Proposta de enfrentamento do tabagismo é tema de reunião da RMC

Novas ações do Estado serão apresentadas em primeira mão a vereadores e presidentes de Câmara
Proposta de enfrentamento do tabagismo é tema de reunião da RMC

Foto: Divulgação/Câmara Monte Mor

16/10/2023

Uma série de ações que visam enfrentar o tabagismo no Estado de São Paulo serão apresentadas na próxima sexta-feira (20), durante a 9ª Assembleia do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento, comandado pelo presidente do Parlamento, Pepo Lepinsk (Indaiatuba), acontece em Monte Mor, a partir das 9h, e tem como convidada a cirurgiã dentista Sandra Silva Marques, coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo. Na pauta dos debates, estão assuntos como o controle do tabaco, competências regulatórias, entrega de nicotina através dos cigarros eletrônicos e o papel dos legisladores nestes processos.

“Há anos discutimos o impacto do tabaco na saúde da população, tornando consenso o fato de que ele é extremamente danoso e prejudicial, mas agora é hora de aprimorarmos este debate, visto que surgiram novas formas de entrega de nicotina, que antes não estavam em questão. Daí a necessidade de falarmos de coisas como cigarros eletrônicos, a RDC 46 de 2009 da ANVISA e sobre prevenção da iniciação de tabaco. Este encontro é para colocar em xeque tudo o que os nossos legisladores sabem sobre o assunto, a fim de encontrarmos saídas urgentes e necessárias para enfrentarmos este assunto de saúde pública, que apesar de todos os esforços, continua a atingir nossa população”, adianta Sandra Marques, sobre sua explanação dentro da sessão ordinária da RMC.

“Todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, a indústria do tabaco ceifa mais de 8 milhões de vidas humanas, desmata 600 milhões de árvores e 200 mil hectares de terra, usa 22 bilhões de toneladas de água e emite 84 milhões de toneladas de CO2. O que temos a ver com isso? Tudo, e a prova disso é essa chamada do Governo do Estado, na figura da Dra. Sandra Marques, para agirmos em nossos Municípios. O Parlamento tem justamente esta finalidade: união de todos nós na busca de soluções para nossos problemas em comum”, afirma Pepo Lepinsk.

Para o presidente da Câmara de Monte Mor, Altran José Farias Lima, Monte Mor confirma a vocação do Parlamento em debater o tema saúde. “Em outras reuniões, já colocamos em pauta questões da Saúde Mental, presente em assuntos como feminicídios e violência nas escolas; já debatemos o CROSS e agora voltamos ao tema, debatendo o tabagismo; sem dúvida esta é a nossa mais veemente preocupação e, tenho certeza, que são destes debates que traçamos, não só ações a serem implementadas agora, como deixamos um legado para o futuro dos mais de 3 milhões de habitantes da nossa RMC”, afirma.

Currículo
Sandra Silva Marques é cirurgiã dentista, especialista em Dependência Química (UNIFESP); mestranda em Ciências da Saúde na área de Concentração de Vigilância em Saúde Pública; Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de SP; membro do Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose; membro do GEPRAPS (Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde ) da Faculdade de Medicina do ABC; membro-colaborador do Grupo de Doenças Respiratórias da Sociedade Brasileira de Medicina e Família (GRESP/SBMFC); presidente da Comissão Temática de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – 2023; e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (2022).

SERVIÇO
Tema da Palestra: “Cidades Sustentáveis e os cigarros eletrônicos: Regulação, Prevenção e Abordagem Multidisciplinar”.
Abordagem: Política Nacional de Controle do Tabaco e o trabalho intersetorial, segundo a Convenção de Controle do Tabaco, com foco principal no estabelecimento de cidades sustentáveis e no papel das competências regulatórias municipais, metas e na prevenção da iniciação ao uso do tabaco, aliada às novas formas de entrega de nicotina, como os cigarros eletrônicos.
Local: Câmara Municipal de Monte Mor (Rua Rage Maluf, 61 - Jardim Santa Cândida, Monte Mor - SP)
Data: 20/10/23
Horário: Das 9h30 às 12h.

Divulgação/acervo pessoal Dra. Sandra Silva Marques

registrado em: fixa