Brigadistas fazem curso de “Primeiros Socorros” com certificação internacional

Outros 35 funcionários da Câmara também fizeram o curso de 8 horas, ministrado na FIEC

Os membros da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal receberam ontem (2) os certificados emitidos pela American Heart Association (AHA) por participarem do Curso de Primeiros Socorros “Salva Corações”, ministrado por professores da FIEC e certificado pela entidade internacional.

O curso, com carga horária de 8 horas, foi ministrado durante o mês de novembro e compreendeu aula prática e teórica a respeito dos seguintes temas: O que são Primeiros Socorros, os dez mandamentos do socorrista, intervenções de leigos, avaliação inicial da criança, parada cardiorrespiratória, obstrução nas vias aéreas (engasgamento), males súbitos (desmaios, sufocação, convulsões), ferimentos e hemorragias, fraturas e lesões músculo esqueléticas, corpos estranhos, queimaduras, animais peçonhentos, acidentes comuns, envenenamento e intoxicação. Ministrou-se também aula sobre os desfibriladores automáticos externos (os chamados DEAs) e como operá-los em caso de ressuscitação.

OUTRAS TURMAS

De acordo com a presidente da Brigada, Eliana Belo, a participação no curso atendia a duas necessidades: a primeira era dotar os brigadistas de conhecimentos para enfrentar situações de emergência que podem ocorrer a qualquer instante, sobretudo nos dias de sessões legislativas quando as dependências da Câmara recebem centenas de pessoas. A segunda necessidade era atender à legislação e a determinações do Corpo de Bombeiros. “Acertadamente, a legislação está muito mais rigorosa com relação à formação dos brigadistas”, ressaltou a líder.

“Quando vimos a qualidade do curso – prossegue Eliana -- sugerimos que mais pessoas participassem dele. E isso aconteceu com a formação de várias turmas de servidores não pertencentes à Brigada. Ou seja, atualmente na Câmara há 16 brigadistas e 35 funcionários aptos a realizarem o reconhecimento rápido do acidente ou mal súbito e como realizar o atendimento efetivo para salvar vidas. A única diferença é que a certificação internacional (entregue somente aos brigadistas) impõe ao certificado a obrigação de, em qualquer situação que requeira os procedimentos de primeiros socorros, que ele se apresente e proceda as ações necessárias para o atendimento imediato da vítima, sob pena de, ao não fazê-lo, sofrer sanções penais”.