Parlamento da RMC pede ao governador recursos para tratar pacientes com dengue

Ofício encaminhado ao Estado observa que situação epidemiólogica pode superlotar as unidades de saúde da região
16/02/2024
O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas encaminhou nesta sexta-feira (16) ofício ao governador Tarcísio de Freitas solicitando recursos específicos do Governo do Estado na estruturação da rede de saúde para atendimento dos pacientes vítimas de dengue nos 20 municípios que compõem a região. O ofício foi discutido na primeira sessão ordinária do ano na RMC, realizada em Nova Odessa. O encontro foi comandado pelo presidente do Parlamento da RMC e da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk.

De acordo com o ofício, três sorotipos de dengue (1, 2 e 3) se encontram em circulação na região metroplitana de Campinas, pondo em risco a sua população de 3,5 milhões de habitantes. "Ressaltamos que os sistemas públicos de saúde estão diante, novamente, de uma situação epidemiológica capaz de superlotar as unidades de atendimento", o que torna imperiosa a implantação de locais específicos para atendimento de pacientes de dengue, bem como a ampliação das equipes médicas e a aquisição de insumos. O documento foi assinado por todos os presidentes de Câmaras da RMC.

O ofício sublinha que tal quadro acontece diante de um ano eleitoral, período em que o poder público encontra limitações em relação a determinadas condutas, como a contratação de pessoal efetivo.

Mais à frente, o documento destaca a sensibilidade do governador que, preocupado com o quadro sanitário, já destinou quase R$ 70 milhões a municípios para ações de combate à doença. "Tudo isso denota a urgência das ações a serem adotadas e, para isso, os municípios da RMC precisam do auxílio do governo do Estado".

Ao final, o ofício solicita uma audiência presencial dos presidentes das Câmaras das cidades da região com o governador, "a fim de explanar a situação regional e suas peculiaridades".

A primeira reunião ordinária da RMC em 2024 contou com palestras da equipe da Secretaria de Saúde de Indaiatuba, composta pelos técnicos Renata Marciano (Vigilância em Saúde), Pamela Tobaldini (Combate a IST/HIV) e Ulisses Bernardinetti (Combate à Dengue). A palestra foi intermediada pela vereadora Silene Carvalini, presidente da Comissão de Saúde da RMC.
registrado em: fixa