Indaiatuba inicia comemorações do “Agosto Dourado” e do “Agosto Verde”

Neste mês são celebrados o aleitamento materno e a prevenção ao uso do álcool e das drogas

Desde 2017, Indaiatuba está inserida no rol das cidades que instituíram o “Agosto Dourado”, um mês dedicado a ações e programas voltados a conscientizar os munícipes sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe.

A vereadora Silene Carvalini, enfermeira e autora da Lei que instituiu o “Agosto Dourado”, observa que os “elementos protetores do leite materno evitam o desenvolvimento de diarreias ou infecções como as respiratórias e contribuem marcantemente para a redução da mortalidade infantil. E, para a mãe, traz benefícios imediatos como a involução uterina após o parto e, em longo prazo, como proteção contra o câncer de mama e de ovário”.

A Secretaria de Saúde programou uma série de palestras, gratuitas e abertas ao público, que serão ministradas na Câmara Municipal.

• Hoje, dia 1°, às 19 horas, Abertura Solene da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com a presença da Secretária da Saúde Graziela Garcia e da vereadora Silene Carvalini. Na sequência, a assistente social Josiane Fávaro Martins dará a palestra “Empoderar Mães e Pais para favorecer a Amamentação”;
  • Amanhã, dia 2, das 8 às 8:15, recepção e inscrições para as palestras “Conhecendo o Programa Nascer Bem” (ministrada pela enfermeira Ana Paula Bolzan Sombini). A seguir,
  • às 8:45h, “Amamentação como base de toda a vida” (com a endocrinologista Carolina Taddeo Mendes dos Santos) e,
  •  às 9:30h, “A importância do Aleitamento Materno para o desenvolvimento neurológico da criança”, com a fonoaudióloga Windyz Brazo Ferreira;
  • Dia 6, às 19h, palestra “Vivências na Amamentação”, com a enfermeira Ana Paula Bolzan Sombini.

CONTRA O USO DO ÁLCOOL E DAS DROGAS

De autoria do vereador Luiz Carlos da Silva, o projeto propondo a instituição do mês “Agosto Verde” acaba de ser promulgado pelo prefeito Nilson Gaspar. Inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município, o “Agosto Verde” trata de ações de conscientização e de prevenção ao consumo do álcool, do tabaco e de drogas psicoativas a serem realizadas nas instituições de ensino públicas e privadas da rede municipal e nas redes de atendimento do poder público.

O vereador Luiz Carlos da Silva destaca que a Lei estabelece que, durante o mês, serão veiculadas informações sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas e divulgadas as boas práticas tendentes à redução da oferta e da demanda desses produtos. Também devem ser difundidas informações acerca do tratamento e da recuperação dos drogadictos.