Instituído pelos vereadores o “Mês de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer”

Silene Carvalini argumenta que até 2050 mais de 150 milhões de pessoas no mundo terão a doença

A Câmara aprovou ontem (2) projeto de lei que institui o mês de setembro como o de “Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer”. De autoria da vereadora Silene Carvalini, a lei tem por objetivo estimular a promoção de diagnósticos precoces da doença e combater o estigma que envolve o tema.
Silene, que é enfermeira profissional, observa que o Alzheimer é um transtorno neuro-degenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, com o comprometimento das atividades da vida diária. “Vale destacar – diz ela – que essa condição deve triplicar em número de casos até 2050 chegando a mais de 150 milhões de pessoas no mundo, com um impacto social de imenso vulto, já que 80% dos custos relacionados às demências são de ordem social”. Após o diagnóstico – comenta – a sobrevida média é de apenas 8 a 12 anos.
Felizmente – prossegue Silene – uma grande parcela desses casos pode ser prevenida. Fatores como alfabetização, socialização, controle adequado de hipertensão, diabetes, colesterol, cessação do tabagismo podem ter impacto positivo na redução de casos e retardar a perda da capacidade cognitiva dos acometidos.
O projeto recebeu o voto favorável de todos os vereadores.

OUTRAS MATÉRIAS

Durante a 11ª sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram cinco projetos de lei e apresentaram 87 proposições -- 69 indicações e 18 moções.

PERMANENTE

Ricardo França sugere a dispensa das pessoas com deficiência irreversível e/ou permanente da renovação da carteira de identificação de gratuidade de transporte público municipal. Para o vereador, a administração pública moderna caracteriza-se pela agilidade e desburocratização de suas ações, devendo o poder público facilitar os procedimentos a fim de que a população usufrua com rapidez dos serviços públicos colocados à sua disposição. “Cabe ressaltar que, conforme Portaria do Ministério dos Transportes, não é mais necessária a apresentação anual de um novo laudo médico expedido por unidade de saúde pública confirmando a irreversibilidade da deficiência”, argumenta.

CÂMERAS

Alexandre Peres solicita a implantação de câmeras de segurança no cruzamento das ruas Siqueira Campos e Pedro de Toledo, no centro, com vistas a ampliar o monitoramento e a segurança na área. “Os comerciantes afirmam que têm ocorrido muitos furtos na região”, reforça o parlamentar.

UBS

Pepo Lepinsk defende a construção de uma unidade básica de saúde no bairro Veredas da Conquista. Para o presidente da Câmara, é de extrema importância que o bairro tenha uma UBS com recepção, consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos, sala de vacinação e de inalação, almoxarifado e banheiros. “Sabemos que o Veredas e os bairros vizinhos vêm crescendo de forma acelerada e que, com a unidade, iremos desafogar o atendimento dos serviços de saúde dos outros bairros”, afirma.

MONITORAMENTO

Wilson Índio dos Santos indicou a instalação de câmeras de monitoramento nos polos esportivos de todos os bairros. Índio da Doze destaca que os polos esportivos têm contribuído para a saúde e a prática do esporte pelos munícipes, mas, recentemente, vários polos foram alvo de vândalos e de marginais, que danificaram os prédios ou realizaram furtos de equipamentos.  A instalação de monitoramento será capaz de inibir e identificar os infratores.

SINALIZAÇÃO

Luiz Carlos Chiaparine solicita a repintura da faixa de pedestre na rua das Orquídeas, entre a Torre Medical e o Parque Mall. As faixas, segundo o vereador, estão apagadas, o que pode suscitar a ocorrência de acidentes.

HOSPITAL

Ana Maria dos Santos sugere a implantação de um hospital público municipal, com atendimento em todas as especialidades médicas. “Diversos munícipes tem relatado a ocorrência de superlotação nas unidades de saúde e a falta de vaga no município para a realização de alguns procedimentos básicos. Tal situação tem levado pacientes a óbito devido ao longo tempo de espera e a escassez de oferta de procedimentos de saúde em Indaiatuba”, expõe a vereadora.

ESTACIONAMENTO

Leandro Pinto propõe a ampliação do estacionamento do Ponto Cidadão, localizado na rua 24 de Maio, 1670.  O Ponto Cidadão – argumenta o parlamentar – oferece diversos serviços à população, mas precisa ter seu estacionamento ampliado para melhor atender os usuários.

DEFICIENTES

Sérgio Teixeira indica a implementação do Projeto “Skate Acessível” para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (PCD). “No caso da pessoa com deficiência, o skate oferece possibilidades infinitas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, sociais e, sobretudo, a independência funcional”, enfatiza o vereador.

CRAS

Hélio Ribeiro defende a implantação de uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante nos bairros em que o serviço não é oferecido. O vereador sugere que o CRAS Volante percorra os bairros Veredas da Conquista, Parque dos Indaiás e Jardim Morumbi e outras localidades com elevados índices de vulnerabilidade social.

CICLOFAIXA

Othniel Harfuch solicita a implantação de ciclofaixa no complexo viário existente no final da avenida Francisco de Paula Leite, na entrada do Distrito Industrial, trecho com fluxo intenso de veículos e de bicicletas. “A ciclofaixa naquele local tem como objetivo promover maior segurança às pessoas que passam por ali”, explica Harfuch.

CAMPO

Arthur Spíndola sugere a construção de uma quadra poliesportiva ou de um campo de futebol society no Jardim Morumbi, onde hoje está instalado um campo de areia. A quadra de areia gera alguns incômodos, de acordo com o vereador: “é difícil usá-lo nos dias de calor e é local atrativo para animais o utilizarem como banheiro”. Além disso, o novo campo poderia ser utilizado para a realização de encontros e eventos sociais da comunidade do bairro.

LÂMPADAS

Silene Carvalini indicou a troca das lâmpadas queimadas dos postes de iluminação pública da rua Sorocaba com a rua São Domingos. À noite, o local é muito escuro, o que vem tirando a tranquilidade dos moradores, afirma a legisladora.