizadores da Feira das Nações de Indaiatuba (Fenui) decidiram cancelar a realização do evento que acontece todos os anos. Com isso, também fica cancelada a Semana das Etnias, que ocorria sempre na primeira semana do mês de julho desde 2014.
De acordo com a lei 6.122/2013, de autoria do vereador Massao Kanesaki e que incluiu o evento no calendário oficial do município, durante os primeiros dias de julho assegura-se às etnias formadoras da sociedade indaiatubana a oportunidade de expor seus hábitos, costumes, cultura e riquíssima culinária. Integram a festa as colônias japonesa, suíça, italiana e alemã, além de representantes das grandes comunidades negra e nordestina radicadas no município.
Com a suspensão das aulas em decorrência da pandemia, também ficou prejudicada a realização e a premiação do concurso de desenho e de redação tendo como tema o folclore dessas nações e a importância delas na formação do povo brasileiro, um dos mais miscigenados do mundo. “Esse era um dos pontos altos dos festejos”, ressaltou Kanesaki.
Isso porque, segundo o vereador, o concurso propiciava a transmissão de conhecimentos sobre esses povos de “uma maneira aprofundada e pedagógica, tendo como pano de fundo a conscientização de que precisamos sempre receber os imigrantes de braços abertos e prontos para entendermos a necessidade que eles têm de manter preservados, mesmo estando no Brasil e em Indaiatuba, muito de sua herança cultural. E o melhor é que tal preservação de suas memórias nos enriquece a todos”.