Biblioteca municipal passa a se chamar Antonio Modanesi

Nos anos 40, Modanesi montou a primeira biblioteca com acervo aberto à população
Biblioteca municipal passa a se chamar Antonio Modanesi

Foto: ACS/CMI/Arquivo

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (25) a renomeação da biblioteca municipal. Assim, a partir de agora, o equipamento deixa de se chamar “Rui Barbosa” e passa a denominar-se “Biblioteca Pública Municipal Antonio Modanesi”.
A renomeação proposta pelo vereador Arthur Spíndola contou com voto favorável de todos os vereadores e, na opinião de especialistas, representa a reparação de uma injustiça histórica.
A historiadora Eliana Belo, por exemplo, em sua página História de Indaiatuba, conta que Antonio Modanesi criou na década de 40, em caráter particular, uma biblioteca na rua Candelária 771 com acervo de 1300 volumes, e que os livros eram cedidos a todos que o procuravam. Em 1964, por meio da lei 825, o acervo foi doado à Prefeitura.

BIOGRAFIA

O homenageado nasceu em Atibaia no ano de 1903 e trabalhou durante décadas na Light, antiga companhia de energia da cidade. Periodicamente, Modanesi se dirigia até a sede da empresa em São Paulo para efetuar as baixas dos boletos de pagamentos das contas de luz. Nessas viagens, trazia livros sobre os mais variados assuntos: artes, filosofia, engenharia, direito, botânica, entre outras. Até que, perto dos 50 anos de idade, Antonio Modanesi realizou o sonho de sua vida: adquiriu um imóvel na rua Candelária onde instalou a primeira biblioteca de Indaiatuba.
O homenageado morou em Indaiatuba por 41 anos e foi casado com Eva Moraes Modanesi com quem teve 9 filhos. Morreu em Piracicaba no dia 11 de dezembro de 1964.
Na justificativa do projeto de lei, Arthur Spíndola escreveu que “Sócrates, o filósofo grego da antiguidade, era filho de Fenerate, uma doula. Platão, seu discípulo, nos conta que Sócrates dizia que seu ofício era o mesmo que o da sua mãe. Porém, ao invés de parir crianças, ele paria ideias. Antonio Modanesi, assim como Sócrates, também foi um parteiro, mas um parteiro de luz: a elétrica, trazendo fios de energia para alguns pontos da cidade, e uma luz que não se apaga: o conhecimento democratizado, materializado na forma de livros”.  

OUTRAS MATÉRIAS

Na sessão de ontem, os vereadores apresentaram 65 propostas, em sua maioria nas áreas de educação, saúde e mobilidade. Conheça algumas delas.

PS – PET
Wilson Índio da Doze indicou ao prefeito municipal a implantação de um posto de atendimento móvel itinerante e gratuito aos animais de estimação. O vereador argumenta que atualmente a maioria das casas tem um ou mais pets, e os custos com atendimento veterinário são elevados. “Hoje a cidade já oferece um serviço gratuito de castração de cães e gatos, no Receio Campestre Joia, mas é um local distante da população”. O atendimento veterinário itinerante poderia disponibilizar outros serviços além da castração, como consultas e exames gerais, afirma Índio da Doze.

ACOMPANHAMENTO
Ana Maria dos Santos sugere a implementação de um Protocolo de Acesso Ordenado para acompanhamento pós consulta na rede de atendimento do SUS.  “Munícipes usuários do SUS – explica a parlamentar -- relatam dificuldades na pós-consulta quanto à marcação de exames, agendamento de visitas domiciliares e medicação de alto custo, o que lhes causa desconforto durante o longo processo de espera”. O Protocolo de Acesso Ordenado deve levar em conta critérios de vulnerabilidade e risco, com apoio das centrais de regulação e de outros mecanismos que facilitem o acesso aos serviços – explica.

FECHAMENTO
Sérgio Teixeira defende o fechamento do retorno no canteiro central da avenida Itororó, próximo ao número 639, no bairro Cidade Nova. O vereador explica que o retorno é de difícil acesso, muitas vezes sem visibilidade e com grande risco de acidentes. “O retorno nos cruzamentos já devidamente sinalizados são mais seguros”, observa.

