Vereadores da RMC levam demandas de saúde à Diretora de Regulação do Estado de SP

Raquel Zaicaner receberá representantes do Legislativo dia 4, durante reunião em Vinhedo; objetivo é solicitar a regionalização do Sistema CROSS de Saúde

            Os vereadores do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estarão reunidos com a Diretora do Grupo de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Raquel Zaicaner, no próximo dia 4, em Vinhedo. Na reunião, marcada após envio de ofício ao secretário de Estado da Saúde Eleuses Paiva, os parlamentares entregarão a Zaicaner uma lista de reivindicações preparada pelos representantes dos vinte municípios que compõem o colegiado.

            “Este encontro é urgente, uma vez que nos últimos dias reunimos inúmeros pedidos de melhorias nos serviços oferecidos pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS)”, afirma o presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, para quem, “sem a menor sombra de dúvida”, a principal reivindicação do colegiado consiste na regionalização do CROSS. “Da maneira que a Central de Regulação funciona atualmente, os interesses da população da RMC não estão sendo atendidos a contento”, afirmou.

            O presidente do Parlamento Metropolitano passou o último mês reunindo as demandas da região. Por meio de ofícios enviados ao Parlamento, os presidentes das Câmaras de Vereadores da RMC informaram as necessidades mais urgentes de seus municípios.

            Pelo que foi informado, nota-se que há questões comuns para serem resolvidas, como a necessidade de o Estado agilizar cirurgias eletivas, ortopédicas, neurocirurgias, procedimentos cardiológicos – caso de cateterismos – e de hemodiálises, construção de hospitais, de postos de saúde e de centros de atendimento especializados e até de consultas com especialistas em diversas áreas da medicina. “Como esperar meses por um cateterismo ou para a colocação de um marcapasso ou ainda para uma cirurgia de quadril?”, indaga o parlamentar.

            A secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Drigo Bossolan Garcia, encaminhou ofício ao Parlamento Metropolitano no qual apresenta os casos pendentes no município em razão da falta de vagas em unidades de referência estadual. “Atualmente há 13 pacientes aguardando realizar hemodiálise ambulatorial; 11 pacientes internados aguardando cateterismo cardíaco, quatro à espera de implantação de marcapasso definitivo e 28 pacientes internados com risco de falecerem por falta do tratamento necessário”, listou a secretária. “Além disso – prosseguiu -- apresentamos planilha detalhada com as pendências na CROSS estadual com 2910 encaminhamentos, de 2018 a 2023, que aguardam avaliação de especialistas”.

            Para a vereadora de Indaiatuba e enfermeira Silene Silvana Carvalini – que também é presidente da Comissão de Saúde do Parlamento da RMC -- é inadmissível que uma pessoa tenha de esperar tanto tempo por uma cirurgia ou por uma consulta. “Estamos conscientes de toda a demanda reprimida decorrente da pandemia, mas é preciso encontrarmos soluções para demandas urgentes, como de hemodiálise e de casos oncológicos. E o nosso Parlamento Metropolitano é um instrumento poderoso para cobrarmos a ação do Governo do Estado e podermos dar respostas positivas aos cidadãos”, ressalta.

            Em 2018, os vereadores acompanharam um projeto-piloto que objetivava a regionalização do CROSS e o atendimento de 42 municípios da Diretoria Regional de Saúde VII (DRS-VII). “Naquela época o projeto indicava que a regional regularia, em média, 6 mil solicitações mensais em urgência, emergência e leitos e mais 200 regulações da área de oncologia, atuando 24 horas. Alinhávamos ainda uma outra pauta, que é a construção do Hospital Regional da Unicamp, abrindo 400 leitos para a RMC. Infelizmente o projeto não foi levado adiante, o que resultou nesta fila sem fim para todos os Municípios, havendo a necessidade premente desta discussão no Parlamento”, reforçou o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva.

registrado em: fixa