Na 21ª sessão do ano, 72 novas propostas são apresentadas

Foram 58 indicações, 2 requerimentos, 4 moções e 8 projetos de lei

Os vereadores apresentaram nesta segunda-feira, durante a 21ª sessão ordinária do ano, 72 novas proposituras: 58 indicações, 2 requerimentos, 4 moções e 8 projetos de lei.
Conheça algumas delas:

Equoterapia
O vereador Décio Rocha indicou ao prefeito a introdução na rede pública de saúde de procedimentos terapêuticos como equoterapia e cinoterapia às crianças e adolescentes vítimas de violência ou portadores de necessidades especiais. De acordo com o vereador, “está comprovado cientificamente que a convivência com animais (cavalos e cães, principalmente) promove a nutrição do afeto, estimula o desenvolvimento motor e psicossocial, além de facilitar a superação a situações extremas de stress em vítimas de violência”.

Sinalização
Luiz Carlos Chiaparine solicita a melhoria da sinalização de solo e colocação de placas na confluência das ruas Humaitá com Araguaia. “A sinalização está apagada e o local é muito movimentado, situação propícia a acidentes”, justificou o vereador.

Vacinação obrigatória
Wilson Índio da Doze defende que a todos os comerciantes do município seja obrigatória a vacinação contra covid-19. “Visto que o comércio é local de frequência de todo o tipo de pessoas, há a necessidade de que seja tornada obrigatória a vacinação de todos os comerciantes, visando à proteção deles e à dos que frequentam seus estabelecimentos”, ressalta o vereador, que completa: “A lei 13.979 permite a possibilidade de vacinação compulsória”.

Cumprimento de lei
O vereador Ricardo França pede ao prefeito ações de orientação e fiscalização ao cumprimento da Lei Municipal 6739 de 2017, de sua autoria com o vereador licenciado Hélio Ribeiro, que determina a obrigatoriedade de inserção nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. “Constata-se que o símbolo exigido pela legislação não é inserido nas placas instaladas nas dependências da maioria dos estabelecimentos do município”, frisa França.

Pintura de solo
Sérgio Teixeira solicitou a pintura de solo em toda a extensão da Rodovia José Boldrini. “A solicitação se faz necessária pelo grande fluxo de veículos que trafegam pela via diariamente, de modo a garantir mais segurança, conforto e tranquilidade aos motoristas”, explicou.

Revitalização de rua
O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, propôs a revitalização da rua 24 de Maio. Segundo ele, algumas ruas estão sofrendo, em vários graus, os impactos do crescimento urbano, sendo uma delas a rua 24 de Maio, “que sempre foi uma via de referência do município”. Pepo explica que “a revitalização dessa rua vai além de deixar a cidade mais bonita, pois fortalece o mercado e o comércio da região e ainda gera empregos e cria um ambiente mais agradável para os moradores locais que certamente ficarão gratos pelo feito”.

Inteligência socioemocional
Ana Maria dos Santos sugere que seja implantado um programa para inclusão da disciplina de inteligência sócio emocional na rede pública de ensino. A vereadora diz que “diversas famílias relatam que estão com dificuldades para superar os transtornos emocionais causados pelas grandes mudanças e novos desafios que surgem em nossa sociedade a cada momento”.

Semáforos sonoros
O vereador Arthur Spíndola indica a instalação de semáforos sonoros para auxiliar pessoas com deficiência visual. “Além de auxiliar pessoas com deficiência – afirma Spíndola -, os semáforos sonoros ajudam pessoas com baixa visão, idosos e até mesmo os transeuntes que não estão tão atentos ao trânsito ou usando o celular. O bip sonoro deixaria todos em estado de alerta, o que também diminuiria os riscos de acidentes”.

Orientação
Alexandre Peres propôs que a prefeitura disponibilize profissionais para orientar e auxiliar pessoas que precisam solicitar benefícios junto ao INSS. O vereador conta que recebeu em seu gabinete moradores que perderam entes queridos e encontram grandes dificuldades para dar entrada na pensão por morte, entre outros benefícios do INSS. “Atualmente muitos serviços e agendamentos junto ao instituto são realizados através de sites ou aplicativos e, por conta disso, pessoas mais simples ou idosas ficam com muitas dúvidas”, precisando de orientação de profissionais.

Pagamento de IPTU
A vereadora Silene Carvalini sugere que seja retomado o Programa de Incentivo ao Pagamento do IPTU. “O objetivo da indicação é estimular o contribuinte a ficar em dia com suas obrigações fiscais, cuja arrecadação é revertida para a comunidade em forma de benefícios sociais”, justificou.

Proteção lateral
Leandro Pinto solicita a colocação de proteção lateral, em ambos os lados, nas passarelas do Parque Ecológico. Segundo o vereador, o pedido visa assegurar a proteção das crianças que conseguem passar com facilidade pelo gradil existente.

Área de lazer
O vereador Othniel Harfuch indicou ao prefeito a implantação de uma área de lazer nas Chácaras Videiras de Itaici. Segundo Harfuch, na estrada IDT 371, avenida Euclides Galo, com a rua 5 do loteamento, há uma área pertencente à Prefeitura, local propício para a implantação de uma praça com playground, campo de areia, iluminação, bancos, academia ao ar livre e área gramada. “A praça vem ao encontro da ideia de valorização do espaço público e do bem-estar dos moradores do bairro e de todo o seu entorno”.