Pepo dá palestra em evento nacional sobre fortalecimento do Poder Legislativo

Promovido pela União dos Vereadores do Brasil e pela Câmara Municipal de Maceió, o encontro reuniu gestores de todo o País

01/02/2024

O presidente da Câmara de Indaiatuba e do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, Pepo Lepinsk, falou na manhã de hoje (1), no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, evento de abrangência nacional realizado em Maceió (AL), sobre a importância do fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.
            A palestra foi dada a convite da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e da Câmara Municipal de Maceió -- duas das entidades que promoveram o evento que reuniu centenas de gestores públicos de todo o País.
            Pepo Lepinsk iniciou a sua fala elogiando a atuação da UVB. "A UVB é um porto seguro para nós, vereadores, já que intercede firmemente junto aos governos estaduais e até mesmo da União para que os legisladores municipais consigam resolver as principais demandas da população de suas cidades".
            A seguir, o presidente da Câmara relatou algumas das dificuldades pelas quais os vereadores passam como representantes da população: "O vereador tem o dever de legislar e fiscalizar, mas não pode gerar gasto para o Poder Executivo que é quem tem a atribuição e a autonomia para decidir onde gastar e investir".
            Pepo exemplificou: "O vereador não pode tapar buraco na rua, não pode limpar terreno, não pode contratar médicos. Nós podemos pedir tudo isso para a administração, e sempre pedimos com insistência, mas os cidadãos têm de ter a consciência de que a responsabilidade pelo serviço, pela obra ou pela contratação de pessoal não é do vereador".
            "Outra questão que a gente precisa enfrentar com coragem são as demandas próprias da vida parlamentar", observou Pepo Lepinsk. Em seguida, relatou algumas das dificuldades pelas quais os vereadores passam, falou sobre ações implementadas na Câmara de Indaiatuba e sobre a necessidade de que sejam estabelecidas condutas e regras claras, válidas para todos os Municípios, em favor de um efetivo acompanhamento pelos órgãos de controle e em consonância com os anseios de toda a população. “Tudo isso é possível, basta nos unirmos”, afirmou.
            Por fim, Pepo Lepinsk enfatizou: "O vereador precisa ser respeitado não apenas pelos prefeitos, mas também pelos deputados e governadores. Nós temos mandatos como eles, trabalhamos pela população como eles e merecemos que o nosso trabalho seja reconhecido".