Instituído programa para a prevenção e o tratamento da doença de Alzheimer

O vereador Hélio Ribeiro, autor do projeto, diz que há 1,2 milhão de brasileiros com a doença e que até 2030 esse número irá dobrar

23/05/2023

            A Câmara aprovou segunda-feira (22), em primeira votação, projeto de lei que institui no município um programa para a prevenção e o tratamento da doença de Alzheimer.
            De autoria do vereador Hélio Ribeiro, o projeto defende a realização de exames para o diagnóstico precoce da doença em todas as unidades da rede pública de saúde, a elaboração de um sistema de informação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico positivo, além da promoção em locais públicos de campanhas de esclarecimentos sobre o Alzheimer por meio de cartilhas e folhetos explicativos.
            Na justificativa da proposta, o vereador argumenta que a doença de Alzheimer constitui um dos principais tipos de demência, é degenerativa, progressiva e provoca a atrofia do cérebro. “Seus sintomas iniciais – observa o parlamentar – são a perda de memória e a confusão mental, sintomas também comuns ao envelhecimento, o que faz com que a busca por diagnóstico médico seja adiada, agravando as consequências”.
            De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há hoje 36 milhões de pessoas com a doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil – pior: a tendência é que esses números dobrem até 2030 e tripliquem em 2050. A doença atinge principalmente idosos a partir dos 65 anos e é considerada a segunda maior causa de incapacidade para pessoas com mais de 70 anos.
            Hélio Ribeiro prossegue: “Convém observar que população em nosso município está envelhecendo e existem muitas pessoas que apresentam os sintomas da doença, mas que sequer foram diagnosticadas”. Por isso – conclui o vereador – “precisamos trabalhar a prevenção, habilitando os servidores da saúde para lidar com os pacientes, e quem for diagnosticado com a doença que receba rápido atendimento especializado para a obtenção de melhores resultados terapêuticos”.

DEMAIS MATÉRIAS
            Noventa e nove foi o número de matérias apresentadas na sessão de segunda-feira (22). Os temas mais abordados pelos vereadores foram mobilidade urbana, saúde e segurança.

PATRULHAMENTO
            Leandro Pinto sugeriu a intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal nas proximidades do Centro Dia e Permanência para Idosos “José Theodoro Dias”, localizado na rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor. O vereador afirma que os moradores da região se sentem inseguros e reclamam que, devido à falta de policiamento, está aumentando nas imediações o número de usuários de drogas, que transitam e pernoitam na área verde próxima ao Centro Dia.

MULTIPROFISSIONAL
            Ana Maria dos Santos indicou ao prefeito a implementação de equipe multiprofissional para acompanhamento de pacientes com câncer e apoio psicológico a eles e a seus familiares. “O tratamento de câncer é agressivo para a saúde física e emocional dos pacientes e também de suas famílias. Assim, uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais contribuiria significativamente para a saúde emocional deles”, sublinhou.

ACESSO
            Hélio Ribeiro pediu ao Executivo a melhoria do acesso dos moradores do Jardim Esplanada I, quando estiverem a pé fazendo uma caminhada ou levando seus animais de estimação para passear, até o Parque Ecológico. O parlamentar argumenta que, no trecho, não há semáforo ou redutor de velocidade, o que expõe os moradores a uma travessia arriscada.

GUARD RAIL
            Pepo Lepinsk recomendou a instalação de guard rail no canteiro central da avenida Presidente Vargas, na altura dos números 2210 ao 2397. O presidente da Câmara explica que há ali uma curva acentuada onde, quase que diariamente, ocorrem acidentes de trânsito. “Ressalto – afirma Pepo – que a instalação do guard rail ou defensa metálica será de extrema importância para a segurança dos motoristas e dos pedestres que por ali transitam.

BURACOS
            Luiz Carlos Chiaparine solicita a realização de serviço de tapa-buraco na rua Augusto Brega, no Jardim Oliveira Camargo.

BATALHÃO
            Du Tonin sugere que o prefeito faça gestões junto ao governo do Estado para que este construa a sede própria do batalhão da Polícia Militar no município. O parlamentar argumenta que o batalhão ocupa atualmente uma casa alugada sem que os padrões normativos da corporação sejam atendidos. Tonin afirma que a sede própria trará melhor eficiência operacional, fortalecimento da identidade da corporação, melhoria das condições de trabalho e aumento da presença da polícia na comunidade.

PARCERIA
            Silene Carvalini defende que a Prefeitura firme parceria com a OAB para possibilitar a implantação nas escolas do Projeto Bloco de Multa Moral. Este projeto da OAB Indaiatuba desenvolve nas crianças e adolescentes a consciência sobre os danos causados por comportamentos inadequados no trânsito, indo além das penalidades jurídicas e financeiras. “A proposta busca incentivar valores como respeito, responsabilidade, solidariedade e empatia no contexto do tráfego urbano”, enfatiza a parlamentar.

DESCARTE
            Othniel Harfuch propõe que a Prefeitura disponibilize uma área para que as pessoas descartem seu lixo orgânico. Os benefícios advindos da medida, de acordo com o vereador, são vários: incentivo à população para fazer compostagem e redução da quantidade de lixo orgânico levado aos aterros sanitários – resíduos que contaminam o solo e o lençol freático e que produzem gases causadores do efeito estufa. Os moradores que levarem o lixo orgânico à área receberão em troca, como forma de incentivo, adubo para plantas.

PREVENÇÃO
            Alexandre Peres defende a realização de campanha de prevenção a acidentes domésticos com crianças de zero a 4 anos de idade. O vereador destaca que, no País, diariamente, 90 crianças são internadas em estado grave e outras cinco morrem em decorrência de acidentes domésticos, como intoxicação por consumo de produtos de limpeza, quedas, afogamentos, queimaduras, ingestão de corpos estranhos, entre outros. “Portanto, é essencial ampliar a orientação sobre ações que podem ser tomadas a fim de evitar ocorrências desse tipo, por meio de cartazes nas unidades de saúde, campanhas em redes sociais e em outros meios de comunicação”, reforça.

CICLOVIAS
            Sérgio Teixeira indica a regulamentação dos veículos que podem trafegar nas ciclovias e ciclofaixas do município. “A ciclovia foi projetada para fomentar a mobilidade ativa, também conhecida como suave ou não motorizada, e não comporta o compartilhamento com veículos mais rápidos, que colocam todos, principalmente, os menores e mais frágeis, em risco”, enfatiza. O vereador pede também fiscalização mais rigorosa.

DEPENDENTES
            Wilson Índio da Doze propõe a criação de uma Casa Municipal de Assistência aos Dependentes Químicos e aos Alcoolistas. A instituição teria profissionais capacitados para oferecer o suporte necessário aos assistidos na busca por recuperação plena.

IDOSO
            Arthur Spíndola sugere que a Prefeitura busque junto ao Governo do Estado a implantação de um “Centro de Convivência do Idoso” em Indaiatuba. O legislador explica que o Centro é um espaço promovido pelo governo estadual que atua em favor da autonomia e socialização dos idosos. “Ali são oferecidas diversas atividades socioeducativas, acolhimento, palestras, oficinas, atividades físicas, entre outras”, destaca. Spíndola observa que o município está, a exemplo das demais cidades, passando por uma inversão na pirâmide etária: de um município com população predominantemente jovem para uma população com muitos idosos.

registrado em: fixa