Em visita à Câmara, Instituto Gabriel reforça importância de doação de órgãos
23/09/2024
Na tarde desta segunda-feira (23), representantes do Instituto Gabriel apresentaram aos vereadores alguns indicadores referentes à doação de órgãos em Indaiatuba. A ação faz parte do Setembro Verde – mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
A presidente do Instituto, Maria Inês de Carvalho, e a coordenadora de Comunicação, Vane Lopes, reafirmaram o interesse em fazer de Indaiatuba a capital nacional da doação. Para isso, pediram apoio do Poder Legislativo na divulgação de campanhas e na busca por investimentos relacionados à gestão de transplantes.
No Brasil, em torno de 60 mil pessoas aguardam por um órgão para transplante. Em Indaiatuba, as maiores filas de espera são por rins e córneas.
O Instituto lembra que a lista é gerenciada pelo Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde.
A reunião contou com as presenças da Mesa Diretora da Câmara – Dr. Luiz Carlos Chiaparine (presidente), Dr. Othniel Harfuch (vice-presidente), Silene Carvalini (primeira-secretária) e Hélio Ribeiro (segundo-secretário) – e dos vereadores Adalto Missias de Oliveira, Alexandre Peres e Du Tonin.
Durante a sessão desta segunda, os vereadores usaram adesivos com laços verdes, em alusão à campanha.