Vereadores apresentaram 57 proposituras na 14ª sessão do ano

Bertipaglia sugeriu que se institua protocolo médico composto de hidroxicloroquina e enoxoparina para doentes com sintomas iniciais
Vereadores apresentaram 57 proposituras na 14ª sessão do ano

ACS/CMI - Simone Santos

A 14 ª sessão do ano, realizada excepcionalmente na terça-feira e não na segunda por causa da antecipação do feriado de 9 de julho, teve a apresentação de 57 proposituras – divididas entre 5 matérias novas, 4 moções, 3 projetos de lei e 45 indicações.
O vereador Edvaldo Bertipaglia, por exemplo, apresentou indicação ao prefeito sugerindo que se institua no município, com a devida supervisão médica, protocolo de medicamentos composto de hidroxicloroquina, azitromicina, enoxoparina e zinco para ser ministrado aos pacientes de Covid 19 imediatamente após apresentarem os primeiros sintomas.
Bertipaglia afirma que seu objetivo é o de reduzir os casos de internação. “Esse protocolo tem sido utilizado em diversas partes do mundo, e, mais próximo de nós, na cidade de Porto Feliz, onde o prefeito (que é médico) estabeleceu a distribuição de um kit com esses medicamentos”.
O vereador ressalta que, com o devido acompanhamento médico e a recomendação para as pessoas procurarem as unidades de saúde no início dos sintomas e não quando apresentarem dificuldade respiratória, “o protocolo de Porto Feliz tem apresentado ótimos resultados, tanto que 150 pessoas já se recuperaram e estão de alta, cumprindo o restante da quarentena em suas casas”.

Destacamos mais algumas indicações:
Luiz Carlos Chiaparine pede a repintura da sinalização de solo da rua dos Indaiás no trecho em que cruza com a Avenida Francisco de Paula Leite.
Célio Massao Kanesaki sugere que seja inserido, nos editais de licitação de produtos ou serviços promovida pela Prefeitura Municipal, a informação obrigatória de que para as micros e pequenas empresas estabelecidas na cidade, mesmo que apresentem valor até 10% acima da melhor proposta, será dada preferência para a empresa local de melhor preço dentre as 3 micros ou pequenas empresas instaladas em Indaiatuba participantes do processo licitatório.
Ricardo França indica a criação de programa de incentivos fiscais para o uso e a geração de energia solar fotovoltaica nas edificações urbanas.
João de Souza Januba sugere a elaboração de campanha de conscientização acerca da gravidade da Covid 19, usando como exemplo relato de pessoas que foram acometidas da doença e da de familiares de pessoas que faleceram em decorrência dela.
Adeilson Pereira Figura solicita a implantação de pista de caminhada e ciclovia na avenida Manoel Ruz Pees, entre os bairros Jardim João Pioli e Jardim Veneza.
Alexandre Carlos Peres indica a verificação e, se necessário, a adequação do estoque de anticoncepcionais nas UBSs.
Jorge Luis Lepinsk Pepo solicita a instalação de faixas para travessia de pedestres elevadas e de lombadas na rua Álvaro dos Santos no Jardim Adriana.
Luiz Alberto Pereira Cebolinha sugere a realização de evento midiático com a colocação de máscaras em estátuas e bustos, com vistas à conscientização da população sobre a necessidade do uso da máscara de proteção.
Arthur Spíndola propõe a divulgação da biblioteca virtual “Portal Domínio Público”, vinculada ao Governo Federal e que possui milhares de livros digitalizados e gratuitos.
Silene Carvalini recomenda a implantação de um programa de testagem domiciliar de Covid 19 para os munícipes que apresentarem sintomas gripais (tosse, coriza, febre etc) e entrarem em contato com uma central de atendimento.

MOÇÕES

Na sessão foram apresentadas quatro moções, três de congratulações e uma de pesar. O presidente Hélio Ribeiro congratulou-se com a Guarda Civil pela atuação da corporação em meio à pandemia do Covid 19, ante ao aumento de 55% das denúncias de violência doméstica registradas no período. Hélio Ribeiro também saudou a secretária da Cultura Tânia Castanho Ferreira, idealizadora do Programa Caminho das Rosas, pela criação de um aplicativo que pode ser baixado no celular das mulheres vulneráveis, as quais, em caso de necessidade de socorro, pelo aplicativo acionam um botão de pânico que envia a localização do pedido de ajuda à Guarda Civil.
O vereador Alexandre Peres congratulou-se com o soldado Octávio Augusto Melo Reis e com o cabo Kelly Fernandes da Silva Ramos por evitarem que uma jovem de 27 anos cometesse suicídio.
Alexandre Peres apresentou moção de pesar pelo falecimento de Ricardo Geraldo, ocorrido em maio de 2020.