Fraternidade e Amizade Social são tema de debate na Câmara

Tema da Campanha da Fraternidade deste ano objetiva pôr fim ao clima de polarização que divide o País
12/03/2024
A Câmara sediou nesta segunda-feira (11) debate público sobre a Campanha da Fraternidade de 2024 – campanha que é realizada anualmente pela Igreja Católica no período da Quaresma e a cada cinco anos de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.
Os padres Geislânio Luz Caires e Rogério Carvalho, da Paróquia Santa Rita, explicaram ao público as razões que levaram a Igreja a adotar o tema “Fraternidade e Amizade Social – Vós sois todos irmãos e irmãs”, para a campanha deste ano. “O objetivo da campanha é analisar as formas de indiferença, divisão e confronto nos espaços sociais, ao mesmo tempo que busca identificar, valorizar e propagar iniciativas de comunhão e reconciliação entre as pessoas que pensam de forma diferente. Tudo isso porque, lamentavelmente, a polarização vem dividindo o País e separando as pessoas”, disse o padre Geislânio.
“Buscamos transformar a sociedade, atualmente permeada pelo individualismo e indiferença, numa sociedade fraterna”, afirmou o padre Rogério Carvalho.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Câmara promove o debate público sobre a Campanha da Fraternidade. Mediada pelo vereador Wilson Índio da Doze, a discussão contou com a presença de fiéis, membros da comunidade Terço dos Homens, da vereadora Luci dos Santos e do líder da bancada governista, Othniel Harfuch.
“Esta é uma oportunidade de o povo de Deus se reunir e discutir assuntos de interesse geral, como esta campanha de grande valia para nossas paróquias”, destacou Índio da Doze. “O lançamento hoje da Campanha da Fraternidade coincide com a aprovação de lei de minha autoria e da do vereador Índio que insere no Calendário Oficial do Município o Dia do Terço dos Homens, a ser comemorado anualmente no dia 8 de setembro, para a prática de atividades de incentivo à oração e à realização de encontros que possibilitem a troca de experiências e o compartilhamento do crescimento espiritual por meio do Santo Terço”, observou Luci dos Santos.

INDICAÇÕES
A sessão ordinária de segunda-feira – a quarta sessão do ano – contou com a apresentação de 106 indicações.

BANHEIROS
Alexandre Peres indicou a construção de banheiros e de bebedouros ao longo do Parque Ecológico. “Vale ressaltar que o local é frequentado por quantidade significativa de pessoas que por lá permanecem por tempo considerável”, argumentou.

CLIMATIZADOR
Wilson Índio da Doze propôs a instalação de climatizadores nas creches do município. “Cada ano que passa o calor tem aumentado significativamente, ainda mais na nossa região, e em determinados horários se intensifica ainda mais”, comentou.

IML
Du Tonin sugeriu que o prefeito interceda junto aos órgãos competentes para que seja instalado uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município. O parlamentar argumenta que policiais militares lotados no batalhão de Indaiatuba precisam transportar vítimas e detentos para o IML de Campinas, o que reduz o efetivo policial local.

SAÚDE BOCAL
Luiz Carlos Chiaparine propôs a criação de programa de atenção à saúde bucal em unidades odontológicas móveis. “Tais unidades são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal realizadas por equipes odontológicas vinculadas às equipes de Estratégia de Saúde da Família”, explicou o presidente da Câmara.

COLÍRIO
Hélio Ribeiro indicou a inclusão no rol dos medicamentos distribuídos gratuitamente aos usuários do SUS dos seguintes medicamentos de uso tópico ocular: Maxflox-D ou Cylocort e Oftpred ou Predfort. “Esses são medicamentos necessários para uso após cirurgia de catarata”, comentou.

TEA
Sérgio Teixeira propôs a implementação de programa de formação e capacitação para os profissionais da rede municipal de ensino sobre Transtorno de Espectro Autista (TEA). “Professores e outros profissionais que cuidam de crianças precisam de informações para identificar sinais e sintomas precoces, pois a intervenção quanto mais cedo ocorrer melhores resultados apresentará”, ressaltou.

VOLUNTÁRIOS
Othniel Harfuch sugeriu o desenvolvimento de uma plataforma digital que realize o cadastramento de voluntários para atuarem nas entidades sociais do município. Muitos cidadãos querem e sentem o desejo de ajudar, mas não sabem quais os caminhos que devem percorrer – argumentou o parlamentar.

TESTE DE CARIÓTIPO
Luiz Alberto Cebolinha defendeu a realização do teste de cariótipo em todos os recém-nascidos que apresentarem sinais cardinais indicativos da Síndrome de Down nos hospitais da rede pública municipal. O cariótipo normal da espécie humana pode ser descrito como 46, XX ou 46, XY. Dessa forma 46, XX corresponde ao cariótipo de uma mulher, e 46, XY representa o cariótipo de um homem. No caso de Síndrome de Down, como há o aumento do cromossomo 21, a fórmula é 47, XX, +21 ou 47, XY, +21. A cariotipagem permite analisar os cariótipos de indivíduos e detectar a Síndrome de Down.

ELEVADO
Leandro Pinto indicou a construção de um elevado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé nos dois lados da marginal, junto à rotatória do bairro Chácaras Areal. Moradores reclamam da dificuldade para entrar e sair do bairro e dos congestionamentos na região.

INCLUSÃO
Luci dos Santos propôs a implantação do Programa Inclusão Digital da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) na Comunidade Santa Maria Goretti, pertencente à Paróquia São Francisco de Assis. O programa, gratuito, é voltado a jovens e crianças que vivem em situação de rua e disponibiliza a elas aulas de informática, do básico ao avançado, como forma de capacitá-los para o mercado de trabalho.

FRALDAS
Ana Maria dos Santos sugeriu o aumento da quantidade de fraldas geriátricas distribuídas gratuitamente pelo programa social Farmácia Popular. Esta é uma medida necessária para garantir que os beneficiários do programa tenham acesso adequado a esse recurso essencial, na opinião da vereadora.

SOS CRIANÇA
Silene Carvalini defendeu a implementação do programa SOS Criança para prevenção e socorro a crianças e adolescentes em situação de violência. A parlamentar afirma que a proposta objetiva pactuar uma forma segura dos menores buscarem ajuda. Paralelamente é necessário que campanhas de divulgação informem a população sobre os códigos gestuais pactuados, de maneira a torná-los facilmente reconhecíveis para acionamento da rede de proteção infantil.

registrado em: fixa