INGLÊS
Alexandre Peres propõe que a Secretaria Municipal de Educação inclua o ensino da disciplina de Inglês logo no primeiro ano do Ensino fundamental I nas escolas da rede pública. “Embora a Base Nacional Comum Curricular estabeleça a obrigatoriedade do ensino da língua inglesa nas escolas somente a partir do 6ª ano do ensino fundamental, a aplicação da disciplina desde os primeiros anos do ensino básico traz muitas vantagens para os estudantes, pois estimula o raciocínio, a concentração e funções cognitivas, preparando-os melhor para o aprofundamento do aprendizado do idioma no fundamental II e no ensino médio”, justifica o vereador.

RETINOBLASTOMA
Ricardo França indica a adoção do “Teste do Olhinho” na rede municipal de saúde. O “Teste do Olhinho” é o exame realizado para detecção da neoplasia denominada retinoblastoma – tumor intraocular mais comum da infância e que acomete principalmente crianças pequenas. Entre os sinais – informa França – é o reflexo brilhante na pupila, semelhante ao reflexo do olho de um gato. “O sucesso do tratamento depende da detecção da doença enquanto ainda é intraocular”, afirma.

DENGUE
Pepo Lepinsk solicita que a Secretaria de Saúde intensifique o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, entre outras doenças. “Medidas urgentes precisam ser tomadas pois o número de casos de dengue vem aumentando nos últimos meses”, salienta o presidente da Câmara. “Faz-se necessária e urgente a utilização do veículo fumacê em todos os bairros, no centro da cidade e em pontos estratégicos, e que sejam intensificadas pelos agentes especializados as vistorias para identificação de possíveis focos”.

FUTEBOL
Hélio Ribeiro propõe a construção de um campo de futebol no espaço existente na rua José Milanesi, no Jardim Itamaracá. A construção do campo atenderá os moradores, que necessitam de um local apropriado para suas horas de lazer, destaca o vereador. Além disso – prossegue --, servirá de estímulo à prática de esportes, fazendo com que jovens e adolescentes tenham uma ocupação saudável.

PISCINA
Luiz Carlos Chiaparine sugere a revitalização da área da piscina do Centro Esportivo Remolu Zoppi. De acordo com o legislador, a revitalização do espaço trará mais qualidade no atendimento e maior satisfação dos munícipes. Chiaparine propõe a instalação de mais uma ducha na piscina, de toldo removível nas paredes laterais nas estações frias, a manutenção do aquecedor que se encontra com vazamento e também a instalação de ganchos para pendurar as roupas de banho dos usuários.

RESIDENCIAL VEREDAS
Othniel Harfuch solicita a implantação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atendimento dos moradores do Conjunto Habitacional Residencial Veredas da Conquista e de bairros adjacentes. Harfuch argumenta que o Cras presta um serviço importante para a proteção social de famílias que vivem em situação de pobreza e de problemas no relacionamento domiciliar.

MONITORES
Arthur Spíndola defende a criação de um projeto que capacite jovens para atuarem como “Monitores Ambientais” aos finais de semana e nos feriados. O legislador indica, entre as ações que os jovens podem desenvolver, mutirões de limpeza, campanhas de prevenção contra a dengue, projeto de coleta de pilhas e baterias, guias em trilhas de mata e a criação e manutenção de hortas agroflorestais comunitárias. 

REDUTOR
Silene Carvalini salienta a necessidade de implantação de redutor de velocidade, lombada ou faixa elevada de pedestre na rua João Martini, esquina com a rua Octacílio Furlan, no Jardim Morada do Sol. No cruzamento dessas ruas, estão ocorrendo acidentes todas as semanas, informa a parlamentar.

MOTOCICLISTAS
Leandro Pinto sugere a realização de campanha de conscientização de motociclistas visando à prevenção de acidentes e a preservação de vidas no trânsito. O vereador afirma que a motocicleta é um meio de transporte que com frequência está envolvido em acidentes. ‘É justamente por isso que uma campanha de conscientização é extremamente importante, já que por meio dela é possível disseminar as regras de segurança e a promoção de bem-estar não apenas para os motociclistas, mas também para os pedestres, ciclistas e condutores que diariamente utilizam o nosso sistema viário”, explica.