Câmara recebe Procon e CPFL para discutir emissão de boletos

Cidadãos reclamam de atraso no recebimento das contas
15/02/2024
Representantes da CPFL Piratininga e do Procon de Indaiatuba discutiram hoje (15) na Câmara as possíveis soluções para os problemas enfrentados por consumidores que não estão recebendo os boletos. O vereador Wilson Índio da Doze, que já presidiu o Procon e participou da CPI dos Apagões no ano passado, intermediou a reunião.
De acordo com o Procon, desde dezembro do ano passado centenas de consumidores estão reclamando do não-recebimento das contas de energia. Eles temem possíveis cortes e o envio simultâneo de muitas cobranças. Além disso, há relatos de dificuldades na emissão de segunda via.
“A quantidade de queixas aumentou muito, e nós não estamos conseguindo dar as respostas adequadas aos cidadãos que nos procuram”, afirmou o presidente do Procon, Ivan Giglio. “São problemas que a concessionária consegue resolver tranquilizando o consumidor”, sugeriu Índio da Doze.
De acordo com o Consultor de Relacionamento Especialista da CPFL, José Relson de Oliveira, o problema decorre do déficit de leituristas causado pela substituição da empresa terceirizada que realiza o serviço. A nova contratada já providenciou novos profissionais e o impasse deve ser solucionado em breve.
Neste período, os consumidores não terão de arcar com pagamento de juros e multas e as datas de vencimento dos novos boletos serão ampliadas. Caso seja necessário, o cliente poderá requerer parcelamento.
CPI
O presidente Pepo Lepinsk e o vereador Índio da Doze agradeceram as informações repassadas pela empresa e reforçaram que o serviço melhorou após a CPI que investigou os apagões no ano passado. Em 2023, a Câmara apontou as falhas e as responsabilidades pelos constantes episódios de desabastecimento em Indaiatuba. Além de Índio, participaram das investigações o ex-vereador e secretário-adjunto de Governo Arthur Spíndola (presidente), Othniel Harfuch (relator), Alexandre Peres, Ana Maria dos Santos e Leandro Pinto (membros).
registrado em: fixa