Com pauta trancada, destaques da Sessão ficam para indicações e moções

Projeto votado por decurso de prazo ganhou pedido de vistas até a próxima sessão, que acontece dia 6 de outubro
14069.jpg

Um projeto que corria por decurso de prazo trancou a pauta da 26ª Sessão de Câmara. O projeto 16/2014, que dá nova redação à Lei 5.362/2008 e dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de automóveis doarem árvores para diminuir o efeito estufa, seria o primeiro a ser votado durante a sessão da última segunda-feira (22), mas sofreu pedido de vistas do vereador Hélio Ribeiro.

Como o tempo decorrido para apreciar a matéria estava esgotado, os vereadores não puderam votar outros três projetos que constavam da Ordem do Dia e a sessão passou, automaticamente, para a fase da Palavra Livre, parte em que os vereadores podem se manifestar sobre qualquer assunto.

A próxima sessão de Câmara acontece dia 6, uma vez que a Câmara de Indaiatuba prevê quatro sessões mensais. Nesta data, os vereadores não poderão analisar outros projetos até que o projeto 16/2014 seja efetivamente votado.

Com a pauta trancada, o destaque da sessão ficou para as moções, indicações e as opiniões emitidas durante a Palavra Livre.

Indicações

Massao Kanesaki pediu, através de indicação, que se intensifique as ações de ronda da Guarda Municipal e da Polícia Militar no Bairro Tancredo Neves. Ele também pediu ao Executivo Municipal a instalação de duas câmeras de monitoramento na Rua José Carlos Wolf, localizada entre os bairros Tancredo Neves e Jardim Alice.

Outras três indicações foram assinadas por Massao: efetuar o asfaltamento do trecho da Rua 9 de Julho entre a Avenida Itororó e a Rua Humaitá; efetuar a repintura das sinalizações horizontais e das lombadas existentes em toda a extensão da Avenida Conceição e intensificar ações de ronda da Guarda Municipal no Terminal Rodoviário Prefeito Alberto Brizola, principalmente nos horários das 6h às 8h e das 17h às 19h e após às 22h.

O vereador Bruno Ganem pede providências visando a segurança dos transeuntes na praça do bairro Jardim Santiago. Maurício Baroni Bernardinetti fez três indicações: solicita reparo no asfalto da Rua Sargento Adelino Ribeiro, no bairro Vila Brizola; transformação a Rua Helena Tomasi, no bairro Jardim Rêmulo Zoppi em mão única; e que se conceda desconto no IPTU aos imóveis onde existam fatores de proteção ao meio ambiente como uso de energia solar, utilização de métodos ecológicos de aquecimento e resfriamento da água da chuva, uso de cisternas, etc.

Hélio Alves Ribeiro fez outras três indicações: efetuar a troca das lâmpadas existentes na rua João Gualberto de Matos, no Recreio Campestre Joia; melhorar a iluminação da quadra de tênis recém-construída na praça próximo ao Jardim Monte Verde; e intensificar a ronda policial nas proximidades da Escola Estadual Profª Maria Aparecida Pinto da Cunha, localizada na Rua Luiz Cupini, Parque das Nações.

Por fim, o vereador Antonio Sposito Junior indica que se construa uma pista de arrancada, dentro das normas para a segurança de todos.

Secretária da Educação recebe Moção de Louvor do vereador Chiaparine

Com a presença da secretária de Educação no Plenário da Câmara, os vereadores aprovaram Moção de Louvor à Rita de Cássia Trasferetti por Indaiatuba alcançar o índice de 6,3 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A moção é assinada pelo vereador Luiz Carlos Chiaparine, que elogiou o trabalho de toda a equipe da Educação na gestão Reinaldo Nogueira, recebendo o apoio dos demais vereadores da Casa. A Moção foi aprovada por unanimidade.

Outras duas moções, assinadas pelo vereador Maurício Baroni, também foram aprovadas durante a sessão de segunda-feira (22): congratulações à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pela realização do 25º Encontro de Jovens e congratulações à Associação Brasileira de Alzheimer ABRAZ – Sub Regional de Indaiatuba pelo seu 10º ano de atividade.

Foto: Mariane / ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI