Silene Carvalini representa a Câmara em evento comemorativo ao Dia Nacional do Surdo

Na cerimônia, administração municipal apresentou novas ferramentas de inclusão
26/09/2023
Como parte das comemorações do Dia Nacional do Surdo, a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação apresentou as novas ferramentas de inclusão introduzidas no site da Prefeitura para facilitar a comunicação dos deficientes auditivos e visuais com a Guarda Civil em situações de urgência.

Entre as iniciativas estão um canal de comunicação exclusivo com a Guarda Civil via WhatsApp e as ferramentas de leitura e alto contraste no site do município.

A vereadora Silene Carvalini, autora de leis em favor dos deficientes auditivos, como a que dispõe sobre o funcionamento da Central de Libras no município, representou o presidente da Câmara Pepo Lepinsk.

“Fico muito feliz de poder apresentar na Câmara propostas voltadas a melhorar a acessibilidade e a inclusão de comunidades que enfrentam maiores dificuldades de integração e interação, como é o caso vivenciado pelos membros da comunidade surda”, afirmou a parlamentar.

A secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, afirmou que as novas ferramentas de comunicação são fruto do estreitamento do contato da municipalidade com as pessoas que sofrem de algum grau de surdez em Indaiatuba.

“Ouvimos a comunidade surda sobre o que é bom para ela e da demanda específica voltada à segurança dos deficientes auditivos surgiu o desafio de criarmos meios para que a Guarda Civil Municipal fosse acionada da forma mais rápida possível”, ressaltou a secretária.

O prefeito Nilson Gaspar destacou que a existência de amplos canais de comunicação da Prefeitura com os munícipes é um dos segredos do sucesso de Indaiatuba. “Por que Indaiatuba é uma das melhores cidades do País?”, perguntou o prefeito: “Porque há integração e diálogo entre as pessoas, que nos apresentam suas demandas, e a partir dos problemas e dificuldades, planejamos e instituímos políticas públicas para solucioná-las”, respondeu.

Participaram do evento realizado no Bosque do Saber a representante da comunidade surda, Jéssica Souza, e da comunidade cega, Oswaldo de Moraes, além do vereador licenciado e secretário de Governo, Luiz Alberto Cebolinha.
registrado em: fixa