Indaiatuba celebra “Agosto Dourado”, mês dedicado ao aleitamento materno

Vereadora Silene Carvalini, autora da lei, diz que o aleitamento materno contribui para a redução da mortalidade infantil
Indaiatuba celebra “Agosto Dourado”, mês dedicado ao aleitamento materno

"Agosto Dourado" chama a atenção para importância do aleitamento materno

Comemorado em todo o país e instituído no Município em 2017 por iniciativa da vereadora Silene Carvalini, o mês “Agosto Dourado” busca conscientizar a população acerca da importância do aleitamento materno para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual da criança.

Silene Carvalini, que é enfermeira há duas décadas, explica que os elementos protetores do leite materno também evitam o desenvolvimento de diarreias e de infecções, como as respiratórias, e contribuem marcadamente para a redução da mortalidade infantil.

A vereadora lembra que no município encontra-se em atividade desde 1998 o programa Nascer Bem, atualmente instalado no Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim), anexo à UPA do Jardim Morada do Sol. “O programa realiza um trabalho maravilhoso de conscientização, proteção, apoio e promoção do aleitamento materno, por meio de uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, assistente social e técnicos de enfermagem”.

Desde a sua implantação 25 anos atrás, o programa Nascer Bem já realizou mais de 40 mil visitas domiciliares e atendimentos na sala de amamentação. “As visitas às puérperas visam incentivá-las a amamentar e manter a amamentação exclusiva até pelo menos os seis meses de vida da criança e complementado até os dois anos ou mais”, comenta Silene. “Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo inclusive causar prejuízos à saúde da criança, já que a introdução precoce de outros alimentos está associada a maior número de episódios de diarreia e de hospitalizações por doenças respiratórias”.

O programa também orienta as mães sobre cuidados básicos aos filhos e realiza o agendamento da primeira consulta ao bebê após a alta hospitalar. “Nesse momento é agendado os testes da Orelhinha e do Pezinho e dada a BCG, a primeira vacina aplicada no recém-nascido”, conclui a vereadora.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Como parte da comemoração do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá no dia 30 de agosto o evento “Um novo olhar de Indaiatuba para a Primeira Infância”, com palestras ministradas pelas enfermeiras Dra. Mayara Schumaher e dra. Ana Cristina Martins Uchôa Lopes e pela pedagoga Rosângela Favotto.

O evento é voltado a profissionais da área e ao público em geral. As inscrições serão abertas amanhã, terça-feira, por meio do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/inscricoes-para-eventos/6/.

registrado em: fixa