Com auditório lotado, Câmara entrega os mais importantes títulos honoríficos do município

Os homenageados foram indicados pelos vereadores e seus nomes analisados pelo Departamento de Preservação e Memória
11/12/2023
Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na noite desta sexta-feira – véspera de aniversário de Indaiatuba -- à sessão solene realizada na Câmara para a entrega dos mais importantes títulos honoríficos concedidos pelo município.

O auditório lotado chamou a atenção do presidente da Câmara Pepo Lepinsk em sua fala de abertura da cerimônia: “É muito bom ver esta Casa de Leis cheia, com um público formado por famílias de 16 cidadãos que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento sócio econômico de nossa Indaiatuba e que, merecidamente, serão homenageados nesta noite”.

O prefeito Nilson Gaspar, por sua vez, afirmou que o auditório lotado – com todos os 300 assentos tomados e muitas pessoas em pé – é a mais completa demonstração de que o “Legislativo Municipal é prestigiado por todos os indaiatubanos pelo muito que faz para a nossa querida Indaiatuba ser uma das melhores cidades do País”.

AS HOMENAGENS
O processo de escolha dos cidadãos que serão homenageados é demorado e rigoroso. Primeiramente, os vereadores indicam os nomes das pessoas. Na sequência o currículo dos indicados é analisado pelo Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura. E só depois de referendados pelo órgão da Prefeitura é que os nomes são encaminhados ao plenário para deliberação do colegiado. “Essa tramitação, com várias etapas que duram meses, assegura que as honrarias sejam concedidas de forma criteriosa e justa apenas para pessoas que realmente se destacam na sua atividade profissional, ao mesmo tempo que contribuem para a ascensão social da comunidade”, explicou Pepo Lepinsk. “Ou seja, para ser agraciada com as comendas municipais, não basta à pessoa ser um bom profissional, é necessário também que ela saiba estender a mão ao próximo e ter consciência coletiva”, frisou.

Durante as quase 4 horas de cerimônia foram entregues cinco modalidades de honrarias: o título “Esportista do Ano” foi concedido ao lutador de artes marciais e integrante do seletíssimo UFC (Ultimate Fighting Championship), Thiago Henrique Moises. Natural de Indaiatuba, o atleta tem 28 anos. A homenagem a Thiago Henrique foi proposta pelo presidente Pepo Lepinsk.

O título “Ordem do Mérito Legislativo” coube ao comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Indaiatuba, tenente Pedro Silva de Matteo. O militar nasceu na Capital e tem 32 anos. Além de ter feito a Academia Militar do Barro Branco, De Matteo é formado em Engenharia e Direito. O proponente da homenagem é o vereador Alexandre Peres.

Ao empresário do ramo imobiliário, Josué Eraldo da Silva, foi concedido o título “Empresário do Ano”. Por meio de suas empresas Jacitara e Zarin Participações, Josué Eraldo construiu mais de 13 mil unidades habitacionais no município nos últimos 20 anos. Antes de atuar no ramo imobiliário, Josué trabalhou na Caixa Econômica Federal por 30 anos, chegando a ocupar a gerência regional do banco. A proposta de concessão da honraria ao empresário foi apresentada por Pepo Lepinsk.

A comenda “Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”, de concessão exclusiva a nascidos em Indaiatuba, foi entregue a sete pessoas: Vera Lúcia Wolf, Débora Stefânia Cheracomo Ciriaco, Samuel Adriano Soster, Orlando Benedito Martins Júnior, Mariza Martins Carotti, Marcella Maschietto Dercoli e Carlos Roberto Beggo.

• Vera Lúcia Wolf é empresária, com formação universitária em Farmácia e Bioquímica. É proprietária da Pharmacia Viver desde 1993. A homenagem a ela foi proposta pela vereadora Ana Maria dos Santos.

• Indicada pela vereadora Silene Carvalini, Débora Stefânia Ciriaco é professora conteudista e tutora do curso de Libras EAD da Secretaria Municipal de Educação. Participa como voluntária nas traduções e interpretações em Libras nos cultos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus desde 2006, atualmente como regente do grupo de acessibilidade “Mãos que falam”. Débora tem 44 anos.

• Samuel Adriano Soster -- o Muca, como é conhecido – é sócio da empresa Irmãos Soster, fundada em 1989. Por meio de sua empresa gera emprego em renda e ajuda entidades. A antiga APAE (atualmente Somos do Bem) é um exemplo. Muca também participa das atividades e serviços promovidos pela comunidade italiana. O proponente da entrega da honraria a ele é o vereador Leandro Pinto.

• A homenagem ao empresário Orlando Benedito Martins Junior foi proposta pelo vereador Du Tonin. Orlando tem 38 anos e é pós-graduado em gestão empresarial pela FGV. O Grupo OBM, do qual é sócio proprietário, foi a empresa responsável pela implantação de mais de 30 loteamentos no município, além de obras públicas e industriais.

