Instituída em Indaiatuba a Semana de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes

Projeto de lei de Pepo Lepinsk informa que há no Brasil 46 mil crianças vivendo em entidades acolhedoras

A Câmara instituiu nesta segunda-feira (9) a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes.

De acordo com o projeto de lei do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, que deu base à instituição da data, a comemoração tem três objetivos: conscientizar a sociedade de que todas as crianças e adolescentes têm o direito de serem criados e educados no seio de sua família biológica e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar saudável e afetuosa; estimular a adoção legal e humanizada de crianças e adolescentes; e, também, despertar a necessidade da adoção tardia, inter-racial, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais”.

Citando dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pepo Lepinsk informa que há hoje no Brasil 46 mil crianças e adolescentes vivendo em quase 4 mil entidades acolhedoras. “É importante que haja e continue existindo trabalhos que possibilitem que os olhos da sociedade se voltem para essas crianças que já sofreram com um rompimento familiar em algum momento de sua vida e agora aguardam por uma nova família que as ame e caminhem ao seu lado na trama da vida”, argumenta Pepo.

Aprovado por unanimidade, o projeto estabelece ainda que a data será comemorada anualmente na semana do dia 25 de maio, Dia Nacional da Adoção, e que, durante essa semana, as entidades assistenciais devem ser estimuladas a desenvolver atividades e campanhas de conscientização, sensibilização e informação sobre o tema por meio de debates, palestras e seminários.

Para os espaços públicos, a iniciativa conta com a divulgação de material informativo impresso e a participação voluntária de profissionais de assistência social, psicologia e de educação, tanto de instituições oficiais quanto de instituições privadas.

“Infelizmente, há décadas o Brasil convive com o drama da existência de amplos bolsões de miséria e de famílias desestruturadas pelas drogas, pelo álcool e pela violência doméstica, principais causas do abandono de crianças e de seu grande sofrimento”, ressaltou o presidente da Câmara. “Com a aprovação da semana da adoção, os agentes públicos de Indaiatuba dão mais uma demonstração de que estão atentos ao problema”.

OUTRAS MATÉRIAS

Os vereadores aprovaram 8 projetos de lei e apresentaram 76 novas matérias, entre indicações e moções, durante a 12ª sessão ordinária do ano. Temas como saúde, mobilidade e segurança receberam a atenção dos parlamentares.

HEMOCENTRO

Ana Maria dos Santos indicou ao prefeito a implantação de um Centro de Hematologia e de Hemoterapia no município. A vereadora explica que hematologia é a área da medicina que cuida das doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço) e que hemoterapia é um tratamento indispensável para cirurgias de médio e grande porte, atendimento obstétrico, tratamento do câncer e leucemias, além do tratamento de inúmeras outras condições em pacientes clínicos.

RONDAS

Hélio Ribeiro defende a intensificação das rondas policiais, sobretudo no período noturno e nos finais de semana, nas imediações da praça Juvenal Marcondes Nogueira, localizada na rua Walter Ambiel, no bairro Jardim Primavera. O vereador observa que a falta de policiamento favorece ao aumento da prática da prostituição, do tráfico e do uso ilícito de drogas e dos furtos, que já vêm ocorrendo no local. “Os moradores reclamam que não se sentem seguros em razão do elevado número de usuários de drogas que ficam na praça durante a noite”, afirma Hélio.

REPINTURA

Luiz Carlos Chiaparine solicita a repintura da sinalização das lombadas da rodovia João Ceccon, no sentido Cardeal/Elias Fausto. “Conforme visita ao local, identificamos a necessidade da realização do serviço, uma vez que a sinalização encontra-se apagada, e no período noturno é difícil identifica-la”, expõe Chiaparine.

PRAÇA

Pepo Lepinsk pede que sejam realizados reparos nos equipamentos da academia ao ar livre e nos brinquedos instalados na praça localizada ao lado do Condomínio Residencial Cocais 2. O presidente da Câmara sublinha que o local é uma área de lazer importante para que os adultos e crianças da localidade mantenham o corpo em atividade e evitem o sedentarismo.

GINCANA

Sérgio Teixeira propõe a retomada do Projeto “Gincana Ação Jovem” nas escolas estaduais, com extensão do projeto também para as escolas da rede municipal de ensino. O parlamentar explica que a gincana tem como objeto integrar a comunidade escolar e oferecer um dia de descontração para alunos e professores. “Além da integração e descontração, um outro aspecto muito importante da gincana – reforça Teixeira – é o da assistência social, já que no dia há arrecadação de mantimentos para posterior doação para entidades assistenciais do município”.

APLICATIVO

Ricardo França sugere o desenvolvimento de aplicativo oficial em que seja possível o envio e a validação do comprovante de pagamento das mensalidades pelos beneficiários do Projeto Bolsa de Estudos e do Vale Transporte. Dentre os usos possíveis – recomenda França --, o município poderia criar um aplicativo em que os estudantes preencheriam os formulários de solicitação do benefício, atualizariam os dados cadastrais, enviariam os comprovantes de matrícula e de pagamento das mensalidades e, ainda, o próprio aplicativo forneceria um número de protocolo para o acompanhamento da validação.

ENTRONCAMENTO

Othniel Harfuch defende a readequação do entroncamento da Alameda da Fundituba com a avenida Francisco de Paula Leite. O vereador observa que, nos horários de pico, o trânsito fica congestionado próximo ao semáforo da Alameda Filtros Mann e da avenida Francisco de Paula Leite.

ECOPONTO

Alexandre Peres solicita a implantação de um ecoponto subterrâneo no Parque Pet. A medida contribuiria para a manutenção da organização e limpeza do espaço, na opinião do vereador. “Seria também uma forma de estimular os frequentadores a fazerem a separação dos materiais recicláveis e descartá-los adequadamente”, frisou.

AEDES DO BEM

Wilson Índio da Doze sugere o reestudo sobre a melhor localização para a fixação das caixas que liberam os chamados aedes aegypti do bem. Segundo Índio da Doze, essas caixas estão sendo utilizadas pelos traficantes para esconder drogas.  As caixas têm contribuído imensamente para a redução de novos casos de dengue – reconhece o vereador. Porém, especialmente no Jardim Morada do Sol, também vêm servindo para o cometimento de ilícitos.

INCUBADORA

Arthur Spíndola indica a implementação de uma incubadora municipal de empresas para auxiliar, de maneira técnica e com networking, micros e pequenas empresas a serem abertas, sobreviverem e serem lucrativas. “Para o município, os ganhos seriam enormes”, na opinião do parlamentar: maior circulação de mercadorias, mais impostos arrecadados, empregos gerados e uma melhora significativa, direta e indireta, da qualidade de vida dos participantes do programa.

CRECHE

Leandro Pinto solicita, em caráter de urgência, a manutenção em toda a extensão da calçada da Creche Esmeralda Martini Paula, localizada no Jardim Morada do Sol. “A calçada tem buracos e pedras soltas, que põem em risco as crianças, adultos e idosos que a utilizam”, afirma o parlamentar.

CÂMERAS

Silene Carvalini propõe a instalação de câmeras de monitoramento no bairro Jardim Bela Vista. A medida visa a proporcionar melhor segurança e tranquilidade aos moradores do bairro -- destaca a vereadora.