• A empresária Mariza Martins Carotti começou a trabalhar em 1959, aos 13 anos de idade, como empacotadora de cones na Têxtil Judith. Em 1976 fundou junto com o marido a empresa Carotti Eletricidade. Em 1986, abriu a Carmel Lustres; em 2000, a Loja Lunna Loca Mega Store; e, em 2013, a Intrafo Transformadores Elétricos. “Dona Mariza é uma mulher forte, trabalhadora, visionária e resiliente”, afirmou o proponente da honraria, vereador Othniel Harfuch.

• A engenheira civil Marcella Maschietto Scallet Dercoli desenvolveu papel fundamental como responsável técnica de projetos de condomínios residenciais notáveis, como o Jardim Vila Paradiso, Residencial Terra Nobre, Residencial Viena e Terra Magna. Destaca-se também por sua generosidade ao ajudar as igrejas católicas na construção de novas unidades e reformas. A engenheira de 41 anos foi homenageada por sua colega de profissão, a vereadora Luci dos Santos.

• A concessão do título de “Cidadão Emérito” a Carlos Roberto Beggo foi iniciativa do vereador Alexandre Peres. Beggo, como é conhecido, é cabelereiro profissional há mais de 30 anos. Engajado na causa animal, em 2012 criou a caminhada contra os maus tratos aos animais, evento que se encontra em sua décima edição. Beggo tem 64 anos.

Os últimos títulos a serem entregues foram os de “Cidadão Indaiatubano”, concedidos exclusivamente a pessoas que, a despeito de não terem nascido no município, muito fizeram por ele. Os agraciados com a honraria foram: Mauro Bueno de Camargo, Renato Cosmo Lopo, José Alberto da Silva, Neuro Miranda, Padre Jonas Barbosa da Silva e Paulo Sérgio de Paiva Grillo.

• Natural de Cruzeiro no Paraná, Mauro Bueno de Camargo tem 63 anos e, em 1981, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, permanecendo na corporação até 1996. Em 1994 fundou a Madeireira Bela Vista, onde trabalha até hoje. Também se dedica a cuidar, reabilitar e soltar aves e animais silvestres no corredor florestal de Mata Atlântica, localizado entre os municípios de Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí. O proponente da homenagem a Mauro Bueno é o vereador Sérgio Teixeira.

• A iniciativa de conceder a honraria ao servidor público Renato Cosmo Lopo é do presidente da Câmara Pepo Lepinsk, a quem Renato assessorou na Secretaria Municipal de Habitação. Natural da Capital, o servidor reside em Indaiatuba há 51 anos e trabalha na Prefeitura desde 2005. Tem atuação destacada como membro da Igreja da Candelária.
• O nome José Alberto da Silva pouco representa entre os violeiros. Em compensação pelo apelido “Zé Murilo” ele é admirado e respeitado. Nascido na cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, Zé Murilo tem 65 anos e reside em Indaiatuba há 40 anos. Compositor, possui mais de 40 músicas gravadas, entre elas as conhecidas “Velho Toureiro”, “Sou o homem mais feliz” e “Arrependida”. O autor da homenagem é o vereador Hélio Ribeiro.

• O vereador Leandro Pinto propôs conceder o título de “Cidadão Indaiatubano” a Neuro Miranda e teve o apoio unânime dos pares. Miranda nasceu no interior de Santa Catarina em 1976, e aos 17 anos mudou-se para Indaiatuba. Aqui fundou a MB Corretora de Seguros, empresa que conta com clientes em todo o País.

• O padre Jonas Barbosa da Silva nasceu em Campinas em 1978. É graduado pela PUC em Análise de Sistemas, Filosofia e Teologia. Em 2008 representou os seminaristas da Arquidiocese na Jornada Mundial da Juventude realizada em Sidney, na Austrália. Em 14 de janeiro de 2022 tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Indaiatuba e, em 2023, passou a exercer a função de vigário forâneo da Forania São José de Anchieta, que abrange Indaiatuba e Elias Fausto. A proposta de homenagear o padre Jonas é do vereador Wilson Índio da Doze.

• Paulo Sérgio da Paiva Grillo foi homenageado pela vereadora Luci dos Santos. Natural de Penápolis, Paulo Sérgio tem 70 anos e fixou residência em Indaiatuba em 1979. Trabalhou 35 anos na renomada empresa Mercedes Benz do Brasil, onde se aposentou. Atualmente, o homenageado desempenha papel de liderança como coordenador do Conselho Econômico da Paróquia Santa Rita de Cássia. “Sua vida é um exemplo de dedicação e amor ao próximo”, ressaltou a proponente.
registrado em: fixa